A HISTORIA DO METALLICA METALICA PARTE FINAL(BANDA DE ROCK)


METALICA PARTE   FINAL

Saída de Newsted, St. Anger e MTV Icon
Com planos de volta aos estúdios em 2001, Newsted deixou a banda em janeiro alegando danos físicos após vários anos tocando com o grupo. Entretanto, entrevistas posteriores com Newsted e os integrantes remanescentes revelaram que o desejo de Newsted de lançar um CD e entrar em turnê com seu projeto paralelo Echobrain, e a resistência intensa de Hetfield à ideia, foi a causa primordial da saída do músico.  Jason também alegou que não havia espaço para ele compor porque James Hetfield "impôs" essa barreira.

Em julho de 2001, Hetfield entrou em reabilitação devido a alcoolismo e outros vícios, e por quase um ano a banda entrou em hiato. Com a volta do vocalista, a banda voltou lentamente como um trio para a composição e gravação do próximo álbum. A tarefa de tocar baixo nas sessões de gravação havia sido desempenhada pelo produtor e conhecido da banda Bob Rock. A gravação do álbum foi documentada para o filme Some Kind of Monster.No início de 2003, seguido da gravação do álbum, o Metallica iniciou audições para a escolha de um substituto permanente para Newsted. Robert Trujillo, anteriormente do Suicidal Tendencies e da banda de Ozzy Osbourne, foi escolhido como novo baixista. Jason Newsted acabou reunindo-se com a banda de thrash metal Voivod em 2002. Acabou também substituindo Robert Trujillo na banda de Ozzy durante a turnê Ozzfest de 2003.  Ainda em 2003, o Metallica foi escolhido como ícone da MTV americana, na terceira edição do MTV Icon, uma espécie de "Hall of Fame" da emissora, que homenageia grandes bandas e artistas solo pelos serviços prestados a música, com o evento realizado em Universal City, Califórnia. O show começou com Sum 41 tocando "For Whom The Bell Tolls" e "Enter Sandman".

Em seguida, os quatro integrantes do Metallica apareceram no palco e passaram pelo meio da multidão extasiada até chegar a seus lugares na primeira fileira do público. A carreira da banda, ao longo de duas décadas, foi documentada em dois telões, entre uma apresentação e outra, mas a saída de Dave Mustaine e a morte de Cliff Burton, membros originais da banda, quase não foram mencionadas. Avril Lavigne cantou "Fuel" com sua banda. O rapper Snoop Dogg fez uma versão em karaokê de "Sad But True", e o Korn foi ovacionado em pé pelo Metallica por sua versão de "One". O Limp Bizkit apresentou uma versão rap metal de "Sanitarium". Tocando em público pela primeira vez com o novo baixista Rob Trujillo, o Metallica apresentou um medley de canções que abrangem de 1983-1991, seguida de "Frantic" que foi tocada ao vivo pela primeira vez. Os apresentadores do concerto incluíram Rob Zombie, Lisa Marie Presley, Travis Barker, do Blink 182, a atriz Shannon Elizabeth, o ator Sean Penn, o humorista Jim Breuer e Chester Bennington, do Linkin Park. A MTV criou um site para promover o especial, com depoimentos de celebridades e músicos, incluindo Kelly Osbourne, Sully Erna do Godsmack, Ja Rule e David "Phoenix" Farrell, do Linkin Park.
Em junho de 2003 foi lançado o oitavo álbum de estúdio do Metallica, St. Anger, estreando na primeira posição das paradas musicais da Billboard 200.  Intencionalmente seco e bruto, e também desprovido quase que completamente de solos de guitarra, foi seguido de críticas do fãs. Apesar disso, o álbum ganhou o Grammy Award de 2004 para Melhor Desempenho de Metal.Após turnês extensas divulgando o álbum na Summer Sanitarium Tour 2003 e na Madly in Anger with the World, a banda entrou em hiato dos concertos e passou a maior parte de 2005 com amigos e família.

 Death Magnetic
Em 16 de fevereiro de 2006 a banda anunciou em sua página oficial que após um relacionamento de mais de quinze anos, o produtor musical de longa data Bob Rock não gravaria o próximo álbum de estúdio do Metallica. O grupo gravou em 2008 um álbum de estúdio com o produtor Rick Rubin,[27] que já trabalhou com outras bandas proeminentes de rock e metal como Slayer, Danzig, System of a Down, Slipknot, Red Hot Chili Peppers, Rage Against the Machine e atualmente Linkin Park. A banda esteve em Portugal a 28 de junho de 2007, na sua Sick of the Studio Tour, proporcionando um grande concerto no festival Superbock Superock, juntamente com Joe Satriani e Mastodon, onde tocaram temas poucos habituais nos seus concertos, como a instrumental "Orion" e a canção "...And Justice for All", a banda já não tocava essas músicas ao vivo há mais de dezoito anos.
Em 12 de setembro de 2008 foi lançado Death Magnetic; o álbum alcançou o topo em vários países e foi aclamado pela critíca e por boa parte dos fãs. Em 21 de outubro de 2008 o Metallica iniciou a turnê "World Magnetic Tour", que estava associada ao Death Magnetic, que acabou em 21 de novembro de 2010. Em 3 de abril de 2009 o Metallica lançou o single "Broken, Beat & Scarred", que também fazia parte do álbum Death Magnetic.Nos dias 4, 6 e 7 de junho o Metallica fez shows na Cidade do México, no México. Mais tarde é lançado o DVD ao vivo Orgulho, Paixão e Glória: Três Noites na Cidade do México. Em 7 de julho de 2009 a turnê passou pela França, onde o Metallica fez um show ao vivo, que posteriormente lançaram o DVD ao vivo Français Pour Une Nuit.


Em 04 de abril de 2009, o Metallica subiu ao palco para tocar um medley de seus principais hits na cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame, e dois dos baixistas do grupo, Jason Newsted e Robert Trujillo tocaram juntos. O vocalista James Hetfield e o baterista Lars Ulrich se abraçaram no palco após falar com o público e agradeceram aos fãs que acompanharam os altos e baixos da banda, como a morte do antigo baixista Cliff Burton em 1986.- Sonhem alto e se atrevam a errar. Eu os desafio a fazer isso, porque isso aqui (o sucesso do Metallica) é uma prova viva de que é possível transformar um sonho em realidade - disse Hetfield.
Os nomeados são escolhidos por 600 pessoas de um grupo de cantores elegíveis 25 anos depois de seu primeiro álbum ser lançado. Entrar para o Rock and Roll Hall of Fame é considerado uma grande honra entre músicos do rock, desde a década de 50.
Depois de 11 anos de ausência, o Metallica retornou ao Brasil no início de 2010 para três shows, em Porto Alegre (28 de janeiro) e São Paulo (30 e 31 de janeiro). Na primeira noite na capital paulista, o show teve todos os 68 mil ingressos vendidos, lotando o Estádio do Morumbi . Nas três apresentações no Brasil, a banda tocou várias músicas que levaram o público ao delírio, seus grandes clássicos, além de músicas do mais recente álbum Death Magnetic, de 2008. Os dois shows em São Paulo tiveram a abertura da banda brasileira Sepultura. Em Porto Alegre, o Metallica se apresentou pela segunda vez, mas o vocalista James Hetfield se enganou ao dizer aos porto-alegrenses que o Metallica estava pela primeira vez na cidade, mas logo o guitarrista Kirk Hammett corrigiu fazendo um sinal com as mãos mostrando que era a segunda apresentação.


Lulu e eventos futuros (2010-atualmente)
Em junho de 2010 o Metallica, juntamente com Slayer, Megadeth e Anthrax, realizaram uma turnê juntos na Sonisphere Festival na Polónia, República Checa, Bulgária, Roménia e Turquia, chamada Big Four of Thrash. Em 22 de junho, todas as bandas tocaram no mesmo palco juntas pela primeira vez, em Sofia Bulgária, a música "Am I Evil?", cover de Diamond Head realizado pela primeira vez em 1984, pelo Metallica. Esta é também a primeira vez que James Hetfield e Dave Mustaine tocaram juntos desde 1983, quando Mustaine foi expulso do Metallica. Os shows foram gravados e editados e, em seguida, foi ao ar em mais de 800 cinemas em todo o mundo no mesmo dia do festival. Esse show marcou a história do rock, e foi gravado em DVD/Blu-ray ao vivo, initulado "The Big 4 Live from Sofia, Bulgaria".Em uma entrevista de novembro de 2010 com The Pulse of Radio, Lars Ulrich afirmou que o Metallica quer voltar a escrever novamente para 2011. Ulrich afirmou: "Há um monte de boatos no ar em 2011, mas acho que o principal é que realmente queremos voltar a escrever novamente. Nós não escrevemos desde 2006 ou 2007, e por isso nós queremos ser criativos novamente. Provavelmente, eu diria, março ou abril, e começar, provavelmente, volta a escrever algumas músicas", diz Lars Ulrich.
Em 13 de dezembro de 2010 o Metallica anunciou que voltará a realizar o Big Four, durante o Sonisphere Festival, no Reino Unido, em 8 de julho de 2011. Esta foi a primeira vez que todos os membros do Big Four vão estar no mesmo palco no Reino Unido. O show aconteceu em Knebworth House, Hertfordshire. Outro show do Big Four teve lugar na França em 9 de julho de 2011.Em junho de 2011 Metallica lançou a versão da banda do jogo Monopoly. banda, Além do Metallica, Kiss, The Beatles, Elvis Presley e The Grateful Dead estão entre as outras bandas que já tiveram sua própria versão do jogo.

Em 16 de junho, no site oficial, a banda revelou que lançará um álbum com Lou Reed. Em 19 de agosto o cantor e a banda anunciaram a data de lançamento do novo álbum, com nome ainda não revelado: 31 de outubro, para o mundo inteiro, e 1 de novembro nos Estados Unidos. O nome do álbum será Lulu, o disco foi inspirado em duas peças do dramaturgo alemão Frank Wedekind: "Earth spirit" e "Pandora's box". As letras foram originalmente compostas por Lou Reed para uma montagem teatral em Berlim.Em 25 de setembro de 2011, a banda fez o show de encerramento da noite do metal na versão brasileira do Rock in Rio para cerca de 100 mil pessoas.Em Dezembro de 2011, o Metallica fez uma série de 4 shows em The Filmore (Estados Unidos), para comemorar os 30 anos de estrada da banda. A apresentação contou com todos os membros que fizeram parte da banda e ainda estão vivos: Dave Mustaine, Jason Newsted, Ron McGovney, Lloyd Grant (foi o primeiro guitarrista do Metallica antes de Mustaine e de acordo com Lars, este show foi o primeiro onde Grant subiu ao palco com a banda), e também contou com convidados como, Mercyful Fate, Apocalyptica, Diamond Head, Ozzy Osbourne, Rob Halford, Danzig, John Bush, Jerry Cantrell, Kid Rock, Marianne Faithfull, Geezer Butler, Biff Byford e Bob Rock. Ainda não foi anunciado se haverá lançamento oficial em DVD ou Blu-Ray do evento.A 12 de Dezembro, o Metallica lançou uma EP composta por quatro faixas excluídas do albúm Death Magnetic de 2008, intitulada Beyond Magnetic.
No dia 21 de Dezembro de 2011, a banda confirmou oficialmente o seu regresso a Portugal para um show no Rock In Rio 2012 de Lisboa no dia 25 de Maio.Em 7 de fevereiro de 2012, o Metallica anunciou a criação do seu próprio festival, que se chamará "Orion Music + More", que acontecerá nos dias 23 e 24 de junho em Atlantic City, em Nova Jersey, nos EUA. Ate agora mais de 30 artistas estão confirmados, entre eles Arctic Monkeys, Avenged Sevenfold, Sepultura, Suicidal Tendencies, Ghost, The Sword, Cage The Elephant, Eric Church, Gary Clark Jr. e muitos outros.

Formação atual  James Hetfield - vocal e guitarra (1981 - presente)Lars Ulrich - bateria (1981 - presente)Kirk Hammett - guitarra (1983 - presente)Robert Trujillo - baixo (2003- presente)Ex-integrantes  Lloyd Grant - guitarra (1981)Ron McGovney - baixo (1982)Dave Mustaine - guitarra (1982 - 1983; atualmente líder do Megadeth)Cliff Burton - baixo (1982 - 1986; morto em um acidente durante a turnê)Jason Newsted - baixo (1986 - 2001; atualmente com banda solo)


Discografia de Metallica
Metallica é uma banda estadunidense de heavy metal formada em 1981 por Lars Ulrich (bateria) e James Hetfield (guitarra e vocal).  Após várias mudanças de guitarristas e baixistas, foram escolhidos Kirk Hammett e Cliff Burton, respectivamente. No ano seguinte, Metallica começou a tocar localmente e lançou duas demos, Power Metal e No Life 'Till Leather.  A segunda demo chamou a atenção de Johny Zazula, que assinou o Metallica com a Megaforce Records.  Pela gravadora o grupo lançou, Kill 'Em All (1983) e Ride the Lightning (1984). Logo após, Metallica deixou a Megaforce e assinou com a Elektra Records. 
Em 1986, Metallica lançou Master of Puppets, que foi o primeiro álbum da banda certificado como disco de ouro nos Estados Unidos pela Recording Industry Association of America (RIAA).4 Enquanto promoviam o álbum, Burton foi morto em um acidente com o ônibus que transportava a banda.  Jason Newsted foi escolhido como o substituto, e o primeiro lançamento da banda com o novo integrante, foi o EP Garage Days Re-Revisited (1987).  Lançado em 1988, ...And Justice for All foi o primeiro álbum de estúdio do Metallica que atingiu o top 10 nos E.U.A., alcançando o sexto lugar na Billboard 200.


O auto-intitulado Metallica (1991), atingiu o topo da Billboard 200, e desde então, já foi certificado 14 vezes platina pela RIAA.9 Para promover o álbum, a banda embarcou em uma turnê de dois anos, documentada no box Live Shit: Binge & Purge, lançado em 1993. Três anos depois, foram lançados Load (1996) e ReLoad (1997); ambos os lançamentos atingiram o primeiro lugar em seu país de origem.8 Após o lançamento da compilação Garage Inc. (1998) e do ao vivo S&M (1999), Newsted deixou a banda, em 2001.
Na gravação de seu oitavo álbum de estúdio, St. Anger (2003), a banda contou com o produtor Bob Rock como baixista; nesse mesmo ano Robert Trujillo foi anunciado como o substituto permamente. Em 2008, Metallica lançou Death Magnetic, e se tornou a primeira banda a ter cinco álbuns no primeiro lugar da Billboard 200, a frente de grupos como The Beatles, U2 e Dave Matthews Band, com quatro cada.  Em abril de 2009, o catálogo da banda foi lançado no iTunes Store como The Metallica Collection.  Desde o lançamento de seu primeiro álbum, Metallica já vendeu mais de 130 milhões de copias mundialmente,  o que torna uma das mais bem sucedidas bandas de heavy metal todos os tempos.

Álbuns de estúdio
AnoDetalhes do álbumMelhores posições nas paradasCertificações
EUA
14
ALE
15
AUS
16
AUT
17
CAN
14
FIN
18
FRA
19
NOR
20
HOL
21
GBR
22
SUE
23
SUI
24
1983Kill 'Em All[a]
120121492865EUATriple Platinum.png 3× Platina25
CANPlatinum.png Platina26
1984Ride the Lightning
  • Lançado: Agosto de 1984
  • Gravadora: Elektra (#60396)
  • Formato: CD, cassete, LP
10038912640872278EUA: Platinum.png 5× Platina25
CAN: Platinum.png Platina26
1986Master of Puppets
  • Lançado: 3 março de 1986
  • Gravadora: Elektra (#60439)
  • Formato: CD, cassete, LP
293352
27
711130411418EUA: Platinum.png 6× Platina25
CAN: Double Platinum.png 2× Platina26
1988...And Justice for All
  • Lançado: 25 de agosto de 1988
  • Gravadora: Elektra (#60812)
  • Formato: CD, cassete, LP
639161213
28
8130831457EUA: Platinum.png 8× Platina25
CAN: Triple Platinum.png 3× Platina26
1991Metallica[b]
  • Lançado: 13 de agosto de 1991
  • Gravadora: Elektra (#61113)
  • Formato: CD, cassete, LP, DVD-A
111151
29
49319141EUA: Diamond2.png Diamante30
CAN: Platinum.png 10× Platina26
1996Load
  • Lançado: 4 de junho de 1996
  • Gravadora: Elektra (#61923)
  • Formato: CD, cassete, LP
11111
31
1111111EUA: Platinum.png 5× Platina25
CAN: Platinum.png 4× Platina26
EUDouble Platinum.png 2× Platina32
BRA: Gold.png Ouro33
1997ReLoad
  • Lançado: 18 de novembro de 1997
  • Gravadora: Elektra (#62126)
  • Formato: CD, cassete, LP
112121313413EUA: Triple Platinum.png 3× Platina25
CAN: Double Platinum.png 2× Platina26
EU:Double Platinum.png 2× Platina34
2003St. Anger[c]
  • Lançado: 5 de junho de 2003
  • Gravadora: Elektra (#62853)
  • Formato: CD, LP
111111312312EUA: Double Platinum.png 2× Platina25
CAN: Double Platinum.png 2× Platina26
EU: Platinum.png Platina35
BRA: Gold.png Ouro33
2008Death Magnetic
  • Lançado: 12 de setembro de 2008
  • Gravadora: Warner Bros.(#508732)
  • Formato: CD, LP
111111111111EUA: Double Platinum.png 2× Platina25
CAN: Triple Platinum.png 3× Platina36
EU: Platinum.png 5× Platina37
BRA: Gold.png Ouro33
"—" denota um lançamento que não entrou na parada musical, ou não foi lançado naquele país.



Álbuns ao vivo
AnoDetalhes do álbumMelhores posições nas paradasCertificações
USA
14
DEU
15
AUS
16
AUT
17
CAN
14
FIN
18
FRA
19
NOR
20
NLD
21
GBR
22
SWE
23
CHE
24
1993Live Shit: Binge & Purge[a]
  • Lançado: 23 de novembro de 1993
  • Gravadora: Elektra (#61594)
  • Formato: VHS, CD, DVD
266818149328154EUA: Platinum.png 15× Platina25
1999S&M
  • Lançado: 23 de novembro de 1999
  • Gravadora: Elektra (#62463)
  • Formato: CD, DVD, LP
2113427123314EUA: Platinum.png 5× Platina25
CAN: Triple Platinum.png 3× Platina26
EU: Double Platinum.png 2× Platina38
2009Orgullo, Pasión y Gloria: Tres Noches en la Ciudad de México
  • Lançado: 30 de novembro de 2009
  • Gravadora: Universal Music
  • Formato: Blu-ray, DVD, CD
2010The Big 4 Live from Sofia, Bulgaria
  • Lançado: 15 de outubro de 2010
  • Gravadora: Universal Music
  • Formato: Blu-ray, DVD, CD
"—" denota um lançamento que não entrou na parada musical, ou não foi lançado naquele país.

 


Compilações
AnoDetalhes do álbumMelhores posições nas paradasCertificações
USA
14
DEU
15
AUS
16
AUT
17
CAN
14
FIN
18
FRA
19
NOR
20
NLD
21
GBR
22
SWE
23
CHE
24
1998Garage, Inc.
  • Lançado: 24 de novembro de 1998
  • Gravadora: Elektra (#62299)
  • Formato: CD, LP
21233191829110EUA: Platinum.png 5× Platina25
UE: Platinum.png Platina39

 


Singles
AnoCançãoMelhores posições nas paradasCertificaçõesÁlbum
USA
14
DEU
15
AUS
16
AUT
17
CAN
14
FIN
18
FRA
19
NOR
20
NLD
21
GBR
22
SWE
23
CHE
24
1983"Whiplash"Kill 'Em All
1984"Jump in the Fire"
"Creeping Death"Ride the Lightning
1988"Harvester of Sorrow"20...And Justice for All
1989"One"35384313322EUA: Gold.png Ouro25
1991"Enter Sandman"1691017
41
21051411EUA: Platinum.png Platina25
CAN: Gold.png Ouro26
Metallica
"The Unforgiven"35471028251532
1992"Nothing Else Matters"342841
42
1410346125
"Wherever I May Roam"823014282222528
"Sad but True"9842485102031
1996"Until It Sleeps"10151125
43
110255122EUA: Gold.png Ouro25Load
"Hero of the Day"603922938251710
"Mama Said"24413581924
1997"King Nothing"9067
44
"The Memory Remains"2820620131513430ReLoad
1998"The Unforgiven II"5923918189816158
"Fuel"5725533149
"Turn the Page"2311197114213Garage, Inc.
"Whiskey in the Jar"231430164472915
1999"Nothing Else Matters"28634S&M
2000"No Leaf Clover"7440419415099
"I Disappear"761425245836352520M:I-2
2003"St. Anger"15151756129928St. Anger
"Frantic"212230459522161357
2004"The Unnamed Feeling"2423422601020423747
"Some Kind of Monster"5
2008"The Day That Never Comes"311825112019332Death Magnetic
"My Apocalypse"67385639335115
"Cyanide"50484154814
"The Judas Kiss"20137944
"The Unforgiven III"411683412
"All Nightmare Long"155111577
2009"Broken, Beat & Scarred"74425
"—" denota um lançamento que não entrou na parada musical, ou não foi lançado naquele país.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.