Historia da Copa do Mundo FIFA de 1982

mascote-copa-do-mundo-1982
Copa do Mundo FIFA de 1982
pingpong1982_0001
pingpong1982_0002
A Copa do Mundo FIFA de 1982 foi a 12ª edição das copas do mundo FIFA. Foi a primeira a contar com 24 seleções, entre elas várias estreantes. No total, 105 países participaram das eliminatórias. O campeonato ocorreu na Espanha.A seleção brasileira, comandada por Telê Santana, foi um dos destaques da copa, com jogadores como Leandro, Júnior, Toninho Cerezo, Paulo Roberto Falcão, Zico, Sócrates e Éder e com um futebol ofensivo e vistoso.
pingpong1982_0003
Outras grandes seleções marcaram presença na Espanha. A Françade Michel PlatiniJean TiganaManuel AmorosDominique RocheteauMarius Trésor; a Alemanha de Karl-Heinz RummeniggeHorst HrubeschManfred KaltzFelix Magath e Paul Breitner. A Argentina com craques campeões do mundo como Daniel PassarellaOsvaldo ArdilesDaniel BertoniMario Kempes e a promessa de supercraqueDiego Armando Maradona. Do lado da seleção italiana, que havia deixado uma ótima impressão em 1978, o experientíssimo Dino Zoff,Antonio CabriniGiuseppe BergomiClaudio GentileGaetano Scirea,Francesco GrazianiGabriele OrialiMarco TardelliBruno Conti, e aquele que seria o carrasco do Brasil na copa, Paolo Rossi.
pingpong1982_0004

Primeira Fase 

A bola da Copa de 1982
Argentina, campeã mundial, decepcionou. Os portenhos fizeram o jogo de abertura contra aBélgica e perderam por 1 a 0. Classificaram-se em segundo lugar no grupo após vencerem a Hungria e El Salvador. Neste grupo, por um jogo a Hungria reviveu a máquina de Férenc Puskas e cia de 1954 e venceu El Salvador, do pobre goleiro Mora, por 10 x 1. A Bélgica ficava com a primeira vaga no grupo, confirmando que o vice-campeonato na Eurocopa de 1980 não fora acidente.
No grupo da Alemanha Ocidental, ocorreu um dos resultados mais imprevistos da história das copas. A Argélia, estreante em copas do mundo, ganhou da Alemanha Ocidental por 2 a 1. A seleção germânica, em seguida, goleou o Chile e venceu sua "irmã", a Áustria, por 1 a 0, no chamado "jogo da vergonha". Como o resultado classificava ambos os times, alemães e austríacos não tiveram escrúpulos em tocar a bola de um lado para outro, sob vaias e protestos do público. Os argelinos, mesmo brilhantes, com 2 vitórias em 3 jogos acabaram eliminados.
pingpong1982_0005
A França perdeu por 3 a 1 da Inglaterra na estreia, mas mesmo com uma campanha irregular conseguiu a classificação. Empatou com a Tchecoslováquia e ganhou do Kuwait por 4 a 1. Neste jogo, um sheik kuwaitiano, integrante da comissão técnica, invadiu o campo para protestar contra um gol da França e o árbitro anulou o gol! A Inglaterra com futebol sem criatividade, mas objetivo passou facilmente em primeiro lugar.A Espanha, dona da casa, teve uma estreia decepcionante, mostrando que a "fúria" não iria longe na sua copa em casa. Empatou em 1 x 1 contra a estreante em copas, Honduras, com um gol de pênalti no final da partida. Ficou em segundo lugar, em um grupo que foi liderado pela modesta Irlanda do Norte, que venceu os donos da casa por 1x0, após empatar com a Iugoslávia 0 x 0 e Honduras por 1 x 1.
pingpong1982_0007
Já o Brasil, grande favorito ao título, estreou contra a União Soviética. Foi um jogo duríssimo, com a defesa brasileira falhando muito e com gol anulado do lado soviético, além de um pênalti não marcado para a seleção europeia. Os soviéticos fizeram 1 a 0 numa falha de Waldir Peres. No segundo tempo, o Brasil se reencontrou e o gênio de Sócratesexplodiu no gol de empate: Sócrates driblou dois jogadores e soltou uma bomba no ângulo. Aos 43 minutos, Éder Aleixodispara um violento chute no ângulo de Rinat Dasayev: Brasil 2 a 1. Em seguida, a equipe de Telê venceu a Escócia, por 4 a 1 - foi a segunda virada dos CanarinhosZico brilhou com um bonito gol de falta. Contra a Nova Zelândia, a seleção novamente venceu por goleada, 4 a 0.Em Vigo, a Itália dava um vexame após outro. Foram 3 péssimos jogos na primeira fase da Copa. Empate com Polônia, Peru e Camarões, e a Azzurra só se classificou por ter feito um gol a mais que os africanos. A Polônia de Lato e Boniek goleou o Peru por 5 x 0 e ficou com o primeiro lugar do grupo. O clima da seleção italiana era tão ruim, que o técnico Enzo Bearzot ordenou que seus jogadores não dessem entrevistas, e não lessem os jornais, para que não se deixassem contaminar pelo pessimismo da imprensa italiana.
pingpong1982_0008

Segunda Fase 

A Copa de 1982 contou com um regulamento único. Como eram 6 grupos de 4 times, e apenas os 2 primeiros se classificavam, 12 times formaram 4 grupos de 3 times na segunda fase, de onde os campeões de cada grupo fariam a semifinal.
No grupo da França, a seleção de Michel Platini despachou a Áustria e a Irlanda do Norte. Já a Polônia de Lato e Boniek, voltava a fazer uma copa comparável com a célebre campanha de 1974, e eliminava a Bélgica e a URSS, ganhando um lugar na semifinal.
A Alemanha Ocidental sepultou o sonho espanhol do primeiro título e despachou a "Fúria", além do English Team, provando, uma vez mais, o grande poder de recuperação das seleções alemãs, como em 1954 e 1974
Na segunda fase, o Brasil enfrentaria Argentina e Itália. Primeiramente, o Brasil bateu a Argentina por 3 a 1, num jogo em que a imagem de Júnior sambando à beira do campo após marcar o terceiro gol brasileiro ajudou a forjar a imagem do poderio e da alegria do time brasileiro. Uma vitória brilhante, uma humilhante despedida para os campeões mundiais de malas prontas para voltarem a Buenos Aires, no dia em que Diego Maradona foi expulso, depois de acertar o volante brasileiro Batista com um chute no estômago.
A Itália jogou três jogos péssimos na fase de classificação, porém, na Segunda Fase, a mística da Azzurra incendiou a equipe, que disparou rumo ao tricampeonato. A seleção europeia venceu o primeiro jogo contra a Argentina por 2 a 1, complicando e muito a situação dos portenhos, que, como já visto, perderam do Brasil. Depois, viria um dos grandes jogos da Copa, para muitos, a grande partida, que definiu os rumos do mundial.
.
pingpong1982_0009

A "Tragédia do Sarriá" 

Brasil e Itália se enfrentavam pelo segundo jogo da segunda fase. Como a Argentina tinha perdido por 2 x 1 para a Itália, e por 3 x 1 para o Brasil, a seleção canarinho, favorita ao título, tinha a vantagem do empate para ficar em primeiro no grupo. Os brasileiros acreditavam em uma vitória tranquila, pois a Itália só havia vencido um jogo na copa, enquanto o Brasil era o único com aproveitamento de 100%. Aos 5 minutos, um cruzamento da esquerda do ataque e cabeceio de Paolo Rossi, com a defesa brasileira parada assistindo a cabeceada do italiano. Porém o Brasil não se intimida. Zico se livra de Claudio Gentile e toca brilhantemente para Sócrates. O "Doutor" invadiu a área e chutou forte, empatando o confronto
A Itália marca forte a saída de bola do Brasil, e força o erro da seleção. Toninho Cerezo faz um toque lateral, Falcão e Luisinho esperam um pelo outro, Paolo Rossi não espera por ninguém, toma a bola e chuta forte, marcando 2 x 1.
O "time canarinho" ainda tinha todo o segundo tempo para empatar e se classificar, e é no segundo tempo que o time de Telê deu um verdadeiro show nos adversários. Júnior tocou a bola para Falcão, na entrada da área, Cerezo fez uma ultrapassagem que iludiu a defesa azul, que o acompanhava, e Falcão chutou, 2 x 2. O resultado era o suficiente para a classificação do BrasilMas o lance fatal viria logo em seguida: um escanteio, que não foi, para a Itália. Por ironia do destino, o time que só jogava no ataque estava todo dentro da área, no lance trágico. Após o escanteio, a bola sobra na entrada da área, um chute é desferido e a bola, ingrata, acha ele, Paolo Rossi, que desvia sua trajetória e mata Valdir Peres, 3 x 2. O Brasil tem uma última chance, mas o veterano goleiro Dino Zoff decreta a derrota brasileira ao fazer uma defesa espetacular em uma cabeçada certeira de Oscar..
.
pingpong1982_0010

A semifinal 

A Alemanha passou à final após uma vitória épica contra a França de Platini, no outro jogo que marcou a Copa, ao lado de Brasil x Itália. No tempo normal, 1 a 1. Na prorrogação, a França chega a fazer 3 a 1. Mas, os alemães, liderados porRummenigge, buscaram o resultado e empataram o jogo em 7 minutos, numa das mais espetaculares reações de todos os tempos. Na primeira decisão por pênaltis da história, deu Alemanha. O lado lamentável foi a covarde agressão que o goleiro alemão, Harald Schumacher, cometeu sobre Patrick Battiston, que caiu no chão sem sentidos, o que fez muitos acreditarem que o atacante francês havia morrido.
A Itália venceu a Polônia, em Vigo, por 2 x 0, dois gols de Paolo Rossi, agora carrasco também dos poloneses, que perderam mais uma vez a chance de chegar a uma final de copa.
Na decisão do terceiro lugar, a França, confirmando seu eterno posto de inferioridade diante da Alemanha e da Polônia, sucumbiu frente aos "Águias Brancas", que igualariam o 3º lugar de 1974: Polônia 3 x 2 França.
pingpong1982_0011

A final 

A final da Copa aconteceu no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri. Mas o que era para ser um clássico virou um passeio italiano. A Azzurra passeou em campo, embalada pelas vitórias sobre Argentina e Brasil, e não tomou conhecimento da Alemanha. O 1º tempo termina com 0 x 0. No 2º tempo porém, a seleção italiana abriu 3 x 0, sendo o primeiro gol do carrasco Paolo Rossi, que assim se tornava o artilheiro do torneio, com 6 gols. A Alemanha ainda descontou, mas já era tarde para a reação do time germânico. A Itália era mesmo a campeã, consagrada em cima da Argentina (campeã do mundo), do Brasil (favorito ao título) e da Alemanha (sua maior rival).
pingpong1982_0012

Brasil na Copa de 1982 

  • Preparação
A Seleção Brasileira fez sua preparação para a Copa na Toca da Raposa do Cruzeiro Esporte Clube, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
  • Classificação: 5º lugar
  • Campanha: 5 jogos, 4 vitórias, 1 derrota, 15 golos a favor e 6 golos contra.
  • Jogos: Brasil 2 X 1 URSS, Brasil 4 X 1 Escócia, Brasil 4 X 0 Nova Zelândia, Brasil 3 X 1 Argentina e Brasil 2 X 3 Itália.
  • Falcão, destaque do Brasil naquela copa, considerado pela FIFA o 2° melhor jogador da competição, recebeu o troféuBola de prata.
  • Zico, foi o terceiro artilheiro da competição, recebendo o troféu Chuteira de bronze.
pingpong1982_0015
Curiosidades
  • Cinco nações faziam sua primeira participação em copas: Flag of Algeria.svg Argélia Flag of Cameroon.svg CamarõesFlag of Honduras.svg HondurasFlag of Kuwait.svg Kuwait e Flag of New Zealand.svg Nova Zelândia.
  • Na partida entre Itália e Polónia (em Vigo), foi tocado "Queixumes dos Pinos" (o Hino da Galícia) ao invés de Mazurek Dąbrowskiego por erro, sendo que, depois do hino da Itália, o hino polonês foi tocado, junto com o da Espanha. Tal erro se repetiria na copa seguinte, no México.
  • Guerra das Malvinas, estourada entre Argentina e Reino Unido semanas antes da Copa, chegou a ameaçar a presença das três seleções britânicas classificadas ao torneio: InglaterraEscócia e Irlanda do Norte. Considerável opinião pública do Reino Unido era contra a participação de suas seleções, pois, na visão dela, disputar o torneio seria um desrespeito aos mortos na guerra e Copa serviria para desviar a atenção da população para um assunto mais importante.1 Por fim, a então primeira-ministra britânica Margaret Thatcher convenceu o parlamento de que disputar o mundial ajudaria a levantar o moral da população e, principalmente, das próprias tropas.1 Outro reflexo do conflito foi a saída do meia argentino Osvaldo Ardiles do Tottenham, equipe inglesa onde jogava e era ídolo.1
  • Antes de embarcar para a Espanha com a seleção, o lateral Júnior gravou e lançou um compacto (disco de vinil em tamanho pequeno) com a música "Povo Feliz", mais conhecida como "Voa Canarinho", que foi a música-tema da equipe para o mundial. A música fez tanto sucesso no Brasil, que o compacto vendeu mais de 200 000 cópias durante a realização da copa.
pingpong1982_0016
  • A maior goleada de todas as Copas registrada nesta edição: Hungria 10 X 1 El Salvador. O atacante húngaro László Kiss se tornou o primeiro reserva a marcar três gols em uma partida de Copa do Mundo. Ao marcar o gol de honra de El Salvador, o meia Ramírez se tornou o maior jogador de futebol daquele país.
  • O brasileiro Tim foi o técnico da Seleção Peruana na Copa da Espanha. Ele jogou a Copa de 1938 pelo Brasil.
  • Maradona foi expulso na partida Brasil 3 X 1 Argentina, depois de dar uma entrada maldosa no volante brasileiro Batista.
  • No jogo entre Iugoslávia 0 x 0 Irlanda do Norte, o atacante norte-irlandês Norman Whiteside se tornou o jogador mais jovem a disputar um jogo de Copa do Mundo aos 17 anos e 41 dias. Superando um recorde que antes era do brasileiro Pelé.
  • A conveniência marcou a partida entre Alemanha e Áustria. Os alemães precisavam da vitória para tomar a vaga da Argélia. Quando Fischer fez 1 a 0, placar que também garantia a Áustria na fase seguinte, os dois times passaram a tocar bola no meio de campo. Em entrevista, um dos jogadores daquela partida, o alemão Hans-Peter Briegel, confirmou a armação e pediu desculpas aos argelinos.
pingpong1982_0017
  • O príncipe do Kuwait, Fahad Al-Ahmed Al-Jaber Al-Sabah, não se contentou apenas em invadir o campo e paralisar o jogo com a França quando o seu time perdia de 3 a 1 e tomou o quarto gol em flagrante impedimento do atacante francês Girèsse. No dia seguinte, mesmo tendo conseguido anular o gol, ele acusou a FIFA de ser dominada pela máfiae acabou sendo punido pela entidade com multa de 11 000 dólares estadunidenses. A equipe do Kuwait foi treinada pelo brasileiro Carlos Alberto Parreira, que, doze anos depois, seria tetracampeão pelo Brasil. Já o príncipe teria um fim trágico: em 1990, foi assassinado junto com outros membros do Comitê Olímpico Kuwaitiano (do qual era presidente), sob ordens de Saddam Hussein, que, por ter invadido o Kuwait, vira o Comitê Olímpico Iraquiano ser banido peloComitê Olímpico Internacional.2
  • Honduras produziu uma das cenas mais comoventes da Copa de 1982. Sonhando em conseguir uma vaga para a segunda fase da competição, o time segurou o 0 a 0 contra a Iugoslávia até 42 minutos do segundo tempo. Aí a zaga cometeu um pênalti infantil e Honduras acabou derrotada. No final da partida, todo o time chorou copiosamente no gramado.
  • O sistema de desempate através dos pênaltis foi introduzido em 1978, mas só entrou em vigor no Mundial da Espanha. A Alemanha derrotou a França por 5 a 4 e se classificou para a final do torneio. Nesse mesmo jogo, o goleiro alemão Harald Schumacher pulou em cima do francês Patrick Battiston dentro da área. O juiz não marcou pênalti, deu tiro de meta e Battiston ficou desacordado em campo. A pancada lhe custou apenas um dente, pago pelo próprio Schumacher, que foi perdoado e foi até convidado para o casamento do francês.
pingpong1982_0018
  • Todas as vezes que o ônibus da Seleção Brasileira foi do hotel para o estádio, o fez por um mesmo caminho, e sempre voltou por um outro. A rotina só foi mudada no fatídico dia 5 de julho, quando o ônibus enveredou na ida pelo caminho que costumava fazer a volta. Mais: naquele dia, a TV não funcionou. Nesse dia, também pela primeira vez, desde o início da Copa, a seleção não posou para fotos, justamente no dia da derrota contra a Itália.
  • O zagueiro italiano Claudio Gentile marcou Zico brilhantemente, chegando ao ponto de rasgar a camisa do "galinho" dentro da área, mas o juiz israelense Abraham Klein não marcou pênalti, pois havia paralisado o lance, assinalando impedimento do jogador brasileiro. Gentile já havia exercido marcação igualmente truculenta sobre Maradona, na partida anterior.
  • O jogo da derrota do Brasil frente à Itália ficou conhecido como "A tragédia do Sarriá ou a A Batalha de Sarriá". O Estádio Sarriá não existe mais, pois o Espanyol (dono do estádio) possuía muitas dividas em meados dos anos 1990 e, para quitá-las, teve que vender o terreno para uma construtora, que o demoliu em agosto de 1997 e montou no lugar um luxuoso conjunto residencial. Durante doze anos, o Espanyol comandava seus jogos em casa no Estádio Olímpico Lluís Companys, sede principal das Olimpíadas de 92. Em 2009, o clube inaugurou o seu novo estádio, o Cornellà-El Prat.
pingpong1982_0019
  • Foi nessa edição que o brasileiro Arnaldo César Coelho se tornou o primeiro juiz não-europeu que apitou uma final de Copa do Mundo. As duas finais seguintes também seriam apitadas por dois não-europeus: a de 1986 pelo também brasileiro Romualdo Arppi Filho e a de 1990 pelo mexicano Edgardo Codesal.
  • Ao marcar o gol de honra da Alemanha Ocidental na final, o zagueiro Paul Breitner se tornou o terceiro jogador a fazer gol em duas finais de Copa do Mundo (ele havia feito na final de 74), igualando o feito dos brasileiros Vavá (que marcou nas finais de 58 e 62) e Pelé (58 e 70). O francês Zinédine Zidane repetiria o feito ao marcar gols nas finais das copas de 98 e 2006.
  • Com a conquista da Itália, o goleiro e capitão Zoff entrou para a história ao se tornar com 40 anos de idade o jogador mais velho a ser campeão mundial de futebol.
  • Cinco Seleções não disputavam uma copa do mundo havia 12 anos: Flag of Belgium (civil).svg BélgicaFlag of El Salvador.svg El SalvadorFlag of England.svg InglaterraFlag of Czechoslovakia.svg Tchecoslováquia e Flag of the Soviet Union.svg União Soviética. Todas disputaram o mundial de 1970.
  • Foi a primeira copa em que todos os continentes foram representados. A Europa mandou a Espanha 13 seleções, a América do Sul 4, as Américas do Norte e Central (Concacaf) e África 2 cada uma e a Ásia e Oceania 1 cada uma. Esse fato iria se repetir somente 24 anos depois na Copa do Mundo FIFA de 2006 na Alemanha.
pingpong1982_0020

Sorteio 

Cabeças de ChaveEuropaÁfrica/América Central/Ásia/OceaniaAmérica do Sul
  • Flag of Spain.svg Espanha
  • Brasil Brasil
  • Flag of Argentina.svg Argentina
  • Bandeira da Alemanha Alemanha
  • Flag of Italy.svg Itália
  • Flag of England.svg Inglaterra
  • Flag of Austria.svg Áustria
  • Flag of the Soviet Union.svg União Soviética
  • Flag of Poland.svg Polónia
  • Flag of Czechoslovakia.svg Tchecoslováquia
  • Flag of Hungary.svg Hungria
  • Flag of SFR Yugoslavia.svg Iugoslávia
  • Bandeira da França França
  • Flag of Belgium (civil).svg Bélgica
  • Bandeira da Irlanda do Norte Irlanda do Norte
  • Flag of Scotland.svg Escócia
  • Flag of Algeria.svg Argélia
  • Flag of Cameroon.svg Camarões
  • Flag of Honduras.svg Honduras
  • Flag of El Salvador.svg El Salvador
  • Flag of Kuwait.svg Kuwait
  • Flag of New Zealand.svg Nova Zelândia
  • Flag of Chile.svg Chile
  • Flag of Peru.svg Peru
pingpong1982_0021

 primeira fase

GRUPO 1

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Polônia Polônia43120514
2Bandeira do Itália Itália33030220
3Bandeira do Camarões Camarões33030110
4Bandeira do Peru Peru2302126-4
DATALOCALJOGOS
14/06/1982VigoItália 0 x 0 Polônia
15/06/1982La CoruñaPeru 0 x 0 Camarões
18/06/1982VigoItália 1 x 1 Peru
19/06/1982La CoruñaPolônia 0 x 0 Camarões
22/06/1982La CoruñaPolônia 5 x 1 Peru
23/06/1982VigoItália 1 x 1 Camarões

GRUPO 2

pingpong1982_0022
SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Alemanha Oc. Alemanha Oc.43201633
2Bandeira do Áustria Áustria43201312
3Bandeira do Argélia Argélia43201550
4Bandeira do Chile Chile0300338-5
DATALOCALJOGOS
16/06/1982GijónAlemanha Oc. 1 x 2 Argélia
17/06/1982OviedoChile 0 x 1 Áustria
20/06/1982GijónAlemanha Oc. 4 x 1 Chile
21/06/1982OviedoArgélia 0 x 2 Áustria
24/06/1982OviedoArgélia 3 x 2 Chile
25/06/1982GijónAlemanha Oc. 1 x 0 Áustria

GRUPO 3

pingpong1982_0023
SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Bélgica Bélgica53210312
2Bandeira do Argentina Argentina43201624
3Bandeira do Hungria Hungria331111266
4Bandeira do El Salvador El Salvador03003113-12
DATALOCALJOGOS
13/06/1982BarcelonaArgentina 0 x 1 Bélgica
15/06/1982ElcheHungria 10 x 1 El Salvad.
18/06/1982AlicanteArgentina 4 x 1 Hungria
19/06/1982ElcheBélgica 1 x 0 El Salvador
22/06/1982ElcheBélgica 1 x 1 Hungria
23/06/1982AlicanteArgentina 2 x 0 El Salvador
pingpong1982_0024

GRUPO 4

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Inglaterra Inglaterra63300615
2Bandeira do França França33111651
3Bandeira do Tchecoslováq. Tchecoslováq.2302124-2
4Bandeira do Kuait Kuait1301226-4
DATALOCALJOGOS
16/06/1982BilbaoInglaterra 3 x 1 França
17/06/1982ValladolidTchecoslováq. 1 x 1 Kuait
20/06/1982BilbaoInglaterra 2 x 0 Tchecoslováq.
21/06/1982ValladolidFrança 4 x 1 Kuait
24/06/1982ValladolidFrança 1 x 1 Tchecoslováq.
25/06/1982BilbaoInglaterra 1 x 0 Kuait

GRUPO 5

pingpong1982_0025
SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Irl. do Norte Irl. do Norte43120211
2Bandeira do Espanha Espanha33111330
3Bandeira do Iugoslávia Iugoslávia33111220
4Bandeira do Honduras Honduras2302123-1
DATALOCALJOGOS
16/06/1982ValênciaEspanha 1 x 1 Honduras
17/06/1982ZaragozaIugoslávia 0 x 0 I. do Norte
20/06/1982ValênciaEspanha 2 x 1 Iugoslávia
21/06/1982ZaragozaHonduras 1 x 1 I. do Norte
24/06/1982ZaragozaHonduras 0 x 1 Iugoslávia
25/06/1982ValênciaI. do Norte 1 x 0 Espanha

GRUPO 6

pingpong1982_0026
SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Brasil Brasil633001028
2Bandeira do União Soviética União Soviética33111642
3Bandeira do Escócia Escócia33111880
4Bandeira do Nova Zelândia Nova Zelândia03003212-10
DATALOCALJOGOS
14/06/1982SevilhaBrasil 2 x 1 URSS
15/06/1982MálagaEscócia 5 x 2 N. Zelândia
18/06/1982SevilhaBrasil 4 x 1 Escócia
19/06/1982MálagaURSS 3 x 0 N. Zelândia
22/06/1982MálagaURSS 2 x 2 Escócia
23/06/1982SevilhaBrasil 4 x 0 N. Zelândia
pingpong1982_0027

fase final

FINALLOCALJOGOS
11/07/1982MadriItália 3 x 1 Alemanha
3º LUGARLOCALJOGOS
10/07/1982AlicantePolônia 3 x 2 França
SEMIFINALLOCALJOGOS
08/07/1982BarcelonaPolônia 0 x 2 Itália
08/07/1982SevilhaAlemanha Oc. 3 x 3 (5 x 4) França

GRUPO 1

pingpong1982_0028
SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Polônia Polônia32110303
2Bandeira do União Soviética União Soviética32110101
3Bandeira do Bélgica Bélgica0200204-4
DATALOCALJOGOS
28/06/1982BarcelonaPolônia 3 x 0 Bélgica
01/07/1982BarcelonaBélgica 0 x 1 URSS
04/07/1982BarcelonaPolônia 0 x 0 URSS

GRUPO 2

pingpong1982_0029
SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Alemanha Oc. Alemanha Oc.32110211
2Bandeira do Inglaterra Inglaterra22020000
3Bandeira do Espanha Espanha1201112-1
DATALOCALJOGOS
29/06/1982MadriAlemanha Oc. 0 x 0 Inglaterra
02/07/1982MadriAlemanha Oc. 2 x 1 Espanha
05/07/1982MadriEspanha 0 x 0 Inglaterra

GRUPO 3

pingpong1982_0030
SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Itália Itália42200532
2Bandeira do Brasil Brasil22101541
3Bandeira do Argentina Argentina0200225-3
DATALOCALJOGOS
29/06/1982BarcelonaItália 2 x 1 Argentina
02/07/1982BarcelonaArgentina 1 x 3 Brasil
05/07/1982BarcelonaItália 3 x 2 Brasil

GRUPO 4

pingpong1982_0031
SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do França França42200514
2Bandeira do Áustria Áustria1201123-1
3Bandeira do Irl. do Norte Irl. do Norte1201136-3
DATALOCALJOGOS
28/06/1982MadriÁustria 0 x 1 França
01/07/1982MadriÁustria 2 x 2 I. do Norte
04/07/1982MadriFrança 4 x 1 I. do Norte
pingpong1982_0033
pingpong1982_0034
pingpong1982_0035
pingpong1982_0036
pingpong1982_0037
pingpong1982_0038

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.