Hstoria da Copa do Mundo FIFA de 1986

piqueg
Copa do Mundo FIFA de 1986
page1output
Copa do Mundo FIFA de 1986 foi a 13ª Copa do Mundo disputada, e contou com a participação de 24 países divididos em seis grupos de quatro. De cada grupo os 2 primeiros colocados se classificavam diretamente para as Oitavas de Final. Para completar as 16 seleções classificadas, os 4 terceiros colocados de melhor campanha conquistavam a vaga por índice técnico. No total 113 países participaram das eliminatórias.A Copa de 1986 seria disputada na Colômbia. Porém, os graves problemas econômicos deste país impediram os colombianos de serem os anfitriões do torneio. A FIFA ofereceu a Copa para o Brasil[1], osEstados Unidos e o Canadá, em 1982, mas os governos desses três países recusaram. Então, o Mundial foi aceito pelo México, escolhido em 1983 para sediá-lo mais uma vez. Nem mesmo os terremotos um ano antes puseram em risco a realização da copa.
page2output
Bola – Azteca

Resumo 

A Argentina fazia parte do Grupo "A". Em sua estreia venceu por 3 a 1 a Coréia do Sul que retornava às copas após 1954. Empatou com a Itália em 1 a 1, a velha asa negra albi-celeste, e venceu a Bulgária por 2 a 0 confirmando o primeiro lugar. A "Azzurra", campeã do mundo, mais uma vez passava de fase aos trancos e barrancos e, após empatar com a Argentina e Bulgária, esta em 1 a 1, venceu os coreanos por apertadíssimos 3 a 2, ficando com a outra vaga. A Bulgária ficou com o terceiro posto, por critério técnico.
page3output
O México, dono da casa pela segunda vez, e liderado por Hugo Sánchez, não desperdiçou a chance de se classificar no grupo "B", com adversários de menor expressão (exceção feita à Bélgica), se classificando após bater os belgas por 2 a 1, empatar com o Paraguai por 1 a 1 e ganhar o Iraque por 1 a 0. Os "diabos vermelhos", vice-campeões europeus de 1980, venceram o Iraque por 2 a 1 e empataram com o Paraguai por 2 a 2, ficando com a terceira vaga do grupo, já que os sul-americanos, que venceram o Iraque por 1 a 0, ficaram com o segundo posto.
No Grupo "C", a Hungria, que chegou à Copa após ótima campanha nas eliminatórias e uma vitória por 3 a 0 sobre o Brasil, decepcionou. Os magiares perderam por 3 a 0 para a França de Michel Platini e tomaram uma super goleada de 6 a 0 da URSS. Aliás, a seleção soviética, com um futebol ofensivo e altamente tático, venceu o Canadá por 2 a 0 e empatou com a França por 1 a 1, conquistando a primeira vaga. A França ficou com a segunda vaga, em um grupo que não houve seleção que conquistasse o avanço às oitavas por índice técnico. Húngaros e canadenses deram adeus à copa ainda na primeira fase.
page4output
O Brasil, cabeça de chave do Grupo "D", novamente comandado por Telê Santana, fez uma estreia dura contra a seleção espanhola. A seleção canarinho, com o time muito modificado em relação ao "onze de 82", tinha contudo uma defesa mais consistente. Zico, gravemente contundido só entrava no decorrer das partidas. Júnior foi deslocado para compor o meio campo com Sócrates. Nomes como Éder, Toninho Cerezo, Renato Gaúcho e Leandro não foram ao Mundial, por motivos que foram da indisciplina à deficiência técnica. O Brasil venceu a estréia por 1 a 0, em um jogo que deveria ter terminado em empate, pois um gol de Michel foi anulado injustamente pelo juiz. A bola bateu no travessão e após a linha do gol, mas ao contrário da final de 66, o juiz não validou o gol. O Brasil teve 100% de aproveitamento ao vencer por 1 a 0 a Argélia e por 3 a 0 a Irlanda do Norte. O destaque da seleção foi o desconhecido Josimar, lateral-direito que foi convocado às pressas para a Copa no lugar de Leandro, que desistiu no embarque em solidariedade a Renato Gaúcho, cortado do grupo que iria ao Mundial. Com dois golaços, foi considerado o melhor jogador do mundial na posição. A "Fúria" venceu por 2 a 1 a Irlanda do Norte e por 3 a 0 a Argélia ficando com o segundo posto. Não houve classificado por índice técnico.
page5output
No Grupo "E" a Dinamarca, apelidada "Dinamáquina", foi a grande sensação da Copa. Os dinamarqueses comandados pelo técnico Sep Piontek inauguraram o sistema 3-5-2, com líbero jogando na defesa e os laterais transformados em alas. A seleção nórdica ainda tinha grandes craques como Michael Laudrup e o artilheiro Elkjaer-Larsen. O time dinamarquês venceu os três jogos, com direito a inacreditáveis 6 a 1 no Uruguai e 2 a 0 na Alemanha Ocidental. Os alemães ficaram com a segunda vaga após empatarem com o Uruguai em 1 a 1 e vencerem a Escócia por 2 a 1. A seleção "celeste" empatou com a Escócia por 0 a 0 e ficou com a terceira vaga sem nenhuma vitória.No Grupo "F", outra surpresa. Em um grupo complicadíssimo com Inglaterra, Polônia e Portugal, a seleção de Marrocos, que disputava apenas seu segundo Mundial, o primeiro foi em 1970, também no México, conquistou uma das vagas de forma invicta. Foram dois empates de 0 a 0 contra respectivamente Polônia e Inglaterra e uma vitória por 3 a 1 contra a seleção lusa. A Inglaterra, após estreia com derrota por 1 a 0 contra Portugal e empate contra Marrocos, se recupera e goleia a Polônia por 3 a 0, conquistando uma das vagas. A Polônia venceu Portugal por 1 a 0 e ficou com a última vaga.
page6output

Oitavas de Final 

Estavam classificadas 16 equipes para as oitavas de final. A Argentina venceu o superclássico contra o Uruguai por 1 a 0. O Brasil goleou a Polônia por 4 a 0. A Dinamarca, grande vedete da Copa, abriu o placar e tomou uma virada por 5 a 1 para a Espanha, onde Emilio Butragueño entrou para a história ao marcar 4 gols.
A França despachou a campeã mundial Itália por 2 a 0. Em um jogo espetacular belgas e soviéticos fizeram um prélio cheio de alternativas, e os "Diabos Vermelhos" venceram por 4 a 3. Para alegria da torcida local, o México venceu a Bulgária por 2 a 0 com direito a um gol acrobático do artilheiro Hugo Sánchez. O "English Team" passeou em campo contra o Paraguai, e o artilheiro Gary Lineker aproveitou para ampliar a artilharia, 3 a 0. A Alemanha Ocidental venceu o Marrocos com um gol de Lothar Matthäus aos 42 do segundo tempo por 1 a 0.
page7output

Quartas de Final 

Brasil e França duelaram em Guadalajara. Após empate em 1 a 1, o Brasil teve a chance da vitória, mas Zico cobrou mal um pênalti defendido pelo goleiro francês Joël Bats. Na disputa de penais, o Brasil viu Sócrates errar a cobrança máxima, além do zagueiro Júlio César. Final 4 a 3 a favor da França.
A Argentina fez um jogo histórico contra a Inglaterra. E Maradona, em uma exibição de gala, alcançou o status de mito em seu país. Em uma partida espetacular, "El Pibe de Oro" fez um gol com a mão, que ele chamou de "a mão de Deus". O segundo gol é considerado por muitos, o mais belo de todas as copas: Maradona driblou seis ingleses, tirou do goleiro e fez o gol, levando ao êxtase "los hermanos", que se sentiam vingados da derrota na Guerra das Malvinas, travada contra a Inglaterra quatro anos antes. O locutor uruguaio Victor Hugo Morales, radicado na Argentina, chegou a chorar ao narrar o gol do "barrilete cósmico".
O México empatou com a Alemanha mas perdeu na disputa de penais por 4 a 1. A última vaga ficou com a Bélgica que conquistava pela primeira vez um lugar entre semifinalistas de copas ao vencer a Espanha por 5 a 4 nos pênaltis, após empate em 1 a 1.
page9output

Semifinal 

Nas semifinais, a França deu continuidade à sua freguesia contra a Alemanha, final 2 a 0 para os germânicos. A Argentina continuou marchando rumo ao título ao vencer a Bélgica por 2 a 0 com outro show de Maradona, com direito a outro golaço para a antologia das copas.
page10output

Final 

Na final, Argentina e Alemanha Ocidental fazem o duelo do futebol arte contra o futebol marcial e tático. A Argentina abre 2 a 0 com gols de José Luis Brown e Jorge Valdano, dominando amplamente a partida.
Mas a Alemanha, repetindo 54 e 74, busca o resultado e empata com gols de Karl-Heinz Rummenigge e Rudi Völler, ambos após cobranças de escanteio. Só que dessa vez o final seria diferente e Maradona não permitiu que sua seleção levasse a virada, fato não evitado por Ferenc Puskás e Johan Cruyff.
Em um descuido de Matthäus, escolhido especialmente para marcar Maradona, o "Pibe" acha Burruchaga e o lança livre por trás da zaga alemã, marcando 3 a 2 para a Argentina. Dessa vez, ao contrário de 1978, sem contestações.
page11output

Brasil Brasil na Copa 

  • Colocação: 5º lugar
  • Campanha: 5 jogos, 4 vitórias, 1 empate (o Brasil perdeu depois nos pênaltis para a França), 10 gols a favor e 1 gol contra.
  • Jogos: Brasil 1 X 0 Espanha, Brasil 1 X 0 Argélia, Brasil 3 X 0 Irlanda do Norte, Brasil 4 X 0 Polonia e Brasil 1 X 1França(Nos penâltis, 4 a 3 para a França).
Mesmo retendo a base da seleção que teve bom desempenho em 1982, o Brasil não tinha as mesmas expectativas por problemas como a saída do técnico Evaristo de Macedo - substituído por Telê Santana, o mesmo da Copa anterior - e o corte do atacante Renato Gaúcho, que levou o lateral Leandro a desistir do torneio, além de diversas contusões entre o time que viajou para o México. A seleção venceu todos os jogos da primeira fase, e nas oitavas de final bateu a Polônia por folgados 4 a 0. Nas quartas de final contra a França, Careca - artilheiro da seleção com 5 gols - abriu o placar, e o capitão francês Michel Platini empatou. Na segunda etapa, Zico errou uma cobrança de pênalti que tornou o craque bode expiatórioda eliminação brasileira, já que o jogo permaneceu empatado no tempo regulamentar e prorrogação, e nos pênaltis os franceses ganharam por 4 a 3, com Sócrates e Júlio César errando suas cobranças. 
page12output

Flag of Portugal.svg Portugal na Copa 

Eliminatórias 

Havia 20 anos que Portugal não participava de uma Copa. No sorteio das eliminatórias, Portugal ficou alinhado com Alemanha, Tchecoslováquia, Suécia e Malta. Duas equipas por grupo iriam ao campeonato.
Portugal começou bem, indo ganhar à Suécia por 1 a 0, em Estocolmo, a 12 de setembro de 1984. Foi a primeira vitória frente à Suécia. O gol foi de Gomes. Depois, no Porto, a 14 de outubro, Portugal derrotou a Tchecoslováquia por 2 a 1, com gols de Diamantino Miranda e Carlos Manuel; com Janecka pelos tchecoslovacos. Mas, um mês depois, a 14 de Novembro, em Lisboa, Portugal cedeu 1 a 3 com a Suécia, com um golo de Rui Jordão, Nilsson e Prytz (2) pelos suecos. Em Malta, a 10 de Fevereiro, Portugal ganhou por 1 a 3, com golos de Gomes (2) e Carlos Manuel, Ferrugia marcou o gol dos malteses. Esse jogo caracterizou-se por ter sido jogado da parte da manhã, antes de almoço. Com a Alemanha, em Lisboa, a 14 de Fevereiro, Portugal voltou a perder 1 a 2 (Diamantino marcou para Portugal; Völler e Pierre Littbarskimarcaram para a Alemanha). As esperanças de qualificação ficaram quase completamente arrasadas com mais uma derrota, desta vez em Praga, a 25 de setembro por 1 a 0, gol de Hruska. Com Malta, em Lisboa, Portugal venceu novamente, mas tangencialmente 3 a 2, com gols de Gomes (2) e José Rafael; Frederico marcou na sua própria baliza; Di Giorgio marcou também por Malta.
Portugal foi para Stuttgart, e o que parecia impossível aconteceu. A Alemanha perdeu para Portugal por 1 a 0, em casa, com um gol de fora da área de Carlos Manuel, carimbando o passaporte português para a Copa do México.
page13output
Fase Final
No México, Portugal ficou no grupo da Inglaterra, Polónia e Marrocos; à partida, este era um grupo acessível. A equipa portuguesa instalou-se em Saltillo. A 3 de Junho de 1986, em Monterrey, Portugal estreou bem, vencendo a Inglaterra por 1 a 0, gol de Carlos Manuel.
Portugal alinhou com: Bento; Álvaro, Frederico, Oliveira, Inácio; Diamantino (aos 83' José António), Jaime Pacheco, André, Sousa; Carlos Manuel e Gomes (aos 73': Futre).
Inglaterra com: Shilton; Gary M. Stevens, Fenwick, Butcher, Sansom; Glenn Hoddle, Bryan Robson (aos 60': Hodge), Wilkins, Chris Waddle (aos 80' Peter Beardsley); Hateley e Lineker.
Mas algo estava mal entre a delegação portuguesa. Os jogadores e a federação não chegavam a acordo sobre prémios de jogo. Havia problemas de indisciplina e entre o primeiro e o segundo jogo, os jogadores fizeram greve aos treinos. Além disso, o guarda-redes português, Bento, partiu uma perna na véspera do segundo jogo, tendo sido substituído por Vítor Damas. A 7 de junho, também em Monterrey, Portugal defrontou a Polónia e perdeu por 0 a 1, com gol de Smolarek.
Portugal alinhou com: Vitor Damas; Álvaro, Frederico, Oliveira, Inácio; Diamantino, Jaime Pacheco, André (aos 73': Jaime Magalhães), Sousa; Carlos Manuel, Gomes (aos 46': Futre).
page14output
Polónia com: Młynarczyk; Pawlak, Wójcicki, Majewski, Ostrowski; Matysik, Komornicki (aos 57' Karaś), Boniek; Smolarek (aos 75' Zgutczyński), Dziekanowski, Urban.
11 de junho, em Guadalajara, Marrocos, que antes havia surpreendentemente empatado com Polónia e Inglaterra, ganhou 3 a 1 (Khairi (2) e Krimau; Diamantino).
Portugal alinhou com: Damas; Álvaro (aos 55' Rui Aguas), Frederico, Oliveira, Inácio; Pacheco, Magalhães, Sousa (aos 69' Diamantino), Carlos Manuel; Gomes, Futre.
Marrocos entrou com: Zaki; Khalifi, El Biaz, Bouyahyaoui, Lemriss (aos 69' Amanallah); Dolmy, El Haddaoui (aos 71' Souleymani), Timoumi, Khairi; Bouderbala, Krimau.
Portugal ficou em último lugar e foi eliminado.
A greve de Saltillo deixou marcas profundas: a quase totalidade dos jogadores que foram ao campeonato do Mundo recusaram voltar a jogar pela selecção durante dois anos, e Portugal viu-se obrigado a jogar com uma equipa de reservistas.
page15output

Sorteio 

Cabeças de ChaveEuropa/ÁsiaAmérica do Sul/África/América do Norte
  • Flag of Italy.svg Itália
  • Flag of Mexico.svg México
  • Bandeira da França França
  • Brasil Brasil
  • Alemanha Alemanha Ocidental
  • Flag of Poland.svg Polónia
  • Flag of Bulgaria.svg Bulgária
  • Flag of Belgium (civil).svg Bélgica
  • Flag of the Soviet Union.svg União Soviética
  • Flag of Hungary.svg Hungria
  • Flag of Spain.svg Espanha
  • Bandeira da Irlanda do Norte Irlanda do Norte
  • Flag of Denmark.svg Dinamarca
  • Flag of Scotland.svg Escócia
  • Flag of England.svg Inglaterra
  • Flag of Portugal.svg Portugal
  • Flag of South Korea.svg Coreia do Sul
  • Flag of Iraq (1963-1991); Flag of Syria (1963-1972).svg Iraque
  • Flag of Argentina.svg Argentina
  • Flag of Paraguay.svg Paraguai
  • Flag of Uruguay.svg Uruguai
  • Argélia Argélia
  • Marrocos Marrocos
  • Flag of Canada.svg Canadá
page16output
Curiosidades
  • Três equipes faziam sua primeira participação em copas: Canadá, Dinamarca e Iraque.
  • No dia do embarque para o México, o lateral brasileiro Leandro desistiu de participar da Copa. Ele disse que a atitude era em solidariedade ao corte de seu companheiro, Renato Gaúcho, que havia saído da concentração sem permissão. Além disso, Leandro já não jogava mais no Flamengo como lateral-direito, posição para qual Telê Santana o convocara, mas sim como zagueiro. Telê "promoveu" o lateral Édson para titular e chamou o discreto Josimar, do Botafogo, para a reserva. Com Édson contundido no segundo jogo, Telê lançou Josimar como titular no terceiro jogo e o jogador acabou virando a grande sensação do Brasil na Copa, ao marcar dois golaços, na primeira fase contra a Irlanda do Norte e na segunda fase contra a Polônia, surpreendendo a todos.
  • Atolada em uma grave crise financeira e administrativa, a Jamaica não conseguiu pagar a taxa de afiliados à FIFA e foi impedida de participar das Eliminatórias.
  • No jogo entre Paraguai x Bélgica, o paraguaio Cayetano Ré (que jogou a Copa da Suécia) se tornou o primeiro treinador a ser expulso de uma partida de Copa do Mundo.
  • Embora tenha feito parte da criação da FIFA em 1904, a Dinamarca só conseguiu se classificar pela primeira vez para um mundial em 1986.
  • Nessa Copa a Dinamarca ficou conhecida como "Dinamáquina" devido a goleada de 6x1 no Uruguai e ter vencido aAlemanha Ocidental por 2x0.
page17output
  • Na estreia do Brasil, contra a Espanha, o DJ do Estádio Jalisco tocou o Hino à bandeira do Brasil em vez do Hino Nacional Brasileiro.
  • Na partidas Espanha vs Brasil, Alemanha vs Escócia, Dinamarca vs Escócia e Polônia vs Brasil, os hinos de Alemanha, Dinamarca e Polônia foram tocados 2 vezes, enquanto o da Espanha foi tocado 4.
  • Estreante em Copas, o Canadá passou despercebido no Mundial. Seus jogos serviram apenas para treinar os adversários na primeira fase, pois nas três partidas que disputou, levou cinco gols, perdeu todas e sequer balançou as redes. Sem tradição no futebol, o Canadá terminou em último lugar, e nunca mais voltaria a participar de uma edição do torneio. Na véspera do jogo contra a França, o técnico francês Henri Michel declarou: "Só os temeria se fosse um torneio de hóquei de gelo".
  • No mesmo grupo do Canadá, a Hungria tinha, no papel, uma boa equipe, mas na estreia jogou muito mal, e foi impiedosamente massacrada pela URSS por 6x0. No dia seguinte à derrota seu treinador convocou todos os jogadores numa sala dentro da concentração para assistir ao video-tape do jogo, para verificar onde a equipe tinha falhado. Após a reunião, o goleiro húngaro Péter Disztl disse aos jornalistas presentes: "Tomar 6 gols num só jogo é duro. Pior foi ter que assistir novamente esse jogo. Foi a experiência mais dolorosa da minha vida rever os gols que sofri."
  • Além de Telê Santana, outros dois treinadores brasileiros participaram da Copa, José Faria (treinador do Marrocos) eEvaristo de Macedo (treinador do Iraque), que substituiu o compatriota Jorge Vieira, demitido meses antes da Copa. Evaristo era o treinador da equipe brasileira para as eliminatórias, mas acabou substituído por Telê meses antes do torneio começar, em 1985.
  • O prêmio dos argentinos, campeões mundiais, foi de 50 mil dólares. Se ficassem com a taça, os brasileiros ficariam com 130 mil.
page18output
  • Foi no Mundial de 1986 que surgiram as primeiras moedas comemorativas à realização de um torneio. A ideia foi de uma igreja mexicana e tinha de um lado da moeda a imagem da Virgem de Guadalupe (Santa padroeira do país) e do outro lado um lance de jogo, estilizando as partidas que seriam disputadas no torneio.
  • Carlos Bilardo, técnico da Argentina, trabalhava como médico.
  • A data do jogo entre Brasil x França (21 de junho) é histórica para ambas as equipes. Nesse dia, estavam se completando 16 anos da conquista do tricampeonato mundial do Brasil em 70, assim como também era o aniversário de 31 anos de Michel Platini, o maior jogador francês da época e o maior da história de seu país até o surgimento deZinédine Zidane, na Copa de 1998. Na decisão por pênaltis, Platini deu um "presente de grego" para si mesmo: cobrou o pênalti para fora, mas, para sorte do craque, a França venceu.
  • O atacante dinamarquês Preben Elkjaer Larsen tinha um hábito incomum para jogadores de futebol: o vício pelo cigarro. O craque fumava cerca de 30 cigarros por dia.
  • A expulsão mais rápida das Copas foi a do uruguaio José Batista no jogo contra a Escócia. Ele recebeu o cartão vermelho aos 55 segundos do primeiro tempo após cometer falta violenta em Gordon Strachan.
  • Pela segunda vez consecutiva (1982-1986), a Seleção Brasileira conquistou o Troféu Fair Play (Jogo Limpo) oferecido pela FIFA à equipe mais disciplinada da competição.
  • Para viajar ao México, a seleção italiana exigiu da empresa aérea Alitalia a mesma tripulação que os levara a Espanha quatro anos antes. É que em 1982, a Itália tinha se sagrado campeã. Entretanto, a superstição não deu certo.
  • O treinador sérvio Bora Milutinović participava de sua primeira copa treinando a equipe do país-sede. Ele se tornaria o técnico que mais participou de copas (5 consecutivas), pois ainda comandou a Costa Rica em Itália 90, os anfitriões deEUA 94, a Nigéria em França 98 e a China em Coréia do Sul/Japão 2002.
  • Antes do futebol, o atacante italiano Bruno Conti jogava baseball. Ele era tão bom que quase foi jogar profissionalmente nos EUA.
page19output
  • Quando o francês Bruno Bellone cobrou o pênalti para a França no jogo contra o Brasil, a bola bateu na trave, nas costas do goleiro Carlos e entrou. Os jogadores brasileiros pediram a anulação do gol, mas não sabiam que este lance era válido nas regras do futebol.
  • Uma cena que ficou marcada para sempre na história da televisão brasileira foi a expressão de choro do jornalista e apresentador da Rede GloboFernando Vanucci, ao final da partida em que o Brasil foi eliminado pela França nos pênaltis; Vanucci declamou nos estúdios da Globo uma mensagem ao torcedor brasileiro e à seleção, narrando uma poesia de Affonso Romano de Sant'Anna, mas não conseguiu conter as lágrimas.
  • Quatro jogadores da seleção uruguaia jogavam no Brasil: o goleiro Rodolfo Rodríguez (Santos), o lateral Diogo (Palmeiras), o zagueiro Dario Pereyra (São Paulo) e o meia Rubén Paz (Internacional).
  • Preocupada com o Mal de Montezuma, que causa incontroláveis crise de estômago em estrangeiros no México, a delegação da Bélgica trouxe em sua bagagem 20 mil litros de água mineral e centenas de quilos de queijo holandês.
  • Ao marcar 6 gols na Copa de 86, o atacante Gary Lineker se tornou o primeiro inglês a terminar como artilheiro de uma Copa do Mundo, embora a Inglaterra tenha sido eliminada nas quartas-de-final.
  • Em 1985, durante as eliminatórias, o coração do técnico escocês Jock Stein não resistiu as emoções do jogo decisivo contra o País de Gales. Ele tombou morto no banco, depois da partida. Para o lugar do finado treinador, foi chamadoAlex Ferguson, que após a Copa se tornou treinador do Manchester United, onde esteve até sua aposentadoria, em 2013.
page20output
  • A Bélgica jamais tinha chegado tão longe numa Copa do Mundo. Os "Diabos Vermelhos" terminaram o Mundial em quarto e o goleiro Jean-Marie Pfaff foi eleito o melhor goleiro da Copa.
  • O brasileiro Romualdo Arppi Filho repetiu o feito de Arnaldo César Coelho e apitou a final do Mundial de 86. Romualdo chegou a dar cartão amarelo para Maradona na final.
  • Vários craques da época se despediram das Copas em 86. Zico, Sócrates, Falcão e Júnior (Brasil); Gordillo e Senor (Espanha); Harald Schumacher e Karl-Heinz Rummenigge (Alemanha); Michel Platini, Jean Tigana e Alain Giresse (França).
  • Seis seleções voltam a disputar uma copa do mundo após um longo período: Coreia do Sul (32 anos depois), Paraguai (28 anos depois), Portugal (20 anos depois), Marrocos (16 anos depois), Bulgária e Uruguai (12 anos depois).
  • Foi a primeira vez que uma Copa do Mundo virava tema nos videogames. O jogo oficial era o Mexico 86, lançado em1987 para fliperamas (arcades). Esse jogo era uma variação do Kick and Run lançado no ano de 1985, mas tinha alguns defeitos: os times disponíveis para jogar não tinham seus uniformes oficiais, e participavam do jogo algumas seleções que não tinham se classificado para as finais (casos de Japão e Estados Unidos). Mesmo assim, lotou as casas de arcades onde era exibido, saindo-se muito bem, mesmo o jogo tendo sido lançado muito tempo após o torneio.
page21output

Artilharia 

6 gols2
  • Inglaterra Gary Lineker
5 gols
  • Argentina Diego Maradona
  • Brasil Careca
  • Espanha Emilio Butragueño
4 gols
  • Dinamarca Preben Elkjær Larsen
  • União das Repúblicas Socialistas Soviéticas Igor Byelanov
  • Argentina Jorge Valdano
  • Itália Alessandro Altobelli
3 gols
  • Bélgica Jan Ceulemans
  • Bélgica Nico Claesen
  • Dinamarca Jesper Olsen
  • Alemanha Ocidental Rudi Völler
  • page22output

 primeira fase

GRUPO A

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Argentina Argentina53210624
2Bandeira do Itália Itália43120541
3Bandeira do Bulgária Bulgária2302124-2
4Bandeira do Coreia do Sul Coreia do Sul1301247-3
DATALOCALJOGOS
31/05/1986Cid. do MéxicoBulgária 1 x 1 Itália
02/06/1986Cid. do MéxicoArgentina 3 x 1 C. do Sul
05/06/1986PueblaItália 1 x 1 Argentina
05/06/1986Cid. do MéxicoCoreia do Sul 1 x 1 Bulgária
10/06/1986PueblaCoreia do Sul 2 x 3 Itália
10/06/1986Cid. do MéxicoArgentina 2 x 0 Bulgária
page24output

GRUPO B

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do México México53210422
2Bandeira do Paraguai Paraguai43120431
3Bandeira do Bélgica Bélgica33111550
4Bandeira do Iraque Iraque0300314-3
DATALOCALJOGOS
03/06/1986Cid. do MéxicoBélgica 1 x 2 México
04/06/1986TolucaParaguai 1 x 0 Iraque
07/06/1986Cid. do MéxicoMéxico 1 x 1 Paraguai
08/06/1986TolucaIraque 1 x 2 Bélgica
11/06/1986TolucaParaguai 2 x 2 Bélgica
11/06/1986Cid. do MéxicoIraque 0 x 1 México
page25output

GRUPO C

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do União Soviética União Soviética53210918
2Bandeira do França França53210514
3Bandeira do Hungria Hungria2310229-7
4Bandeira do Canadá Canadá0300305-5
DATALOCALJOGOS
01/06/1986LeónCanadá 0 x 1 França
02/06/1986IrapuatoURSS 6 x 0 Hungria
05/06/1986LeónFrança 1 x 1 URSS
06/06/1986IrapuatoHungria 2 x 0 Canadá
09/06/1986LeónHungria 0 x 3 França
09/06/1986IrapuatoURSS 2 x 0 Canadá
page26output

GRUPO D

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Brasil Brasil63300505
2Bandeira do Espanha Espanha43201523
3Bandeira do Irl. do Norte Irl. do Norte1301226-4
4Bandeira do Argélia Argélia1301215-4
DATALOCALJOGOS
01/06/1986GuadalajaraEspanha 0 x 1 Brasil
03/06/1986GuadalajaraArgélia 1 x 1 I. do Norte
06/06/1986GuadalajaraBrasil 1 x 0 Argélia
07/06/1986GuadalajaraI. do Norte 1 x 2 Espanha
12/06/1986GuadalajaraI. do Norte 0 x 3 Brasil
12/06/1986MonterreyArgélia 0 x 3 Espanha
page27output

GRUPO E

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Dinamarca Dinamarca63300918
2Bandeira do Alemanha Oc. Alemanha Oc.3311134-1
3Bandeira do Uruguai Uruguai2302127-5
4Bandeira do Escócia Escócia1301213-2
DATALOCALJOGOS
04/06/1986QueretaroUruguai 1 x 1 Alemanha
04/06/1986NezahualcoyotlEscócia 0 x 1 Dinamarca
08/06/1986QueretaroAlemanha 2 x 1 Escócia
08/06/1986NezahualcoyotlDinamarca 6 x 1 Uruguai
13/06/1986QueretaroDinamarca 2 x 0 Alemanha
13/06/1986NezahualcoyotlEscócia 0 x 0 Uruguai
page28output

GRUPO F

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Marrocos Marrocos43120312
2Bandeira do Inglaterra Inglaterra33111312
3Bandeira do Polônia Polônia3311113-2
4Bandeira do Portugal Portugal2310224-2
DATALOCALJOGOS
02/06/1986MonterreyMarrocos 0 x 0 Polônia
03/06/1986MonterreyPortugal 1 x 0 Inglaterra
06/06/1986MonterreyInglaterra 0 x 0 Marrocos
07/06/1986MonterreyPolônia 1 x 0 Portugal
11/06/1986MonterreyInglaterra 3 x 0 Polônia
11/06/1986GuadalajaraPortugal 1 x 3 Marrocos
page29output

 fase final

FINALLOCALJOGOS
29/06/1986Cid. do MéxicoArgentina 3 x 2 Alemanha Oc.
page34output
3º LUGARLOCALJOGOS
28/06/1986PueblaFrança 4 x 2 Bélgica
SEMIFINALLOCALJOGOS
25/06/1986Cid. do MéxicoArgentina 2 x 0 Bélgica
25/06/1986GuadalajaraFrança 0 x 2 Alemanha Oc.
page32output
QUARTASLOCALJOGOS
22/06/1986PueblaEspanha 1 x 1 (4 x 5) Bélgica
22/06/1986Cid. do MéxicoArgentina 2 x 1 Inglaterra
21/06/1986MonterreyAlemanha Oc. 0 x 0 (4 x 1) México
21/06/1986GuadalajaraBrasil 1 x 1 (3 x 4) França
page30output
page31output
OITAVASLOCALJOGOS
18/06/1986QueretaroDinamarca 1 x 5 Espanha
18/06/1986Cid. do MéxicoInglaterra 3 x 0 Paraguai
17/06/1986MonterreyMarrocos 0 x 1 Alemanha Oc.
17/06/1986Cid. do MéxicoItália 0 x 2 França
16/06/1986PueblaArgentina 1 x 0 Uruguai
16/06/1986GuadalajaraBrasil 4 x 0 Polônia
15/06/1986LeónURSS 3 x 4 Bélgica
15/06/1986Cid. do MéxicoMéxico 2 x 0 Bulgária
page33output

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.