A Historia da Copa do Mundo FIFA de 2014

00_World_Cup_2019gggARB

Copa do Mundo FIFA de 2014 

Copa do Mundo FIFA de 2014 (também denominado Campeonato do Mundo(português europeu))  foi a vigésima edição deste evento esportivo, um torneio internacional de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que ocorreu no Brasil, anfitrião da competição pela segunda vez. Com 12 cidades-sede, o campeonato começou a ser disputado no dia 12 de junho e terminou em 13 de julho.3 A edição de 2014 foi a quinta realizada na América do Sul, depois de a Argentina ter sediado o torneio pela última vez no continente em 1978. O Brasil foi a última sede do torneio mundial escolhida através da política de alternância de continentes, que foi iniciada a partir da escolha da África do Sul como a sede da Copa do Mundo de 2010.
00_World_Cup_2014gggARB
As seleções nacionais de 31 países avançaram através de competições de qualificação, que começaram em junho de 2011, para participar com o país anfitrião, o Brasil, no torneio final. Um total de 64 jogos foram jogados em doze cidades de todo o Brasil em estádios novos ou reconstruídos, iniciando o torneio com uma fase de grupos. Pela primeira vez em uma Copa do Mundo, as partidas usaram atecnologia goal-line. No dia 15 de junho, na partida entre França eHonduras, aconteceu o primeiro gol oficial a utilizar o sistema. 
00_World_Cup_2015gggARB
Com o país anfitrião, todas as equipes campeãs do mundo desde a primeira Copa do Mundo, em 1930 (UruguaiItáliaAlemanha,InglaterraArgentina, França e Espanha) qualificaram-se para esta competição. Nesta edição, a Alemanha sagrou-se campeã pela quarta vez (a primeira depois da reunificação do país),  repetindo as vitórias nas edições de 19541974 e 1990. Foi a primeira vez que uma seleção europeia conquistou o título no continente americano. As quatro Copas do Mundo anteriores sediadas pela América do Sul foram todas ganhas por seleções sul-americanas. 
00_World_Cup_2016gggARB
De acordo com estatísticas da FIFA, esta foi a Copa a mais poluente da história (2,72 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono), mas, ao mesmo tempo, a mais sustentável (os estádios construídos ou modernizados para a Copa adotaram tecnologias para aproveitar a água de chuva, a luz solarfontes renováveis de energiae iluminação de baixo consumo energético, entre outras). 
00_World_Cup_2017gggARB

Candidatura

Joseph Blatter anunciando a vitória doBrasil como país anfitrião do evento.
Em 3 de junho de 2003, a Confederação Sul-Americana de Futebol(CONMEBOL) havia anunciado que ArgentinaBrasil e Colômbia se candidataram à sede do evento. Em 17 de março de 2006, as confederações da CONMEBOL votaram de forma unânime pela inscrição do Brasil como seu único candidato. 
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, disse em 4 de julho de 2006 que, nesse caso, a Copa do Mundo de 2014 provavelmente seria sediada no país. Em 28 de setembro do mesmo ano, ele se encontrou com o então presidente Lula e disse que queria que o país provasse sua capacidade antes de tomar uma decisão. O dia 7 de fevereiro de 2007 seria a data final para as inscrições, mas a FIFA antecipou o prazo para 18 de dezembro de 2006. No último dia para as inscrições, a Colômbia também se candidatou a sediar a Copa de 2014; mas Blatter não apoiou a candidatura do país, e assim a Colômbia acabou por desistir de sediar o evento.[carece de fontes]
Em 30 de outubro de 2007 a FIFA ratificou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014.  A escolha das cidades-sede ficou para o fim de 2008,  mas acabou acontecendo em 31 de maio de 2009, nas Bahamas. 
00_World_Cup_2018gggARB

Eliminatórias

  País classificado para a Copa do Mundo
  País eliminado
  País não participou das eliminatórias
  País não é membro da FIFA
Trinta e duas seleções participam na competição, e a brasileira não precisou disputar eliminatórias por ser a anfitriã. A distribuição das vagas pelas confederações continentais foi divulgada pelo Comitê Executivo da FIFA em março de 2011, sem alterações em relação àedição anterior. Assim continuaram treze vagas para aUEFA, cinco para a CAF, quatro para a CONMEBOL(sem incluir a vaga brasileira de anfitrião), quatro também para a AFC e três para a CONCACAF. Alem disso, a repescagem intercontinental ocorreu entre uma seleção da AFC e da CONMEBOL e outra entre uma da CONCACAF e da OFC, que não possui vaga garantida direta ao mundial.
00_World_Cup_2020gggARB

Sorteio

O sorteio de qualificação para a Copa de 2014 foi realizado no Rio de Janeiro na Marina da Glória em 30 de julho de 2011. O sorteio foi organizado pela Geo Eventos, criada pelas Organizações Globo e pelo Grupo RBS e que também cuidará doFan Fest nas doze cidades-sedes, sob um contrato com a prefeitura carioca e o governo fluminense no valor de R$ 30 milhões,14 que segundo as estimativas custou 15 vezes mais que os sorteios da Copa do Mundo de 2010 (estimado em R$ 2 milhões) sendo tudo pago com dinheiro público.  Como país anfitrião, o Brasil se qualifica automaticamente para o torneio.
Contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, do presidente da FIFA, Joseph Blatter, do então presidente da CBF,Ricardo Teixeira, e de várias autoridades brasileiras e representes das diversas confederações internacionais. A cerimônia foi transmitida ao vivo para todo o mundo e teve como apresentadores o jornalista Tadeu Schmidt e a modelo e apresentadora Fernanda Lima.  A estimativa dos organizadores é que 500 milhões de pessoas acompanharam o sorteio dos grupos das eliminatórias.
A cerimônia de sorteio das eliminatórias, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, definiu os grupos e confrontos das qualificações africana, europeia, asiática, oceânica e da CONCACAF.
00_World_Cup_2021gggARB
  • AFC: 43 times competiram por 4 vagas diretas para a Copa e 1 vaga para a repescagem intercontinental, que foi disputada em jogos de ida e volta contra o 5º colocado das eliminatórias sul-americanas;
  • CAF: 52 times competiram por 5 vagas diretas para a Copa;
  • CONCACAF: 35 times competiram por três vagas diretas para a Copa e 1 vaga para a repescagem intercontinental, que foi disputada em jogos de ida e volta contra o vencedor das eliminatórias da Oceania;
  • CONMEBOL: 9 times disputaram 4 vagas diretas para a Copa e 1 vaga para a repescagem intercontinental, que foi disputada em jogos de ida e volta contra o 5º colocado das eliminatórias asiáticas. O Brasil estava automaticamente classificado por ser o país sede;
  • OFC: 11 times competiram por uma vaga para a repescagem intercontinental, que foi disputada em jogos de ida e volta contra o 4º colocado das eliminatórias da CONCACAF;
  • UEFA: 53 times competiram por 13 vagas diretas para a Copa.
00_World_Cup_2022gggARB

Sorteio

Foi realizado em 6 de dezembro de 2013, na Costa do SauípeBrasil. As 32 seleções classificadas para o estágio final da Copa do Mundo foram divididas em 8 grupos (A, B, C, D, E, F, G e H) de 4 países cada e separadas nos potes de acordo com o ranking da FIFA e suas respectivas confederações.17 Com exceção das seleções do pote 1, previamente definidas por serem as cabeças de chave, a composição dos demais potes foi divulgada oficialmente pela FIFA a 3 de dezembro.
00_World_Cup_2023gggARB
Pote 1 (cabeças de chave)Pote 2 (CAF e CONMEBOL)Pote 3 (AFC e CONCACAF)Pote 4 (UEFA)
  • Brasil Brasil
  • Flag of Spain.svg Espanha
  • Bandeira da Alemanha Alemanha
  • Flag of Argentina.svg Argentina
  • Flag of Colombia.svg Colômbia
  • Flag of Belgium (civil).svg Bélgica
  • Flag of Uruguay.svg Uruguai
  • Flag of Switzerland.svg Suíça
  • Flag of Algeria.svg Argélia
  • Flag of Cameroon.svg Camarões
  • Flag of Côte d'Ivoire.svg Costa do Marfim
  • Flag of Ghana.svg Gana
  • Flag of Nigeria.svg Nigéria
  • Flag of Chile.svg Chile
  • Flag of Ecuador.svg Equador
  • Flag of Italy.svg Itália (movida do pote 4)
  • Flag of Australia.svg Austrália
  • Flag of Japan.svg Japão
  • Flag of Iran.svg Irã
  • Flag of South Korea.svg Coreia do Sul
  • Flag of Costa Rica.svg Costa Rica
  • Flag of Honduras.svg Honduras
  • Flag of Mexico.svg México
  • Flag of the United States.svg Estados Unidos
  • Flag of Bosnia and Herzegovina.svg Bósnia e Herzegovina
  • Bandeira da Croácia Croácia
  • Flag of England.svg Inglaterra
  • Bandeira da França França
  • Grécia Grécia
  • Países Baixos Países Baixos
  • Flag of Portugal.svg Portugal
  • Flag of Russia.svg Rússia
00_World_Cup_2024gggARB
Como nos torneios anteriores, a FIFA distribuiu as seleções pelos potes de acordo com a sua condição geográfica e, portanto, as equipes de uma mesma confederação não poderiam ser sorteadas para o mesmo grupo, com exceção das seleções da UEFA, onde foi permitido um máximo de duas equipes dessa confederação por grupo. Devido ao número ímpar de equipes incluídas nos potes geográficos, alguns procedimentos adicionais foram aplicadas no sorteio final para alocar as 32 seleções nos oito grupos.19
O sorteio iniciou-se com a escolha da seleção da UEFA do pote 4 que seria alocada no pote 2. A seguir, foram sorteados os cabeças de chave, retirados do pote um, exceto o Brasil que é o cabeça de chave do grupo A, portanto A1. Na sequência, foi sorteado em que grupo, dentre os quatro que possuíam sul-americanos como cabeças de chave (Argentina, Brasil, Colômbia e Uruguai), ficaria a seleção europeia deslocada para o pote 2. Feito isso, foram sorteados as demais seleções do pote 2, o grupo a qual elas pertencem (B ao H) e a posição (2 a 4). A exceção foram as seleções sul-americanas (Chile e Equador) que não poderiam ficar nos grupos encabeçados por sul-americanos. Este mesmo procedimento (sorteio de uma seleção do pote, sorteio do grupo e sorteio da posição) foi realizado para os demais potes – 3 e 4 – mantendo-se o princípio de que em um grupo não poderia haver mais de uma seleção de uma confederação (as exceção foram: a seleção movida para o pote 2 – Itália, que ficou no grupo D – e os grupos que tem cabeça de chave da UEFA – grupos B, E, G e H).20 21
00_World_Cup_2025gggARB

Sedes

Dilma Rousseff e Pelé ao lado de uma maquete do projeto de remodelação do Estádio Mineirão, emBelo Horizonte
Dezoito cidades candidataram-se para sediar as partidas da Copa, porém Maceiódesistiu, restando dezessete cidades, todas capitais de estados. A FIFA limita o número de cidades-sedes entre oito e dez, entretanto, dada a dimensão continental do país sede, a organização cedeu aos pedidos da CBF e concedeu permissão para que se utilizem 12 sedes no mundial.22
Após sucessivos adiamentos, finalmente no dia 31 de maio de 2009 foram anunciadas as sedes oficiais da Copa. A lista eliminou as candidaturas de Belém,Campo GrandeFlorianópolisGoiânia e Rio Branco. Dentre as 12 cidades escolhidas, cinco delas receberam também a Copa das Confederações 2013, "evento teste" para a Copa. Uma das sedes, o Recife, construiu um estádio novo para seus jogos em outra cidade de sua região metropolitana, o município de São Lourenço da Mata.23
Originalmente, o Estádio do Morumbi em São Paulo estava no projeto, mas por incompatibilidade financeira do projeto, a FIFA retirou o estádio como uma das sedes. O comitê organizador da copa em São Paulo estudava a construção de um novo estádio em Pirituba, zona noroeste da cidade de São Paulo, mas esta opção foi descartada devido ao tempo insuficiente, então o comitê organizador da Copa juntamente com a Prefeitura e o Governo de São Paulo decidiram que o estádio sede em São Paulo será o novo estádio do Corinthians em Itaquera.24 Posteriormente, Salvador anunciou estar na disputa para abrigar o jogo de abertura do evento,25 além de Brasília e Belo Horizonte.26
00_World_Cup_2026gggARB
Em 20 de outubro de 2011, enfim, a FIFA anunciou oficialmente que o estádio de São Paulo seria o palco da abertura do Mundial de 2014.27 Também conhecido como Itaquerão,28 o nome oficial do estádio é Arena Corinthians,29 embora na Copa será referido pela FIFA como Arena de São Paulo.30
O primeiro estádio a ficar pronto para a Copa do Mundo foi o Castelão, em Fortaleza, sendo reinaugurado em 16 de dezembro de 2012.31 Em seguida foi entregue o Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, em 21 de dezembro de 2012. No dia 5 de abril de 2013, foi a vez da Arena Fonte Nova, em Salvador, ser reinaugurada, seguida pelo Maracanã, no Rio de Janeiro, em 27 de abril, e pelo Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, em Brasília, em 18 de maio. Finalmente, em 20 de maio de 2013, foi inaugurada a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Os seis primeiros estádios entregues foram palco da Copa das Confederações FIFA de 2013. Nas cerimônias de reabertura desses estádios estiveram presentes diversas autoridades governamentais, entre elas a presidente Dilma Rousseff.32 33 34 35 36 Em maio de 2014, três dos estádios se encontravam incompletos: a Arena de São Paulo, entregue para a FIFA ainda em obras; a Arena da Baixada, que teve sua data de entrega postergada após uma greve dos operários; e a Arena Pantanal, usada em um jogo inaugural com apenas metade das cadeiras instalada.37 38
00_World_Cup_2027gggARB

Premiações

Jogadores da Seleção Alemã de Futebol comemorando o quarto título da equipe em uma Copa do Mundo.
FIFA distribuirá um valor total de 576 milhões dólares (cerca de 1,3 bilhão de reais, cotados em cinco de dezembro de 2013) como premiação da Copa. Este valor representa um aumento de 37% em relação a Copa do Mundo de 2010, que era de 420 milhões de dólares. Os valores serão distribuídos da seguinte maneira: 48 milhões de dólares para a preparação das seleções para a Copa (1,5 milhão de dólares para cada equipe); 358 milhões de dólares em premiações, conforme colocação; 70 milhões de dólares para os clubes detentores dos passes dos jogadores participantes do torneio, sendo 20 milhões destinados como legado ao futebol brasileiro;79 e 100 milhões de dólares para a criação de um novo fundo de proteção aos clubes, que garantirá o seguro dos jogadores não apenas na Copa do Mundo, mas também durante todo o calendário do futebol internacional.80 81
Com relação a premiação, todas as seleções serão contempladas independente da colocação, porém dividida em: 35 milhões de dólares para o vencedor (1 equipe); 25 milhões de dólares para o vice colocado (1 equipe); 22 milhões de dólares para o terceiro colocado (1 equipe); 20 milhões de dólares para o quarto colocado (1 equipe); 14 milhões de dólares para cada equipe eliminada nas quartas-de-final (4 equipes); 9 milhões de dólares para cada equipe eliminada nas oitavas-de-final (8 equipes) e 8 milhões de dólares para cada equipe eliminada na fase de grupos (16 equipes);80
00_World_Cup_2028gggARB

Cerimônias oficiais

Abertura

Imagem da cerimônia de abertura do evento, na Arena de São Paulo.
A cerimônia de abertura da Copa do Mundo FIFA de 2014 foi encenada na Arena de São Paulo, em São Paulo, com cerca de 25 minutos de duração. O espetáculo, que foi coordenado pela diretora artística belga Daphné Cornez, foi realizado pouco menos de duas horas antes da partida inicial do torneio e representou os recursos naturais brasileiros, além de ritmos nacionais, em especial do norte e do nordestedo país, como frevoforró e capoeira. No total, cerca de 600 bailarinos participaram da apresentação, que foi dividida em quatro atos.83 84
No centro do estádio, uma grande esfera, composta por diversas lâmpadas de LED, transmitia cores, mensagens e imagens que variaram ao longo da abertura. A bola de LED depois se abriu, formando um palco de onde surgiu a cantora Claudia Leitte, que inicialmente interpretou a canção Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, acompanhada pela percussão do Olodum. Depois, juntaram-se a ela o rapper Pitbull e Jennifer Lopez, para a apresentação da canção oficial do evento, intitulada "We Are One".83 84
Após a apresentação, houve a demonstração do projeto "Andar de Novo", coordenado pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, professor da Universidade Duke, nos Estados Unidos, e do Instituto Internacional de Neurociências de Natal – Edmond e Lily Safra (IINN-ELS). Durante a apresentação, Juliano Pinto, de 29 anos de idade e que é paraplégico, vestiu umexoesqueleto comandado pela atividade cerebral e deu o chute inaugural simbólico da Copa do Mundo de 2014. Cerca de 150 pesquisadores de diversas nações também integraram o consórcio responsável pelo projeto. A demonstração foi baseada no princípio chamado "interface cérebro-máquina", que vem sendo desenvolvido por Nicolelis desde 1999 e que proporciona que ondas cerebrais sejam capazes de controlar de maneira direta um equipamento externo ao corpo humano.85
00_World_Cup_2029gggARB

Encerramento

Um dos atos da cerimônia de encerramento, no Estádio do Maracanã
Antes do jogo final entre a seleção da Alemanha e a Argentina, no Estádio do MaracanãRio de Janeiro, aconteceu a cerimônia de encerramento do mundial no Brasil. Dividida em cinco atos, a festa teve uma apresentação de cerca de 20 minutos de duração e contou com representações dos 32 países participantes da Copa do Mundo de 2014, mas com ênfase nos dois finalistas.86
Com uma trilha sonora de samba, um elenco de 400 pessoas e a participação doGRES Acadêmicos do Grande Rio, a cerimônia de encerramento do Brasil 2014 acabou com várias apresentações musicais, como a cantora colombiana Shakira e o brasileiro Carlinhos Brown cantaram "Dare (La La La)", enquanto Alexandre Pires,Carlos Santana e Wyclef Jean apresentaram uma versão do hino oficial da Copa do Mundo, "Dar um Jeito (We Will Find A Way)". Além disso, Alexandre Pires também se apresentou ao lado de Ivete Sangalo para interpretar uma coletânea de músicas brasileiras.86
Por fim, a Taça FIFA foi apresentada pela top model brasileira Gisele Bündchen, na companhia do ex-jogador espanholCarles Puyol. Dentre os chefes de Estado que assistiram a cerimônia, destacam-se a chanceler alemã Angela Merkel, o presidente do mesmo país, Joachim Gauck, e presidente russo Vladimir Putin.87 Já a presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, não compareceu, pois estava se recuperando de uma “faringolaringite aguda severa”, como ela mesma descreveu, numa carta à presidente Dilma Rousseff.88
00_World_Cup_2030gggARB

Publicidade

Imagem da cerimônia de apresentação da logo oficial.
O logotipo é chamado de "Inspiração" e foi criado pela agência brasileira Africa. O projeto resulta de uma fotografia icônica de três mãos vitoriosas juntas levantando oTroféu da Copa do Mundo FIFA. Bem como para descrever a noção humanitária das mãos em interligação, a representação das mãos também é simbólica no amarelo e verde do Brasil, dando calorosas boas-vindas ao mundo. O logotipo foi apresentado em uma cerimônia realizada em JoanesburgoÁfrica do Sul, em 8 de julho de 2010.89
A FIFA e o COL Brasil 2014 convidaram 25 agências brasileiras para apresentar projetos para o emblema oficial do torneio de 2014 e a tarefa de escolher o vencedor foi delegada a um grupo de juízes composto pelo presidente daConfederação Brasileira de FutebolRicardo Teixeira, o secretário geral da FIFAJérôme Valcke, a supermodelo Gisele Bündchen, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo e o designer Hans Donner.90
A comunidade brasileira de designers reagiu com duras críticas à identidade visual escolhida.91 Segundo Alexandre Wollner, um dos precursores do design moderno brasileiro e um dos maiores profissionais da área no país,92 o desenho se assemelha a uma mão cobrindo o rosto de vergonha e o processo de escolha, por um júri que excluía designers gráficos profissionais, não foi correto.93
00_World_Cup_2031gggARB

Bola

Adidas Brazuca, a bola oficial da competição.
Para definir o nome da bola oficial da Copa do Mundo FIFA de 2014, foi realizada uma votação pela internet com organização da Adidas, marca que fabrica as bolas das competições, e pelo site GloboEsporte.com.94 Esta é a primeira vez que o nome oficial da bola do torneio foi decido por votação. A enquete trazia três opções: "Bossa Nova", "Carnavalesca" e "Brazuca". O resultado foi anunciado em 2 de setembro num evento organizado e transmitido em rede nacional.
Brazuca foi o nome escolhido com um percentual de 77,8%, enquanto os outros nomes postulantes Bossa Nova e Carnavalesca, obtiveram 14,6% e 7,6%, respectivamente. Ao todo, foram computados 1 119 539 votos.95
00_World_Cup_2032gggARB

Pôster

Pôster oficial da Copa do Mundo de 2014
O pôster oficial da Copa do Mundo FIFA 2014 é a principal marca visual do evento. O desenho retrata duas pernas de jogadores disputando uma bola, que juntas formam a parte inferior do contorno do mapa do Brasil, no qual é exibida a inscrição "2014 Copa do Mundo da Fifa Brasil". Uma visão mais aproximada da mesma figura revela símbolos da fauna, flora e cultura de cada região do país, como o calçadão de Copacabana, a capoeira, o frevo, baianas, chimarrão e uma bola de futebol. 
Escolhido entre diversos concorrentes, o pôster foi criado pela designer Karen Haidinger, da agência Crama. A apresentação foi realizada pelos embaixadores da Copa do Mundo de 2014, Marta, Ronaldo, Bebeto, Carlos Alberto e Amarildo (com exceção do ex-técnico e jogador Zagallo), no dia 30 de janeiro de 2013. 
O simbolo foi escolhido por uma comissão julgadora formada pelo Secretario-geral da FIFAJérôme Valcke, pela Ministra da Cultura Marta Suplicy, pelo presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, pelo artista plásticoRomero Britto, e pelos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, integrantes do conselho do COL. 
00_World_Cup_2033gggARB

Mascote

Fuleco, o mascote da copa.
A seleção do mascote da Copa do Mundo FIFA de 2014 ocorreu em março de 2012 com uma decisão da própria FIFA. Na disputa para ser mascote da Copa, estavam as seguintes opções: a Arara, o Saci Pererê, a Onça Pintada e o Tatu-bola. O tatu-bola, vencedor da disputa, foi apresentado ao público como mascote da Copa do Mundo de 2014 em 16 de setembro de 2012.114
A ideia de candidatar o animal surgiu da ONG cearense Associação Caatinga.115 A campanha ganhou repercussão nas redes sociais e, em 29 de fevereiro de 2012, um dossiê foi entregue aos representantes do Ministério dos Esportes. O tatu-bola-da-caatinga é uma espécie endêmica do Brasil e, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), encontra-se ameaçada de extinção, com estado de conservação vulnerável. 
A questão da preservação ambiental, simbolizada nos mascotes, começou a ser uma preocupação das comissões organizadoras dos torneios desde a Copa do Mundo FIFA de 2010,[carece de fontes] quando um leopardo (espécie que sofre com a caça predatória na África do Sul) batizado de Zakumi, foi o mascote da competição. 
00_World_Cup_2035gggARB
Na época da apresentação do mascote, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, disse que o tatu-bola era "perfeito" como mascote. "Um dos objetivos principais é usar a Copa como plataforma para comunicar a importância do meio ambiente e da ecologia. Todos esperavam por uma arara. Mas o tatu-bola significa mais. Não é somente o símbolo de uma competição. Representa o legado, que é proteger a natureza." 
A identidade visual do mascote compõe-se do tatu-bola em amarelo, com a carapaça em azul, trajando um calção verde e uma camiseta branca na qual está grafado "Brasil 2014". Uma votação pública foi aberta para a decisão do nome. "Amijubi" (palavra formada pela fusão de amizade e júbilo), "Fuleco" (junção de futebol e ecologia) e "Zuzeco" (uma mistura de azul e ecologia) são os nomes postulantes.119 Com 48% dos 1,7 milhão de votos pela internet no Brasil e no mundo, "Fuleco" foi escolhido como nome oficial do mascote e anunciado em 25 de novembro de 2012. Zuzeco obteve 31% e Amijubi 21% dos votos.115
00_World_Cup_2036gggARB

Canção-tema

A organização da Copa do Mundo FIFA escolheu para o evento de 2014, através de sua parceira Sony Music, a canção We Are One do rapper Pitbull, com participações das cantoras Jennifer Lopez e da brasileira Claudia Leite. Entre outras canções relacionadas ao evento estão "Vida", de Ricky Martin, e "La La La (Brasil 2014)", da colombiana Shakira, ambas faixas do disco oficial da Copa do Mundo.   

Álbum de figurinhas

Dentre os produtos oficiais alusivos a disputa da Copa do Mundo está o álbum de figurinhas. Lançado mundialmente pela editora Panini em 31 de março de 2014 na versão tradicional e outra deluxe, conta com um total de 640 cromos, sendo 40 deles em formato metalizado.  Paralelamente a FIFA lançou em seu website oficial uma versão virtual do mesmo álbum. 
00_World_Cup_2037gggARB
ESTATISTICAS

Competição

Jogos:  64Vitórias em Casa:  0 (0%)Jogos com -3 gols:  27 (42%)
Gols:  171Vitórias Fora:  0 (0%)Jogos com 3 ou mais gols:  37 (58%)
Média:  2,67Empates:  13 (20%)Resultado Típico:  2-1 (12 J)

: Equipes

EstatísticaLíder  
Melhor AtaqueAlemanha Alemanha18 Golsdetalhes >
Pior AtaqueCamarões Camarões +21 Golsdetalhes >
Melhor DefesaCosta Rica Costa Rica2 Gols sofridosdetalhes >
Pior DefesaBrasil Brasil14 Gols Sofridosdetalhes >
Mais GoleadasAlemanha Alemanha +32 Goleadasdetalhes >
Mais VitóriasAlemanha Alemanha6 Vitóriasdetalhes >
Menos VitóriasJapão Japão +80 Vitóriasdetalhes >
Mais EmpatesCosta Rica Costa Rica3 Empatesdetalhes >
Menos EmpatesBélgica Bélgica +110 Empatesdetalhes >
Mais DerrotasAustrália Austrália +23 Derrotasdetalhes >
Menos DerrotasCosta Rica Costa Rica +20 Derrotasdetalhes >
Max. Jogos sem PerderAlemanha Alemanha +17 Jogosdetalhes >
Mais AmarelosBrasil Brasil13 Amarelosdetalhes >
Mais VermelhosPortugal Portugal +61 Vermelhosdetalhes >
Mais Gols Contra a FavorFrança França2 Golsdetalhes >

: Jogadores

EstatísticaLíder  
ArtilheiroColômbia James Rodríguez [Colômbia]6 Golsdetalhes >
Média de Gols/JogoColômbia James Rodríguez [Colômbia]1.20 Gols/Jogodetalhes >
Mais Gols de PênaltiHolanda Klaas-Jan Huntelaar [Holanda]+111 Golsdetalhes >
Mais gols como reservaAlemanha André Schürrle [Alemanha]3 Golsdetalhes >
Gols de VitóriaEstados Unidos John Brooks [Estados Unidos] +251 Golsdetalhes >
Dois gols em um jogoBrasil Neymar [Brasil]2 Jogo(s)detalhes >
Três gols em um jogoSuíça Xherdan Shaqiri [Suíça] +11 Jogo(s)detalhes >
Mais AmarelosBrasil Thiago Silva [Brasil]3 Amarelosdetalhes >
Mais Segundos AmarelosHonduras Wilson Palacios [Honduras] +21 Segundos Amarelosdetalhes >
Mais VermelhosBélgica Steven Defour [Bélgica] +61 Vermelhosdetalhes >
Mais MinutosArgentina Javier Mascherano [Argentina] +3720 Minutosdetalhes >
12º JogadorAlemanha André Schürrle [Alemanha]6 Jogos como reserva utilizadodetalhes >
Mais Gols SofridosBrasil Júlio César [Brasil]14 Gols Sofridosdetalhes >

: Árbitros

EstatísticaLíder  
Mais JogosUzbequistão Ravshan Irmatov +34 Jogosdetalhes >
Mais AmarelosUzbequistão Ravshan Irmatov +114 Amarelosdetalhes >
Média de Amarelos/JogoAustrália Ben Williams4.67 Amarelos/Jogodetalhes >
Mais VermelhosUzbequistão Ravshan Irmatov +61 Vermelhosdetalhes >

: Treinadores

EstatísticaLíder  
Melhor AtaqueAlemanha Joachim Löw18 Golsdetalhes >
Pior AtaquePortugal Carlos Queiroz +21 Golsdetalhes >
Melhor DefesaColômbia Jorge Luís Pinto2 Gols sofridosdetalhes >
Pior DefesaBrasil Luiz Felipe Scolari14 Gols sofridosdetalhes >
Mais GoleadasAlemanha Joachim Löw +32 Goleadasdetalhes >
Mais VitóriasAlemanha Joachim Löw6 Vitóriasdetalhes >
Menos VitóriasItália Fabio Capello +80 Vitóriasdetalhes >
Mais EmpatesColômbia Jorge Luís Pinto3 Empatesdetalhes >
Menos EmpatesItália Cesare Prandelli +110 Empatesdetalhes >
Mais DerrotasAustrália Ange Postecoglou +23 Derrotasdetalhes >
Menos DerrotasAlemanha Joachim Löw +20 Derrotasdetalhes >
Max. Jogos sem PerderAlemanha Joachim Löw +17 Jogosdetalhes >
Mais AmarelosBrasil Luiz Felipe Scolari13 Amarelosdetalhes >
Mais VermelhosCroácia Niko Kovač +61 Vermelhosdetalhes >
Mais Gols-contra (a Favor)Brasil Luiz Felipe Scolari +41 Golsdetalhes 
00_World_Cup_2038gggARB
00_World_Cup_2039gggARB
00_World_Cup_2040gggARB
00_World_Cup_2041gggARB
00_World_Cup_2042gggARB
00_World_Cup_2043gggARB
00_World_Cup_2044gggARB
00_World_Cup_2045gggARB
00_World_Cup_2046gggARB
00_World_Cup_2047gggARB
00_World_Cup_2048gggARB
00_World_Cup_2049gggARB
00_World_Cup_2050gggARB
00_World_Cup_2051gggARB
00_World_Cup_2052gggARB
00_World_Cup_2053gggARB
00_World_Cup_2054gggARB
00_World_Cup_2055gggARB
00_World_Cup_2056gggARB
00_World_Cup_2057gggARB
00_World_Cup_2058gggARB
00_World_Cup_2059gggARB
00_World_Cup_2060gggARB
00_World_Cup_2061gggARB
00_World_Cup_2062gggARB
00_World_Cup_2063gggARB
00_World_Cup_2064gggARB
00_World_Cup_2065gggARB
00_World_Cup_2066gggARB
00_World_Cup_2067gggARB
00_World_Cup_2068gggARB
00_World_Cup_2069gggARB
00_World_Cup_2070gggARB
00_World_Cup_2071gggARB
00_World_Cup_2072gggARB
00_World_Cup_2073gggARB
00_World_Cup_2074gggARB
00_World_Cup_2075gggARB
00_World_Cup_2076gggARB
00_World_Cup_2077gggARB
00_World_Cup_2078gggARB
00_World_Cup_2079gggARB
00_World_Cup_2080gggARB
00_World_Cup_2081gggARB
00_World_Cup_2082gggARB
00_World_Cup_2083gggARB
00_World_Cup_2084gggARB
00_World_Cup_2085gggARB
00_World_Cup_2086gggARB
00_World_Cup_2087gggARB
00_World_Cup_2088gggARB
00_World_Cup_2089gggARB
00_World_Cup_2090gggARB
00_World_Cup_2091gggARB
00_World_Cup_2092gggARB
00_World_Cup_2093gggARB
00_World_Cup_2094gggARB
00_World_Cup_2095gggARB
00_World_Cup_2096gggARB

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.