O GATO SIAMÊS

800px-Ramzez_Kot_syjamski
GATO SIAMÊS
Gato siamês é uma raça de gato oriental, caracterizada por um corpo elegante e longilíneo e uma cabeça marcadamente triangular. Pode ser confundido com a raça de gatos thai que tem origem na raça siamesa mas apresenta uma morfologia bem distinta. Aconselhável para uma família. São precisos poucos cuidados com o pelo.
BXK13740_gato-siames800
Origem
Sendo um gato bonito. Acredita-se que a origem exata da raça seja o Sudoeste Asiático, mais especificamente o Sião (atual Tailândia),  onde eram tidos como o gato da realeza  e mantidos em templos sagrados. São conhecidos naquele país, onde são uma de várias raças nativas, como Wichien-Maat ou Maas (??????????, "Diamante-Lua"). De lá foram levados para a Inglaterra, em 1884, de onde se espalharam para outras partes do mundo. Em 2007, uma variação dos gatos siameses conhecida popularmente como Old Style ou Traditional foi finalmente reconhecida peon como uma nova raça a parte, a de gatos thai. Os siameses compartilham com essa raça a coloração âmbar e castanha, além dos olhos azuis, mas se distinguem genética e morfologicamente com várias diferenças que os tornam híbridos individuais.
comportamento-dos-gatos-siaemeses
Os gatos siameses existem desde 1930, data em que aparecem mencionados em um manuscrito do Sião (atual Tailândia). No Sião, os gatos siameses estavam reservados à família real e como tal, estavam sendo cuidadosamente guardados no palácio. No entanto, na primeira grande exposição felina na Grã-Bretanha, em 1871, foram apresentados dois exemplares desta raça.
Em 1884 um casal de gatos siameses (Pho e Mia) foram transportados para a Grã-Bretanha e foi desse casal, que nasceram os primeiros campeões coroados. Os gatos siameses atuais são bastante diferentes do gato siamês original, que era mais maciço e arredondado, podendo ter olhos verdes, ser mais estrábico, e ter um nó na cauda.

Filhote_de_gato_siamês gato-siames siamês

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.