Historia da Copa do Mundo FIFA de 2006

Mascote - leão Goleo VI e sua bola falante Pille
Copa do Mundo FIFA de 2006
page4output
Copa do Mundo FIFA de 2006 (português brasileiro) ouCampeonato do Mundo de Futebol da FIFA de 2006(português europeu) realizou-se na Alemanha1 que foi a décima oitava edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, vencida pelaItália. Pela segunda vez a Alemanha foi o país-sede (a primeira vez foi no ano de 1974-Alemanha Ocidental), e o único pré-classificadoPela primeira vez na história do campeonato, o campeão dotorneio anterior (no caso, o Brasil) precisou disputar aseliminatórias para poder defender o direito de participar no torneio. Trinta e dois países participaram na Copa de 2006, cujafinal foi no dia 9 de Julho.
page6output
A decisão de confiar à Alemanha a organização do torneio foi controversa,  já que se esperava que o campeonato ocorresse na África do SulOs outros países candidatos à organização eram Inglaterra,Marrocos e Brasil. Desde que a escolha foi feita, o órgão que controla mundialmente o esporte, a FIFA, afirmou publicamente sua intenção de rotacionar o país sede entre suas confederações integrantes.A sede para a Copa seguinte foi escolhida logo em seguida: à África do Sul atribuíram-se os jogos da Copa do Mundo de 2010.  Como preparação para a competição, a FIFA organizou aCopa das Confederações 2005 na Alemanha, torneio ganho peloBrasil. A Copa do Mundo de 2014 será realizada na América do Sul e o Brasil foi o país escolhido para sediar esta Copa..
page7output
De acordo com os resultados obtidos nas eliminatórias, os 32 países classificados foram: Alemanha (previamente classificada como país sede), ArgentinaBrasilParaguaiEquadorMéxico,Estados Unidos da AméricaTrinidad e TobagoCosta Rica,PortugalEspanhaInglaterraFrançaItáliaSuíçaSuécia,República TchecaUcrâniaSérvia e MontenegroPaíses Baixos,CroáciaPolôniaTogoGanaAngolaCosta do MarfimTunísia,JapãoArábia SauditaIrãCoreia do Sul e Austrália.Pela primeira vez na história da Copa do Mundo, três paíseslusófonos estiveram presentes (PortugalAngola e Brasil). E foi a primeira vez, também, que a Concacaf teve quatro representantes (EUAMéxicoCosta Rica e Trinidad e Tobago), o mesmo número de América do Sul e Ásia
page8output

Expectativas antes do torneio 

Mapa segundo os resultados da Copa do Mundo de 2006.
Seleção Brasileira de Futebol era a grande favorita do torneio, em parte por ter ganho a anterior Copa do Mundo e a Copa das Confederações um ano antes Equipes como a Seleção Argentina,Seleção Inglesa e a Seleção Italiana também eram consideradas grandes favoritas. Apesar de ter sido a vice-campeã na última Copa e jogar em casa, a Seleção Alemã não era favorita.
Uma pesquisa publicada em 16 de Março de 2006 [carece de fontes]apontava que somente 3% do povo alemão acreditava na vitória. Para essas baixas expectativas germânicas, contou a derrota contra a seleção da Itália por 4 a 1 no dia 1 de Março num amistoso preparatório para o torneio. 
O ceticismo da população refletia-se nos próprios jogadores alemães. O capitão e principal jogador da seleçãoMichael Ballack, deu uma entrevista ao seminário esportivo alemão "Sport-Bild" no dia 9 de Maio afirmando que a equipe era jovem e inexperiente, e que não seria uma surpresa se fosse eliminada logo na primeira fase.
page9output
Diego Maradona declarou, em 4 de abril de 2006, que considerava o Brasil como principal favorito, lugar que não atribuía à Argentina. Nas suas palavras: "Se não for Brasil, depois vêm Inglaterra, Itália e Alemanha". 
Pelé, quando interrogado sobre qual seria o favorito na sua opinião, preferiu não dizer, por ter errado de todas as vezes em que se pronunciou sobre a seleção favorita: em 1994, disse que seria a Colômbia; em 1998, disse que a Espanha era melhor equipe, e o Brasil tinha problemas na defesa; e em 2002, devido a má campanha do Brasil nas eliminatórias, seleções como InglaterraPortugalSuécia e Argentina eram as preferidas. A menos de um mês do torneio, contudo, Pelé acabou admitindo que não acreditava na vitória da Seleção Brasileira. Para Pelé, os favoritos sempre perdem.  O ex-jogador foi muito criticado em seu país por tal declaração. Contudo, o "Rei do Futebol" acabaria acertando suas previsões, já que o Brasil seria eliminado pela França nas quartas-de-final. 
Por sua vez, a revista semanal alemã Stern indicou, em uma sondagem realizada pelo instituto Forsa, que entrevistou 1000 alemães, que 17% dos entrevistados não acreditavam que a sua seleção passasse da primeira fase, sendo que o grupo da seleção anfitriã era considerado um grupo "leve". Apesar de tudo, o povo alemão apoiavam o técnico Jürgen Klinsmann, pois, de acordo com a mesma sondagem, 66% achavam que ele devia permanecer no cargo mesmo que a equipe perdesse o jogo de preparação contra a seleção dos EUA, em 22 de Março, na cidade deDortmund, uma das sedes da Copa.
page10output
Em um inquérito de dezembro de 2004, a revista "Sport Bild" indicou que apenas 10,4% dos alemães acreditavam no título. A mesma sondagem foi feita em Abril tendo a percentagem diminuído para somente 5%, acreditando 29,1% que a seleção seria eliminada nas oitavas-de-final e 10,8% não acreditando que passasse da primeira fase do torneio. O técnico Klinsmann era bem aceito, com 60% dos entrevistados com uma opinião favorável sobre o seu trabalho. 
Já entre os brasileiros, a expectativa era de que a seleção trouxesse o título novamente. Pesquisa divulgada no dia 25 de maio pelo Instituto CNT/Sensus apontou que 79,8% dos brasileiros acreditam no hexacampeonato mundial. 
Na Itália, a menos de um mês do torneio explodiu um escândalo de compra de árbitros no futebol italiano.  As denúncias acabaram sendo dirigidas ao também técnico da seleção italianaMarcello Lippi, que teria sido influenciado nas escalações por Luciano Moggi, ex-cartola da Juventus.  Moggi estaria obtendo com a escalação de seus jogadores a valorização dos mesmos. Após uma semana de intensas pressões da mídia por sua saída, Lippi foi confirmado na Copa pela Federação Italiana.
page11output

Sedes 

Um total de 12 cidades alemãs foram selecionadas para receber a fase final da Copa do Mundo de 2006 dentre um total de 20 candidaturas, tendo sido descartadas, designadamente, as postulações de BremenDüsseldorfMönchengladbach,Bochum e Duisburg.[carece de fontes]
Os estádios começaram a ser preparados pouco tempo depois de selecionadas as cidades que os abrigam. Enquanto alguns foram apenas submetidos a pequenas adaptações, muitos tiveram que ser completamente reformados e outros foram construídos especialmente para o torneio. Cada estádio modernizado necessitou de um investimento entre 48 e 280 milhões de euros; além disso, mais de 1,38 bilhões de euros foram gastos para os novos estádios. Como comparação, para o torneio de 1974, foram gastos 242 milhões de marcos (aproximadamente 121 milhões de euros) para a habilitação de todos os centros esportivos.
A capacidade efetiva de alguns dos estádios na Copa do Mundo, em particular no Westfalenstadion, foi mais baixa que os números citados, já que o regulamento da Bundesliga permite que se mantenham partes onde o público não tem a necessidade de se sentar, enquanto que as regras da FIFA não permitem isso, pelo que foram instalados assentos nas áreas com essas características para a Copa do Mundo, reduzindo, assim, um pouco a sua capacidade.
Também, durante a Copa do Mundo, muitos dos estádios foram oficialmente conhecidos por nomes diferentes, já que a FIFA proíbe patrocínio no nome dos estádios. Por exemplo, o Allianz Arena foi conhecido durante a competição como "FIFA WM-Stadion München" (Estádio da Copa do Mundo da FIFA Munique), enquanto o Veltins-Arena foi revertido para seu nome original de "Arena AufSchalke"
page12output

Sorteio 

Foi realizado em 9 de Dezembro de 2005, em LeipzigAlemanha. As 32 seleções classificadas para o estágio final da Copa do Mundo foram divididas em 8 grupos (A, B, C, D, E, F, G e H) de 4 países cada. As seleções do BrasilInglaterra,EspanhaMéxico, FrançaArgentinaItália e Alemanha foram escolhidas como cabeças de chave de cada um deles. 
  • Alemanha, país-sede, como tradicionalmente acontece, estará no Grupo A e o Brasil, como último campeão, fica no Grupo F, para evitar um possível confronto com a Alemanha antes da final. 
  • Times do mesmo continente foram distribuídos de modo a não ficarem no mesmo grupo, com exceção feita à Europa, que em alguns grupos possuem duas seleções, já que tiveram mais classificados (14) que qualquer outro continente.
  • São 8 os cabeças-de-chave, cada um colocado em grupos separados no sorteio em virtude de todos estarem no Pote A. Os cabeças-de-chave foram escolhidos em 6 de Dezembro. À exceção de Espanha e México, escolhidos por critérios técnicos como desempenho nas duas últimas edições, todos os outros já foram campeões mundiais. 
  • Potes B, C e D são alocados "de tal forma que alcance a melhor distribuição geográfica possível entre os grupos."
  • Sérvia e Montenegro, como a seleção europeia de pior colocação no ranking da FIFA, foi colocada em um "pote especial" para prevenir que três países da Zona Europeia ficassem no mesmo grupo.
  • Primeiro era sorteada a seleção, logo em seguida seu lugar no grupo.
page13output
Pote A29Pote B29Pote C29Pote D29
Flag of Argentina.svg Argentina
Brasil Brasil
Flag of England.svg Inglaterra
Bandeira da França França
Bandeira da Alemanha Alemanha
Flag of Italy.svg Itália
Flag of Mexico.svg México
Flag of Spain.svg Espanha
Flag of Angola.svg Angola
Flag of Australia.svg Austrália
Flag of Côte d'Ivoire.svg Costa do Marfim
Flag of Ecuador.svg Equador
Flag of Ghana.svg Gana
Flag of Paraguay.svg Paraguai
Togo Togo
Flag of Tunisia.svg Tunísia
Bandeira da Croácia Croácia
Bandeira da República Tcheca República Tcheca
Países Baixos Países Baixos
Flag of Poland.svg Polónia
Flag of Portugal.svg Portugal
Flag of Switzerland.svg Suíça
Flag of Sweden.svg Suécia
Flag of Ukraine.svg Ucrânia
Flag of Costa Rica.svg Costa Rica
Flag of Iran.svg Irã
Flag of Japan.svg Japão
Flag of South Korea.svg Coreia do Sul
Flag of Saudi Arabia.svg Arábia Saudita
Trinidad e Tobago Trinidad e Tobago
Flag of the United States.svg Estados Unidos
Pote Especial29
Flag of Serbia and Montenegro.svg Sérvia e Montenegro
page14output
ArtilhariaNo final da Copa, o artilheiro Miroslav Klose recebeu a "Chuteira de Ouro" Adidas (Golden Shoe Award).38O jogador brasileiro Ronaldo foi o último vencedor do prêmio na Copa de 2002, com 8 gols marcados. Ronaldo é o maior artilheiro de todas as Copas, com 15 gols. Já Just Fontaine é o maior artilheiro de uma única edição do torneio com 13 gols marcados na Copa de 1958.
page15output
CURIOSIDADES
Alguns grupos internacionais de direitos humanos (como a Anistia Internacional) expressaram preocupação com o aumento do tráfico de mulheres durante a Copa. De acordo com a Anistia Internacional, 30.000 mulheres e garotas aproximadamente foram levadas à Alemanha com o próposito de prostituição forçada durante o torneio. Tais organizações agiram em conjunto com o comitê organizador para monitorar a prostituição no país e dar apoio as vítimas do tráfico. 
Há também uma grande preocupação no país quanto à segurança devido aos fatos da grande existência de terroristasatualmente e do crescimento de grupos neo-nazistas na Alemanha. Relatório divulgado pelo Ministério do Interior alemão no dia 22 de Maio apontava crescimento de 27% da violência da extrema-direita no país em comparação ao ano passado. Para tentar minimizar os possíveis acidentes, o governo já antes da Copa divulgou para os estrangeiros lugares não aconselháveis a se andar sozinho (a maioria nas cidades do leste da Alemanha, onde a influência nazista é grande). Algumas confederações, como a Africana, divulgaram um mapa de áreas onde os visitantes não devem ir. Uma campanha entre a FIFA e o comitê organizador exibiram uma faixa nos doze estádios do torneio antes das 64 partidas com a frase "Say no to racism" (diga não ao racismo).
page16output

primeira fase

GRUPO A

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira da Alemanha Alemanha93300826
2Bandeira do Equador Equador63201532
3Bandeira da Polônia Polônia3310224-2
4Bandeira da Costa Rica Costa Rica0300339-6
DATALOCALJOGOSRELATO
09/06/2006MuniqueAlemanha 4 x 2 Costa RicaVer relato
09/06/2006GelsenkirchenEquador 2 x 0 PolôniaVer relato
14/06/2006DortmundAlemanha 1 x 0 PolôniaVer relato
15/06/2006HamburgoEquador 3 x 0 Costa RicaVer relato
20/06/2006BerlimEquador 0 x 3 AlemanhaVer relato
20/06/2006HannoverCosta Rica 1 x 2 PolôniaVer relato
page17output

GRUPO B

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira da Inglaterra Inglaterra73210523
2Bandeira da Suécia Suécia53120321
3Bandeira do Paraguai Paraguai33102220
4Bandeira de Trinidad e Tobago Trinidad e Tobago1301204-4
DATALOCALJOGOSRELATO
10/06/2006FrankfurtInglaterra 1 x 0 ParaguaiVer relato
10/06/2006DortmundTrinidad e Tobago 0 x 0 SuéciaVer relato
15/06/2006NurembergInglaterra 2 x 0 Trinidad e TobagoVer relato
15/06/2006BerlimSuécia 1 x 0 ParaguaiVer relato
20/06/2006ColôniaSuécia 2 x 2 InglaterraVer relato
20/06/2006KaiserslauternParaguai 2 x 0 Trinidad e TobagoVer relato
page18output

GRUPO C

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira da Argentina Argentina73210817
2Bandeira da Holanda Holanda73210312
3Bandeira da Costa do Marfim Costa do Marfim3310256-1
4Bandeira da Sérvia e Montenegro Sérvia e Montenegro03003210-8
DATALOCALJOGOSRELATO
10/06/2006HamburgoArgentina 2 x 1 Costa do MarfimVer relato
11/06/2006LeipzigSérvia e Montenegro 0 x 1 HolandaVer relato
16/06/2006GelsenkirchenArgentina 6 x 0 Sérvia e MontenegroVer relato
16/06/2006StuttgartHolanda 2 x 1 Costa do MarfimVer relato
21/06/2006FrankfurtHolanda 0 x 0 ArgentinaVer relato
21/06/2006MuniqueCosta do Marfim 3 x 2 Sérvia e MontenegroVer relato
page19output

GRUPO D

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira de Portugal Portugal93300414
2Bandeira do México México43111431
3Bandeira de Angola Angola2302112-1
4Bandeira do Irã Irã1301226-4
DATALOCALJOGOSRELATO
11/06/2006NurembergMéxico 3 x 1 IrãVer relato
11/06/2006ColôniaAngola 0 x 1 PortugalVer relato
16/06/2006HannoverMéxico 0 x 0 AngolaVer relato
17/06/2006FrankfurtPortugal 2 x 0 IrãVer relato
21/06/2006GelsenkirchenPortugal 2 x 1 MéxicoVer relato
21/06/2006LeipzigIrã 1 x 1 AngolaVer relato
page20output

GRUPO E

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira da Itália Itália73210514
2Bandeira de Gana Gana63201431
3Bandeira da República Tcheca República Tcheca3310234-1
4Bandeira dos Estados Unidos Estados Unidos1301226-4
DATALOCALJOGOSRELATO
12/06/2006GelsenkirchenEstados Unidos 0 x 3 República TchecaVer relato
12/06/2006HannoverItália 2 x 0 GanaVer relato
17/06/2006ColôniaRepública Tcheca 0 x 2 GanaVer relato
17/06/2006KaiserslauternItália 1 x 1 Estados UnidosVer relato
22/06/2006HamburgoRepública Tcheca 0 x 2 ItáliaVer relato
22/06/2006NurembergGana 2 x 1 Estados UnidosVer relato
page21output

GRUPO F

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Brasil Brasil93300716
2Bandeira da Austrália Austrália43111550
3Bandeira da Croácia Croácia2302123-1
4Bandeira do Japão Japão1301227-5
DATALOCALJOGOSRELATO
12/06/2006KaiserslauternAustrália 3 x 1 JapãoVer relato
13/06/2006BerlimBrasil 1 x 0 CroáciaVer relato
18/06/2006NurembergJapão 0 x 0 CroáciaVer relato
18/06/2006MuniqueBrasil 2 x 0 AustráliaVer relato
22/06/2006DortmundJapão 1 x 4 BrasilVer relato
22/06/2006StuttgartCroácia 2 x 2 AustráliaVer relato
page22output

GRUPO G

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira da Suíça Suíça73210404
2Bandeira da França França53120312
3Bandeira da Coreia do Sul Coreia do Sul4311134-1
4Bandeira de Togo Togo0300316-5
DATALOCALJOGOSRELATO
13/06/2006FrankfurtCoreia do Sul 2 x 1 TogoVer relato
13/06/2006StuttgartFrança 0 x 0 SuíçaVer relato
18/06/2006LeipzigFrança 1 x 1 Coreia do SulVer relato
19/06/2006DortmundTogo 0 x 2 SuíçaVer relato
23/06/2006ColôniaTogo 0 x 2 FrançaVer relato
23/06/2006HannoverSuíça 2 x 0 Coreia do SulVer relato
page23output

GRUPO H

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira da Espanha Espanha93300817
2Bandeira da Ucrânia Ucrânia63201541
3Bandeira da Tunísia Tunísia1301236-3
4Bandeira da Arábia Saudita Arábia Saudita1301227-5
DATALOCALJOGOSRELATO
14/06/2006LeipzigEspanha 4 x 0 UcrâniaVer relato
14/06/2006MuniqueTunísia 2 x 2 Arábia SauditaVer relato
19/06/2006HamburgoArábia Saudita 0 x 4 UcrâniaVer relato
19/06/2006StuttgartEspanha 3 x 1 TunísiaVer relato
23/06/2006KaiserslauternArábia Saudita 0 x 1 EspanhaVer relato
23/06/2006BerlimUcrânia 1 x 0 TunísiaVer relato
page24output

fase final

FINALLOCALJOGOSRELATO
09/07/2006BerlimItália 1 x 1 (5 x 3) FrançaVer relato
page25output
3º LUGARLOCALJOGOSRELATO
08/07/2006StuttgartAlemanha 3 x 1 PortugalVer relato
page26output
SEMIFINAISLOCALJOGOSRELATO
04/07/2006DortmundAlemanha 0 x 2 ItáliaVer relato
05/07/2006MuniquePortugal 0 x 1 FrançaVer relato
page27output
QUARTASLOCALJOGOSRELATO
30/06/2006BerlimAlemanha 1 x 1 (4 x 2) ArgentinaVer relato
30/06/2006HamburgoItália 3 x 0 UcrâniaVer relato
01/07/2006GelsenkirchenInglaterra 0 x 0 (1 x 3) PortugalVer relato
01/07/2006FrankfurtBrasil 0 x 1 FrançaVer relato
page28output
OITAVASLOCALJOGOSRELATO
24/06/2006MuniqueAlemanha 2 x 0 SuéciaVer relato
24/06/2006LeipzigArgentina 2 x 1 MéxicoVer relato
25/06/2006StuttgartInglaterra 1 x 0 EquadorVer relato
25/06/2006NurembergPortugal 1 x 0 HolandaVer relato
26/06/2006KaiserslauternItália 1 x 0 AustráliaVer relato
26/06/2006ColôniaSuíça 0 x 0 (0 x 3) UcrâniaVer relato
27/06/2006DortmundBrasil 3 x 0 GanaVer relato
27/06/2006HannoverEspanha 1 x 3 FrançaVer relato
page29output
page44output
page45output

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.