O Que É ninja?


         Ninja
Um ninja   ou Shinobi  era um agente secreto do Japão feudal especializado em artes de guerra não ortodoxas. As funções do ninja incluíam espionagem, sabotagem e infiltração assim como combate aberto em determinadas situações.  Os ninjas, utilizando métodos secretos de fazer a guerra, foram contrastados com os samurais, que havia regras estritas sobre a honra e combate. 
Em seu Buke Myomokusho, o historiador militar Hanawa Hokinoichi escreve sobre o ninja:


    Eles viajavam disfarçados para outros territórios, para avaliar a situação do inimigo, eles teriam de achar o seu caminho no meio do inimigo para descobrir as falhas, e invadir castelos inimigos para incendiá-los, e realizar assassinatos, chegando em segredo. 
— Hanawa Hokinoichi

introduçao

                                                                                                   História

A origem do ninja é obscura e difícil de determinar, mas presume-se que ocorreu por volta do século XIV.  No entanto, os antecedentes do ninjas podem ter existido tão cedo quanto o Heian e no início da era Kamakura. Existem poucos registros escritos para detalhar as atividades do ninja. A palavra shinobi não existia para descrever um ninja como agente até o século XV, e é improvável que os espiões e mercenários antes dessa época eram vistos como um grupo especializado. Na agitação do período Sengoku (séculos XV - XVII), mercenários e espiões contratados surgiram das regiões de Iga e Koga no Japão, e é a partir desses clãs que muito do conhecimento posterior sobre o ninja é inferido. Após a unificação do Japão sob o xogunato Tokugawa, os ninjas caíram novamente no esquecimento. No entanto, nos séculos XVII e XVIII, manuais como o Bansenshukai (1676), muitas vezes centrados em torno da filosofia militar da China, apareceram em número significativo. Estes escritos revelaram uma variedade de filosofias, crenças religiosas, a sua aplicação na guerra, bem como as técnicas de espionagem que formam a base da arte ninja. As palavras Ninjutsu e Ninjitsu mais tarde viriam a descrever uma grande variedade de práticas relacionadas com os ninjas.
A natureza misteriosa do ninja capturou a imaginação popular no Japão, e depois o resto do mundo. Ninjas são figuras proeminentes no folclore e lendas, e como resultado muitas vezes é difícil separar fato histórico e mito. Algumas habilidades lendárias incluem invisibilidade, andar sobre a água, e controle sobre os elementos naturais. O ninja também é prevalente em cultura popular, aparecendo em várias formas de mídias de entretenimento.
Durante a II Guerra Mundial, o Japão ensinou técnicas ninjas a espiões num centro de treinamento secreto. 
                                                                          

    Ninja
Um ninja   ou Shinobi   era um agente secreto ou mercenário no Japão feudal que se especializou na guerra não ortodoxa. As funções do ninja incluído espionagem , sabotagem , infiltração e assassinato , e combate aberto em determinadas situações.  Seus métodos secretos de guerra travando contrastou o ninja com o samurai , que observou regras estritas sobre a honra e combate.   O bom shinobi, um grupo especialmente treinado de espiões e mercenários, apareceu no Sengoku ou "estados em guerra" período, no século 15,   mas antecedentes pode ter existido no século 14,   e, possivelmente, até mesmo no século 12 ( Heian ou início de Kamakura era). 
Na agitação do período Sengoku (15o ao 17o séculos), mercenários e espiões de aluguel tornou-se ativo na província de Iga e na área adjacente ao redor da aldeia de Koga , e é a partir seus clãs ninja que muito do nosso conhecimento do ninja é desenhado. Após a unificação do Japão sob o xogunato Tokugawa (século 17), o ninja desapareceu na obscuridade, sendo substituído pelo Oniwabanshu corpo de agentes secretos.  Uma série de manuais de shinobi, muitas vezes centrada em torno chinês militar filosofia , foram escritos no séculos 17 e 18, mais notavelmente o Bansenshukai (1676). 
Até o momento da Restauração Meiji (1868), a tradição do shinobi se tornou um tópico da imaginação popular e mistério no Japão. Ninja figuraram com destaque no folclore e lendas, e como resultado muitas vezes é difícil separar fato histórico do mito. Algumas habilidades lendárias pretendia ser, na província de treinamento ninja incluem invisibilidade , andar sobre a água , e controle sobre os naturais elementos . Como conseqüência, a sua percepção na cultura popular ocidental no século 20 foi mais baseada em lenda tal e folclore do que os espiões históricos do período Sengoku.

período Sengoku

Ninja é um on'yomi ( Médio início Chinês-influenciada leitura) dos dois kanji "??". No nativa kun'yomi leitura do kanji, é pronunciado shinobi, uma forma abreviada da transcrição shinobi-no-mono (???). Estes dois sistemas de pronunciar palavras kanji criar (ninja / ninsha ou shinobi-no-mono) com significados semelhantes.  
O shinobi palavra aparece no registro escrito, já em finais do século 8 em poemas no Man'yoshu . A conotação subjacente de shinobi ( ? ) significa "roubar" e - por extensão - " direito de deixar ", daí a sua associação com discrição e invisibilidade. Mono ( ? ) significa "uma pessoa". Também se relaciona com o shinobu prazo, o que significa a esconder.
Historicamente, o ninja palavra não era de uso comum, e uma variedade de regionais coloquialismos evoluiu para descrever o que mais tarde seria chamado de ninja. Junto com shinobi, alguns exemplos incluem Monomi ("aquele que vê"), nokizaru (" macaco no telhado "), O Rappa (" rufião "), kusa (" erva ") e Iga-mono (" um de Iga ") .  Em documentos históricos, shinobi é quase sempre utilizado.
Kunoichi , ou seja, um ninja fêmea, supostamente veio dos personagens???(pronuncia-ku, não e ichi), que constituem as três traços que formam o kanji para "mulher"  . A etimologia popular seria inevitável a prazo de   com números japoneses "ku"  para "nove", a partícula "não"   para "e" e "ichi"  para "um", literalmente traduzido para "Nove e Um". O significado para esse nome é derivado a partir do número de orifícios de um corpo feminino. Um macho tem nove, uma fêmea tem mais um (a abertura vaginal) e possui a habilidade de fazer uso deste orifício, bem.
No Ocidente , o ninja palavra tornou-se mais prevalente do que shinobi no pós- II Guerra Mundial cultura, possivelmente porque era mais confortável para falantes ocidentais.  Em Inglês , o plural de ninja pode ser inalterada como ninja, refletindo a falta de língua japonesa de número gramatical , ou o regular ninjas plural em inglês.

    História

Apesar de muitos contos populares, relatos históricos da ninja são escassos. Historiador Stephen Turnbull afirma que o ninja foram recrutados principalmente da classe baixa e, portanto, pouco interesse literário foi tomada em-los.  Em vez disso, épicos de guerra, como o conto de Hogen (Hogen Monogatari) eo conto de Heike (Heike Monogatari) focadas principalmente no samurai aristocrático, cujos atos eram aparentemente mais atraente para o público.  O historiador Kiyoshi Watatani afirma que o ninja foram treinados para ser particularmente segredo sobre suas ações e existência:
Os chamados ninjutsu técnicas, em suma são as habilidades de shinobi-no-jutsu e shinobijutsu, que têm o objectivo de garantir um adversário que não sabe do de sua existência, e para a qual houve treinamento especial. 

 a esquerda Historiador Stephen Turnbull

   Antecessores

O ninja título por vezes tem sido atribuída retrospectivamente para o semi-lendário quarto século príncipe Yamato Takeru .  No Kojiki , o jovem Yamato Takeru se disfarçou como uma donzela encantadora, e assassinado dois chefes dos Kumaso pessoas. No entanto , esses registros ocorrem em um estágio muito precoce da história do Japão, e é improvável que ser conectado ao shinobi de contas posteriores. O primeiro registro do uso de espionagem estava sob o emprego de príncipe Shotoku , no século 6. Tais táticas foram consideradas desagradáveis, mesmo nos primeiros tempos, quando, de acordo com o século 10 Shomonki, o menino espião Koharumaru foi morto por espionagem contra a insurgente Taira no Masakado .   Mais tarde, a 14 do século guerra crônica Taiheiki continha muitas referências a shinobi, e creditado a destruição de um castelo pelo fogo a um sem nome, mas "shinobi altamente qualificados".


príncipe Yamato Takeru

 História Antiga
Não era até o século 15 que os espiões foram especialmente treinados para o seu fim.  Foi nessa época que a palavra shinobi apareceu para definir e identificar claramente ninja como um grupo secreto de agentes. Evidência disso pode ser visto em documentos históricos, que começaram a se referir aos soldados furtivos como shinobi durante o período Sengoku . Mais tarde manuais sobre espionagem são muitas vezes fundamentada em chinês estratégia militar , citando obras como A Arte da Guerra (Sunzi Bingfa ) por Sun Tzu . 
O ninja surgiu como mercenários no século 15, onde foram recrutados como espiões, atacantes, incendiários e até mesmo terroristas . Entre os samurais, um sentido de ritual e decoro foi observado, onde um era esperado para lutar ou duelo abertamente. Combinado com a agitação da era Sengoku , esses fatores criaram uma demanda por homens dispostos a cometer atos considerados não respeitável para guerreiros convencionais.   No período Sengoku, o shinobi teve vários papéis, incluindo espionagem (Kancho), olheiro (teisatsu), atacante surpresa (Kishu), e agitador (konran).   As famílias ninja foram organizados em grandes corporações , cada um com seus próprios territórios.   Um sistema de classificação existiu. Um Jonin ("homem superior") era o posto mais alto, representando o grupo e locação de mercenários. Isto é seguido pelo Chunin ("meio homem"), auxiliares do Jonin. No fundo foi o genin ("homem inferior"), agentes de campo retirado da classe baixa e designado para realizar missões reais. 

   Iga e Koga clãs

ga e Koga clãs têm vindo a caracterizar as famílias que vivem na província de Iga (atual Mie ) e na região adjacente do koka (mais tarde escrito como Koga), em homenagem a uma vila no que é hoje província de Shiga . A partir destas regiões, aldeias dedicadas à formação de ninja apareceu pela primeira vez.  O afastamento e inacessibilidade das montanhas circundantes pode ter tido um papel no desenvolvimento secreto do ninja.  Documentos históricos sobre as origens do ninja nessas regiões montanhosas são geralmente considerado correto.   A crônica Go Kagami Furoku escreve, das origens dos dois clãs:
Houve um retentor da família de Kawai Aki-no-kami de Iga, de pré-eminente habilidade em shinobi, e, conseqüentemente, para as gerações o nome de pessoas de Iga se estabeleceu. Outra tradição cresceu em Koga. 
Da mesma forma, um suplemento para o Kagami Nochi, um recorde do xogunato Ashikaga , confirma a origem Iga mesmo:
Dentro do acampamento no Magari do Shogun [Ashikaga] Yoshihisa havia shinobi cujos nomes eram famosos por toda a terra. Quando Yoshihisa atacado Rokkaku Takayori , a família de Kawai Aki-no-kami de Iga, que lhe serviu no Magari, ganhou grande mérito como shinobi na frente do grande exército do Shogun. Desde então, sucessivas gerações de homens Iga foram admirados. Esta é a origem da fama dos homens de Iga.

A distinção deve ser feita entre o ninja destas áreas, e os plebeus ou samurai contratados como espiões ou mercenários. Ao contrário de seus colegas, o Iga e Koga clãs ninja produzido profissional, especificamente treinados para suas funções.  Estes ninja profissional estavam ativamente contratado por daimios entre 1485 e 1581,  até Oda Nobunaga invadiu Iga província e eliminou os clãs organizados .  Os sobreviventes foram forçados a fugir, alguns para as montanhas de Kii , mas outros chegaram antes de Tokugawa Ieyasu , onde foram bem tratados.   Alguns ex-membros Iga clã, incluindo Hattori Hanzo , viria a servir como guarda-costas de Tokugawa. 
Após a Batalha de Okehazama em 1560, Tokugawa empregou um grupo de 80 Koga Ninja, liderada por Tomo Sukesada. Eles foram incumbidos de invadir um posto avançado do clã Imagawa . A conta deste ataque é dada no Go Mikawa Fudoki, onde estava escrito que Koga ninja se infiltraram no castelo, incendiaram suas torres, e matou o castelão juntamente com 200 da guarnição.  A Koga Ninja são ditos ter desempenhado um papel na tarde Batalha de Sekigahara (1600), onde várias centenas de soldados Koga assistida sob Torii Mototada na defesa de Castelo de Fushimi .   Após a vitória de Tokugawa em Sekigahara, o Iga atuou como guardas para os compostos internos de Edo Castelo , enquanto a Koga atuou como uma força policial e assistida em guardar o portão externo.   Em 1614, a "campanha de inverno" inicial no Cerco de Osaka viu o ninja em uso novamente. Miura Yoemon, um ninja no serviço de Tokugawa, recrutados shinobi da região de Iga, e enviou 10 ninja em Castelo de Osaka , em um esforço para promover antagonismo entre comandantes inimigos.  Durante a "campanha de Verão" mais tarde, estes ninja contratado lutou ao lado regulares tropas na Batalha de TennÅji . 

  Shimabara rebelião
Um registro final, mas detalhada de ninja empregados em guerra aberta ocorreu durante a Rebelião de Shimabara (1637-1638). [34] A Koga Ninja foram recrutados pelo shogun Tokugawa Iemitsu contra cristãos rebeldes liderados por Amakusa Shiro , que fez um stand final Hara Castelo , na Província de Hizen . Um diário mantido por um membro do clã Matsudaira , o Gunki Amakusa, relata: "Os homens de Koga em Omi Província . que escondiam sua aparência iria roubar até o castelo todas as noites e ir para dentro o que quisessem "  
O diário Ukai, escrito por um descendente de Ukai Kanemon, tem várias entradas descrevendo as ações tomadas pelo reconhecimento Koga.
Eles [os Koga] receberam ordens para reconhecimento do plano de construção de Hara Castelo , e observou a distância da defensiva fosso para o ni-no-maru (segundo Bailey ), a profundidade do fosso, as condições das estradas, a altura . da parede, e a forma das lacunas - Entrada: 6 º dia do mês 1

Suspeitando que os suprimentos do castelo pode estar acabando, o cerco comandante Matsudaira Nobutsuna ordenou um ataque a disposições do castelo. Aqui, o Koga capturado sacos de provisões do inimigo, e se infiltraram no castelo de noite, a obtenção de senhas secretas.  Dias depois, Nobutsuna ordenou uma missão de recolha de informações para determinar fontes do castelo. Vários Koga ninja - algumas aparentemente descendente de todos os envolvidos no assalto 1562 em um clã Imagawa castelo -. ofereceu apesar de ser avisado que as chances de sobrevivência eram mínimas Uma rajada de tiros foram disparados para o céu, fazendo com que os defensores para extinguir o luzes castelo em preparação. Sob o manto da escuridão, ninja disfarçado infiltrado defensores do castelo, capturando uma bandeira da cruz cristã .   O diário escreve Ukai,

Nós dispersos espiões que estavam preparados para morrer dentro Hara castelo. . ... Quem foi ao reconhecimento em vigor capturado uma bandeira inimiga, ambos Arakawa Shichirobei e Mochizuki Yo'emon encontrou resistência extrema e sofria de seus ferimentos graves por 40 dias   - Entrada: dia 27 do mês 1
Como o cerco continuou, a extrema escassez de alimentos posteriormente reduzido os defensores para comer musgo e grama.  Este desespero iria montar a acusações fúteis pelos rebeldes, onde eles acabaram sendo derrotados pelo exército shogunato. O Koga viria a tomar parte no castelo a conquista:
Mais ataques e mais geral foram iniciadas, a banda Koga ninja sob o controle direto de Matsudaira Nobutsuna capturou o ni-no-maru e san-no-maru (bailey exterior) ...  - Entrada: 24 º dia do 2 º mês
Com a queda do Hara Castelo , a Rebelião de Shimabara chegou ao fim, e cristianismo no Japão foi forçado subterrâneo .  Estes relatos escritos são a última menção de ninja em guerra.
File:Oda Nobunaga-Portrait by Giovanni NIcolao.jpg
Portrait of Oda Nobunaga, by Jesuit painter Giovanni Niccolo, 1583–1590.

  Oniwaben
No início do século 18, shogun Tokugawa Yoshimune fundou a Oniwaben, uma agência de inteligência e do serviço secreto . Os membros desse escritório, o oniwabanshu ("jardim keeper"), eram agentes envolvidos na coleta de informações sobre daimyos e funcionários do governo.   A natureza secreta do Oniwaben - juntamente com a tradição anterior do uso de Iga e Koga membros do clã como o palácio guardas - levaram algumas fontes para definir a oniwabanshu como "ninja".    Este retrato também é comum em romances posteriores e jidaigeki . No entanto, não existe qualquer ligação entre a escrita shinobi mais cedo e mais tarde o oniwabanshu.


shogun Tokugawa Yoshimune

       Funções

Em Myomokusho seus Buke, historiador militar Hanawa Hokinoichi escreve sobre o ninja:
Eles viajaram em disfarçar a outros territórios para avaliar a situação do inimigo, eles seduzir seu caminho no meio do inimigo para descobrir as lacunas, e entre castelos inimigos para defini-los no fogo, e realizado assassinatos, chegando em segredo.  
O ninja eram soldados e mercenários contratados furtivas principalmente por daimios .  Seus principais papéis foram os de espionagem e sabotagem, embora assassinatos foram atribuídos a ninja. Na batalha, o ninja também pode ser usado para causar confusão entre o inimigo.   Um grau de guerra psicológica na captura das bandeiras inimigas pode ser visto ilustrado no Eikei OU Gunki, composto entre os séculos 16 e 17:
Dentro Hataya castelo havia um shinobi glorioso cuja habilidade era famosa, e uma noite ele entrou no campo inimigo secretamente. Ele tomou a bandeira da guarda Naoe Kanetsugu ... e voltou e ficou-lo em um lugar alto em frente do portão do castelo.

 Espionagem
Espionagem foi o principal papel do ninja. Com a ajuda de disfarces, o ninja reuniram informações sobre o terreno inimigo, especificações de construção, bem como a obtenção de senhas e comunicados. O suplemento referido ao Kagami Nochi descreve brevemente o papel do ninja em espionagem:
Quanto ninja, que se dizia ser de Iga e Koga, e foi livremente em castelos inimigos em segredo. Eles observaram coisas ocultas, e foram levados como sendo amigos.
Mais tarde na história, o Koga Ninja viria a ser considerada como agentes do Tokugawa bakufu , num momento em que o bakufu usou o ninja em uma rede de inteligência para monitorar daimyos regionais, bem como a corte imperial . 

   Sabotar
Arson foi a principal forma de sabotagem praticada pelo ninja, que alvo castelos e acampamentos.
O diário do século 16 de abade Eishun (Tamon em Nikki) em Tamon em mosteiro no Kofuku-ji descreve um ataque incendiário em um castelo por homens dos clãs Iga.
Esta manhã, o sexto dia do 11 º mês de Tembun 10, o Iga-shu entrou Kasagi castelo em segredo e atearam fogo em alguns dos quartos dos sacerdotes. Eles também atearam fogo em dependências em vários lugares dentro do San-no-maru. Eles capturaram o Ichi-no-maru (interior Bailey ) e Ni-no-maru. 
- Entrada: dia 26 do mês 11 do ano 10 de Tenbun (1541)
Em 1558, Rokkaku Yoshitaka empregou uma equipe de ninja para incendiar Sawayama Castelo . Um capitão Chunin liderou uma força de 48 ninja para o castelo, por meio de fraude. Em uma técnica apelidada bakemono-jutsu ("técnica fantasma"), seus homens roubaram uma lanterna tendo o inimigo da família crista ( seg ), e começou a fazer réplicas com a mesma seg. Por empunhar essas lanternas, eles foram autorizados a entrar no castelo sem luta. Uma vez dentro, o ninja fogo ao castelo, e do exército de Yoshitaka mais tarde sair vitorioso. A natureza mercenário do shinobi é demonstrado em outro ataque incendiário logo após a queima de Sawayama Castelo . Em 1561, os comandantes atuando sob Kizawa Nagamasa contratou três ninjas de Iga de classificação genin para auxiliar a conquista de uma fortaleza na Maibara . Rokakku Yoshitaka, o mesmo homem que havia contratado apenas ninjas de Iga anos antes, foi o titular da fortaleza - e alvo de ataque. O Sandaiki Asai escreve sobre seus planos: "Nós empregamos shinobi-no-mono de Iga .... Eles foram contratados para atear fogo ao castelo".  No entanto, o shinobi mercenário não estavam dispostos a assumir os comandos. Quando o ataque de fogo não começou, como previsto, os homens Iga disse aos comandantes, que não eram da região, que não poderia entender a tática do shinobi. Eles, então, ameaçou abandonar a operação, se eles não foram autorizados a agir em sua própria estratégia. O fogo foi finalmente definido, permitindo exército Nagamasa para capturar a fortaleza em uma corrida caótica. 

      Assassinato
Os mais conhecidos casos de tentativas de assassinato envolvem figuras históricas famosas. Mortes de pessoas famosas têm sido por vezes atribuída ao assassinato por ninja, mas a natureza secreta destes cenários têm sido difíceis de provar.  Assassins foram muitas vezes identificado como ninja mais tarde, mas não há nenhuma evidência para provar se alguns foram especialmente treinados para a tarefa ou simplesmente um bandido contratado.

O senhor da guerra Oda Nobunaga reputação notória levou a várias tentativas de assassinato. Em 1571, um ninja Koga e atirador pelo nome de Sugitani Zenjubo foi contratado para assassinar Nobunaga. Usando dois arcabuzes , ele disparou dois tiros consecutivos, Nobunaga, mas não foi capaz de infligir ferimentos mortais através da armadura de Nobunaga.   Sugitani conseguiu fugir, mas foi pego quatro anos depois e condenado à morte por tortura.  Em 1573, Manabe Rokuro, um vassalo do daimyo Hatano Hideharu , tentou se infiltrar Azuchi Castle e assassinar um Nobunaga dormindo. No entanto, isso também acabou em fracasso, e Manabe foi forçado a cometer suicídio, depois que seu corpo foi exibido abertamente em público.   De acordo com um documento, o Iranki, quando Nobunaga estava inspecionando província de Iga - que seu exército havia devastado - um grupo de três ninja disparou contra ele com armas de fogo de grande calibre. Os tiros voou gama de Nobunaga, no entanto, e ao invés matou sete de seus companheiros ao redor.  
O ninja Hachisuka Tenzo foi enviado por Nobunaga para assassinar o poderoso daimyo Takeda Shingen , mas falhou em suas tentativas. Escondido na sombra de uma árvore, ele evitou ser visto sob a luz da lua, e mais tarde se escondeu em um buraco que ele tinha preparado de antemão, escapando assim de captura.

Uma tentativa de assassinato de Toyotomi Hideyoshi também foi frustrada. Um ninja chamado Kirigakure Saizo (possivelmente Kirigakure Shikaemon) enfiou uma lança através do assoalho para matar Hideyoshi, mas não teve sucesso. Ele foi "defumado" de seu esconderijo por um outro ninja trabalhando para Hideyoshi, que aparentemente usou uma espécie de "primitivo lança-chamas ".   Infelizmente, a veracidade dessa conta foi obscurecida por posteriores publicações de ficção que retratam Saizo como um dos o lendário Sanada Ten Braves .
Uesugi Kenshin , o daimyo famoso de Echigo província foi rumores de que teria sido morto por um ninja. A lenda atribui a sua morte para um assassino que disse ter escondido no banheiro de Kenshin, e gravemente ferido Kenshin empurrando uma lâmina ou lança em seu ânus .   Embora os registros históricos mostram que Kenshin sofreu problemas abdominais, historiadores modernos têm geralmente atribuída sua morte para câncer de estômago , câncer de esôfago ou doença cerebrovascular .
Contramedidas
Uma variedade de contramedidas foram tomadas para evitar que as atividades do ninja. Precauções foram tomadas, muitas vezes contra a assassinatos, como armas escondidas no banheiro, ou sob um piso removível.   Os edifícios foram construídos com armadilhas e fios de viagem ligados a sinos de alarme. 
Castelos japoneses foram projetados para serem difíceis de navegar, com rotas sinuosas que levam ao interior composto. Os pontos cegos e buracos em paredes, desde a vigilância constante desses caminhos labirínticos, como exemplificado em Castelo de Himeji . Castelo Nijo em Kyoto é construído com longos "Nightingale" pisos , que se apoiavam em dobradiças de metal (uguisu-bari) projetados especificamente para chiar alto quando caminhava mais.   Motivos cobertas com cascalho também forneceu aviso precoce de intrusos indesejados, e edifícios separados permitido fogos para ser melhor contido. 

     Treinamento

As habilidades requeridas do ninja que veio a ser conhecido nos tempos modernos   como ninjutsu , mas é improvável que eles estavam anteriormente sob o nome de uma única disciplina, mas foram bastante distribuídos entre uma variedade de coberto espionagem e sobrevivência habilidades .

O primeiro treinamento especializado começou em meados do século 15, quando as famílias samurais certos começaram a se concentrar na guerra encoberta, incluindo espionagem e assassinato.   Como o samurai, ninja nasceram para a profissão, onde as tradições foram mantidas em, e passou através da família.  De acordo com Turnbull, o ninja foi treinado desde a infância, como também era comum em famílias samurais. Fora dos esperados disciplinas de artes marciais, um jovem estudou sobrevivência e técnicas de reconhecimento, bem como informações sobre venenos e explosivos.   O treinamento físico também foi importante, que envolveu corridas de longa distância, escalada, métodos furtivos de caminhada  natação e .   Um certo grau de conhecimento sobre profissões comuns também foi necessário se uma era esperado para tomar sua forma disfarçada.   Alguns títulos de formação médica pode ser derivada de uma conta, onde um ninja de Iga, desde primeiros socorros para ii Naomasa , que foi ferido por tiros na Batalha de Sekigahara . Aqui, o ninja teria dado Naomasa uma "medicina negro" significou para parar o sangramento. 
Com a queda do Iga e clãs Koga, daimyos já não podia recrutar ninja profissional, e foram forçados a formar o seu próprio shinobi. O shinobi foi considerado uma verdadeira profissão, como demonstrado no bakufu a lei de 1649 sobre o serviço militar, que declarou que daimyos apenas com uma renda de mais de 10.000 koku foram autorizados a manter shinobi.  Nos dois séculos que se seguiram, uma número de manuais de ninjutsu foram escritos por descendentes de Hattori Hanzo, bem como membros do clã Fujibayashi, um desdobramento do Hattori. Exemplos importantes incluem o Ninpiden (1655), o Bansenshukai (1675), e o Shoninki (1681).

   Tática
O ninja nem sempre trabalhar sozinho. Técnicas de trabalho em equipa existir:. Por exemplo, a fim de dimensionar uma parede, um grupo de ninja pode carregar um ao outro nas suas costas, ou fornecer uma plataforma humano para ajudar um indivíduo a alcançar alturas maiores  O Mikawa Go Fudoki dá conta onde uma equipe coordenada de atacantes utilizado senhas para se comunicar. A conta também dá um caso de engano, onde os atacantes vestido com as mesmas roupas que os defensores, causando muita confusão.   Quando um retiro foi necessário durante o Cerco de Osaka , ninja foram ordenados a atirar contra as tropas aliadas de trás, fazendo com que as tropas de cobrar para trás, a fim de atacar um inimigo declarado. Esta tática foi usada novamente mais tarde como um método de dispersão de multidão.  
A maioria das técnicas de ninjutsu registrados em pergaminhos e manuais giram em torno de formas de evitar a detecção e métodos de fuga. Estas técnicas foram frouxamente agrupados sob correspondentes elementos naturais. Alguns exemplos são os seguintes:
Hitsuke - A prática de guardas distracção por um incêndio fora de ponto planejada do ninja de entrada. Cai sob "técnicas de fogo" (katon-no-jutsu).  
Tanuki -gakure - A prática de escalar uma árvore e camuflando-se dentro da folhagem . Cai sob "técnicas de madeira" (Mokuton-no-jutsu).  
Ukigusa-gakure - A prática de jogar lentilha sobre a água, a fim de ocultar o movimento subaquático. Cai em "técnicas de água" (Suiton-no-jutsu).  
Uzura-gakure - A prática de curling em uma bola e permanecer imóvel, a fim de aparecer como uma pedra . Cai sob "técnicas de terra" (doton-no-jutsu).  

     Disfarces
O uso de disfarces é comum e bem documentada. Disfarces veio na forma de padres, artistas, cartomantes, comerciantes, Ronin , e monges.  O Buke Myomokusho estados,
Shinobi-Monomi eram pessoas usadas de formas secretas, e suas funções eram para ir para as montanhas e disfarçar-se como coletores de lenha para descobrir e adquirir a notícia sobre o território do inimigo ... eles eram particularmente especialistas em viajar disfarçado. 
Uma montanha asceta ( yamabushi traje) facilitou viagem, como eram comuns e podem viajar livremente entre as fronteiras políticas. As vestes soltas de sacerdotes budistas também permitiu armas escondidas, como o TANTO .   Minstrel ou Sarugaku roupas poderia ter permitido que o ninja para espionar em edifícios inimigos sem suspeita empolgante. Disfarces como Komuso , um monge mendicante conhecido por interpretar o shakuhachi , também foram eficazes, como os grandes "cesta" chapéus tradicionalmente usados ??por eles escondido a cabeça completamente. 

    Equipamento

Ninja utilizada uma grande variedade de ferramentas e de armamento, alguns dos quais foram vulgarmente conhecidos, mas outros eram mais especializados. A maioria eram ferramentas usadas no infiltração de castelos. Uma vasta gama de equipamentos especializados é descrito e ilustrado no século 17 Bansenshukai ,   incluindo equipamento de escalada, lanças se estendem, foguete de propulsão setas, e pequenos botes infláveis.
Ficheiro:Ashiko cleats.JPG
Ferro de escalada japonês para chuteiras Ashiko.

    Roupa exterior

Enquanto a imagem de um ninja vestido de roupa preta ( shinobi shozoku ) é predominante na mídia popular, não há prova escrita para tal uma fantasia. Em vez disso, era muito mais comum para o ninja para ser disfarçados como civis. A noção popular de roupa preta é provável enraizada na convenção artística. Primeiros desenhos de ninja mostraram-se vestido de preto, a fim de retratar uma sensação de invisibilidade.   Esta convenção foi uma idéia emprestada dos manipuladores de fantoches de bunraku teatro, que se vestia de preto total, em um esforço para simular adereços se movendo independentemente de seus controles.   Apesar da falta de provas, ele foi apresentado por algumas autoridades que vestes negras, talvez um pouco manchados de vermelho para esconder manchas de sangue, era de fato a peça sensível de escolha para infiltração. 
Roupa usada foi semelhante à do samurai , mas peças soltas (como leggings) foram enfiadas em calças ou presa com correias. O Tenugui , um pedaço de pano usado também em artes marciais, tinha muitas funções. Ele pode ser utilizado para cobrir a face, formando um cinto, ou ajudar na escalada.
A historicidade de armadura feita especificamente para ninja não pode ser verificada. Enquanto peças de armaduras de luz supostamente usado por ninja existem e data para o momento certo, não há provas concretas de sua utilização em operações de ninja. Representações de pessoas famosas mais tarde considerado ninja muitas vezes mostram-los em armadura samurai . Havia leves tipos de armadura ocultáveis ??feitos com kusari (armadura cadeia) e placas de blindagem pequenas, como karuta que poderia ter sido usado por ninja incluindo Katabira (jaquetas) fez com armadura escondida entre as camadas de pano. Caneleiras e no braço, junto com metal reforçado capuzes também especulado para tornar-se a armadura ninja.
   Ferramentas

Ferramentas utilizadas para infiltração e espionagem são alguns dos artefatos mais abundantes relacionados com a ninja. Cordas e ganchos eram comuns, e foram ligados ao cinto.  Uma escada colapsável é ilustrado no Bansenshukai, com picos em ambas as extremidades para ancorar a escada.  ou de engrenagem em forma de gancho de escalada Spiked usado nas mãos e nos pés também dobrou como armas. implementos incluem cinzéis , martelos , brocas , picaretas e assim por diante.
A kunai era uma ferramenta pontiaguda pesado, possivelmente derivada da Japanese alvenaria espátula , para a qual se assemelha. Embora seja muitas vezes retratadas na cultura popular como uma arma, a kunai foi usado principalmente para furos de goivagem em paredes.  facas e serras pequenas (hamagari) também foram utilizados para criar buracos em edifícios, onde serviu como um ponto de apoio ou um passagem de entrada.  Um dispositivo de escuta portátil (saoto hikigane) foi usado para escutar conversas e detectar sons.  
O mizugumo foi um conjunto de sapatos de madeira supostamente permitindo que o ninja para andar sobre a água.  Eles foram feitos para trabalhar através da distribuição de peso do utilizador sobre a superfície dos sapatos de fundo largo. O mizugumo palavra é derivada do nome nativo para o japonês água aranha (Argyroneta aquatica japonica). O mizugumo foi destaque no programa Mythbusters , onde foi demonstrado incapacidade para andar sobre a água. O ukidari, um calçado similar para andar sobre a água, também existia sob a forma de uma rodada balde , mas provavelmente foi bastante instável.  peles infláveis ??e tubos de respiração permitiu que o ninja para ficar debaixo d'água por longos períodos de tempo. 
Apesar da grande variedade de ferramentas disponíveis para o ninja, o Bansenshukai adverte não ser sobrecarregadas com equipamentos, afirmando que "... um ninja de sucesso é aquele que usa, mas uma ferramenta para múltiplas tarefas".
Ficheiro:Shikomizue.JPG
Cana-de-Shikomizue espada japonesa

      Armamento
Apesar de espadas e adagas curtas foram utilizados, a katana era provavelmente a arma do ninja de escolha, e às vezes era realizada nas costas.  A katana teve vários usos além do combate normal. Em locais escuros, a bainha pode ser estendido para fora da espada, e usado como um dispositivo de tempo de prova.   A espada também pode ser colocado contra a parede, onde o ninja pode usar a espada guarda ( tsuba ) para obter uma maior ponto de apoio.  A katana poderia até ser usado como um dispositivo para atordoar os inimigos antes de atacar, pondo uma combinação de pimenta vermelha, sujidade ou pó, e limalha de ferro para a zona perto da parte superior da bainha, de modo que, como o espada foi elaborado a mistura voaria nos olhos do inimigo, atordoando-o até que um golpe letal poderia ser feita. Enquanto espadas retas foram usados ??antes da invenção da katana,  a reta Ninjato não tem precedente histórico e é provável que uma invenção moderna

Ficheiro:Ninja type weapons.JPG
Armas japonêsas camoteáveis (tipo ninja)

Uma matriz de dardos , picos, facas e afiados, estrela em forma de discos eram conhecidos coletivamente como shuriken . Apesar de não ser exclusiva para o ninja  eles foram uma parte importante do arsenal, onde eles podem ser lançados em qualquer direção.   Arcos foram usados  para pontaria, e arcos algum ninja foram intencionalmente menor do que o tradicional yumi ( longbow).   A corrente e foice ( kusarigama ) foi também usado pelo ninja.   Esta arma consistia de um peso sobre uma das extremidades de uma cadeia, e uma foice ( kama ), por outro. O peso foi colocado para ferir ou incapacitar um oponente, ea foice usada para matar a curta distância. Ferramentas de jardinagem simples, como kunai e foices foram usados ??como armas, de modo que, se descoberto, um ninja poderia alegar que são suas ferramentas e não armas, apesar de sua capacidade de ser usado na batalha.

Ficheiro:Makibishi.JPG
Ferro japonês caltrop Makibishi.

Explosivos introduzidos da China eram conhecidos no Japão até o tempo das invasões mongóis no século 13.   Mais tarde, explosivos, tais como portáteis bombas e granadas foram adotadas pelo ninja.  Soft-cased bombas foram projetadas para soltar fumaça ou gás venenoso, junto com explosivos de fragmentação cheios de ferro ou cerâmica estilhaços . 
Juntamente com as armas comuns, uma grande variedade de armas diversas foram associados com o ninja. Alguns exemplos incluem veneno,   makibishi , [  cana espadas ( shikomizue ),  minas terrestres,  Fukiya (zarabatanas), dardos envenenados, ácido -jorrando tubos, e armas de fogo.   O Happo, uma casca de ovo pequeno cheio com pó ofuscante ( metsubushi ), também foi utilizado para facilitar a fuga.

Ficheiro:Kaginawa.JPG
Ferro japonês de escalada com gancho Kaginawa.

     Habilidades lendários

Sobre-humanas ou sobrenaturais poderes foram freqüentemente associada com o ninja. Algumas lendas incluem voo, invisibilidade , metamorfose , a capacidade de "dividir" em múltiplos corpos, a convocação de animais, e controle sobre os cinco elementos clássicos . Essas noções fabulosas ter se originado da imaginação popular a respeito do status do ninja misterioso, bem como idéias românticas encontrados na arte japonesa depois do período Edo . Poderes mágicos foram, por vezes, suas raízes nos esforços do próprio ninja para divulgar informações fantasiosas. Por exemplo, Nakagawa Shoshujin, o fundador do século 17 de Nakagawa-ryu, afirmou em seus próprios escritos (Okufuji Monogatari) que ele tinha a capacidade de se transformar em pássaros e animais.  
Percepção de controle sobre os elementos podem ser aterrado em táticas reais, que foram categorizados por associação com as forças da natureza. Por exemplo, a prática de iniciar incêndios de forma a cobrir uma trilha ninja cai sob katon-no-jutsu ("técnicas de fogo"). 

Ficheiro:Shuriken.JPG
Arma oculta japonesa Shuriken.

Adaptação do ninja de pipas em espionagem e guerra é outro assunto de lendas. Existem contas de ninja sendo levantado no ar por pipas, onde sobrevoou terreno hostil e desceu, ou jogaram bombas em território inimigo.  Kites foram realmente utilizados na guerra japonês, mas principalmente com a finalidade de envio de mensagens e de afinação sinais.  sugere que Turnbull pipas de elevação de um homem em pleno ar pode ter sido tecnicamente viável, mas afirma que o uso de pipas para formar um ser humano " asa delta "cai bem no reino da fantasia.  No entanto, as referências a homem de levantamento de pipas existem em obras que datam da era relevante e antes, incluindo Sun Tzu A Arte da    Guerra .                                                                                                              

Ficheiro:Manriki.JPG
Cadeia da arma japonesa Manriki.

 Kuji-kiri
Kuji-kiri é uma prática esotérica que, quando realizada com uma série de mão "selos" ( kuji-in ), foi concebido para permitir que o ninja para decretar feitos sobre-humanos.
O Kuji ("nove personagens") é um conceito originário de Taoísmo , onde era uma seqüência de nove palavras usadas em feitiços e encantamentos.  Na China , essa tradição misturada com budistas crenças, atribuindo a cada uma das nove palavras a um divindade budista. O kuji pode ter chegado no Japão através do budismo,  onde floresceu dentro Shugêndo .   Aqui, também, cada palavra na kuji foi associado com divindades budistas, animais da mitologia taoísta e, mais tarde, Shinto kami . O mudra , uma série de símbolos que representam mão Budas diferente, foi aplicada ao kuji por budistas, possivelmente através da esotérica mikkyo ensinamentos.  O yamabushi ascetas de Shugêndo adotou esta prática, utilizando os gestos de cura, espiritual e exorcismo rituais.  Mais tarde, o uso de kuji passado em certa bujutsu (artes marciais) e ninjutsu escolas, onde se dizia ter muitas finalidades. A aplicação de kuji para produzir o efeito desejado foi chamado de "corte" ( kiri) a kuji. Efeitos pretendidos variam de concentração física e mental, para afirmações mais incríveis sobre prestação de um adversário imóvel, ou mesmo o vazamento de feitiços mágicos.  Essas lendas foram capturados na cultura popular, que interpretou o Kuji-kiri como um precursor para atos mágicos .

Ficheiro:Small kusarigama.JPG
Foice japonêsa e cadeia de arma Kusarigama.

     Pessoas famosas

Muitas pessoas famosas na história do Japão têm sido associados ou identificado como ninja, mas seu status de ninja são difíceis de provar e pode ser o produto da imaginação mais tarde. Os rumores em torno famosos guerreiros, como Kusunoki Masashige ou Minamoto no Yoshitsune , por vezes, descrevê-los como ninja, mas há pouca evidência para estas alegações. Alguns exemplos bem conhecidos incluem:

Kumawakamaru (13 a 14 séculos) - Um jovem cujo pai exilado foi condenada à morte pelo Homma monge Saburo. Kumakawa se vingou por sneaking em sala de Homma, enquanto ele dormia, e assassiná-lo com sua própria espada.  
Yagyu Muneyoshi (1529-1606) - Um espadachim de renome do Shinkage ryu- escola. Neto de Muneyoshi, Jubei Muneyoshi, disse contos de status de seu avô como um ninja.  
Hattori Hanzo (1542-1596) - Um samurai servindo sob Tokugawa Ieyasu . Sua ascendência na província de Iga, juntamente com ninjutsu manuais publicados por seus descendentes levaram algumas fontes para defini-lo como um ninja.   Esta descrição também é comum na cultura popular.

Ficheiro:4 bo shuriken.JPG
Bo shuriken japonês. Ferro atirador de dardos.

Ishikawa Goemon (1558-1594) - Goemon supostamente tentou pingar veneno de um segmento em Oda Nobunaga boca 's através de um ponto escondido no teto,  mas muitos contos fantásticos existem sobre Goemon, e esta história não pode ser confirmada.
Fuma Kotaro (m. 1603) - Um ninja rumores de que teria matado Hattori Hanzo, com quem ele supostamente rivais. A obra de ficção arma Fuma shuriken é nomeado após ele.
Mochizuki Chiyome (século 16) - A esposa do Mochizuke Moritoki. Chiyome criou uma escola para meninas, que ensinou habilidades exigidas de gueixa , bem como habilidades de espionagem. 
Momochi Sandayu (século 16) - Um líder dos ninjas de Iga clãs, que supostamente morreram durante o ataque de Oda Nobunaga em Iga província. Há alguma crença de que ele escapou da morte e viveu como agricultor na província de Kii .   Momochi também é um ramo do clã Hattori.
Fujibayashi Nagato (século 16) - Considerado um dos três "maior" Iga Jonin, os outros dois sendo Hattori Hanzo e Sandayu Momochi. Descendentes Fujibayashi, escreveu e editou o Bansenshukai.

Ficheiro:Kusari katabira4.JPG
Cota de malha camisa japonêsa Kusari Katabira.

 Na cultura popular

A imagem do ninja entrou na cultura popular no período Edo , quando contos e peças de teatro sobre ninja foram concebidos. Histórias sobre os ninjas são geralmente baseados em figuras históricas. Por exemplo, muitos contos similares existem cerca de um daimyo desafiando um ninja para provar o seu valor, geralmente por roubar seu travesseiro ou arma enquanto ele dormia. romances foram escritos sobre o ninja, como Jiraiya goketsu Monogatari , que também foi feito em um kabuki jogo. Figuras de ficção, como Sarutobi Sasuke acabaria por abrir caminho em quadrinhos e televisão, onde eles passaram a desfrutar de um herói cultural estado fora de suas mídias originais.

Ficheiro:2 chigiriki.JPG
Cadeia de arma chigriki japonêsa e peso.

Ninja aparecer em muitas formas de japoneses e ocidentais de mídia populares, incluindo livros ( Koga Ninpocho ), (televisão Ninja Warrior ), filmes ( You Only Live Twice , Ninja Assassin , O Último Samurai ), sátira ( Ultimate Power real : O Livro Oficial Ninja ) vídeo games ( Tenchu  Shinobi ), anime ( Naruto ), manga ( Basilisk ) e ocidentais quadrinhos ( Teenage Mutant Ninja Turtles e GI Joe: um verdadeiro herói americano ). Representações variam de realista ao fantástico exagerado, tanto fundamentalmente e esteticamente, e muitas vezes retratam ninja em não-factuais, formas, às vezes incrivelmente extravagantes para o humor ou entretenimento.
Escolas modernas que pretendem treinar ninjutsu surgiu a partir da década de 1970, entre outros os de Masaaki Hatsumi ( Bujinkan ) e K. Stephen Hayes ( To-Shin Do ).

Ficheiro:Ashiko cleats 1.JPG
Antigo Ashiko ferro para chuteiras.

File:Tekko-Kagi Ninja1.jpg
Tekko-kagi (luvas de mao)

File:Ninja-kanji.svg
A palavra "ninja" em kanji roteiro

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.