A Historia da Copa do Mundo FIFA de 1978

gauchito-argentina-copa-1978
Copa do Mundo FIFA de 1978
panini world cup 1978 001   desmanipulador
Copa do Mundo FIFA de 1978 foi a 11ª Copa do Mundodisputada, e contou com a participação de 16 países. 7 países participaram das eliminatórias. O campeonato ocorreu naArgentina.Foi uma copa cercada de polêmicas. Muito se deveu ao clima político vivido na Argentina. O país vivia uma brutal ditadura imposta pelos militares, que viram na organização do torneio a oportunidade ideal para popularizar o regime e promover a distração nacional dos problemas políticos e econômicos. Uma autêntica política de "pão e circo"
panini world cup 1978 002   desmanipulador
 época se dizia que o craque holandês, Johan Cruijff, se recusara a jogar a Copa, supostamente como forma de protesto contra o regime militar. Recentemente o ídolo do futebol holandês informou que não jogou a copa devido a problemas familiares, pois seus familiares sofreram uma tentativa de sequestro em Barcelona (Espanha), o que deixou a todos traumatizados, necessitando de sua atenção em tempo integral. Como não estaria focado 100% no mundial, preferiu estar ao lado de seus familiares.A organização da Copa de 1978 também apresentou muitas falhas. Os estádios ficaram, em alguns lugares, prontos na última hora, e por isso os gramados recém plantados se soltavam sob os pés dos jogadores. Enquanto a Argentina sediou quase todos os seus jogos em Buenos Aires, os principais rivais faziam um "tour" pelo país, se desgastando com longas viagens.
panini world cup 1978 003   desmanipulador
No grupo da Argentina, a Itália roubou a cena e venceu os seus três jogos da primeira fase. Com um gol de Bettega, despachou os donos da casa, 1 x 0. Era a geração de Paolo RossiConti eScirea começando a brilhar. A Argentina venceu Hungria eFrança, ambas por 2 x 1 e ficou com a segunda vaga. O bom time francês não levou sorte e acabou eliminado. Craques comoRocheteauPlatiniTigana e Six brilhariam mais quatro anos depois.No grupo do Brasil, outro drama pós-70. A seleção canarinho, perdida em meio aos malabarismos táticos do técnico Cláudio Coutinho, não empolgava. O time era lento, apático e não se encontrava. Possuía dois jogadores da verdadeira linhagem de camisas 10, Zico e Roberto Rivellino (tricampeão em 1970), mas nenhum dos dois brilhou. Além disso, Coutinho deixou simplesmente o craque Paulo Roberto Falcão, então no Internacional, de fora. No primeiro jogo, o Brasil empatou com aSuécia por 1 x 1. Neste jogo, um lance incomum: no último lance do jogo, há um escanteio a favor do Brasil. A bola é centrada na área e Zico marca um gol de cabeça. Mas o árbitro galês Clive Thomas anulou o gol, argumentando que encerrou o jogo com a bola no ar. O Brasil ainda empatou com a Espanha em 0 a 0. E só se classificou ao vencer a Áustriano terceiro jogo, 1 x 0, gol de Roberto Dinamite. Mesmo com a derrota, a Áustria, que vencera os dois primeiros jogos, ficou com a outra vaga.
panini world cup 1978 004   desmanipulador
A Holanda, sem Rinus Michels e Cruijff, não era a mesma e também teve dificuldades em se classificar. Venceu o fraco Irãpor 3 a 0, depois empatou com o Peru em 0 a 0 e perdeu da Escócia por 3 a 2. O Peru foi a grande sensação do grupo, com seu futebol clássico e técnico, que tinha Teófilo Cubillas como seu principal artífice. Venceu, ainda na primeira fase, a Escócia por 3 a 1 e goleou o Irã por 4 a 1.
Alemanha Ocidental e Polônia dividiram as vagas de seu grupo entre si sem maiores dificuldades. Neste grupo, a Tunísia fez história ao conquistar a primeira vitória de uma seleção africana em copas, fazendo 3x1 no México.
Estavam na segunda fase: Argentina, Peru, Brasil e Polônia no Grupo A, e Alemanha, Itália, Países Baixos e Áustria no grupo BNa segunda fase, a "Laranja Mecânica" reencontrou seu melhor futebol e embalou na Copa: goleou a Áustria por 5 x 1; empatou com a Alemanha Ocidental em 2 x 2 e ganhou da favorita Itália 2 x 1, conseguindo uma vaga para a final. A Azurra que foi a grande sensação da primeira fase com 100% de aproveitamento empatou com a Alemanha em 0 x 0, derrotou a Áustria por 1 x 0 e foi disputar o 3º lugar, por ficar em 2º lugar do grupo..
panini world cup 1978 005   desmanipulador
No grupo de Brasil e Argentina, o maior escândalo da história das Copas. O Brasil, modificado com as entradas deRodrigues NetoJorge Mendonça e Roberto Dinamite nos lugares de Edinho, Zico e Reinaldo, se recuperou da apatia da 1ª fase e venceu o Peru por 3 a 0. A Argentina passou pela Polônia por 2 a 0. Em Rosário, argentinos e brasileiros duelaram numa verdadeira batalha, mas o jogo ficou no 0 a 0. Foi jogo nervoso, pois Coutinho escalou o jogador Chicão (falecido em 2008) para intimidar os argentinos com um jogo duro e de marcação. Mas este empate seria fatal para o Brasil. Na última rodada, a equipe venceu tranquilamente a Polônia por 3 a 1. Com este resultado, restava à Argentina vencer o Peru por 4 gols de diferença. Uma vantagem considerável, pois desde que César Luis Menotti se tornara técnico da seleção, os alvi-celestes jamais tinham vencido um jogo por mais de 3 gols. O Peru, literalmente, abriu mão do direito de jogar, e levou suspeitíssimos 6 a 0. Uma curiosidade: o goleiro peruano, Ramón Quiroga, era argentino de nascimento, e falhou em vários gols. Outra, o horário do jogo foi modificado para antes do jogo da Argentina, dando à equipe albi-celeste a vantagem de saber por qual resultado jogar.
panini world cup 1978 006   desmanipulador
Argentina x Peru gerou um número de "teorias da conspiração": de que os argentinos teriam comprado o jogo, ou que a ditadura argentina teria ameaçado os jogadores do Peru. Um fato real, confirmado posteriormente por jogadores do Peru, era que o então ditador Jorge Rafael Videla visitou o vestiário peruano antes do jogo, acompanhado do ex-Secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger, e falou em "solidariedade latina".
Por outro lado, é bastante plausível que, dado que a Argentina entrou em campo contra o Peru já sabendo de antemão de que resultado ia precisar para chegar à final (4 X 0), tais "teorias da conspiração" iriam ocorrer de qualquer jeito, mesmo que a Argentina tivesse vencido de "apenas"4 X 0 e não de 6 X 0. Assim, vale observar: se o Brasil (jogando em país neutro contra os peruanos) foi capaz de fazer 3 X 0 num Peru que naquele momento ainda tinha chances de ir à final da competição, será que a Argentina (jogando "em casa") não seria capaz de fazer 4 X 0 num Peru que naquela altura já não tinha chance de nada, nem de ir à final da competição nem à disputa de 3º lugar?
Ao Brasil, restou vencer a Itália na decisão de 3º lugar com um golaço de Nelinho, onde a bola fez uma curva improvável e surpreendeu o experiente goleiro Dino Zoff. O outro gol foi marcado por Dirceu, o grande destaque verde-amarelo no torneio.
panini world cup 1978 007   desmanipulador
Na grande final, num Estádio Monumental de Nuñez lotado, os donos da casa queriam a revanche de 1974 e o título em 1978. A Argentina pressiona e Mario Kempes abre o placar. Os holandeses empatam com um belo gol de cabeça de Dirk Nanninga. Aos 45 do segundo tempo, um susto para os argentinos: Rensenbrink acerta a trave de Fillol, para alívio geral nas arquibancadas. Na prorrogação, a Argentina atropela os Laranjas com dois gols - Kempes, de novo, e Bertoni, vingando a derrota de 4 x 0 sofrida na Copa de 74. Para encerrar o controvertido certame, o emblemático Coutinho, treinador da seleção brasileira, soltou mais um de seus malabarismos linguísticos: "Nós somos os campeões morais desta Copa!". Todavia, o título real ficou mesmo com a Argentina.
panini world cup 1978 008   desmanipulador
Curiosidades
  • Pela primeira vez, as seleções ostentaram o logotipo do fabricante no uniforme.
  • Foi a primeira Copa em que a Argentina usou o escudo da AFA, Associação de Futebol Argentino no uniforme, nas Copas anteriores a camisa albiceleste estava sem o devido escudo.
  • Foi a última Copa em que 16 seleções participariam da fase final. A partir do Mundial da Espanha, em 1982, seriam 24 seleções.
  • O Brasil utilizou dezessete dos 22 jogadores inscritos. Apenas quatro disputaram todos os jogos completos: Leão, Oscar, Amaral e Batista.
  • Para disputar suas sete partidas, o Brasil percorreu 4.659 quilômetros pela Argentina. Já a Argentina percorreu apenas 618.
  • A Seleção Francesa tentou, sem êxito, boicotar a sua ida a Copa em resposta ao assassinato de freiras francesas por parte do Regime Militar.
  • Na decisão entre as seleções da Argentina e Holanda, um torcedor de 49 anos sofreu um ataque cardíaco no momento em que atacante neerlandês Rob Rensenbrink acertara a trave do goleiro argentino Ubaldo Fillol, porém foi socorrido a tempo de festejar a conquista inédita do título.
  • Os holandeses viraram de costas para o sanguinário ditador Jorge Rafael Videla na hora de receberem as suas medalhas de prata.
  • Esta Copa protagonizou o segundo escândalo de doping da história do torneio. O meia escocês Johnstone foi flagrado nos exames antidoping na partida em que sua seleção foi derrotada pelo Peru por 3x1. Johnstone, após o anúncio do doping, e de seu desligamento da delegação, fez as malas, e voltou para casa mais cedo. Depois do episódio, ele nunca mais foi convocado pela Escócia em competições internacionais.
panini world cup 1978 009   desmanipulador
  • No jogo Brasil e Suécia na 1ª fase, o jogo estava empatado em 1x1 até os acréscimos no final da partida, quando houve um escanteio a favor do Brasil. Quando o escanteio foi cobrado, o meia brasileiro Zico subiu de cabeça, e marcou o que seria o gol da vitória brasileira. Estranhamente, o juiz galês Clive Thomas encerrou o jogo, para desespero do time brasileiro. Sua alegação foi que ele terminara o jogo com a bola no ar. O time brasileiro entrou com duas representações contra o juiz na Comissão de Arbitragem e no Comitê Disciplinar da FIFA. O juiz foi afastado, e nunca mais apitaria uma partida de Copa.
  • Eliminadas na primeira fase, as seleções da França e da Hungria proporcionaram um verdadeiro papelão, sendo que a França, em protesto contra as más arbitragens, entrou também de camisa branca, pois a mesma estava sorteada para os húngaros, o árbitro do jogo, o brasileiro Arnaldo César Coelho, se recusava a começar a partida, enquanto a questão dos uniformes não estivesse resolvida, os jogadores da França acabaram sendo obrigados a jogarem com uniformes verdes listrado de branco, cedidos as pressas por um time amador, o Kimberley, os franceses venceram por 3x1.
  • O jornal inglês Sunday Times denunciou que os argentinos estavam fraudando os testes antidoping. Diziam que a urina para os exames após cada partida não era fornecida pelos jogadores, que inferiam fortes doses de anfetaminas. Um homem teria sido contratado só para urinar.
  • O jogador Rob Rensenbrink da seleção neerlandesa, marcou o gol 1000 da história da Copa do Mundo, convertendo um penalti, no jogo Escócia 3x2 Países Baixos.
  • A seleção da Tunísia tornou-se a primeira seleção africana a ganhar uma partida de Copa do Mundo, batendo o Méxicopor 3x1. As Águias de Cartago conseguiram ainda um empate em 0 a 0 com a Alemanha Ocidental, então campeã do mundo.
  • O Brasil se autoproclamou "campeão moral" por ter sido a única seleção invicta da Copa e porque o goleiro do Peru, Quiroga, teria facilitado a partida contra a Argentina. A Argentina precisava ganhar de uma diferença superior a quatro gols. Ganhou de 6 a 0. Além disso, Quiroga nasceu na Argentina e naturalizou-se peruano.
panini world cup 1978 010   desmanipulador
  • Atendendo a pedidos das emissoras de TV argentinas que alegaram estarem se adaptando a era do canal a cores, novidade da época na vizinha Argentina, a FIFA repentinamente alterou o horário dos jogos decisivos do Grupo B das semifinais da Copa de 1978: sendo que o jogo Brasil x Polônia seria disputado no horário vespertino, e o jogo Argentina x Peru no horário noturno, o selecionado argentino entrou em campo praticamente com o resultado em mãos.
  • Fernando Rodríguez Mondragón, filho de um chefe do tráfico de drogas Colombiano, declarou em 2007  à Rádio Caracol (Colômbia) que o desarticulado cartel de Cáli subornou a seleção do Peru, com uma cifra não revelada, para que deixasse a seleção da Argentina ganhar o decisivo jogo da segunda fase. A Argentina se classificou tendo os mesmos pontos que o Brasil, mas com melhor saldo de gols.
  • Foi a primeira edição da Copa que o Brasil terminou sem ser derrotado e não foi campeão, tal feito se repetiria em 1986, onde foi eliminado pela França nas quartas de final; nessa copa a Argentina novamente viria a ser campeã.
  • Houve rumores de que a Ditadura Militar argentina desejava o título a todo custo, o que segundo algumas pessoas, explicaria boa parte dos episódios estranhos ocorridos durante a Copa. A comemoração da imensa torcida argentina pela vitória de 6x0 sobre o Peru serviu para acabar com os protestos das Mães da Praça de Maio, que buscavam informações dos filhos desaparecidos, pois os mesmos haviam feito vários protestos contra o governo militar do país.
  • Quatro seleções retornam após um longo hiato:
  •  Áustria: Após 20 anos (A última foi em 1958).
  •  Espanha França e  Hungria: Após 12 anos (A última foi em 1966).
  • 2 nações faziam sua primeira participação em copas:  Tunísia e  Irã.
panini world cup 1978 011   desmanipulador

Sorteio 

Cabeças de ChaveEuropaAmérica do Sul/América do Norte/África/Ásia
  • Flag of Argentina.svg Argentina
  • Brasil Brasil
  • Países Baixos Países Baixos
  • Bandeira da Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental
  • Flag of Italy.svg Itália
  • Flag of Sweden.svg Suécia
  • Flag of Spain.svg Espanha
  • Flag of Hungary.svg Hungria
  • Flag of Poland.svg Polónia
  • Flag of Scotland.svg Escócia
  • Bandeira da França França
  • Flag of Austria.svg Áustria
  • Flag of Peru.svg Peru
  • Flag of Mexico.svg México
  • Flag of Tunisia.svg Tunísia
  • Flag of Iran.svg Irã
panini world cup 1978 012   desmanipulador

 primeira fase

GRUPO 1

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Itália Itália63300624
2Bandeira do Argentina Argentina43201431
3Bandeira do França França23102550
4Bandeira do Hungria Hungria0300338-5
DATALOCALJOGOS
02/06/1978Mar del PlataItália 2 x 1 França
02/06/1978Buenos AiresArgentina 2 x 1 Hungria
06/06/1978Mar del PlataItália 3 x 1 Hungria
06/06/1978Buenos AiresArgentina 2 x 1 França
10/06/1978Mar del PlataFrança 3 x 1 Hungria
10/06/1978Buenos AiresItália 1 x 0 Argentina

GRUPO 2

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Polônia Polônia53210413
2Bandeira do Alemanha Oc. Alemanha Oc.43120606
3Bandeira do Tunísia Tunísia33111321
4Bandeira do México México03003212-10
DATALOCALJOGOS
01/06/1978Buenos AiresAlemanha Oc. 0 x 0 Polônia
02/06/1978RosárioTunísia 3 x 1 México
06/06/1978CórdobaAlemanha Oc. 6 x 0 México
06/06/1978RosárioPolônia 1 x 0 Tunísia
10/06/1978CórdobaAlemanha Oc. 0 x 0 Tunísia
10/06/1978RosárioPolônia 3 x 1 México

GRUPO 3

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Áustria Áustria43201321
2Bandeira do Brasil Brasil43120211
3Bandeira do Espanha Espanha33111220
4Bandeira do Suécia Suécia1301213-2
DATALOCALJOGOS
03/06/1978Buenos AiresÁustria 2 x 1 Espanha
03/06/1978Mar del PlataSuécia 1 x 1 Brasil
07/06/1978Buenos AiresÁustria 1 x 0 Suécia
07/06/1978Mar del PlataBrasil 0 x 0 Espanha
11/06/1978Buenos AiresEspanha 1 x 0 Suécia
11/06/1978Mar del PlataBrasil 1 x 0 Áustria

GRUPO 4

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Peru Peru53210725
2Bandeira do Holanda Holanda33111532
3Bandeira do Escócia Escócia3311156-1
4Bandeira do Irã Irã1301228-6
DATALOCALJOGOS
03/06/1978CórdobaPeru 3 x 1 Escócia
03/06/1978MendozaHolanda 3 x 0 Irã
07/06/1978CórdobaEscócia 1 x 1 Irã
07/06/1978MendozaHolanda 0 x 0 Peru
11/06/1978CórdobaPeru 4 x 1 Irã
11/06/1978MendozaEscócia 3 x 2 Holanda
panini world cup 1978 013   desmanipulador

fase final

FINALLOCALJOGOS
25/06/1978Buenos AiresArgentina 3 x 1 Holanda
3º LUGARLOCALJOGOS
24/06/1978Buenos AiresBrasil 2 x 1 Itália

GRUPO A

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Holanda Holanda53210945
2Bandeira do Itália Itália33111220
3Bandeira do Alemanha Oc. Alemanha Oc.2302145-1
4Bandeira do Áustria Áustria2310248-4
DATALOCALJOGOS
14/06/1978CórdobaHolanda 5 x 1 Áustria
14/06/1978Buenos AiresAlemanha Oc. 0 x 0 Itália
18/06/1978CórdobaAlemanha Oc. 2 x 2 Holanda
18/06/1978Buenos AiresItália 1 x 0 Áustria
21/06/1978CórdobaÁustria 3 x 2 Alemanha Oc.
21/06/1978Buenos AiresHolanda 2 x 1 Itália

GRUPO B

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Bandeira do Argentina Argentina53210808
2Bandeira do Brasil Brasil53210615
3Bandeira do Polônia Polônia2310225-3
4Bandeira do Peru Peru03003010-10
DATALOCALJOGOS
14/06/1978MendozaBrasil 3 x 0 Peru
14/06/1978RosárioArgentina 2 x 0 Polônia
18/06/1978MendozaPolônia 1 x 0 Peru
18/06/1978RosárioArgentina 0 x 0 Brasil
21/06/1978MendozaBrasil 3 x 1 Polônia
21/06/1978RosárioArgentina 6 x 0 Peru
panini world cup 1978 014   desmanipulador
panini world cup 1978 015   desmanipulador

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.