Biografia,Alain Prost


Alain Prost
Alain Marie Pascal Prost OBE (Loire, 24 de fevereiro de 1955)1 é um ex-automobilista francês, quatro vezes campeão do Mundial de Pilotos da Fórmula 1, considerado um dos mais bem sucedidos pilotos da categoria de todos os tempos. Durante sua carreira na F1, que foi de 1980 a 1993, ele venceu 51 Grandes Prêmios.


Carreira 
Sua primeira vitória foi a que todo piloto francês poderia sonhar: em solo francês, no Grande Prêmio da França de 1981, com um carro francês, o Renault. Ainda na Renault ele somou mais 8 vitórias ao seu currículo. Mas divergências com a equipe o fizeram regressar à McLaren, na qual somaria mais 30 vitórias e ganharia três títulos mundiais. Numa passagem conturbada pela Ferrari, foi vice-campeão em 1990 e não competiu em 1992. Retornou em 1993, sagrando-se mais uma vez campeão, agora pela Williams, e encerrando no mesmo ano sua carreira.

Em seu tempo, Alain Prost consagrou um estilo de pilotagem seguro, leve e elegante, em oposição ao maior virtuosismo de outros pilotos com os quais competiu, como Gilles Villeneuve, Nigel Mansell e o próprio Ayrton Senna, notáveis pelo grande arrojo e ousadia na pilotagem. Um dos principais exemplos desse método era a economia dos componentes do carro (motor, gasolina, pneus) durante a maior parte da corrida, para que as grandes acelerações se dessem somente nos momentos de real decisão (como nos instantes de ultrapassagem). Por adotar essa forma racional e calculista de competição, Prost ficou conhecido como "O Professor".De 1997 a 2001 foi proprietário e dirigiu a Prost Grand Prix Racing Team. A equipe faliu no começo de 2002.Fora das corridas, Prost é um entusiasta pelo ciclismo de estrada e ajudou no design de bicicletas da fábrica francesa Cyfac.Alain Prost é casado com Anne-Marie Prost e tem três filhos: Nicolas, Sacha e Victoria. Ele reside em Nyon, na Suíça.

 Rivalidade com Senna 
Durante boa parte de sua carreira na Fórmula 1, houve grande rivalidade entre Alain Prost e Ayrton Senna, notadamente após o ano de 1988, quando ambos se tornaram companheiros de equipe na McLaren. A rivalidade entre eles é citada por muitos como uma das mais intensas da Fórmula 1 moderna. O evento mais notável durante a temporada ocorrido entre os dois foi no Grande Prêmio de Portugal de 1988, onde Senna tentou bloquear Prost de obter a liderança forçando o francês a correr próximo do muro dos pits; Prost manobrou para passar Senna por fora, obtendo a liderança quando os dois chegaram à primeira curva, mas manteve-se irritado com a manobra perigosa do brasileiro.

Ficheiro:Alain Prost 1991 United States GP.jpg

Prost na Ferrari no GP dos Estados Unidos, Phoenix, de 1991

A rivalidade se intensificou após o Grande Prêmio de San Marino de 1989, onde os dois competidores firmaram um acordo que nenhum ficaria no caminho do outro na primeira curva. (cf. Grande Prêmio de San Marino de 1982). No início, Senna obteve a liderança e foi seguido por Prost pela primeira curva sem se colocar no caminho de Senna. Um acidente envolvendo Gerhard Berger na volta 4 parou a corrida. No reinício, foi Prost que levou a melhor entre os dois, mas Senna forçou seu caminho em cima de Prost na primeira curva, quebrando o acordo feito no início da corrida e deixando o francês furioso com Senna. Senna argumentou que foi o reinício.4 Prost também ficou irritado com a McLaren aparentemente favorecendo Senna pelo melhor relacionamento de Senna com a Honda, então anunciando no meio da temporada que assinaria contrato com a Ferrari para o ano seguinte.

Esta rivalidade chegou ao ápice no fim de 1989, quando o título estava para ser decidido entre Senna e Prost no Grande Prêmio do Japão de 1989, em Suzuka. As duas McLarens colidiram na chicane do Casio Triangle quando Prost bloqueou uma tentativa de ultrapassagem de Senna. Prost saiu do carro, enquanto que Senna gesticulou para os técnicos de pista empurrassem seu carro para retornar à pista, cortando pela chicane. Senna voltou aos boxes para trocar o bico avariado e continuar, enquanto que Prost se dirigiu à sala dos comissários para reportar que o corte pela chicane era uma manobra ilegal. Mesmo com Senna vencendo a corrida, os comissários entenderam que a manobra foi ilegal e Senna foi desclassificado. Após uma apelação malsucedida pela McLaren, o brasileiro recebeu uma multa de US$100,000 e seis meses de suspensão, levando Senna a acusar o então presidente da FIA Jean-Marie Balestre de favorecer o francês. A desclassificação de Senna fez com que Prost ganhasse o título matematicamente, já que Prost tinha mais pontos no campeonato. Há ainda muito debate se Prost intencionalmente acertou Senna, se Senna foi arrojado demais em sua manobra, ou se simplesmente o ocorrido foi um incidente de corrida.

O Campeonato de Fórmula 1 de 1990 viu os dois pilotos se colidindo novamente. Senna estava à frente de Prost, que agora estava na Ferrari, no campeonato de pilotos. Prost se classificou em segundo para a penúltima corrida da temporada em Suzuka, no Grande Prêmio do Japão de 1990, e Senna se classificou na pole. Sem expicação, o lado ímpar das posições de largada foi trocado com o lado par. Senna então reclamou que o lado ímpar estava sujo, significando uma aderência menor na largada e também uma arrancada mais lenta comparada com a de Prost, que largaria do lado mais emborrachado da pista. O apelo do brasileiro foi rejeitado.5 No início da prova, Prost levou a melhor entre os dois, mas ao completar a primeira curva, Senna se recusou a recolher o carro para dar espaço e colidiu de lado com Prost a 160 mph (260 km/h), decidindo o título para o brasileiro.6 Prost quase se aposentou do esporte dizendo: "O que ele fez foi desprezível. É um homem sem valor."7 Um ano depois, Senna admitiu que a manobra foi premeditada, em retaliação por Prost ter tentado retirar os dois da corrida no ano anterior, numa posição similar.Houve também um incidente controverso na temporada de 1991: a Ferrari de Prost era inferior às McLarens, sendo incapaz de ser competitivo contra Senna. No Grande Prêmio da Alemanha de 1991, Prost disputava com Senna o 4º lugar, mas no entanto sentiu Senna se defender muito agressivamente na primeira chicane, fazendo Prost se desviar pela rota de escape. Prost estabilizou o carro e retornou à corrida. Concidentemente, Senna ficou sem combustível na última volta exatamente naquele ponto.

O francês tirou um ano sabático em 1992 após ser demitido da Ferrari por ter criticado publicamente o carro e a equipe, 9 enquanto que o brasileiro luta em uma McLaren que já não era tão competitiva como era a Williams. Prost anunciou um contrato para a temporada seguinte, de 1993, com a Williams. Senna quis ir para a Williams também, mas Prost tinha uma cláusula em seu contrato em que proibia o brasileiro de ser seu companheiro de equipe. Furioso, Senna chamou o francês de covarde durante uma coletiva de imprensa em Estoril.
Um ex-chefe de ambos, Frank Williams, quando questionado sobre as diferenças entre eles, respondeu:Posso ser tachado de herético, mas sempre suspeitei que Alain de fato tivesse uma habilidade maior. Digo isso lembrando que Ayrton ia mais ao limite do que Alain. Mas Alain nunca explorou o extremo tão consistentemente ou de maneira bem sucedida como Ayrton. Alain corria riscos calculados. Ayrton certamente examinava e então guiava, direto ao limite. Ayrton era todo coragem e pilotagem no carro. Apesar das muitas diferenças, eles também tinham semelhanças. Os dois eram pilotos muito cerebrais, grandes "pensadores". Mas as manifestações deste controle mental eram diferentes.Após tais polêmicas, em 1993, Alain Prost voltaria à Fórmula 1 em grande estilo, pilotando o Williams FW15 com os motores V10 Renault, o melhor carro de sua época. Depois de um início irregular, alternando-se na liderança do campeonato com Ayrton Senna (que conduzia um McLaren já bastante inferior), Prost se estabeleceria na primeira posição na classificação sem maiores sustos a partir do triunfo no Grande Prêmio do Canadá, sagrando-se tetracampeão mundial com o segundo lugar obtido no Grande Prêmio de Portugal. O título veio com duas corridas de antecedência e assegurado por sete vitórias na temporada. Alain Prost seria o maior vencedor de corridas da Fórmula 1 e o piloto com mais títulos depois de Juan Manuel Fangio até o início dos anos 2000, quando tais marcas seriam batidas por Michael Schumacher (que também superaria Fangio no número de títulos).

Com a iminente entrada de Ayrton Senna na Williams para a temporada de 1994, Prost decide não reaver a lendária e polêmica rivalidade dos tempos de McLaren e anuncia sua aposentadoria justamente no final de semana do GP de Portugal. Apesar da cautela de Prost, o que muitos temiam, a reedição de disputas controversas com Ayrton Senna, não havia acontecido em 1993, com ambos os pilotos competindo de maneira harmoniosa, sem maiores desgastes. O reatamento entre dois seria selado com o abraço de Senna em Prost no pódio do Grande Prêmio da Austrália (o último daquela temporada, o último da carreira de Prost e o que também marcaria a última vitória de Senna na Fórmula 1).
Honras recebidas 
Légion d'Honneur (França, 1985)
Troféu de Campeão dos Campeões (Grand Prix Former Drivers Club, 1988)
Knight of the Order of the British Empire(OBE) (Inglaterra, 1993)
Hall da Fama Internacional dos Esportes a motor (1999)
Prêmio mundial de esportista do Século (Novembro de 1999)
Cavaleiro da Ordem do Cruzeiro do Sul (Brasil)

  Comparação com companheiro de equipe 

Durante a sua carreira na Fórmula 1, Alain Prost bateu quase todos os seus colegas por pontos, incluindo quatro campeonatos mundiais. As únicas excepções foram na sua temporada de estreia, devido a uma lesão na mão que o levou a participar apenas de onze corridas, e em 1984, quando ele, estando prestes a vencer o campeonato, foi batido por Niki Lauda por uma diferença de meio ponto. Apesar de Prost em 1988 ter ganho mais pontos que o seu colega de equipe, Ayrton Senna venceu o campeonato devido à eliminação dos piores resultados, ou seja, apenas os melhores resultados de cada piloto foram contados.


Comparação com companheiro de equipe 

Durante a sua carreira na Fórmula 1, Alain Prost bateu quase todos os seus colegas por pontos, incluindo quatro campeonatos mundiais. As únicas excepções foram na sua temporada de estreia, devido a uma lesão na mão que o levou a participar apenas de onze corridas, e em 1984, quando ele, estando prestes a vencer o campeonato, foi batido por Niki Lauda por uma diferença de meio ponto. Apesar de Prost em 1988 ter ganho mais pontos que o seu colega de equipe, Ayrton Senna venceu o campeonato devido à eliminação dos piores resultados, ou seja, apenas os melhores resultados de cada piloto foram contado

TemporadaPontos Alain ProstPontos companheiro
de equipe
Companheiro
de equipe
198056John Watson
19814311René Arnoux
19823428René Arnoux
19835722Eddie Cheever
198471.572Niki Lauda
198576 (73)14Niki Lauda
198674 (72)22Keke Rosberg
19874630Stefan Johansson
1988105 (87)94 (90)Ayrton Senna
198981 (76)60Ayrton Senna
199073 (71)37Nigel Mansell
19913421Jean Alesi
19939969Damon Hill

Resultados de Alain Prost na Fórmula 1 

(legenda) (Corrida em negrito indica pole position, corridas em itálico indica volta mais rápida)
AnoEquipeChassisMotorPneus12345678910111213141516PontosPosição
1993CanonWilliamsTeamWilliams FW15CRenault RS5V10GAFS
BRA
Ret
EUR
SMR
ESP
MON
CAN
FRA
ING
ALE
HUN
12º
BEL
ITA
12º
POR
JAP
AUS
99
1991Scuderia Ferrari SpAFerrari F1 642Ferrari 037 V12GEUA
BRA
SMR
NP
MON
CAN
Ret
MEX
Ret
34
Ferrari F1 643FRA
ING
ALE
Ret
HUN
Ret>
BEL
Ret
ITA
POR
Ret
ESP
JAP
AUS
1990Scuderia Ferrari SpAFerrari F1 641Ferrari 036 V12GEUA
Ret
BRA
SMR
MON
Ret
CAN
MEX
FRA
ING
ALE
HUN
Ret
BEL
ITA
POR
ESP
JAP
Ret
AUS
711
(73)
1989HondaMarlboro
Mclaren
McLaren MP4/5Honda RA109E
V10
GBRA
SMR
MON
MEX
EUA
CAN
Ret
FRA
ING
ALE
HUN
BEL
ITA
POR
ESP
JAP
Ret
AUS
Ret
761
(81)
1988HondaMarlboro
McLaren
McLaren MP4/4Honda RA168E
V6 Turbo
GBRA
SMR
MON
MEX
CAN
EUA
FRA
ING
Ret
ALE
HUN
BEL
ITA
Ret
POR
ESP
JAP
AUS
871
(105)
1987MarlboroMcLaren
International
McLaren MP4/3TAG-PorscheP01
V6 Turbo
GBRA
SMR
Ret
BEL
MON
EUA
FRA
ING
Ret
ALE
HUN
AUT
ITA
15º
POR
ESP
MEX
Ret
JAP
AUS
Ret
46
1986MarlboroMcLaren
International
McLaren MP4/2CTAG-PorscheP01
V6 Turbo
GBRA
Ret
ESP
SMR
MON
BEL
CAN
EUA
FRA
ING
ALE
HUN
Ret
AUT
ITA
DSQ
POR
MEX
AUS
741
(72)
1985MarlboroMcLaren
International
McLaren MP4/2BTAG-PorscheP01
V6 Turbo
GBRA
POR
Ret
SAM
DSQ
MON
CAN
EUA
Ret
FRA
ING
ALE
AUT
HOL
ITA
BEL
EUR
AFS
AUS
Ret
731
(76)
1984MarlboroMcLaren
International
McLaren MP4/2TAG-PorscheP01
V6 Turbo
MBRA
AFS
BEL
Ret
SMR
FRA
MON
2
CAN
USE
EUA
Ret
ING
Ret
ALE
AUT
Ret
HOL
ITA
Ret
EUR
POR
71.5
1983EquipeRenault ElfRenault RE30CRenault-GordiniEF1
V6 Turbo
MBRA
57
Renault RE40USW
11º
FRA
SMR
MON
BEL
USE
CAN
ING
ALE
AUT
HOL
Ret
ITA
Ret
EUR
AFS
Ret
1982EquipeRenault ElfRenault RE30BRenault-GordiniEF1
V6 Turbo
MAFS
BRA
USW
Ret
SMR
Ret
BEL
Ret
MON
USE
NC
CAN
Ret
HOL
Ret
ING
FRA
ALE
Ret
AUT
SUI
ITA
Ret
LVG
34
1981EquipeRenault ElfRenault RE20BRenault-GordiniEF1
V6 Turbo
MUSW
Ret
BRA
Ret
ARG
SMR
Ret
BEL
Ret
43
Renault RE30MON
Ret
ESP
Ret
FRA
ING
Ret
ALE
AUT
Ret
HOL
ITA
CAN
Ret
LVG
1980Marlboro
Team McLaren
McLaren M29Ford Cosworth
DFV V8
GARG
BRA
AFS
NP
USWBEL
Ret
MON
Ret
FRA
Ret
ING
ALE
11º
AUT
516º
McLaren M30HOL
ITA
CAN
Ret
USE
NP
  • ↑1 Nos descartes
  • ↑2 Corrida encerrada antes de dois terços da prova serem completados, foram computados metade dos pontos

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