Biografia Ramón Valdés(Ator Que Atuou Como Seu Madruga)


Ramón Valdés
Ramón Goméz Valdés y Castillo (Cidade do México, 2 de setembro de 1923 — Cidade do México, 9 de agosto de 19881 ) foi um ator e comediante mexicano, célebre por interpretar o personagem Don Ramón (Seu Madruga, no Brasil) na série de televisão El Chavo del Ocho, além de ter atuado nos mais diversos papéis em outras produções do escritor Roberto Gomez Bolaños, tais como El Chapulín Colorado e Chespirito.


Sua carreira teve início na Era de Ouro do Cinema Mexicano, junto com seus irmãos Manuel "El Loco" Valdés e Germán Valdés Tin Tán. Seu personagem alcançou o status de ícone da cultura popular em grande parte da América Latina.

Biografia  

                                                       Primeiros anos  
Nascido na Cidade do México em 2 de setembro de 1923. Filho de Rafael Valdés Gómez e Guadalupe Castillo. Na família era conhecido como "Moncho", como todos os filhos do casal tinham seus próprios apelidos.    Quando tinha dois anos, se mudou com a família para Ciudad Juárez em Chihuahua, onde seus irmãos, Germán Valdés Tin Tán, Manuel "El Loco" Valdés e Antonio Valdés "El Ratón Valdés", começaram a trabalhar como atores.  Era tio do cantor e ator Cristian Castro, filho de seu irmão El Loco.


Atuação no cinema  
No início da carreira atuou em pequenos filmes, junto com seu irmão Tin Tán (na maioria das vezes), e também com papéis nos filmes de Pedro Infante e Cantinflas.
Ramón foi um veterano no cinema, trabalhou em mais de 50 filmes, nos quais destacam-se "Calabacitas tiernas" (1948), "El rey del barrio" (1949), "Soy Charro de Levita" (1949), "La marca del Zorrillo" (1950), "Fuerte, audaz y valiente" (1960) e "El capitán Mantarraya" (1969). Também trabalhou em novelas como "Lupita" (exibida no Brasil pelo SBT em 1985).


  do lado esquerdo, vemos Rubén Aguirre, o professor Girafales, seguido de Carlos Villagrán, o Kiko e Angelines Fernandéz, a Dona Clotilde. Ao centro, Roberto Gómez Bolaños, o Chaves, e do seu lado, Ramón Valdés, o inesquecível Seu Madruga. No fundo, especula-se que seja Horacio Gómez Bolaños, o Godines.A foto rara registra a turma em um momento de folga (ou de viagem, veja o avião ao fundo) e deve datar por volta dos anos 70, já que Villagrán ainda integrava o elenco de Chaves.Outra notícia para os fãs de Chespirito é uma exposição do artista plástico argentino Christian English, que retrata personagens imortalizados por Bolaños e sua turma.Nomeada “Pintando a Chespirito”, as obras estão expostas no CEPTur, em Buenos Aires, e ainda contam com videos e músicas do Chaves. Ah! E uma curiosidade para os mais fanáticos: terá suco de Tamarindo e pílulas de “nanicolina”!






Chespirito e os anos de fama
Embora tenha dedicado a maior parte de seu trabalho ao cinema, a carreira de Ramón atingiu seu ápice na TV, com El Chavo del Ocho, que no Brasil passou a se chamar simplesmente de Chaves, por comodidade. Em 1968, Roberto Gómez Bolaños, mais conhecido como Chespirito, o convidou para fazer parte de seu elenco ao lado da atriz María Antonieta de las Nieves (Chiquinha) e Rubén Aguirre (Professor Girafales). Juntos, dão início ao programa Los supergenios de la mesa cuadrada, que em 1970 se transformou em Chespirito e durou até 1973.Em 1970, Chapulín Colorado estréia e em 1972 é a vez de El Chavo del Ocho. Embora tenha se destacado como Seu Madruga, Ramón Valdés fez várias outras interpretações, como o pirata Alma Negra, Tripa Seca e a paródia aos EUA Super Sam.
As pessoas que conviveram com Ramón Valdés afirmam que ele era, além de muito talentoso, uma pessoa de personalidade forte, mas divertida e atenciosa. Roberto Gómez chegou a dizer que ele foi o único comediante que já o fez “morrer de rir”. Afirmação semelhante teria feito Edgar Vivar, o Senhor Barriga. Com o público, dizia-se que Ramón Valdés era sempre muito amável e respeitoso.

Polêmica saída de Ramón Valdés  
Apesar da fama e reconhecimento também, em 1979, Valdés se retirou dos programas de Chespirito. Há rumores de que isto foi produto de divergências sobre os salários, enquanto outros afirmam que as diferenças pessoais entre colegas de trabalho foram ficando mais fortes e, eventualmente, implicou uma separação definitiva. Em uma entrevista, Esteban Valdés, filho do ator, declarou que a saída de seu pai foi porque Florinda Meza ?mulher de Gómez Bolaños? queria o controle total sobre o programa. Essa situação teria causado desconforto para Valdés, preferindo receber ordens apenas de Gómez Bolaños, a quem lhe devia sua fama.3 Sua demissão seguiu a de Carlos Villagrán, que ocorreu um ano antes.Em 1979, o ator passou a trabalhar com Carlos Villagrán (Quico), que havia saído um ano antes por divergências com Roberto Gómez. Ambos fizeram várias viagens para apresentar o show Federrico, onde Ramón interpretava Don Moncho, dono de uma loja.


Em 1981, no entanto, após vários convites, Ramón Valdés voltou a trabalhar com Roberto, desta vez com o seriado Chespirito, que voltara a ser gravado. Em 1987, trabalhou com Carlos Villagrán no programa ¡Ah que Kiko! (“Kiko” passou a ser usado por Villagrán pelo fato de Roberto Gómez ter os direitos sobre o nome “Quico”), mas não ficou muito tempo, já que também se dedicava ao seu circo. Além disso, seus problemas de saúde se agravaram ao ponto de impedí-lo de trabalhar. Ramón Valdés era amigo de praticamente todos os seus colegas, mas teve especial amizade com três atores de Chaves: Carlos Villagrán, Angelines Fernández e Edgar Vivar.
Quando Ramón já estava no hospital, já muito mal de saúde, Carlos Villagrán percebeu a situação e, numa atitude digna de bons amigos, disse: “nos vemos lá em cima, no céu”. Ramón respondeu: “não se faça de louco, nos vemos lá embaixo, no inferno”. Edgar Vivar e Valdés eram praticamente vizinhos segundo o próprio Edgar em algumas entrevistas,    muitas vezes iam para as gravações juntos. Pouco antes de Ramón Valdés falecer Edgar Vivar lhe fez uma visita no hospital e Valdés brincando lhe disse "Senhor Barriga, não poderei mais lhe pagar o aluguel" conta Edgar emocionado ao falar do amigo.


Doença e morte  

No início da década de 1980, um tumor maligno foi descoberto em seu estômago, provavelmente oriundo de outro tumor já existente em seu pulmão, Ramón Valdés era um fumante muito ativo, não largando o vício nem mesmo quando permaneceu internado. Passou a maior parte do tempo dos seus últimos dias sedado após mais de dois meses internado no Hospital Santa Lena por conta das fortes dores. No dia 9 de agosto de 1988, faleceu aos 64 anos de idade, devido a um câncer de pulmão que se espalhou pelo corpo e atingiu a sua coluna vertebral. Encontra-se sepultado em Mausoleos Del Ángel, Cidade do México no México. Nos últimos anos de sua carreira, Valdés dedicou-se a viajar com seu circo por todo o México.


Legado  

Ramón Valdés é considerado por muitos, um dos melhores humoristas da América Latina. Ainda hoje, seu personagem na série El Chavo del Ocho é cultuado. É de longe o personagem mais famoso do seriado, conquistando hoje em dia ainda mais carisma do que Chaves, o personagem principal do seriado, principalmente no Brasil. O próprio Chespirito já citou em diversas entrevistas que seu personagem preferido da série e melhor comediante, é "Don Ramón", afirmando que Valdés foi o único comediante, até hoje, que já conseguiu fazê-lo chorar de rir.O personagem de Valdés possui diversas páginas, blogs e comunidades nos sites de relacionamentos Orkut, Facebook, dentre outras tantas, em sua homenagem.
Em 2010, foi lançado o livro "Seu Madruga - Vila e Obra", uma homenagem ao personagem mais adorado pelos fãs. A obra foi escrita por Pablo Kaschner, mesmo autor de "Chaves de um Sucesso", e traz curiosidades, entrevistas (com as filhas de Ramón Valdés, o dublador de Don Ramon - Carlos Seidl - e até mesmo uma entrevista fictícia com Seu Madruga), ilustrações e fotos inéditas.
O sucesso do Seu Madruga no Brasil foi tanto desde a sua morte que ele acabou virando o protagonista da maioria dos jogos produzidos pela CyberGambá, a mesma que fez o Street Chaves.

   Frases Marcantes  

A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.
As pessoas boas devem amar seus inimigos.
Que que foi, que que foi, que que há?
Mas tinha que ser o Chaves mesmo!
Toma, e só não te dou outra porque...
Não são pedras, são aerolitos!
Ei, ei ei...
Churros, churros...açucaradinhos e douradinhos os churros.
Higiênicos churros de Dona Florinda, velha ridícula!
Veio cobrar o aluguel?
Tenha barriga, senhor Paciência...digo, tenha paciência, Senhor Barriga.
Time is money.
Não há nada mais trabalhoso do que viver sem trabalhar.
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar.
Não se diz estuata, se diz monumento.



Filmografia  

                                                 Cinema 
1949: Calabacitas tiernas, como Willy.
1949: Soy Charro de Levita, como Don Primitivo
1949: Novia a la medida.
1950: El rey del barrio, como El Norteño
1950: La marca del Zorrillo.
1950: Simbad el Mareado.
1951: El Revoltoso (1951), como Detetive
1951: ¡Ay amor, cómo me has puesto!
1951: ¡Mátenme porque me muero!
1952: Las locuras de Tin Tán
1953: Me traes de un ala, como González
1953: El vagabundo.
1953: Dios los cría
1953: El mariachi desconocido.
1954: Mulata.
1955: Escuela de vagabundos, como Taxista
1955: La vida no vale nada, como Condutor
1956: Una movida chueca.
1956: Pura vida.
1956: El sultán descalzo.
1956: El vividor.
1956: Bodas de oro.
1957: Las aventuras de Pito Pérez, como Trailero
1957: Los tres mosqueteros y medio.
1958: Escuela para suegras.
1958: Refifi entre las mujeres.
1958: Las mil y una noches.
1958: La odalisca n.º 13.
1959: Tres lecciones de amor.
1959: El cofre del pirata.
1960: Vivir del cuento.
1960: Variedades de medianoche.
1960: Tin Tan y las modelos.
1960: El fantasma de la opereta, como Polícia
1961: El pandillero.
1961: El duende y yo.
1961: Viva Chihuahua.
1961: Escuela de valientes.
1961: Los inocentes.
1961: Juventud rebelde.
1962: El malvado Carabel.
1962: Ruletero a toda marcha.
1962: El Centauro del Norte.
1962: Cazadores de asesinos.
1962: Los valientes no mueren.
1962: ¡En peligro de muerte!.
1963: Los Amigos Maravilla en el mundo de la aventura.
1963: El tesoro del rey Salomón, como Ali Ben
1963: Vuelven los Argumedo.
1963: Fuerte, audaz y valiente.
1963: Entrega inmediata.
1964: Buenos días, Acapulco.
1964: Vivir de sueños.
1964: Mi alma por un amor.
1964: Héroe a la fuerza.
1964: Campeón del barrio.
1965: El Padre Diablo.
1965: Diablos en el cielo.
1965: El pecador, como Juan, mesero
1965: Mi héroe.
1965: El rifle implacable.
1965: Tintansón Crusoe.
1965: Los fantasmas burlones.
1965: El Señor Doctor.
1966: El tragabalas.
1966: El falso heredero, como Joselito Vagabundo
1966: Cada quién su lucha.
1968: Corona de lágrimas.
1969: Duelo en El Dorado.
1969: El aviso inoportuno.
1970: Gregorio y su ángel.
1970: El cuerpazo del delito, como El Gordo.
1970: La Hermanita Dinamita, como Manejador de Ambulancia
1970: Chanoc en las garras de las fieras.
1970: ¡Ahí madre!
1971: El profe, Papá de Martín
1971: Los Beverly del Peralvillo.
1972: Chanoc contra el tigre y el vampiro.
1972: Hijazo de mi vidaza.
1973: Entre pobretones y ricachones.
1973: Chanoc y las tarántulas.
1973: El capitán Mantarraya.
1975: Chanoc en el foso de las serpientes.
1977: Chanoc en la isla de los muertos, como Tsekub Baloyán
1978: El Chanfle, como Reyes
1979: El secuestro de los cien millones.
1979: En esta primavera.
1979: Chanoc en el circo Unión.
1981: Ok, Mister Pancho.
1983: El más valiente del mundo.
1983: Los gatilleros del diablo.
1984: Luis Miguel, aprendiz de pirata.


 Televisão  
El Ciudadano Gómez (1968), vários personagens.
Doctor Chapatin (1968-1979), vários personagens.
Los Supergenios de la Mesa Cuadrada (1968-1971), como Ingeniebrio Ramón Valdés y Tirado Alanis entre outros personagens.
Chespirito (1970-1973), vários personagens.
Pancada Bonaparte (1970-1972), como Maestro Yesero e outros personagens.
El Chapulín Colorado (1970-1979), como Rascabuches, Tripaseca, Chimpandolfo, Pirata Alma Negra, Pistolero Veloz, Super Sam, entre outros.
Los Caquitos (1971-1975), como El Peterete.
El Chavo del Ocho (1972-1979), como Don Ramón.
Chespirito (1981), como Don Ramón, Super Sam, Tripaseca, vários personagens.
Federrico (1982), como Don Moncho.
¡Ah que Kiko! (1987), como Don Ramón.


CURIOSIDADES SOBRE RAMON VALDES
Ramón Valdés é hoje um verdadeiro ícone. O ator viveu por mais de 10 anos o personagem Sr. Madruga (Don Ramón, na versão original), do seriado Chaves (El Chavo de Ocho), transformando-se em uma verdadeira celebridade tanto no México, sua terra natal, quanto em diversos outros cantos do globo.
Dessa forma, como parte das comemorações pelo aniversário de 40 anos da série, o jornal El Intransigente elencou 10 curiosidades sobre o ator — que não se maquiava, fumava em cena e se dizia “viciado em mulheres”. Confira abaixo:Sr. Madruga era o único personagem do seriado Chaves que não precisava de maquiagem ou figurino especial. Ele simplesmente chegava de camiseta e jeans surrado, colocava seu inconfundível chapeuzinho e ia gravar.
Um dos proprietários da Televisa afirmava ter nojo de cigarro, e por isso não tolerava que ninguém fumasse nos estúdios. Apesar disso, Ramón Valdés era um sujeito tão respeitado que acabava entrando como exceção à regra.

Embora seja tradicionalmente chamado de “feio”, o ator era considerado um eterno galã. De fato, ele dizia que, depois do cigarro, seu vício eram “as mulheres”. Ramón foi casado três vezes e teve dez filhos.
Ramón vinha de uma família das mais tradicionais no meio artístico mexicano. Seu irmão, German, pertenceu à época de ouro do cinema do país, tendo representado vários personagens consagrados, como Tin Tan e Manuel, o louco.
Apesar de ser prontamente associado ao Sr. Madruga (e personagens variados de Chapolin) no Brasil, Ramón Valdés atuou em mais de 50 filmes ao longo de sua carreira.
Algumas frases utilizadas pelo Sr. Madruga em Chaves são de cunho do próprio ator, tal como a inesquecível “Só não te dou outra porque...”


Rámon renunciou ao seriado Chaves em 1979, quando Florinda Meza, então envolvida com Roberto Gómez Bolaños (o Chaves), tornou-se a produtora-executiva.
O último trabalho do ator foi em 1987, no Peru, em uma propaganda. Maria Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha, encontrou o ator em Lima, na mesma época, e diz que ficou completamente surpresa quando recebeu, menos de um ano depois, a notícia de sua morte.
Boa parte das pessoas ainda acredita que o ator faleceu por conta de um câncer de pulmão. Entretanto, antes das metástases que o mataram, Rámon já tinha câncer no estômago e na medula.
Durante seu funeral, a atriz Angelines Fernández, que interpretava a Bruxa do 71, recusou-se a sair do lado do caixão, passando várias horas em pé.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.