BIOGRAFIA-CELIA HELENA(ATRIZ)

CeliaHelena-poster-ViladoArco
Célia Helena

Célia Camargo Silva, mais conhecida como Célia Helena (São Paulo,13 de março de 1936 — São Paulo, 29 de março de 1997), foi uma atriz e diretora de teatro brasileira.
celia-cancaoparaisabel
Popular por seu trabalho como atriz em televisão e cinema, foi no teatro que consolidou sua carreira, atuando ao lado de atores como Paulo Autran e Cacilda Becker.CeliaHelena_FauziArap_teatro_aVidaImpressaemDolar_1961
Fundou o Teatro Escola Célia Helena, em São Paulo no ano de 1977. A Escola Célia Helena, um dos mais tradicionais centros de formação de atores do país, se transforma em Escola Superior de Artes Célia Helena em 2008.
CeliaHelena_aSetimaMorada_teatro_1975

Célia morreu dias depois de completar 61 anos, no Hospital Albert Einstein, onde estava internada desde 6 de março para uma cirurgia de um câncer raro, que ataca as paredes dos vasos sanguíneos. 
É mãe de Elisa, com Ruy Ohtake, e da atriz Lígia Cortez, com Raul Cortez. Ela era espírita.
CeliaHelena_ViladoArco
Célia Helena, cujo nome verdadeiro era Célia Camargo Silva,  nasceu em São Paulo em 13 de março de 1936.
Iniciou sua carreira em 1953, atuando nos filmes Fatalidade e Chamas no Cafezal e estreou no teatro no ano seguinte, ao lado de Cacilda Becker e Paulo Autran na comédia Inimigos
CeliaHelena_teatro_PanodeBoca
 Íntimos,  participando em seguida de vários trabalhos no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), mas teve sua fase áurea no Grupo Oficina nos anos 1960, participando de grandes montagens como A Vida Impressa em Dólar, Os Inimigos, Andorra e Pequenos Burgueses. Em 1977, alugou uma antiga fábrica no bairro da Liberdade em São Paulo e ergueu um teatro, o Teatro-Escola Célia Helena.
CeliaHelena-ViladoArco-f2
Na televisão estreou em 1968 na novela O Décimo Mandamento na TV Tupi e atuou em diversas telenovelas, com destaque para Vila Do Arco, Brilhante, Mandala, Partido Alto,  Direito de Amar e Sabor de Mel.
No trato pessoal era uma dama delicada, de fala mansa e gestos suaves, mas era uma mulher empreendedora e cheia de objetivos, incansável na realização de seus ideais.
celia-nilda-fernandol-pequenosBurgueses
Atriz de grande talento dramático, Célia Helena recebeu ao longo de sua carreira, vários prêmios,  entre eles, o Governador do Estado e APCA por Quarto Num Quarto (1964), As Moças (1968) e O Balcão (1969) e os prêmios Molière e APCA de melhor atriz de 1976, pela estupenda atuação na peça Pano de Boca, de Fauzi Arap.
celia-PequensoBurgueses
Célia Helena foi casada com o ator Raul Cortez, com quem teve uma filha, a também atriz Lígia Cortez e com Ruy Ohtake, pai de sua filha Elisa. Morreu em 29 de março de 1997, aos 61 anos de idade, vítima de um câncer raro, que ataca as paredes dos vasos sanguíneos.
Uma grande dama do teatro que deixou um extraordinário legado artístico e cultural. Sua sonhada escola é hoje administrada por sua filha Lígia Cortez e chama-se Escola Superior de Arte Célia Helena.
celia-raul-Partidoalto

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.