Biografia,Nicki Minaj parte 01(cantora)


 Nicki Minaj

Onika Tanya Maraj (Porto de Espanha, 8 de dezembro de 1982), mais conhecida como Nicki Minaj, é uma rapper, cantora, compositora e atriz nascida em Trinidad e Tobago naturalizada americana. Nasceu no país caribenho e mudou-se para o bairro nova-iorquino do Queens quando tinha cinco anos de idade, se formando em escolas artísticas mais tarde. Depois de lançar três mixtapes entre 2007 e 2009, assinou um contrato com a gravadora Young Money. Ela lançou seu álbum de estreia, Pink Friday (2010) e atingiu o topo da tabela estado-unidense de discos mais vendidos Billboard   e certificado de disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) após um mês da sua distribuição.

A canção "Super Bass" foi certificado platina quádrupla pela RIAA, e já vendeu mais de quatro milhões de cópias digitais, tornando-se um dos singles mais vendidos nos Estados Unidos.  Minaj se tornou a primeira artista a ter sete canções como singles na lista de músicas Billboard Hot   ao mesmo tempo. 
Seu segundo álbum de estúdio, Pink Friday: Roman Reloaded (2012) chegou a posições altas em paradas musicais e o tornou um dos álbuns mais vendidos de 2012 com um milhão de cópias espalhadas em todo o mundo.  "Starships" tornando-se um dos singles mais vendidos de 2012.  Ela embarcou na Pink Friday Tour e Pink Friday: Reloaded Tour, e relançou o álbum como Pink Friday:

Roman Reloaded – The Re-Up. Minaj provisoriamente anunciou planos para um terceiro álbum de estúdio a ser lançado em 2013. 
A arte de Minaj apresenta um estilo de rap acelerado,  uso de alter-egos  e sotaques notavelmente britânicos.  Seus trajes extravagantes e coloridos, roupas e perucas deram seu reconhecimento como um ícone da moda. Minaj se caracterizou como uma dubladora em Ice Age 4: Continental Drift, serve como uma juíza no American Idol e comercializou com Adidas, MAC Cosmetics, e Pepsi.

Seu trabalho ganhou seis BET Awards, quatro American Music Awards, dois MTV Video Music Award, um MTV Europe Music Awards e foi nomeada como "Estrela em Ascensão de 2011" pela revista Billboard em 2011.  Foi a primeira mulher incluída na MTV's Annual Hottest MC List,  com o The New York Times considerando-a como "a rapper mais influente de todos os tempos."  The Source nomeou Minaj a Mulher do Ano de 2012  e se tornou a rapper com maior número de canções na parada musical Billboard Hot 100, totalizando quarenta e quatro.


                                           Vida e carreira 

                                 Início da vida e começo da carreira

Onika Tanya Maraj nasceu em 1982  em Saint James  (um subúrbio da cidade de Porto de Espanha, capital de Trindade e Tobago).
Filha de Carol Maraj, uma assistente de contabilidade de confissão evangélica, e de Robert Maraj, um empregado da American Express.  Seus pais são de ascendências mistas de indianos e afro-trinitinos   e ela viveu em Saint James com sua avó até seus cinco anos de idade, pois seus pais estavam procurando na época por um lugar para morar no distrito do Queens na cidade de Nova Iorque. De vez em quando, sua mãe ia visitá-la, e um dia, foi buscá-la para ir para Queens.  De acordo com Minaj, seu pai bebia muito, usava drogas e uma vez tentou matar sua mãe após colocar fogo na casa onde moravam.

Ela estudou na escola de música Elizabeth Blackwell Middle School 210, onde tocava clarinete, e formou-se na LaGuardia High School.  Na última instuição, especializada em música e nas Artes visuais e cênicas, Minaj participou do programa de teatro. Inicialmente, ela estava prevista para cantar em LaGuardia, mas perdeu a voz no dia de sua audição.26 Tinha um desejo de se tornar uma atriz, mas falhou na tentativa de prosseguir a sua carreira devido à falta de papéis que recebeu. Em 2001 foi escalada para o espetáculo Off-Broadway "In Case You Forget".  Depois de sua falta de sucesso em se tornar uma atriz, Minaj trabalhou no Red Lobster, no Bronx, com 19 anos, como garçonete, comprando seu primeiro veículo próprio, uma BMW.  Foi demitida da Red Lobster por causa de sua indelicadeza com os outros clientes e já havia sido dispensada pelo menos 15 vezes pelo mesmo motivo.  Ela trabalhou também como assistente administrativa, atendente ao cliente e uma posição de gerente de escritório em um negócio desconhecido localizado em Wall Street.

Minaj brevemente assinou com o grupo do Brooklyn Full Force, onde fez rap em um quarteto chamado "Hoodstars", que consistia com os membros Lou$tar (filho de Bowlegged Lou), Scaff Beezy (o atual hype man de Minaj), e 7even Up.  Em 2004, o grupo gravou a música de entrada para a lutadora do WWE Victoria intitulada "Don't Mess With", que foi destaque na coletânea ThemeAddict: WWE The Music, Vol. 6. Minaj deixou o grupo, insatisfeita com a falta de sucesso. A artista tinha carregado algumas canções em seu Myspace e enviou algumas delas para os profissionais da indústria da música, gerenciada por Debra Antney. Fendi, CEO da gravadora do Brooklyn Dirty Money Entertainment, que descobriu o rapper Gravy, escutou as músicas de Minaj e a contratou para seu rótulo. Ela usou primeiro o nome "Nicki Maraj", mudando depois para "Nicki Minaj" declarando: "Meu nome verdadeiro é Maraj. Fendi inverteu ele quando me conheceu porque eu tinha uma tal 'rima desagradável'! Eu como vadias!"  Sob a gravadora de Fendi, Minaj apareceu no popular DVD de rua "The Come Up Volume 11" que contou com rappers clandestinos de Nova Iorque.

 2007–09: Mixtapes e Young Money 
Minaj lançou seu primeiro mixtape em 2007, depois de distribuir o Playtime Is Over com Dirty Money Records. Ela lançou um outro disco em 7 de julho de 2008, intitulado Sucka Free, através da gravadora Be. Em 18 de abril de 2009, a artista divulgou um terceiro mixtape e apareceu na revista XXL.  Ela venceu na categoria "Female Artist of the Year" em 2008 nos Underground Music Awards.38 Minaj lançou Beam Me Up Scotty, outro mixtape, em abril de 2009 através da companhia Trapaholics Records, que recebeu cobertura positiva dos canais de televisão BET e MTV. 
Em agosto de 2009, Minaj assinou um contrato com a gravadora Young Money, com distribuição da Universal Motown Records, depois que o rapper norte-americano Lil Wayne descobriu ela no DVD The Come Up.  Minaj gerou uma grande atenção quando ela apareceu pela primeira vez no vídeo "5 Star Chick" de Yo Gotti, o que lhe rendeu sucesso com a comunidade urbana. A pedido do rapper Jay-Z, Minaj fez uma participação no single "Shakin' It  Daddy" do cantor Robin Thicke.

 Ela então teve um verso de rap solo no single "BedRock", do grupo Young Money, que se tornou um sucesso comercial, atingindo a segunda posição da tabela musical dos Estados Unidos Billboard Hot 100.  Minaj também apareceu em "Roger That", que alcançou a posição de número   na mesma lista.  A canção, e em particular a intérprete, receberam análises positivas dos críticos. Ambas as faixas foram incluídas no álbum de estúdio We Are Young Money, distruido pela empresa de mesmo nome em dezembro de 2009. O trabalho entrou entre os dez mais vendidos da parada musical de álbuns estadounidense Billboard 200, alcançando sua nona colocação e depois sendo certificado como disco de ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA).44 45 Ela foi depois escolhida por Mariah Carey para fazer uma participação em seu single e vídeo da canção "´Up Out My Face". Os críticos elogiaram a colaboração.

2010–2011: Pink Friday e avanço comercial

Depois de uma grande guerra de propostas da gravadora, Young Money Entertainment anunciou em 31 de agosto de 2009 que lançariam Minaj com um contrato que ela possuiria todos os seus direitos – incluindo merchandising, patrocínios, verbas, turnês e publicidade.  Em entrevista à Capital FM 95,8, Rihanna afirmou que depois que as duas colaboraram em "Raining Men" de seu álbum Loud (2010), a dupla se reuniria novamente para uma possível colaboração no álbum Pink Friday, de Minaj. O artista e produtor de hip-hop e rap Kanye West também foi confirmado no álbum.49 Em 3 de agosto de 2010, Minaj revelou no canal online Ustream.tv que o nome do álbum seria Pink Friday, em referência a Black Fridayff. 
Pink Friday foi lançado em 19 de novembro de 2010 em versão padrão e deluxe.  O single promocional, "Massive Attack", foi lançado em abril.53 Em agosto, Minaj lançou "Your Love" como o primeiro single oficial do seu álbum de estreia. A canção chegou ao número 14 da parada musical dos Estados Unidos Billboard Hot 100,54 na sétima posição do gráfico americano Hot R&B/Hip-Hop Songs55 e o topo da parada Rap Songs, sendo a primeira artista feminina solo no topo da parada desde 2002.

 Ela tornou-se a primeira artista feminina a ser incluida no MTV's Annual Hottest MC List, que lista os dez principais artistas de hip-hop do ano.12 Em outubro torno-se a primeira a ter sete canções na Billboard Hot   ao mesmo tempo.  Minaj lançou um single em conjunto com o líder do grupo Black Eyed Peas, will.i.am, intitulado "Check It Out",58 seguido de "Right Thru Me", com o clipe de ambos lançado em outubro.59 60 "Moment 4 Life" foi lançada em 7 de dezembro de 2010 com participação do rapper canadense Drake, sendo um sucesso no Hot 100 e entre os cinco dos Rap Songs.  
O álbum foi certificado disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) um mês após a distribuição.2 Em 9 de fevereiro de 2011, foi anunciado que o Pink Friday tinha alcançado o número um na Billboard 200 em sua décima primeira semana em atividade na parada musical.  Mina recusou se tornar jurada do The X Factor, comentando sobre isso na canção "Roman Reloaded".

 A partir de junho de 2011, Minaj em surporte ao Pink Friday, serviu como um ato de abertura junto com Jessie and the Toy Boys e Nervo na sexta turnê de Britney Spears, intitulada Femme Fatale Tour, em suporte do seu sétimo álbum de estúdio, Femme Fatale.  Ela também foi destaque no remix oficial da faixa '"Till The World Ends", juntamente com as cantoras Spears e Kesha, que alcançou o número 3 nos Estados Unidos em abril de 2011. 
"Super Bass" foi lançado do Pink Firday em maio de 2011, a recepção do single foi enorme após a canção atingir as décimas primeiras posições em paradas musicais de muitos países, incluindo, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Canadá e outros países, recebendo mais tarde platina quádrupla pela RIAA65 e ganhando críticas positivas.

 Minaj passou a atribuir o sucesso do single, em parte, à Taylor Swift, dizendo em uma entrevista à estação de rádio americana 102.7 KIIS FM: "Taylor Swift fez uma pequena entrevista sobre 'Super Bass' e decolou nos Estados Unidos com o povo conhecendo... É realmente estranho como tudo isso aconteceu... Nós não planejamos isso.68 Ela dublou uma personagem no filme de animação 3D Ice Age: Continental Drift, chamada Steffie, uma mamute-lanoso.  Minaj também apareceu no álbum do disc jockey francês David Guetta, Nothing but the Beat (2011), nas faixas "Where Them Girls At" e "Turn Me On", ambas escolhidas como canções comerciais do álbum. 
                     


                             2011-12: Pink Friday: Roman Reloaded e turnês 
 
O segundo álbum de Minaj, Pink Friday: Roman Reloaded foi anunciado através do Twitter, em novembro de 2011 e foi lançado pela primeira vez em 2 de abril de 2012, dois meses mais tarde do que o inicialmente planejado.  O álbum conta com colaborações com produtores Hit-Boy, Dr. Luke, Rico Beats, Kenoe, RedOne e Oak. O A&R do Cash Money Josué Berkman disse que Minaj foi extremamente particular sobre as batidas e as músicas, ela costumava dizer: "Ela não queria fazer só rap ou cantar qualquer coisa - eu poderia mostrar mil faixas e ela poderia gostar só de uma ou dois". Precedendo o lançamento do álbum, três singles promocionais foram lançados: Roman in Moscow (que não foi para a edição final do álbum), "Stupid Hoe" e "Roman Reloaded". O primeiro single do álbum, "Starships", foi lançado em 14 de fevereiro.75 Tornou-se o single com melhor posição de Minaj no Reino Unido, atingindo o número 2. Ele também chegou ao número 5 na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos, tornando-se sua segunda canção a chegar entre as dez canções mais vendidas da parada musical desde "Super Bass" em 2011. O vídeo da musical foi lançado em 26 de abril de 2012.

Em 12 de fevereiro de 2012, Minaj estreou sua canção "Roman Holiday" no 54º Grammy Awards, tornando-se a primeira música apresentada no palco do Grammy por um rapper feminina solo.  O tema exorcístico da performance recebeu opiniões mistas.78 79 Ela colaborou na canção "Give Me All Your Luvin'" (com M.I.A.) que foi executada no Super Bowl XLVI em fevereiro e "I Don't Give A", ambas canções do álbum de Madonna MDNA (2012).  O segundo single do álbum, "Right by My Side", com Chris Brown, foi lançado em 27 de março de 2012. Após o lançamento do álbum, chegou ao número 24 da Hot R&B/Hip-Hop Songs. Também atingiu posição baixa na parada de singles do Reino Unido, ficou em 101. O terceiro single, "Beez in the Trap", com 2 Chainz foi liberado nas rádios urbanas dos Estados Unidos em 24 de abril de 2012. Estreou no programa de rádio do DJ Flex na Hot 97 em 20 de março de 2012. Chegou ao número 24 na Billboard Rap Songs.  O vídeo estreou em 6 de abril de 2012. 
Minaj começou sua primeira turnê mundial, a Pink Friday Tour em 16 de maio de 2012, e foi seguida da Pink Friday: Reloaded Tour, que começou em outubro.

 Minaj cancelou sua aparição no V Festival de 2012 no Reino Unido e o último show da Pink Friday Tour em Dublin devido aos danos de suas cordas vocais.86 Ela estava programada a ser uma manchete no Hot 97 Summer Jam em Nova Jersey em 3 de junho de 2012 no MetLife Stadium, mas desistiu de se apresentar dias depois que um dos DJ's da rádio (Peter Rosenberg) criticou "Starships" por não ser "hip-hop de verdade". Seu chefe Lil' Wayne ouviu comentarios e cancelou as apresentações dos funcionarios da Young Money.87 Na turnê Minaj se apresentou com lendas do hip-hop como Nas, Lauryn Hill, Cam'ron, Foxy Brown, entre outros.  Ela chamou a Hot   para falar sobre o incidente com Funkmaster Flex, que terminou com a briga da estação de rádio e do DJ Peter Rosenberg.
Uma versão estendida do Pink Friday: Roman Reloaded foi subtitulado como The Re-Up em 19 de novembro de 2012.  O primeiro single do relançamento, "The Boys", com Cassie, foi lançado em 13 de setembro de 2012 e seu vídeo em 18 de outubro de 2012.

"Va Va Voom" foi lançada como o quinto single do Pink Friday: Roman Reloaded, com o vídeo estreando em 26 de outubro;91 e o segundo do Re-Up, "Freedom" foi lançada em 3 de novembro de 2012.96 97 Minaj ganhou o prêmio de Melhor Vídeo Musical Feminino no MTV Video Music Awards de 2012, e realizou "Girl on Fire" com Alicia Keys e participação da ginasta Gabby Douglas.98 Em novembro estrelou um documentário especial no canal E! de três partes, intitulado Nicki Minaj: MY Truth.91 A artista foi indicada para "Best Hip-Hop", "Best Female", "Best Look", ganhando a primeira indicação no MTV Europe Music Awards de 2012 e perdendo as duas outras para Taylor Swift.

2013-presente: American Idol, The Other Woman e terceiro álbum de estúdio 


Em setembro de 2012, foi confirmado que Minaj iria participar como jurada na décima segunda temporada do American Idol com os novatos Mariah Carey, Keith Urban e o veterano Randy Jackson.    Minaj e Carey receberam muita atenção da mídia por suas tensões nas gravações, com a divulgação de um vídeo das duas em meio a uma acalorada discussão durante audições em Charlotte, Carolina do Norte. No dia seguinte, Carey alegou que Minaj ameaçou "matá-la", durante uma discussão que ocorreu no início da semana, embora Minaj e o produtor Nigel Lythgoe tenham negado tais afirmações.102 Em 12 de abril de 2013, Minaj tornou-se a rapper com mais entrada na história da Billboard Hot 100, com quarenta e quatro aparições, estando empatada com Mariah Carey como a sétima artista feminina em geral de maior entrada na parada musical.

Em novembro de 2012, Minaj anunciou planos para lançar sua própria gravadora, e já assinou com o cantor Parker Ighile, o rapper Brinx, e a cantora Keisha.  O título "Pink Friday Records" foi a intenção, mas foi descartado porque "não seria justo para os homens", Minaj revelou em um comunicado de imprensa, esclarecendo que ela iria lançar o novo nome "muito em breve".  Tem planos para lançar seu terceiro álbum de estúdio em 2013,  descrevendo seu conceito como "uma continuação do Re-Up [mas] com muito mais."  Minaj anunciou planos para aparecer em seu primeiro filme, rumarizando ser filme de suspense The Counselor. Posteriormente foi confirmado que a estréia de Minaj ser no filme de ação The Other Woman, dirigido por Nick Cassavetes, escritor de The Notebook, cujas filmagens começarão no final da primavera americana.  Minaj está definida para aparecer como a assistente da atriz Cameron Diaz.  Ela liderou a candidatura de músicos de rap no Billboard Music Awards 2013 com sete nomeações.

Arte 

                                                    Imagem

Minaj tem sido notada pelos meios de comunicação pela sua imagem extravagante.  Em entrevista à revista Vibe, Minaj discutiu sobre sua imagem sexual, declarando: "quando eu cresci, vi mulheres fazendo coisas certas, e eu pensei que tinha que fazer exatamente isso. As rappers femininas hoje em dia falam muito sobre sexo... e eu pensei que para ter o sucesso que tenho, teria que fazer a mesma coisa. Quando na verdade eu não tinha que fazer",  mais tarde acrecentando: "fiz uma decisão consciente para tentar suavizar a sensualidade, eu quero que as pessoas — especialmente as meninas —, saibam que na vida, nada vai ser baseado em atração sexual.


                                                     Você tem que ter algo mais do que isso."  Ela começou a "cantar sobre seios" como parte de seu movimento para fortalecer as mulheres.  Em uma entrevista ao The Guardian, Minaj diz que ela não está só competindo com as mulheres, mas também com os rappers masculinos na indústria: "É por isso que digo coisas como 'pau na sua cara', porque não quero mais me referir aos órgãos femininos, só sinto que tenho bolas maiores do que as dos meninos", referindo-se a música "Come On a Cone" do seu segundo álbum, Pink Friday: Roman Reloaded.  Na canção "Moment   Life" ela se refere como um rei ao invés do termo "rainha".

Minaj é muitas vezes comparada a cantora pop Lady Gaga e as vezes chamada de "Lady Gaga negra", por usar roupas e perucas extravagantes, mas ela contesta as comparações.  Ela cita Alexander McQueen, Versace, e Christian Louboutin como seus estilistas favoritos.  The Huffington Post descreve a moda de Minaj como "cheia de riscos", "ousadas escolhas alfaiatarias" e "legal",  com o Yahoo! comentando que seus trajes são "coloridos", "loucos" e afirmou que "o mundo certamente seria muito quieto sem a senhora Minaj".  A artista já foi convidada para participar de vários eventos de estilistas, com Donatella Versace convidando-a para realizar o lançamento da colaboração da Versace para a H&M ao lado de Prince e também cantou seu single de sucesso "Super Bass" em um desfile de moda da Victoria Secret em novembro de 2011.  Minaj foi pessoalmente convidada para sentar-se ao lado da editora chefe da revista Vogue Anna Wintour durante a New York Fashion Week para ver estilistas como Oscar de la Renta e Carolina Herrera.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.