Cascão turma da monica

 Cascão
Cascão é a personagem de HQ criado por Maurício de Sousa em 1961.  Fora inspirado num menino que Maurício conhecera em Mogi das Cruzes, que tinha esse apelido por ser muito sujo. Sua principal característica é sua mania de não tomar banho e sua paixão pela sujeira.  Vários vilões o perseguem para acabar com isso, como Dr. Olimpo (neurótico por limpeza), as gêmeas, Cremilda e Clotilde (idem) e Capitão Feio (vive nos esgotos e não quer outro sujo concorrendo com ele, mas às vezes acaba ajudando Cascão).
Adora jogar futebol, sendo o mais habilidoso dos personagens da Turma da Mônica neste esporte. Ele é namorado da Cascuda. Mesmo não desejando, sempre participa dos planos infalíveis do Cebolinha (ele aceita só porque o roteiro manda) contra a Mônica, e geralmente leva o plano a acabar falhando.
Assim como Mônica, Cebolinha e Magali, também possui sua própria revista em quadrinhos, circulando desde 1982. Possui um animal de estimação: o porco chamado Chovinista.
Cascão, ex-xará de Ronaldo Fenômeno, faz homenagem ao Corinthians, campeão da Libertadores
É praticamente um "clone" do dono: odeia água, já foi perseguido pelas gêmeas Cremilda e Clotilde em uma historinha, tem medo de chuva… Mas desde a historinha "Águas passadas não lavam porquinhos", onde Chovinista salvou Cascão de um banho tomando-o no lugar do dono, o porquinho adora ficar limpinho. Cascão também é dono de uma minhoca de pelúcia, chamada Jujuba.
De vez em quando, Chovinista vai brincar com o Torresmo no sítio do Chico Bento. Ele leva muita coisa a sério, toda vez que o seu dono conta historinhas, ele faz a situação acontecer com o personagem mais parecido com a história.
História

Mauricio inicialmente ficou relutante em divulgar o personagem pelo fato de não tomar banho, mas sua primeira esposa convenceu-o do contrário, já que crianças não gostam de tomar banho por tirar o tempo das brincadeiras.
Em uma tira dos anos 1960, Cascão diz que toma banho todo domingo, mas Cascão não gostava de tomar banho e era obrigado a tomar, pois no começo não era tão irredutível a água.
Numa tira do ano de 1964, o Cascão tomou banho! Na tira, Cebolinha vê Cascão limpo e pergunta a ele porque ele está desse jeito. Cascão responde que tomou banho porque sua mãe pediu a ele no Dia das Mães, ela só iria aceitar o presente dele se ele tomasse banho. Depois desde dia em diante, o personagem nunca mais tomou banho. Na Turma da Mônica Jovem, em que os personagens são adolescentes, Cascão toma banho, mas não demonstra ser feliz por isso.
Parentes e Relacionados

Seu Antenor Cordeiro de Araújo: Pai do Cascão, se mostra muito companheiro do filho, uma vez que vive brincando com ele(geralmente jogando futebol) e o incentiva em seus planos. Apesar de querer que Cascão tome banho, ele se mostra mais compreensivo e geralmente deixa o filho optar por tomar banho quando tiver coragem. Curiosamente é o mais desastrado dos pais, passando por situações um tanto embaraçosas em seu cotidiano. Trabalha em um escritório e aparentemente não ganha muito dinheiro.
Dona Lurdes Pereira Marques "Lurdinha": Mãe do Cascão, um tanto obcecada por limpeza, já que seu filho vive se sujando e adora fazer uma bagunça ou outra em seu quarto, o que acaba sempre sobrando para a mãe limpar, para desespero desta, que também se vê obrigada a lavar suas roupas todo santo dia. Por esta razão, Lurdinha é um tanto irredutível para com a questão de Cascão tomar banho ou não, sendo que o forçou a isto algumas vezes(na maioria destas, Cascão milagrosamente escapou). Apesar disso, trata o filho com muito carinho e está sempre disposta a ensiná-lo.
Maria Cassandra "Cascuda": É a namorada mais constante do Cascão (ele já foi mostrado paquerando outras meninas em algumas histórias). Costuma reclamar da mania de sujeira e do medo de água que seu namorado tem, sonhando que um dia ele irá tomar banho e ficar limpo. O curioso é que ela mesma às vezes se mostra sujinha como ele, com risquinhos semelhantes na bochecha, para acompanhá-lo. Quando isso acontece, ela parece não se importar com as questões dele.


Chovinista: Porquinho de estimação do Cascão. Chovinista é geralmente o companheiro mais fiel de seu dono em situações onde ninguém aguenta seu cheiro, mesmo assim o próprio Chovinista às vezes se mostra mais limpo que o dono, aderindo a um banho apesar dele ser um porco. Costuma acreditar nas histórias contadas por Cascão, se assustando com elas ou às vezes tentando interpretá-las. Às vezes Cascão traz Chovinista para dentro de sua casa, mas sempre leva uma bronca principalmente de sua mãe quando isso acontece, por isso Chovinista geralmente fica no quintal. Possui uma casinha semelhante a uma casinha de cachorro.
Capitão Feio: O grande vilão da turma e seu tio paterno.
Era um comum até ser esmagado por uma pilha de gibis empoeirados se transformando neste vilão. Frequentemente aparece tentando ajudar o Cascão querendo-o como seu aliado, mas já em outras ele aparece como seu inimigo tentando limpá-lo para não ter outro sujo lhe competindo espaço. Embora os dois sejam parentes os dois agem como se não desconfia-sem de nada.
Tia Tânia Pereira Marques: Irmã muito mais nova de sua mãe, Tânia tem a mesma idade do Cascão, mas toma proveito de seu atributo de tia para dar ordens a ele, o que costuma irritá-lo constantemente. Por isso, Cascão prefere nem lembrar que ela existe, uma vez em que não obedece às suas ordens. Mas às vezes toma proveito de ser sobrinho de Tânia para pedí-la coisas, amolando-a. Apareceu em uma história com seu nome no título. Titi parece ter uma queda por ela, tanto que ordena que Cascão o chame de Tio Titi. Também insiste em tentar dar banho no Cascão.
Curiosidades
Os pais do Cascão se chamam Antenor Araújo e Dona Lurdes.
Cascão é do signo de sagitário.Mas num gibi antigo do Cebolinha da década de 1970,ele revelou que o seu signo é uma desgraça que é aquário Mas depois ele passou a ser de Sagitário, pra combinar mais como a sua personalidade
Cascão tem um primo muito limpo chamado Alvinho (Antigamente chamado de Olimpo), que vive em Higienópolis.
O personagem Cascão está na Turma da Mônica Jovem e toma banho por motivos sentimentais.

                                                  (Maurício diz que o motivo principal é que se ele se sujasse, não conseguiria namorada) 
Cascão é torcedor fanático do time paulista Corinthians.
Sorvete de manga é o seu favorito.
Diferente do que pensam, Cascão, fica sem sapatos, mas tem dedões. Na HQ do Cebolinha de Nº 22 (Outubro de 2008), ele revela usar uma meia-calça de cor bege, porém muitas pessoas racistas falam que bege é cor-de-pele. (Cebolinha - "Ah! Eu acho que vou usar esse lindo par de sapatos malons!" Cascão - "E eu vim com esta minha velha meia-calça cor da pele!" "Hunf! E depois dizem que eu não tenho dedões!")
Cascão, apesar de ser um personagem que não gosta de tomar banho, se preocupa muito com o meio ambiente, a não poluição e a limpeza da sua cidade.
Na edição Cascão N°45 (Setembro de 2010) Magali revela porque Cascão não gosta de que as pessoas joguem lixo na rua, o motivo e porque se os lixos forem para os bueiros podem ficar entupidos, porque mais medo de chuva Cascão morre de medo das enchentes.
turma da monica jovem
Cascão
Cascão é um garoto esperto, criativo, descolado e muito bagunceiro, para desespero de sua mãe, que não consegue deixar o quarto em ordem. Ele não é mais o menino mais sujinho do mundo - aprendeu a tomar banho (mesmo que não goste muito) e mantém um padrão de higiene razoável, inclusive usando desodorante. Frequentemente ele também alerta os outros quanto à economia de água e destino adequado do lixo. Mesmo assim, ainda tem um certo medo de se molhar, especialmente na chuva.
 Adotou um estilo "street" em seu vestuário e adora praticar esportes radicais, tais como skate, mountain bike e le parkour, além de ser a estrela do time de futebol do Colégio do Limoeiro, no qual ele é o centro-avante. É fã de quadrinhos de ficção científica e cultura nerd geral. Ainda é o melhor amigo do Cebola e continua namorando a Cascuda. Na edição 49, Cascão ganha os superpoderes do Capitão Feio e adota temporariamente a identidade de Manto Negro, mas depois de ser constantemente confundido com um vilão, acaba abrindo mão dos poderes e do alter-ego.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.