Douglas Adams(escritor comediante........)

 Douglas Adams
Douglas Noël Adams (Cambridge, 11 de março de 1952 — Santa Bárbara, 11 de maio de 2001) foi um escritor e comediante britânico, famoso por ter escrito esquetes para a série televisiva Monty Python's Flying Circus, junto com os integrantes desse grupo de humor nonsense, e pela série de rádio, jogos e livros The Hitchhiker's Guide to the Galaxy.
Os fãs e amigos de Adams o descreveram também como um ativista ambiental, um assumido ateísta radical e amante dos automóveis possantes, câmeras, computadores Macintosh e outros 'apetrechos tecnológicos'. O biólogo Richard Dawkins dedicou-lhe seu livro The God Delusion e nele descreve como Adams compreendeu a teoria da evolução e, tornou-se um ateísta.
Adams era um entusiasta de novas tecnologias, tendo escrito sobre email e usenet antes de tornarem-se amplamente conhecidos. Até o fim de sua vida, Adams foi um requisitado professor de tópicos que incluíam ambiente e tecnologia. Em 11 de março de 2013, dia em que Adams completaria 61 anos, o Google criou um Doodle especial para comemorar pelo seu aniversário. 
Biografia

Douglas Adams era filho de Janet Donovan e Christopher Douglas Adams. Seus pais tiveram outra filha juntos, Susan, que nasceu em março de 1955.
Em 1957 seus pais se divorciaram e Douglas mudou-se para a casa dos avós maternos com a mãe e a irmã em Brentwood, Essex. A avó de Douglas mantinha em casa um refúgio oficial para animais machucados da RSPCA. O contato com os animais intensificou a febre dos fenos a e asma do jovem.
Adams iniciou sua carreira como escritor, logo após de se formar em literatura inglesa pela Universidade de Cambridge, em 74, e passar parte da década de 70 viajando como mochileiro pela Europa até a cidade de Istambul, na Turquia. O sucesso vem quando, em 77, Adams conhece Simon Brett, que trabalhava na rádio BBC 4. Juntos os dois decidem produzir um programa humorístico sobre ficção-científica para a rádio. Era o início de "O Guia do Mochileiro das Galáxias".
Christopher Adams casou-se novamente em julho de 1960 com Mary Judith. Deste casamento, Douglas teve uma meia-irmã, Heather. Janet casou-se novamente em 1964 com o veterinário Ron Thrift, com quem teve mais dois filhos: Jane e James Thrift.

Adams faleceu aos 49 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco. Foi sepultado no Cemitério de Highgate.
 o guia do mochileiro das galáxias

A obra começou como série radiofônica transmitida pela primeira vez no Reino Unido pela Radio 4, da BBC, em 1978, e mais tarde foi publicada (muito modificada e amplificada) numa Saga de romances em cinco partes.

Os cinco livros trazem um humor escrachado, no qual o autor usa situações hilárias e bizarras para ironizar a política, a burocracia, as pessoas e suas manias.
A Saga divide-se em 5 livros sendo eles:

The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (O Guia do Mochileiro das Galáxias)
The Restaurant at the end of the Universe (O Restaurante no Fim do Universo)
Life, the Universe and Everything (A Vida, o Universo e Tudo Mais)
So long, and thanks for all the fish (Até logo, e Obrigado pelos Peixes)
Mostly Harmless (Praticamente Inofensiva)
Os cinco foram lançados no Brasil pela Editora Sextante: os três primeiros na época da estréia do filme, o quarto em dezembro de 2005 e o quinto em novembro de 2006.

Em 2005 foi lançado um filme baseado no primeiro livro, que teve Douglas Adams como uma espécie de "produtor honorário", pois ele ajudou no filme mas morreu antes de sua conclusão.

Também se debate se seu último livro, não terminado, The Salmon Of Doubt seria parte dessa s

Doctor Who

Adams enviou o roteiro para o HHGG programa piloto de rádio para a Doctor Who escritório de produção em 1978, e foi contratado para escrever O Planeta Pirata  . Ele também já tentou apresentar um roteiro de filme potencial, chamado de "Doctor Who eo Krikkitmen", que mais tarde se tornou seu romance Vida, o Universo e Tudo (que por sua vez se tornou o terceiro Guia Mochileiro série de rádio). Adams então passou a servir como editor de script no show para sua temporada XVII em 1979. Ao todo, ele escreveu três Doctor Who folhetins , estrelado por Tom Baker como o doutor:   O Planeta pirata (a segunda série na " chave para o tempo "arco, em Temporada 16 )
Cidade da Morte (com o produtor Graham Williams , a partir de uma história original do escritor David Fisher . Foi transmitido sob o pseudônimo de " David Agnew ")
Shada (apenas parcialmente filmado e não transmitido devido a disputas industriais)
Os episódios de autoria de Adams são alguns dos poucos que não foram novelised como Adams não permitiria que qualquer outra pessoa os escrevesse, e pediu um preço mais elevado do que os editores estavam dispostos a pagar.
Ateísmo e pontos de vista sobre religião
Adams descreveu a si mesmo como um "radical ateu ", acrescentando radical para a ênfase que ele não iria ser perguntado se ele quis dizer agnóstico . Ele disse Ateus Americanos que isso fez as coisas mais fáceis, mas o mais importante é transmitido o fato de que ele realmente quis dizer isso. "Estou convencido de que não há um deus", disse ele. Apesar disso, ele ficou fascinado pela religião por causa de seu efeito sobre os assuntos humanos. "Gosto de manter apertando e cutucando para ele. Pensei tanto sobre isso ao longo dos anos que o fascínio que é obrigado a se espalhar para a minha escrita".    O biólogo evolucionista e ateu Richard Dawkins em A Desilusão de Deus usa influência Adams todo para exemplificar argumentos para não-crença; Dawkins brincando afirma que Adams é "possivelmente a [minha] apenas converter" ao ateísmo.   O livro é dedicado a Adams , citando um personagem de O Guia do Mochileiro , "Não é o suficiente para ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar que há fadas no fundo dele também?"

File:Douglas Adams' gravestone.jpg
Lápide de Douglas Adams, Cemitério de Highgate, norte de Londres
obras
Vôo de Monty Python Circus Episódio 45, Partido Transmissão política em nome do Partido Liberal (1972)
A Vida Privada de Genghis Khan (1975)
O Planeta pirata , um médico que serial primeira transmissão em 1978
Snuggles médico , contribuiu para uma série infantil de TV (1979)
Cidade da Morte , uma série Doctor Who, cowritten com Graham Williams , baseado em uma história de David Fisher , primeira transmissão em outubro 1979
O Guia do Mochileiro das Galáxias (1979)
Shada (1979-1980), um médico que serial
O Restaurante no Fim do Universo (1980)
Vida, o Universo e Tudo (1982)
O Significado da Liff (1983, com John Lloyd )
So Long, e obrigado por todos os peixes (1984)
O Guia do Mochileiro das Galáxias (jogo de computador) (1984, com Steve Meretzky )
O Guia do Mochileiro das Galáxias: Os scripts de rádio original (1985, com Geoffrey Perkins )
Jovem Zaphod Plays It Safe (conto) (1986)
Uma História de Natal Bastante [ sic ] (1986, com Terry Jones ), e
Suplemento O Significado da Liff (1986, com John Lloyd e Stephen Fry ), ambos parte do
O Totalmente Totalmente Feliz Natal Livro Comic Relief (1986, editado com Peter Fincham )
Burocracia (jogo de computador) (1987)
Dirk Gently é Agência Holística Detective (1987)
A Long Dark Tea-Time da Alma (1988)
Hyperland (TV) (1990)
O significado mais profundo da Liff (1990, com John Lloyd )
Last Chance to See (1990, com Mark Carwardine )
Praticamente Inofensiva (1992)
O Guia do Mochileiro Ilustrado das Galáxias (1994)
Starship Douglas Adams Titanic (1997), escrito por Terry Jones , baseado em uma idéia de Adams
Starship Titanic (jogo de computador) (1998)
h2g2 (internet projeto) (1999)
A Internet: o campo de batalha do final do século 20 (série de rádio) (2000)
O Guia do Mochileiro para o Futuro (série de rádio) (2001) projeto final para a BBC Radio 4 antes de sua morte
Papagaios, o universo e tudo (2001)
O Salmão da Dúvida (2002), manuscrito romance inacabado (11 capítulos), contos, ensaios e entrevistas (também disponível como um audiobook, lido por Simon Jones )
O Guia do Mochileiro das Galáxias (filme) (2005)

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.