Historia da Copa do Mundo FIFA de 1990

1557963-2784-atm14
Copa do Mundo FIFA de 1990
01
Copa do Mundo FIFA de 1990 foi a décima quarta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 8 de junho até 8 de julho de 1990. O evento foi sediado na Itália, tendo partidas realizadas nas cidades de MilãoRomaNápolesTurimBari,VeronaFlorençaCagliariBolonha, Údine, Palermo e Genoa. (ItáliaAlemanha OcidentalBélgica,InglaterraEscóciaÁustriaSuéciaIugoslávia,EspanhaPaíses Baixo africanas (Camarões e Egito) e 2 asiáticas (Emirados Árabes e Coreia do Sul).As seleções da Costa Rica, dos Emirados Árabes e da Irlanda fazia LinekerPaul GascoigneDavid PlattIan Wright da Inglaterra, Ronald KoemanFrank RijkaardMarco Van Basten e Ruud Gullit da Holanda e Bodo IllgnerAndreas BrehmeLothar MatthäusRudi Völler e Jürgen Klinsmann da Alemanha.
02
A Copa de 1990 entrou para a história como uma Copa de equipes defensivas, que jogavam apenas para alcançar o resultado. Apesar disso, também foi uma Copa de grandes goleadas, como EUA 1 a 5 Tchecoslováquia, e de grandes surpresas, como a vitória de Camarões sobre a Argentina logo na 1a rodada do Mundial.A final da Copa do Mundo FIFA de 1990 foi disputada pela Argentina, que havia eliminado a Itália, a Iugoslávia e o Brasil; e a Alemanha Ocidental, que havia eliminado a Inglaterra, a Tchecoslováquia e os Países Baixos; a trajetória de 6 jogos dessas equipes teve 3 partidas resolvidas em disputas de pênalti e 3 em placares com um gol de diferença.A partida foi realizada em 8 de julho às 20h, noEstádio Olímpico de Roma, com um público de 73 603 pessoas. Sob o apito do árbitro mexicano Edgardo Codesal, Andreas Brehme converteu uma penalidade - até hoje muito contestada - aos 40 minutos do segundo tempo, trazendo o terceiro título da Alemanha Ocidental em Copas do Mundo.
03

A Copa 

Brasil 

Brasil, campeão sul americano, comandado pelo técnico Sebastião Lazaroni, adotou o sistema com líbero, com dois alas, chamado 3-5-2, apontado por muitos analistas como contrário às características do futebol brasileiro.
A equipe, dividida por brigas internas, foi precocemente eliminada. Após passar com dificuldades pela primeira fase, apesar de 3 vitórias (2 a 1 na Suécia com dois gols de Careca, 1 a 0 na Costa Rica e 1 a 0 na Escócia, com um gol de Müller a 10 minutos do fim do jogo). o Brasil, em seu melhor jogo no torneio, caiu nas oitavas-de-final, frente à Argentina por 1 a 0 (o gol foi de Claudio Caniggia, em uma única jogada genial de Maradona, que foi muito marcado). O Brasil lutou (chegou a mandar uma bola na trave), mas perdeu várias chances de gol. Foi a pior campanha brasileira desde 1966.
04

Camarões 

Se o Brasil não esteve entre os destaques da Copa, a seleção Camaronesa de futebol seria a campeã, se não fosse pela Inglaterra. Comandada pelo experiente Roger Milla, que reconsiderou sua aposentadoria e liderou uma equipe composta de jogadores já consagrados, como o também experiente goleiro Thomas Nkono e o atacante Emmanuel Kundé - remanescentes da Copa de 1982 -, e de jovens atletas, como o meia François Omam-Biyik, o também meio-campista Emmanuel Maboang e o goleiro Jacques Songo'o reserva de Nkono, a equipe africana surpreendeu a Argentina, campeã mundial, e venceu por 1 a 0 no jogo de abertura da copa, gol de Omam-Biyik de cabeça, com a colaboração de Nery Pumpido. Avançou até as Quartas de Final, com vitórias sobre a Seleção Romena de Futebol 2 a 0, dois gols de Milla e Seleção Colombiana de FutebolColômbia 2 a 1 com mais dois gols de Milla, que ao marcar seu segundo gol, tirou a bola do lendário goleiro René Higuita, mas perdeu por 3 a 2 da Seleção Inglesa de Futebol, em um jogo sensacional com viradas dos dois lados e dois pênaltis, ambos convertidos por Gary Lineker, artilheiro da Copa do Mundo FIFA de 1986,realizada no México.
05

Itália 

A Itália estreou com um gol salvador do reserva Salvatore Schillaci, contra a Áustria 1 a 0. Os italianos ainda venceram por 1 a 0 os EUA mas desperdiçaram um pênalti, quando Vialli mandou a bola na trave de Meola , 2 a 0 frente àTchecoslováquia, de Tomáš Skuhravý, com um golaço de Roberto Baggio, 2 a 0 o Uruguai (gols de Schillaci e Aldo Serena) e 1 a 0 a Irlanda chegando às semifinais. Na Semifinal se defrontou com a Argentina que obteve uma campanha fraca, dependendo quase que unicamente de Diego Armando Maradona, com futebol apenas razoável, defensivo, que contou com muita sorte na vitória contra o Brasil (3 bolas contra sua trave) e com o milagreiro Sergio Goycochea no jogo contra a Iugoslávia, nos pênaltis.
06

Alemanha 

Alemanha Ocidental, treinada por Franz Beckenbauer, percorre seu caminho em direção ao título com a seguinte campanha: 4 a 1 na Iugoslávia, 5 a 0 nos Emirados Árabes, 1 a 1 com a Colômbia com dois gols nos minutos finais de jogo, (Pierre Littbarski aos 44 e Freddy Rincón aos 47) 2 a 1 na Holanda e 1 a 0 na Tchecolováquia até as semifinais.
07

Semifinais 

Nas semifinais, ocorrem dois clássicos: Alemanha X Inglaterra e Argentina X Itália. No primeiro jogo, uma das maiores rivalidades da Europa, muito equilíbrio, e um empate em 1 a 1 com gols de Andreas Brehme para o time alemão e Lineker marcou para os ingleses. A Inglaterra não chegava nas semifinais desde a Copa de 1966, quando foi campeã e, mesmo tendo um de seus melhores times em Copas com jogadores talentosos como Gary LinekerPaul GascoigneDavid PlattIan Wright, e o veterano goleiro Peter Shilton, não conseguiu furar o bloqueio alemão e a decisão foi para os pênaltis, onde pesou a tradição da Alemanha, que venceu por 4 a 3 e chegou à sua terceira final consecutiva, um recorde inédito até então.
08
"Desculpe Dieguito, nós te amamos, mas a Itália é a nossa pátria". Essas palavras expressavam o sentimento da torcida italiana no Estádio San Paolo, em Nápoles, onde Argentina e Itália se enfrentariam. Foi lá que Maradona viveu seus melhores dias na carreira. Começa o jogo, os italianos dominam e Schilacci faz 1 a 0. A Argentina se recupera em campo, mostra um futebol e uma auto-confiança que não mostrara e Caniggia empata. O empate persiste na prorrogação e a decisão da vaga também vai para os temidos penais. A torcida napolitana torce para que, só desta vez, Maradona erre o pênalti, mas ele marca. Goycochea brilha, defende dois pênaltis e a Itália, anfitriã e talvez a maior favorita ao título no início da competição, dá adeus ao tetracampeonato.
No estádio San Nicola, em Bari, na decisão do terceiro lugar, Itália e Inglaterra fazem um jogo de anticlímax mas que acaba ganhando contornos mais emocionantes em seu desenvolvimento, se tornando um jogo bastante disputado. A Itália ganha o terceiro lugar por 2 a 1 com um gol de pênalti de Schillaci, que, desta forma, se torna o artilheiro da Copa. Apesar de não terem chegado às finais, tanto os jogadores italianos quanto os ingleses demonstraram estar orgulhosos pela campanha de suas seleções e a entrega das medalhas pelo 3º lugar se tornou um dos momentos mais marcantes da Copa de 90.
09

Final 

Chega o dia 8 de julho de 1990. No Estádio Olímpico de Roma, a Alemanha Ocidental de Lothar Matthäus e a Argentina de Maradona fariam a revanche da Copa de 1986. El Pibe de oro, que já era "odiado" pelos torcedores romanos por sua atuação em Nápoles, se vingou, chamando palavrões para a torcida, que vaiou o hino argentino. Ele se tornou um dos mais hostilizados pela torcida devido à eliminação italiana na semifinal. Os argentinos buscavam o tricampeonato mundial mas, depois de dois vice-campeonatos consecutivos, a Alemanha não deixaria o título escapar e domina amplamente a partida.
Maradona e Jorge Burruchaga, a dupla que desmantelara a zaga alemã no jogo final da Copa de 1986 com jogadas rápidas, desta vez havia sido bem neutralizada por uma forte marcação e a tática argentina de atuar nos contra-ataques não resulta em perigo. Resta aos hermanos segurar o empate em busca de um lance isolado, como acontecera contra Brasil e Itália dias antes ou levar a decisão nos pênaltis, onde Goycochea sempre se destacou. A Alemanha, de tanto pressionar, trata de ganhar uma vantagem psicológica, e ela acontece aos 74 minutos quando Pedro Monzón faz uma falta feia em Jürgen Klinsmann (que chegou a erguer suas pernas para o ar), o que faz com que o argentino seja expulso.
10
Com a vantagem, a Alemanha chega finalmente ao gol do título. Aos 84 minutos, Klinsmann bate falta próximo da área e na seqüência da jogada, Roberto Sensini, que havia entrado no 2º tempo, comete pênalti duvidoso em Rudi Völler. Maradona reclama e recebe cartão amarelo. Brehme bate rasteiro no canto e Goycochea, desta vez, não pega. Faltava muito pouco para o fim da partida e a Argentina não teria condições de reagir. A Alemanha conquistava o tricampeonato. Franz Beckenbauer se torna o primeiro europeu (e o segundo campeão de Copa do Mundo) a ser campeão do torneio como treinador e jogador.Apesar do gol do título ter vindo de um lance duvidoso, o título germânico foi incontestável. A Alemanha Ocidental tinha a equipe mais sólida do futebol mundial, contando com jogadores como Klinsmann, Völler, Pierre Littbarski, Matthäus, Brehme, Jürgen KohlerBodo Illgner e Thomas Häßler vivendo o melhor momento das carreiras. Matthäus recebeu, ainda em 1990, a Bola de Ouro e o prêmio de Melhor Jogador do Mundo. A Copa de 1990 serviu também como uma homenagem simbólica a um país que seria reunificado poucos meses depois.
11
Curiosidades
Mascote
A mascote da Copa de 1990 foi Ciao, um boneco que tinha as cores da bandeira italiana, e fazendo embaixadinha.

Bola 

A bola oficial do torneio foi a Etrusco, fabricada pela Adidas. Fabricada com espuma de poliuretano, aumentando a velocidade dos passes e chutes a gol.
Os gomos tinham três cabeças de leão, evocando o Império Romano. Essa bola foi utilizada com o mesmo nome naEurocopa de 1992, no Torneio Olímpico de Futebol Masculino nos Jogos Olímpicos de Barcelona - 1992, e nas decisões doMundial Interclubes no Japão até 1993.
12

Estreantes 

Esta foi a primeira Copa do Mundo de três nações: Costa Rica, Irlanda e Emirados Árabes (o técnico era o brasileiro Carlos Alberto Parreira, que logo seria tetracampeão na Seleção Brasileira na Copa Seguinte).

Água estranha 

Depois do jogo com a Argentina, o lateral Branco saiu dizendo que havia "pedido água" ao massagista da equipe adversária e, depois de beber, tinha ficado zonzo. Estranhou que a água dada a ele não fosse do mesmo frasco entregue a Maradona. Ficou preocupado e comunicou ao bandeirinha. Depois, na volta para a concentração, dormiu no ônibus e continuou sonolento no dia seguinte. A história, que parecia uma desculpa pelo fracasso da Seleção em campo, acabou sendo comprovada no início de 1993 pelo massagista argentino Miguel di Lorenzo. Ele confessou ao jornal El Clarín que, em sua maleta, havia dois tipos de água: uma para os argentinos e outra para os brasileiros. As garrafas foram entregues pelo técnico Carlos Bilardo.
13

A muralha 

O italiano Walter Zenga foi o goleiro que ficou mais tempo invicto em Copas: 517 minutos. Sua invencibilidade foi quebrada aos 22 minutos do segundo tempo com um gol do argentino Caniggia, na semifinal entre Itália x Argentina, em Nápoles.

Gol contra 

No jogo Brasil X Costa Rica, houve um lance que gerou uma grande repercussão, o gol teria sido feito pelo zagueiroMontero ou por Müller. O juiz tunisiano Naji Jouini deu o gol para o costarriquenho. Mais tarde, a delegação brasileira protestou e o gol veio para Müller. Depois, a FIFA mudou de ideia outra vez e o gol voltou a ser atribuído a Montero. O senador Romeu Tuma, à época superintendente da Polícia Federal, disse que a seleção deveria treinar a sua pontaria com a policia brasileira.
14

Juiz pede jogo 

No último jogo do Grupo F, Irlanda e Holanda fizeram um papelão. Acomodadas com o empate em 1 a 1, ficaram tocando a bola em seus campos de defesa, sem partir para o jogo, pois o resultado classificaria ambas as seleções, ficando rigorosamente empatadas em todos os critérios. Na metade do segundo tempo, o árbitro francês Michel Vautrot parou o jogo, chamou os capitães e pediu para que as equipes buscassem o gol. Esse apelo não foi atendido. Acabou sobrando para a Holanda, que, com o resultado, pegou a Alemanha Ocidental nas oitavas e foi eliminada. A Irlanda só viria ser eliminada na próxima fase, pela Itália, realizando a façanha de chegar às quartas de final sem vencer nenhum jogo e marcando apenas 2 gols.

Caça a Dieguito 

Maradona foi o jogador mais caçado na Copa de 90. Ele sofreu 53 faltas e o segundo mais caçado foi o inglês Paul GascoigneEl pibe de oro mostrou ao mundo que é ambidestro após dar o passe para o gol de Caniggia, na partida que eliminou o Brasil da competição e marcou para sempre a "era Dunga".
15

Dançando lambada 

O ritmo musical que tomou conta do Brasil na época da Copa foi a lambada, dança criada no Pará nos anos 1970.O ritmo chegou ao auge no país nos primeiros anos da década de 1990, muito por conta do paraense Beto Barbosa. Durante a Copa do Mundo, a moda dançante brasileira se espalhou pelo mundo graças aos comandados de Lazaroni. Depois de abrir o placar para o Brasil na estreia contra a Suécia, o atacante Careca correu em direção à bandeira de escanteio e ensaiou passos de lambada. O gesto intrigou os jogadores de outras equipes e a partir daí, os torcedores passaram a aguardar a lambada dos brasileiros. O ponto máximo do gesto porém veio na primeira partida das oitavas-de-final entre Camarões e Colômbia no Estádio San Paolo, em Nápoles. Quando marcou os dois gols da vitória de 2x1 dos Leões Indomáveis sobre os colombianos, o atacante Roger Milla imitou Careca nas bandeirinhas de córner e o ritmo passou a sacudir o Mundial e o resto do planeta, que ficou bastante interessado na lambada.

Adeus, Copa do Mundo 

Essa foi a última Copa que teve a participação de três nações extintas: Tchecoslováquia, União Soviética e Alemanha Ocidental, sendo que a última terminou como campeã.

Faltou a vitória 

A seleção irlandesa em sua 1ª participação em copas conseguiu uma surpreendente colocação, ao terminar em 8º lugar na tabela chegando as quartas de finais do torneio. Porém nas 4 primeiras partidas foram 4 empates, já que na 1ª fase a equipe classificou por sorteio na 2ª colocação da chave F depois de três empates. Nas oitavas, mais um empate contra a Romênia e passagem assegurada as quartas depois de vencer nos pênaltis. Depois de chegar tão longe sem nenhuma vitória, a equipe é derrotada pela Itália, com gol de Schillaci.
16

Baixinho guerreiro 

Autor do gol do título da Copa América de 1989, o atacante Romário quase não teve presença confirmada por causa de uma grave contusão no tornozelo. O "baixinho" se recuperou em tempo recorde, embora só tenha jogado uma partida contra a Escócia e foi substituído por Müller.

Lágrimas em campo  

Ao fazer falta no alemão Thomas Berthold, o craque inglês Gascoigne recebeu o segundo cartão amarelo e teve uma crise de choro em campo, pois ficaria de fora da final caso a Inglaterra ganhasse. Mas os alemães levaram a melhor e venceram por 4x3 nos pênaltis. O árbitro dessa partida foi o brasileiro José Roberto Wright.

Clássico de Milão 

O quarto jogo das oitavas Copa de 1990 teve fatos curiosos antes da bola rolar. A começar pelo local do jogo, o estádioSan Siro, em Milão. Em seguida, três jogadores das duas equipes jogavam nos dois principais clubes da cidade: Os alemães Andreas BrehmeJürgen Klinsmann e Lothar Matthäus atuavam pela Internazionale e os holandeses Frank RijkaardMarco Van Basten e Ruud Gullit jogavam pelo Milan.

Estrangeiros 

Das 24 equipes que participaram da Copa, 12 - além da Itália - tinha pelo menos um jogador que atuasse nos clubes do país-sede.
17

Faltas 

A Argentina foi a equipe mais indisciplinada do torneio. Teve 23 cartões amarelos e três vermelhos em 177 faltas cometidas.

O papa é pop 

Nas vésperas da Copa, o técnico Sebastião Lazaroni revelou seus dotes de ator, gravando um comercial para a FIAT. O texto acabou virando motivo de piada depois da desclassificação brasileira. O texto do comercial era esse:
Policial: Documentos, senhor Lazaroni. Italiano?
Lazaroni: Não, eu sou brasileiro.
Policial: E o que faz aqui?
Lazaroni: Eu sou técnico da Seleção Brasileira.
Policial: Ah, não. Agora vai dizer que este Uno é também brasileiro…
Lazaroni: Sim, é feito no Brasil e é exportado para a Itália.
Policial: Lazaroni, brasileiro, técnico da Seleção Brasileira, guia um Uno brasileiro. Prazer, senhor Lazaroni, eu sou o Papa!
  • Essa foi a primeira vez desde a Copa do Mundo de 1966 que a Inglaterra conseguiu chegar as finais, mas perdeu para a Alemanha na semifinal e para a Itália na disputa pelo terceiro lugar.
18

Retornando 

Seis seleções voltaram a disputar um mundial após um longo período ausentes:
  • Flag of Egypt.svg Egito Após 56 anos;
  • Flag of the United States.svg Estados Unidos Após 40 anos;
  • Flag of Colombia.svg Colômbia Após 28 anos;
  • Flag of Romania.svg Romênia Após 20 anos;
  • Países Baixos Países Baixos e Flag of Sweden.svg Suécia Após 12 anos.

Video Games 

Este mundial teve jogos para diversos sistemas:
Para computadores PC foi lançado o Italia 90, lançado pela US Gold, que tinha a tabela completa do mundial, os uniformes das seleções, bem como seus principais jogadores.
Para os video games caseiros, foi lançado o World Cup Italia 90, da Sega em parceria com a Virgin Mastertronic e a Olivetti, para o Master System e Mega Drive. A versão do Master System tinha 30 times, incluindo os 24 que se classificaram para as finais, mais 6 que não se classificaram (França, México, Polônia, Dinamarca, China e Hungria). Já a versão do Mega Drive continha 24 seleções mas que não eram as que se classificaram, e tinha o nome dos jogadores diferenciados.
19

Sorteio 

Cabeças de ChaveEuropaEuropa e América do SulÁfrica/Américas do Norte e Central e Ásia
  • Flag of Italy.svg Itália
  • Flag of Argentina.svg Argentina
  • Brasil Brasil
  • Bandeira da Alemanha Alemanha
  • Flag of Belgium (civil).svg Bélgica
  • Flag of England.svg Inglaterra
  • Flag of Austria.svg Áustria
  • Flag of SFR Yugoslavia.svg Iugoslávia
  • Flag of Spain.svg Espanha
  • Países Baixos Países Baixos
  • Flag of the Soviet Union.svg União Soviética
  • Flag of Scotland.svg Escócia
  • Bandeira da República Tcheca República Tcheca
  • Flag of Ireland.svg Irlanda
  • Flag of Romania.svg Romênia
  • Flag of Sweden.svg Suécia
  • Flag of Uruguay.svg Uruguai
  • Flag of Colombia.svg Colômbia
  • Flag of Cameroon.svg Camarões
  • Flag of Egypt.svg Egito
  • Flag of South Korea.svg Coreia do Sul
  • Flag of the United Arab Emirates.svg Emirados Árabes Unidos
  • Flag of the United States.svg Estados Unidos
  • Flag of Costa Rica.svg Costa Rica
20

primeira fase

GRUPO A

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Itália Itália63300404
2Bandeira do Tchecoslováq. Tchecoslováq.43201633
3Bandeira do Áustria Áustria2310223-1
4Bandeira do Estados Unidos Estados Unidos0300328-6
DATALOCALJOGOS
09/06/1990RomaItália 1 x 0 Áustria
10/06/1990FlorençaEUA 1 x 5 Tchecoslováquia
14/06/1990RomaItália 1 x 0 EUA
15/06/1990FlorençaÁustria 0 x 1 Tchecoslováquia
19/06/1990FlorençaÁustria 2 x 1 EUA
19/06/1990RomaItália 2 x 0 Tchecoslováquia
21

GRUPO B

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Camarões Camarões4320135-2
2Bandeira do Romênia Romênia33111431
3Bandeira do Argentina Argentina33111321
4Bandeira do União Soviética União Soviética23102440
DATALOCALJOGOS
08/06/1990MilãoArgentina 0 x 1 Camarões
09/06/1990BariURSS 0 x 2 Romênia
13/06/1990NápolesArgentina 2 x 0 URSS
14/06/1990BariCamarões 2 x 1 Romênia
18/06/1990BariCamarões 0 x 4 URSS
18/06/1990NápolesArgentina 1 x 1 Romênia
23

GRUPO C

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Brasil Brasil63300413
2Bandeira do Costa Rica Costa Rica43201321
3Bandeira do Escócia Escócia2310223-1
4Bandeira do Suécia Suécia0300336-3
DATALOCALJOGOS
10/06/1990TurimBrasil 2 x 1 Suécia
11/06/1990GênovaCosta Rica 1 x 0 Escócia
16/06/1990TurimBrasil 1 x 0 Costa Rica
16/06/1990GênovaSuécia 1 x 2 Escócia
20/06/1990TurimBrasil 1 x 0 Escócia
20/06/1990GênovaSuécia 1 x 2 Costa Rica
24

GRUPO D

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Alemanha Oc. Alemanha Oc.532101037
2Bandeira do Iugoslávia Iugoslávia43201651
3Bandeira do Colômbia Colômbia33111321
4Bandeira do Emir. Árabes Emir. Árabes03003211-9
DATALOCALJOGOS
09/06/1990BolognaEmir. Árabes 0 x 2 Colômbia
10/06/1990MilãoAlemanha Oc. 4 x 1 Iugoslávia
14/06/1990BolognaIugoslávia 1 x 0 Colômbia
15/06/1990MilãoAlemanha Oc. 5 x 1 Emirados Árabes
19/06/1990BolognaIugoslávia 4 x 1 Emirados Árabes
19/06/1990MilãoAlemanha Oc. 1 x 1 Colômbia
25

GRUPO E

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Espanha Espanha53210523
2Bandeira do Bélgica Bélgica43201633
3Bandeira do Uruguai Uruguai3311123-1
4Bandeira do Coreia do Sul Coreia do Sul0300316-5
DATALOCALJOGOS
12/06/1990VeronaBélgica 2 x 0 Coreia do Sul
13/06/1990UdineUruguai 0 x 0 Espanha
17/06/1990UdineCoreia do Sul 1 x 3 Espanha
17/06/1990VeronaBélgica 3 x 1 Uruguai
21/06/1990UdineCoreia do Sul 0 x 1 Uruguai
21/06/1990VeronaBélgica 1 x 2 Espanha
26

GRUPO F

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Inglaterra Inglaterra43120211
2Bandeira do Irlanda Irlanda33030220
2Bandeira do Holanda Holanda33030220
4Bandeira do Egito Egito2302112-1
DATALOCALJOGOS
11/06/1990CagliariInglaterra 1 x 1 Irlanda
12/06/1990PalermoHolanda 1 x 1 Egito
16/06/1990CagliariInglaterra 0 x 0 Holanda
17/06/1990PalermoIrlanda 0 x 0 Egito
21/06/1990CagliariInglaterra 1 x 0 Egito
21/06/1990PalermoIrlanda 1 x 1 Holanda
27

fase final

FINALLOCALJOGOS
08/07/1990RomaAlemanha Oc. 1 x 0 Argentina
28
3º LUGARLOCALJOGOS
07/07/1990BariItália 2 x 1 Inglaterra
29
SEMIFINALLOCALJOGOS
04/07/1990TurimAlemanha Oc. 1 x 1 (4 x 3) Inglaterra
03/07/1990NápolesItália 1 x 1 (3 x 4) Argentina
30
QUARTASLOCALJOGOS
01/07/1990NápolesInglaterra 3 x 2 Camarões
01/07/1990MilãoAlemanha Oc. 1 x 0 Tchecoslováquia
30/06/1990RomaItália 1 x 0 Irlanda
30/06/1990FlorençaArgentina 0 x 0 (3 x 2) Iugoslávia
31
OITAVASLOCALJOGOS
26/06/1990BolognaInglaterra 1 x 0 Bélgica
26/06/1990VeronaEspanha 1 x 2 Iugoslávia
25/06/1990RomaItália 2 x 0 Uruguai
25/06/1990GênovaIrlanda 0 x 0 (5 x 4) Romênia
24/06/1990MilãoAlemanha Oc. 2 x 1 Holanda
24/06/1990TurimBrasil 0 x 1 Argentina
23/06/1990BariTchecoslováquia 4 x 1 Costa Rica
23/06/1990NápolesCamarões 2 x 1 Colômbia
3233
34

35
36
37
38
39
40

41
42
43
44

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.