BIOGRAFIA-JAMES FRANCO(ator)


James Franco
James Edward Franco (Palo Alto, 19 de abril de 1978) é um ator de cinema estadunidense, famoso por interpretar Harry Osborn na trilogia Spider-Man, o traficante Saul Silver em Pineapple Express e o alpinista Aron Ralston em 127 Hours. Foi indicado a três prêmios Globo de Ouro, ganhou um e recebeu uma indicação ao Oscar por sua atuação em 127 Hours.

Biografia

Franco nasceu em Palo Alto, Califórnia. Sua mãe, Betsy Lou (Verne), é uma poetisa, autora e editora, e seu pai, Douglas Eugene Franco, dirige um agência sem fins lucrativos e uma empresa de contêiner, os dois se conheceram quando eram alunos da Stanford University. 
O pai de Franco é de ascendência portuguesa e sueca  e a sua mãe é judia, sendo descendente de imigrantes russos (o sobrenome da família foi alterado de "Verovitz" para "Verne") . Sua avó paterna, Marjorie (Peterson) Franco, foi autora de livros adultos;  Sua avó materna, Mitzi Levine Verne, dirige a Verne Art Gallery, uma galeria de arte de destaque em Cleveland.  e foi membro ativo da National Council of Jewish Women.Franco cresceu na Califórnia com seus dois irmãos, Dave e Tom.  Talentoso em matemática, Franco era um estagiário da Lockheed Martin.  Ele se formou na Palo Alto High School em 1996, onde atuou em peças.  Matriculou-se na University of California, Los Angeles (UCLA) para se graduar em língua inglesa,  mas desistiu no seu ano de calouro contra a vontade de seus pais para seguir a carreira de ator, tendo aulas de atuação com Robert Carnegie na Playhouse West.Franco cresceu na Califórnia com seus dois irmãos, Dave e Tom. Talentoso em matemática, Franco era um estagiário da Lockheed Martin.  Ele se formou na Palo Alto High School em 1996, onde atuou em peças. ] Matriculou-se na University of California, Los Angeles (UCLA) para se graduar em língua inglesa, ] mas desistiu no seu ano de calouro contra a vontade de seus pais para seguir a carreira de ator, tendo aulas de atuação com Robert Carnegie na Playhouse West.Seu irmão mais novo, Dave Franco também é ator.

Vida profissional
Após pouco mais de um ano estudando atuação, foi selecionado para protagonizar o seriado Freaks and Geeks. (1999), de curta duração, mas bem avaliado pela crítica. Franco descreveu a série como "uma das mais divertidas experiências de trabalho que ele teve".  Sua estreia no cinema se deu no mesmo ano, na comédia romântica Nunca Fui Beijada, em que contracenou com Drew Barrymore.No ano seguinte, emendou em mais uma comédia romântica, Correndo Atrás, (2000) mas desta vez, como protagonista, posto que dividiu com a sua então namorada, Marla Sokoloff.  No ano seguinte, começou a se destacar ao fazer o papel principal em James Dean, filme independente feito para a TV.  O ator viveu na pele a vida desregrada de James Dean, chegando a fumar dois maços de cigarro por dia, sendo que na época ele não fumava (mas começou a fumar depois disso), além de aprender a tocar violão. O esforço foi reconhecido com um Globo de Ouro  e indicações a outros prêmios como Emmy Award  e Screen Actors Guild Award (SAG).



Mas a fama veio em 2002, com o blockbuster Homem Aranha, no qual interpretou o papel de Harry Osborn, filho do vilão Duende Verde (Willem Dafoe) e melhor amigo de Peter Parker. James chegou a ser cotado para o papel principal, que acabou ficando para Tobey Maguire.  O sucesso foi tamanho que, no mesmo ano, o segundo filme da trilogia já foi rodado e chegou aos cinemas batendo recordes de bilheteria  nos Estados Unidos.Ainda em 2002, fez o papel do filho drogado de Robert de Niro em O Último Suspeito (ele morou na rua por vários dias para entender melhor o personagem),  e foi dirigido por Nicolas Cage em Sonny. Na sequência, fez De Corpo e Alma (2003) ao lado de Neve Campbell.   Em 2005, experimentou ficar atrás das câmeras ao dirigir Fool’s Gold (2005), Eu, Eu Mesmo e o Macaco (2005) e Good Time Max (2008), sendo também o protagonista dos dois primeiros.
Em 2006, atuou em Annapolis, Tristão e Isolda  e em Flyboys, todos de grande orçamento. Ao preparar-se para esses trabalhos, James chegou a aprender a pilotar avião  e a saltar de um cavalo para outro, entre outras façanhas. Porém, apesar do esforço para viver os três personagens, os filmes foram um fracasso de crítica e bilheteria.  Ainda em 2006, ele fez uma participação especial na comédia romântica O Amor Não Tira Férias
Em 2007, ele voltou a interpretar Harry Osborn pela última vez em Homem-Aranha 3
.

Em meio à má fase, James decide voltar a estudar e consegue se formar no tempo recorde de apenas dois anos, fazendo mais aulas do que poderia. Enquanto estudava, o ator viveu um traficante de maconha em Segurando as Pontas  (2008)  e o namorado de Harvey Milk (Sean Penn), Scott Smith em Milk (2008).  As duas atuações foram bem avaliadas pela crítica e renderam prêmios menores do cinema americano. 
Ao terminar a faculdade, James foi morar em Nova York, onde realizou uma maratona intelectual e profissional. Além de fazer um mestrado em Literatura na Universidade de Columbia, o ator estudou cinema na Universidade de Nova York, ficção no Brooklin College e poesia no Warren Wilson College. Não contente, James emendou em um pós-doutorado na Universidade Yale, de onde sairá com o título de PhD em língua inglesa.Enquanto o ator investia em sua formação profissional e intelectual, era eleito um dos homens mais sexies do mundo pela revista People ] e por outras publicações menores. Bonito e famoso, não demorou para uma grande marca contratá-lo como garoto propaganda, em 2008 ele foi nomeado o novo rosto da linha de fragrância masculina da Gucci.Em 2009, o ator voltou a trabalhar na telinha em General Hospital,  um dos programas mais antigos da TV americana,  ao mesmo tempo em que produzia e dirigia um documentário sobre o humorístico Saturday Night Live, do qual já participou. 
Franco fez uma participação no sitcom   Rock onde interpretou ele mesmo e tinha um romance falso com Jenna Maroney (Jane Krakowski) em um esquema inventado pelos seus respectivos agentes.

Ficheiro:Never Been Kissed.jpg

No ano seguinte, interpretou o poeta Allen Ginsberg em Howl,  e o namorado mais novo da protagonista de Comer, Amar, Rezar. Em 2010, o ator foi bastante elogiado ao protagonizar 127 Horas , cujo drama é sobre um alpinista que fica com o braço preso por uma pedra dentro da fenda de uma montanha por mais de cinco dias.  Sua performance lhe rendeu indicações para a maioria dos prêmios de destaque, como Oscar, Globo de Ouro e SAG e acabou ganhando um Independent Spirit Award.Em 2011, será possível vê-lo ao vivo na Broadway ao lado de Nicole Kidman em Sweet Bird of Youth. Ele também planeja dirigir dois filmes e participará de outros dois: Your Highness  e Rise of the Apes, considerada uma sequência do filme que pertence à série Planeta dos Macacos. 
Nomeado ao Oscar na categoria de melhor ator pela sua atuação em 127 Hours, o jovem ator vem investindo também na carreira de diretor, produtor e escritor, além de manter uma carreira universitária.Em 26 de fevereiro de 2011 estreou na Gagosian Gallery  em Beverly Hills, uma exposição com 12 horas de material inédito do filme My Own Private Idaho, incluindo cenas deletadas, cenas alternativas e bastidores.  "Unfinished" foi dirigido por James Franco e Gus Van Sant  e vai ficar em exposição até 9 de Abril de 2011. 
Em 27 de fevereiro de 2011 James apresentou a 83ª cerimônia de entrega do Oscar ao lado da atriz Anne Hathaway.Incansável, ele também escreve: produziu um romance como trabalho de conclusão da faculdade e publicou recentemente um livro de contos, “Palo Alto”,  que recebeu críticas negativas e positivas.   James ainda pinta desde pequeno, tendo feito sua primeira exposição em 2006.  Franco pode ser visto pintando em uma cena de Spider-Man 3.  Ele lançou sua primeira exposição de arte na Europa 2011 no Peres Projects em Berlim.

Ficheiro:Annapolis Capa.jpg


                                                  Vida pessoal
Namorou a atriz Marla Sokoloff, sua colega de elenco no filme Correndo Atrás de 1999 até 2004. 
Mesmo tendo uma namorada fixa há alguns anos, após fazer o seu terceiro papel de homossexual no cinema, vem respondendo à polêmica sobre sua sexualidade.  com inteligência e bom humor , sem negar e confirmar especulações, tendo inclusive participado de 2 ensaios com forte carga homoerótica: um ensaio em vídeo para o jornal New York Times chamado Actors Acting  e de um ensaio fotográfico para a revista Candy .
Durante uma entrevista a Newsweek  com os indicados ao Oscar 2011, Franco admitiu ter feito um vídeo de sexo caseiro aos 19 anos, mas que não gostou do resultado. 
O ator não bebe e dorme muito pouco, pois considera o sono como "perda de tempo".  As pessoas próximas o descrevem como extremamente inteligente e capaz de realizar várias tarefas diferentes ao mesmo tempo. Nos bastidores de Hollywood, o ator é conhecido por estar sempre lendo clássicos nos intervalos das filmagens. 

Ficheiro:Spide-Man Poster.jpgFicheiro:The Wicker Man.jpg

James foi aconselhado pela atriz Kirsten Dunst, colega de elenco de Homem-Aranha a ser voluntário na Art of Elysium, que ajuda as crianças com sérios problemas de saúde. James estava em um momento da vida em que queria ajudar os outros, mas não sabia o que fazer. "Kirsten me contou: 'Você sabe que eu sou voluntária com este grupo chamado Art of Elysium..." e me convidou para ajudá-los. Foi engraçado porque eu estava fazendo terapia naquele momento... Respondi que eu só iria onde eu poderia realmente ajudar, mas não sabia o que realmente poderia fazer. Então, eu fui e comecei o voluntariado no hospital. Essa experiência realmente salvou minha vida."

Cinema 

Film
AnoTítuloTítulo em portuguêsPapelObs.
19981973GregFilme para a TV
1999To Serve and ProtectMatt CarrFilme para a TV
1999Never Been Kissedbr/pt: Nunca Fui BeijadaJason Way
2000At Any CostMike
2000If Tomorrow ComesDevin
2000Whatever It TakesChris Campbell
2001Mean People SuckCasey
2001Some BodyTerceiro sujeito do apartamentoNão-creditado
2001James DeanJames Dean
2002Blind SpotDanny
2002Mother GhostSkatista
2002SonnySonny Phillipslimited release
2002City by the SeaJoeyIndicado—Chlotrudis Award de melhor ator coadjuvante
2002Spider-Manbr/pt: Homem-AranhaHarry Osborn
2002Deuces WildTino
2003The CompanyJosh
2004Spider-Man 2br/pt: Homem-Aranha 2Harry Osborn
2005The ApeHarry Walker
2005The Great RaidCapitão Prince
2005Fool's GoldBrentTambém roteirista e diretor
2006GrasshopperTravisCurta-metragem
2006Tristan & IsoldeTristão
2006Annapolispt: Annapolis - Paixão e GlóriaJake Huard
2006The Wicker Manbr: O Sacrifício / pt: O EscolhidoPrimeiro sujeito no bar
2006FlyboysBlaine Rawlings
2006The Dead GirlDerek
2006The Holidaybr: O Amor não Tira FériasEle próprioNão-creditado
2007Spider-Man 3br/pt: Homem-Aranha 3Harry Osborn / New Goblin
2007Knocked Upbr: Ligeiramente Grávidos / pt: Um Azar do CaraçasEle próprioNão-creditado
2007In the Valley of Elahbr: No Vale das Sombras / pt: No Vale de ElahSargento Dan Carnelli
2007Finishing the GameDean Silo/"Rob Force"
2007An American Crimebr: Um Crime AmericanoAndy
2007InterviewNamorado no telefone
2007CamilleSilas Parker
2007Good Time MaxMax VerbinskiTambém roteirista e diretor
2008Pineapple Expressbr: Segurando as Pontas / pt: Alta PedradaSaul SilverIndicado—Prêmio da Sociedade de Críticos de Cinema de Detroit de melhor ator coadjuvante
Indicado—Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical
Indicado—MTV Movie Award de melhor performance de comédia
Indicado—MTV Movie Award de melhor luta
2008Nights in Rodanthebr: Noites de Tormenta / pt: O Sorriso das EstrelasDr. Mark FlannerNão-creditado
2008MilkScott Smith
2010Shadows & LiesWilliam Vincent
2010Date Nightbr: Uma Noite Fora de Série / pt: Uma Noite AtribuladaThomas Tripplehorn/ Felton
2010Eat Pray Lovebr: Comer, Rezar, Amar / pt: Comer Orar AmarDavid
2010HowlAllen Ginsberg
2010127 Hoursbr/pt: 127 HorasAron Ralston
2011The Green Hornetbr: O Besouro VerdeDanny "Crystal" ClearParticipação não-creditada
2011Your Highnessbr/pt: Sua AltezaFabiousIndicado—Prêmio Framboesa de Ouro de pior ator coadjuvante
2011The Broken TowerHart CraneTambém diretor, roteirista, editor e produtor
2011SalMilton KatselasTambém roteirista e diretor
2011Rise of the Planet of the Apesbr/pt: Planeta dos Macacos: A OrigemWill Rodman
2012MaladiesJamesTambém produtor
2012The StareTyroneTambém produtor
2012CherryFrances
2012The ApocalypseJames Franco
2012The IcemanMarty
2012LovelaceHugh Hefner
2013Oz: The Great and PowerfulOz: Mágico e PoderosoOscar Diggs/Mágico de Oz
2013Spring Breakers
2013This is the Endbr: É o FimEle mesmoEm produção

Televisão
AnoTítuloPapelObs.
1997Pacific BlueBrian
1999ProfilerStevieEpisódio: "Three Carat Crisis"
1999–2000Freaks and GeeksDaniel Desario
2001The X-FilesPolicial nº.2
2009–presenteGeneral HospitalFranco
201030 RockEle próprioEpisódio: "Klaus and Greta"

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.