A HISTORIA DE BLEACH

A HISTORIA DE BLEACH 
Bleach (ブリーチ, Burīchi?) é o título de uma série de mangá escrito e ilustrado por TsukiBleach segue as aventuras de Ichigo Kurosakiapós ganhar poderes de um Shinigami (死神? literalmente, "Deus da morte"), personificação da morte, similar à Morte — através de outro Shinigami, Rukia Kuchiki.  Seus novos poderes o forçam a assumir o dever de defender os humanos de espíritos malignos e guiar almas ao mundo pós-vida, Soul Society, além de manter o balanceamento entre os mundos.
Bleach é publicado na revista semanal japonesa Weekly Shōnen Jump desde agosto de 2001, e atualmente é composto por setenta volumes em formato tankōbon. Desde sua publicação, Bleach deu origem a uma franquia de mídia que inclui uma série de televisãoanimada produzida pelo Studio Pierrot e transmitida pela TV Tokyo no Japão que ficou no ar de 2004 à 2012,  dois OVAs, quatro longa-metragens animados, sete musicais e muitos jogos, além de vários produtos relacionados. 
O anime foi exibido no Brasil pela primeira vez em 2008 através do extinto canal pago Animax da 1ª à 3ª temporada, logo depois sendo exibido da 3ª à 5ª temporada pelo canal substituto Sony Spin, porém com exibições apenas nas madrugadas, mais tarde foi retirado do ar junto com os outros animes que acompanhavam a programação, tendo um total de 109 episódios. ] O anime atualmente está sendo exibido através da PlayTV desde abril de 2014. ] Em março de 2016, a PlayTV anunciou a aquisição dos episódios 110-167 do anime, nunca exibidos nos canais onde Bleach era anteriormente exibido. 
O serviço de streaming Claro Video atualmente inclui as 4 temporadas da série

Sagas do mangá 

Shinigami Substituto (Vol. 1 ao 8) 

Ichigo Kurosaki é um estudante de 15 anos que tem uma estranha capacidade de ver, tocar e falar com espíritos de pessoas mortas. Numa noite, Ichigo encontra uma shinigami (adaptado na dublagem brasileira como "Ceifeiro de Almas") — personificação japonesa dodeus da morte — chamada Rukia Kuchiki, e esta se surpreende por ele poder vê-la. A conversa entre os dois é interrompida pela aparição de um Hollow, entidade espiritual maligna. Rukia é gravemente ferida ao tentar proteger Ichigo, e então, como último recurso, ela decide transferir parte de seus poderes a ele, para que este então pudesse enfrentar o Hollow de igual pra igual e proteger sua família. Ichigo acidentalmente acaba absorvendo os poderes de Rukia por completo devido ao seu poder espíritual, e assim consegue vencer facilmente o espírito maligno   No dia seguinte, Rukia aparece na escola de Ichigo, como uma humana de aparência normal. Ela informa que devido ao fato de Ichigo ter absorvido seus poderes, ela não poderia voltar ao mundo pós-morte (Soul Society ou Sociedade das Almas em português) até recuperar totalmente sua força de shinigami. 

Soul Society (Vol. 9 ao 21) 

Meses depois, os membros da Soul Society são informados que Rukia havia entregado seus poderes de Shinigami a um humano ] , um fato devidamente proibido. Com isso, eles enviam shinigamis de alta patente para prendê-la e julgá-la posteriormente pelos atos cometidos. Ichigo não consegue evitar a captura de Rukia, mas junto de seus amigos da escola que após uma série de eventos passam a também possuir poderes espirituais, ]decide sob a orientação de Yoruichi Shihōin, em ser enviado até a Soul Society com ajuda de Kisuke Urahara, ambos ex-shinigamis, para resgatar Rukia.  Lá, Ichigo e os outros lutam contra a elite militar de shinigamis (o Gotei 13) e finalmente depois de muito esforço, conseguem impedir a execução de Rukia.
No final destes eventos, é revelado que a execução de Rukia e a tentativa de resgate da mesma foram devidamente planejadas por Sōsuke Aizen,  um capitão shinigami, o qual acreditava-se ter sido assassinado  .Aizen tinha planejado tudo cautelosamente para tomar o controle da Soul Society, traindo seus companheiros e aliados do Gotei 13, Aizen ascende até Hueco Mundo, lugar onde habitam os Hollows,  convertendo-se assim no principal antagonista da série.

Arrankars, Hueco Mundo e A Batalha de Inverno (Vol. 21 ao 48) 

Ao perceber a farsa planejada por Aizen, Ichigo se alia com os seus até então inimigos da Soul Society. Tempos depois, aparecem novos inimigos, os chamados Arrankars, espécie evoluída de Hollows que atacam a cidade, cabendo a Ichigo e seus companheiros lutarem contra eles. Onde até é revelado que o Ishin, o pai de Ichigo, é um um Shinigami, apenas Kon e Urahara sabiam nesse exato momento. Sendo que estes Hollows conhecidos por Arrankars raptam a amiga de Ichigo, Orihime Inoue.  Eles são enviados ao mundo dos humanos por Aizen, pretendendo destruir a cidade de Karakura, no objetivo de forjar a chave espiritual capaz de abrir os portões do palácio do Rei Espiritual, senhor e criador da Soul Society, obtendo assim,o controle de todos os mundos.   Posteriormente, todos os 10 Espadas — os Arrankar mais poderosos — são derrotados, e Ichigo, após ter resgatado sua amiga Orihime do Hueco Mundo e ter lutado contra os Espadas, Grimmjow Jaegerjaquez e Ulquiorra Cifer, decidem-se submeter a um intenso treinamento para ficar suficientemente forte para derrotar Aizen. Uma vez que Ichigo fez uso de todos os seus poderes de shinigami para derrotar Aizen, ele voltou a ser um simples humano, perdendo assim todas as suas habilidades..

Substituto de Shinigami Desaparecido (Vol. 49 ao 54) 

Dezessete meses depois, Ichigo conhece um grupo de humanos com habilidades especiais cujo nome é Xcution e descobre que seu amigo Yasutora Sado entrou para o grupo, formado por Fullbringers, humanos que adquiriram poderes, pois cada um possuem pais que sobreviveram a um ataque Hollow antes de nascerem. Ichigo se submete a um árduo treinamento para recuperar seus poderes de Shinigami. Primeiramente, ele consegue desenvolver seus próprios poderes Fullbring, após o aparecimento de Shūkurō Tsukishima, antigo líder da Xcution e aparente antagonista no momento. Não obstante, depois de Ichigo conseguir completar suas habilidades como Fullbring, descobre-se que o verdadeiro líder da Xcution é Kūgo Ginjō, ex-shinigami substituto cujo plano era treinar Ichigo para logo após isto absorver seus poderes. Assim como Ichigo, Sado não estava ciente das intenções malignas do líder do Xcution. Com a ajuda da Soul Society, Ichigo trava uma batalha que dá fim a Kūgo e seus planos, e com isso, ele consegue recuperar suas habilidades perdidas. 

A Guerra Sangrenta dos 1000 anos (Vol. 55 – ainda em publicação) 

Recentemente, a editora Shueisha, encarregada da publicação da série no Japão, anunciou que Bleach acabará assim que Tite Kubo encerrar a saga atual.  A saga conta sobre fatos e questões jamais esclarecidas na trama de Bleach, incluindo os novos inimigos, os Quincies, que acreditavam terem sido exterminados há muito tempo atrás pela Soul Society.
Wandereich, um exército composto por Quincies, havia invadido e conquistado o Hueco Mundo e feito prisioneira Tier Halibel, ex-espada de nº3 e nova Rainha do Hueco Mundo. Estes forçam os Arrankars a serem seus meros soldados e começam a exterminar os Hollows do Hueco Mundo e do Mundo dos Vivos, trazendo desequilíbrio ao Mundo Espiritual (os Quincies destroem os Hollows não os purificam como os Shinigamis). São liderados por Yhwach, filho do Rei Espiritual e ancestral de todos os Quincies, que acompanhado de sua elite militar Quincie (os Stern Riters), declara guerra a Soul Society e aos seus Shinigamis. Na invasão Quincie a Soul Society vários Shinigamis notáveis acabam falecendo. No meio desta guerra entre Quincies e Shinigamis, Ichigo descobre que sua mãe era uma Quincie e que portanto é um mestiço de Shinigami com Quincie e também descobre que seu amigo Uryuu Ishida se uniu aos Vandereich. Por algum motivo Yhwach quer destronar o seu pai, o Rei Espiritual, que pós conseguir realizar tal feito por matar seu pai e absorver seus restos, Yhwach revela seu real objetivo: Destruir a Sociedade das Almas, o Hueco Mundo e o Mundo Humano da existência e criar um mundo novo a partir da destruição que ele ira causar nos três mundos onde apenas ele e suas crianças, os Quincies, sejam a única especie a viverem neste novo mundo com Yhwch se tornando no rei supremo de tudo, eliminando completamente da existência tudo aquilo que ameace a existência dele e da raça dos Quincies que são os Hollows, as almas na Sociedade das Almas, os Shinigamis e toda a raça humana que não contenha sangue Quincy puro nas veias.

Produção 

 
Tite Kubo deu o nome de "Bleach" a sua série em homenagem ao um dos álbuns de sua banda preferida de rock, o Nirvana. A criação de "Bleach" veio do pensamento do mangaká em desenhar um Shinigami vestindo kimonos(sendo que a ideia acabou lhe servindo de base para o design de todos os shinigamis em geral), e assim criou o conceito da sua primeira personagem de Bleach, a Rukia Kuchiki.   Após o cancelamento de seu mangá “Zombie Powder” na época, ele resolveu apresentar sua ideia de “Bleach” à redação da Jump. Mas ela foi rejeitada, e quando estava prestes a desistir, recebeu uma carta de encorajamento de ninguém mais, ninguém menos, que Akira Toriyama (o autor de “Dragon Ball”), que havia lido e gostado muito do conteúdo. Trabalhando mais em sua ideia para “Bleach”, Kubo recebeu a luz verde para começar a publicar sua nova série em 2001. A princípio era para ser uma saga de média duração, acabando por volta de seu quinto ano de serialização. 
O processo de criação sempre foi centrado principalmente em torno do design dos personagens. Assim como os shinigamis, inúmeros elementos como kidous e zanpakutos foram também baseados na literatura japonesa. A terminologia utilizada em Bleach tem uma variedade de inspirações em vários estilos linguísticos diferentes para cada tipo de personagem; por exemplo, a maioria dos nomes para as zanpakutos e kidous usados ​​pelos shinigamis são inspirados pela antiga literatura japonesa. As técnicas dos Quincys são em alemão, enquanto as criaturas hollows e os arrankars são em espanhol (Kubo ficou interessado em espanhol, porque para ele a linguagem soou "fascinante" e "suave"), para além de utilizar termos em inglês para os Fullbringers. O uso destes termos em vários idiomas caracterizam o universo ficcional de Kubo.[30] Kubo também citou várias influências para a série Bleach, variando de séries de mangás, músicas, línguas estrangeiras, arquitetura e cinema. A primeira influência de Tite Kubo veio de seu interesse nos monstros e no sobrenatural dos mangás Shigeru Mizuki e Gegege no Kitaro, mangás que ele apreciou durante a infância.  Ele se lembra de tentar esboçar seus personagens para tornar seus projetos mais simples que os de Mizuki.
Quanto a criação dos personagens, Tite Kubo gosta de criar personagens com aparências que não combinam com sua verdadeira natureza, um elemento que aparece muito nos personagens de Bleach, isso porque o autor se sente "atraído por pessoas com essa aparente contradição", e é por isso que ele "gosta de criar personagens assim enquanto ele trabalha".  Um exemplo disso, é a personagem Orihime que é um personagem complexo que tem sido elogiado e criticado por suas aparições. Seu papel tem desenvolvido a partir de uma "bimbo de seios grandes" em toda a história, mas a maneira em que ela usa seu poder foi considerado como estereotipada. ] Nas primeiras tentativas de Kubo criar o projeto e, posteriormente, decidir se a personalidade do personagem será de acordo com o que ele desenhou. Desde criá-los assim, Kubo considera cada personagem seja único e quer que cada um deles a ser desenvolvido ao longo da série.   Já quando estava criando a aparência de Ichigo, Tite Kubo pensou em vários tipos de atributos do personagem que nunca foram adicionados à história (os esboços iniciais mostram Ichigo de óculos,cabelo preto e olhos calmos).  Ao criar Rukia, esta acabou dando a Kubo idéias que modificaram Ichigo, e este aos poucos foi se contrastando com Rukia.  Observando que Rukia seria inadequada para ser a protagonista da série, Kubo decidiu substituí-la no papel por Ichigo. Ele diz que junto de Orihime Inoue, Ichigo tem o rosto mais difícil de ser desenhado. E não só isso, Kubo admite que Ichigo foi o personagem mais trabalhado da série até então (enfatizando como cada ação de Ichigo muda o curso da história, bem como a forma que ele se sente ligado ao personagem). 
Na realização das cenas de batalha, Kubo diz que se inspira nas músicas de rock e em outro mangá que também apreciou durante a sua infância, Saint Seiya, de Masami Kurumada. Kubo também comenta que ele sempre imagina as lutas com os fundos vazios e, em seguida, ele tenta encontrar o melhor ângulo para fazê-lo. Ele tenta fazer com que as lesões pareçam bem realista, afim de provocar nos leitores o sentimento de dor do personagem.  Kubo menciona que às vezes ele está entediado, enquanto ilustrando-as, então ele tenta adicionar algumas piadas para torná-lo mais bem-humorado.  Quando perguntado sobre as relações amorosas entre certos personagens, Kubo responde dizendo que ele não quer transformar a série em uma história de amor desde que ele acha que há aspectos mais interessantes sobre suas personalidades. 
Mangá
Ver também: Lista de capítulos de Bleach
Bleach é escrito e ilustrado por Tite Kubo. Originalmente publicado no Japão pela editora Shueisha na revista semanal Weekly Shōnen Jump desde 2001. O primeiro volume foi lançado em 5 de Janeiro de 2002 e atualmente foram publicados 72 volumes tankobon no Japão, tendo mais de 670 capítulos lançados.A editora Shueisha publicou no Japão os primeiros 21 volumes do mangá compilados em seis coleções coletivas sob o nome de "Resurrected Souls", para comemorar o décimo aniversário da série de Bleach. A primeira coleção "Bleach: Resurrected Souls" foi lançado em 22 de agosto de 2011; e a última foi publicada em 23 de janeiro de 2012.No Brasil, o mangá é licenciado e publicado pela editora Panini desde Julho de 2007.
Anime


A série de anime Bleach foi exibido no Japão na TV Tokyo. A série foi dirigida por Noriyuki Abe e produzido pela TV Tokyo e o Studio Pierrot. Os episódios foram transmitidos de 5 de outubro de 2004 a 27 de março de 2012 pela TV Tokyo no Japão. Devido ao fato do anime ter alcançado o mangá, assim como Saint Seya e Inuyasha, Bleach foi considerado o terceiro mangá da história que foi alcançado pelo anime, por esse motivo, a última saga do anime não está sendo adaptada e não tem previsão de adaptarem. Em 15 de março de 2006, a Viz Media comprou a televisão estrangeira, o vídeo e os direitos de comercialização do anime Bleach da TV Tokyo Corporation e Shueisha. Subsequentemente, a Viz Media contratou o Studiopolis para criar a adaptação inglesa do anime e licenciou seus direitos de comercialização individual de Bleach para diversas empresas estrangeiras diferentes. A adaptação inglesa do anime Bleach foi apresentada pela primeira vez no canal YTV do Canadá no bloco do programa Bionix em 8 de setembro de 2006. O Cartoon Network começou a transmitir Bleach à noite dentro do seu bloco Adult Swim. O Adult Swim parou de transmitir os novos episódios da adaptação inglesa em 20 de outubro de 2007, depois de transmitir os primeiros 52 episódios da série. Ele foi substituído por outra séria da Viz, Death Note, para providenciar mais tempo ao Studiopolis na dublagem de mais episódios da série. Em 2 de março de 2008, a série retornou da parada. 45 temas musicais foram usadas nos episódios: 15 temas de abertura e 30 temas de encerramento. O Studio Pierrot lançou vários CDs que continham as músicas temas e outras faixas. Em março de 2009, a Aniplex lançou no Japão 25 volumes de DVDs. A Viz Media lançou 15 volumes de DVD da adaptação inglesa do anime e 2 boxes de colecionador que continham a primeira e segunda temporadas do anime
.
No Brasil, Bleach estreou no canal Animax em maio de 2008, já dublado e ganhou uma enorme audiência. Ele exibiu a série entre os anos de 2008 a 2011, estreando somente os episódios de 1-52. Depois que o Animax foi substituído pelo Sony Spin, em maio de 2011, o canal exibiu os episódios da série a partir da onde o Animax parou, do 53-109 entre julho de 2011 até 5 de maio de 2012, também já dublados. Devido ao fato do Sony Spin querer só focar-se em somente em programas de comédia e cia, Bleach foi retirado do canal e não foi mais exibido nenhum de seus episódios anteriores, chegando a não ser exibido mais no território brasileiro. Atualmente o anime é exibido pelo canal PlayTV.






























































































































Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.