A GALINHA

10galinha-cipira-cursos-cpt
Galinha
A galinha e o galo são, respectivamente, a fêmea e o macho da espécie Gallus gallus domesticus de aves galiformes e fasianídeas. Os juvenis são chamados de frangos ou galetos, e os filhotes, de pintos, pintainhos (português europeu) ou pintinhos (português brasileiro).
16galinha-caipira-cursos-cpt
Estas aves possuem bico pequeno, crista carnuda e asas curtas e largas. A galinha tem uma enorme importância para o homem, sendo o animal doméstico mais difundido e abundante do planeta e uma das fontes de proteína mais baratas. Além de sua carne, as galinhas fornecem ovos. As penas também têm utilizações industriais. Segundo dados de 2003, há cerca de 24000 milhões de galinhas no mundo. Em alguns países da África moderna, 90% dos lares criam galinhas. As galinhas são aves omnívoras, tendo preferência por sementes e pequenos invertebrados.
Sierra Exif JPEG

As galinhas são uma importante fonte de alimento há séculos. As primeiras referências a galinhas domesticadas surgem em cerâmicas coríntias datadas do século VII a.C. A introdução desta ave como animal doméstico surgiu provavelmente na Ásia, de onde é nativo o galo-banquiva (Gallus gallus). Os humanos iniciaram a domesticação de galinhas de origem indiana com a finalidade utilizá-las em briga de galos na Ásia, África e Europa, sendo dada pouca atenção à produção de carne ou ovos.
467944-15297-1280
Recentes estudos genéticos apontam para múltiplas origens maternas no sudeste, leste e sul da Ásia, sendo com o clado encontrado nas Américas, Europa, Oriente Médio e África originário do subcontinente indiano. Apesar de os romanos terem desenvolvido a primeira raça diferenciada de galinhas, os registros antigos mostram a presença de aves selvagens asiáticas na China desde 1400 a.C.. Da Índia a galinha domesticada fez o seu caminho para a satrapia persa da Lídia no oeste da Ásia Menor; aves domésticas foram importadas para a Grécia no século V a.C.2 Galinhas eram conhecidas no Egito desde a Dinastia 18, como o "pássaro que dá à luz todos os dias" tendo chegado ao Egito da terra entre Síria e Sinar, Babilônia, de acordo com os anais da Tutmés III.
animais-galinha-26ff3d
Da Grécia Antiga, as galinhas espalharam-se pela Europa e os navegadores polinésios levaram estes animais em suas viagens de colonização pelo oceano Pacífico, incluindo a Ilha da Páscoa. A proximidade ancestral com o homem permitiu o cruzamento destinado à criação de diversas raças, adaptadas a diferentes necessidades.
Raças Autóctones Portuguesas 
Amarela
Branca
Pedrês Portuguesa
Preta Lusitânica
Parda
brahama cinza 2
Mercado produtor

Segundo a ABEF (Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango), o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e o terceiro maior produtor, atrás apenas dos Estados Unidos e da República Popular da China.
Produção Mundial de Carne de Frango
2002 até 2007 em mil toneladasAnoEstados UnidosR.P.ChinaBrasilUEMéxicoMundo200214 4679 5587 5177 7882 15754 155200314 6969 8987 8437 5122 29054 282200415 2869 9988 4947 6272 38955 952200515 86910 2009 2007 7362 49859 0922006*16 16210 3509 3367 4252 61060 0902007**16 41310 5209 7007 5302 72461 162
caipira-de-pescoco-pelado-cursos-cpt
Voo 
As galinhas domésticas não costumam voar, enquanto as selvagens podem voar por curtas distâncias.Em alguns casos, as galinhas têm ainda suas asas cortadas para evitar fugas.
Cochinchina_Preta_Galinha_Ornamental_Fazenda_Visconde_013
Reprodução 
Quando a galinha nasce, todos os óvulos que serão gerados ao longo de sua vida já estão armazenados no seu ovário, só que em tamanho microscópico, porém, é apenas na idade adulta que eles ficam prontos para a ovulação.
As aves se reproduzem, geralmente, durante a primavera e o início do verão.7 A galinha não depende do galo para produzir os ovos, porém a participação do galo é imprescindível para que ocorra a fertilização deles. O macho é o fornecedor de espermatozoides que precisam se fundir com os óvulos da fêmea para que ocorra a fecundação.O ritual de acasalamento mais comum é um galo realizar uma especie de dança em torno da galinha, arrastando suas asas enquanto caminha em círculo ao redor da fêmea. Geralmente a galinha se afasta,
Wyandotte_Branca_Galinha_Ornamental_Exotica_Fazenda_Visconde_007então o galo a persegue e monta nela, para iniciar o processo de inseminação. Outro ritual envolve inteligência do galo. Ele atrai as galinhas para onde haja comida, cacarejando em um tom alto e, então, deixa que elas se alimentem primeiro. Enquanto elas estão ocupadas, o galo subitamente fica sobre a fêmea que escolheu para acasalar.Os galos não têm um órgão reprodutor que se pareça com o pênis. Em vez disso, eles têm uma abertura chamada cloaca. O galo posiciona sua cloaca próxima à cloaca da galinha e deposita seu esperma em seu interior. Os espermatozoides do galo são muito resistentes e podem sobrevivem vários dias dentro da galinha.8 Nesse período, ela está fértil e os ovos podem originar pintinhos.
criacao-frango-galinha-caipira
Dentro do ovário, a gema em desenvolvimento está presa por membranas denominadas folículos, que rompem-se quando a maturidade do óvulo é atingida. A gema, ou o óvulo, cai no infundíbulo (processo chamado de ovulação), onde permanece por, aproximadamente, 20 minutos e ocorre a fertilização, caso haja espermatozoides. No infundíbulo se forma a calaza, membrana espessa que protege a gema e que dará origem à claraEm seguida, o óvulo (não fertilizado) ou ovo fertilizado, continua o seu caminho para o magno, onde é envolvido por parte da clara em um tempo de, aproximadamente, duas ou três horas. Ao deixar o magno, o ovo segue para o istmo, última região do aparelho reprodutor antes do útero.No istmo, é secreta as membranas queratinosa e fibrosa que compõem a membrana testácea encontrada na casca do ovo. Adiciona proteínas ao albume e pequena quantidade de água.
.
DSC00003
No útero ocorre a adição de grande quantidade de água. Dentro dele, o ovo recebe uma massa viscosa, secretada pela mucosa do órgão. Tal massa é a base para a formação da casca e se solidifica após ser preenchida por cristais de cálcio e carbono. Essa é a etapa de maior duração do processo. O ovo fica no útero por cerca de 20 horas. No útero também acontece a formação da cutícula do ovo.Após esse período o ovo passa através de vagina. Para evitar que o ovo entre em contato com resíduos de fezes e de urina presentes na cloaca, a vagina se projeta para fora no momento da postura.
As galinhas chocam os ovos porque os embriões necessitam de calor para se desenvolver.Para verificar se o ovo foi fertilizado, utiliza-se a ovoscopia. A partir do oitavo dia de incubação, é possível observar a existência de embrião com o uso de um feixe de luz. Nos ovos inférteis há passagem da luz, enquanto nos férteis forma-se uma sombra que indica a presença de embrião.
plymouth-rock-barrada-cursos-cpt
rhode-island-red-cursos-cpt

rhode-new-hampshire-cursos-cpt
s1662t251i1_241

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.