Renato Gaúcho (jogador)



      Renato Gaúcho 
Renato Portaluppi, também conhecido como Renato Gaúcho (Guaporé, 9 de Setembro de 1962), é um treinador e ex-futebolista brasileiro. Atualmente, está sem clube.

  Como jogador

Renato começou a sua carreira no Esportivo, da cidade de Bento Gonçalves, onde morou durante toda sua infância e juventude. Mais tarde, foi contratado pelo Grêmio, clube que o projetou para o Brasil e para o mundo, após as conquistas da Taça Libertadores da América e do Mundial Interclubes, em 1983.
Na decisão do Mundial Interclubes, em Tóquio, Renato fez os dois gols da vitória do Grêmio por 2 a 1 sobre o Hamburgo, da Alemanha.  Por esse motivo, o atacante foi escolhido o melhor jogador da final, recebendo como prêmio um carro Toyota.


Depois do Mundial, Renato levou o Grêmio ao bicampeonato gaúcho em 1985 e 1986, sendo considerado o maior héroi da história do Grêmio por ter feito os 2 gols na final em Tóquio contra o Hamburgo da Alemanha. Após uma excelente campanha nas Eliminatórias, foi convocado para a Copa do Mundo de 1986, mas durante os preparativos para a competição foi cortado pelo técnico Telê Santana por indisciplina e acabou de fora do grupo que viajou até o México.
Em 1987, Renato acertou sua ida para o Flamengo, onde veio a formar uma grande dupla de ataque com Bebeto. Renato ganhou a simpatia da torcida rubro-negra após marcar contra o Atlético Mineiro, no Mineirão, o gol que garantiu de vez o Flamengo o tetra campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, Renato foi eleito o melhor jogador do Brasileirão de 1987, recebendo a Bola de Ouro da Revista Placar.
Trocou o Rio de Janeiro pela Itália em meados de 1988, onde foi jogar pela Roma. Retornou ao rubro-negro já no ano seguinte. Atuando ao lado de Bobô e Gaúcho, Renato sagrou-se campeão da Copa do Brasil de 1990.

Também em 1990 foi convocado para ir a Copa do Mundo da Itália. No entanto, na Seleção de Lazaroni, Renato foi reserva de Careca e Müller. Entrou na partida contra a Argentina, nas oitavas-de-final, mas o Brasil não oconseguiu reverter o placar adverso de um a zero e acabou eliminado.
Em 1991, deixou o Flamengo novamente, transferindo-se para o Grêmio, onde teve rápida passagem. Logo depois, acertou sua transferência para o Botafogo. Integrou a boa equipe alvi-negra, que chegou como franca favorita às finais do Campeonato Brasileiro de 1992. O adversário do Botafogo naquela final foi o Flamengo, com craques como Júnior, Djalminha, Marcelinho, Zinho, etc. haja vista que este último tinha em seu elenco nomes como Márcio Santos, Carlos Alberto Santos, Carlos Alberto Dias e Valdeir, além de Renato.

filha do futebolista renato gaucho

O Flamengo goleou o Botafogo por três a zero na primeira partida. No dia seguinte àquela partida, Renato compareceu ao churrasco comemorativo do Flamengo, na casa do amigo Gaúcho. O incidente repercutiu nos jornais e televisão do Rio, gerando desconforto na sede do Botafogo. Isso ocasionou o sumário afastamento de Renato. Na partida de volta, o Botafogo conseguiu apenas um empate com o Flamengo e, em consequencia com desvantagem de três gols, perdeu o título para o rival.
Depois de sua saída do Botafogo, Renato foi para o Cruzeiro, onde ajudou o time mineiro nas conquistas do Campeonato Mineiro e da Supercopa Libertadores, ambos em 1992.


renato gaucho e solange gomes quando namoravam em 1995

Após passar por Flamengo e Atlético-MG, Renato chegou ao Fluminense em 1995. No Campeonato Carioca desse ano, Fluminense e Flamengo chegaram à última rodada do octogonal final como os únicos com chance de conquista do título. Apesar de terminar o primeiro tempo em vantagem, o tricolor teve jogadores expulsos, o que permitiu a reação e o empate rubro-negro em 2 a 2, resultado que daria o título ao clube da Gávea. Mas faltando quatro minutos para o final da partida, Aílton fez boa jogada e bateu para o gol. A bola escorou na barriga de Renato e tomou a direção do gol. Com o resultado de 3 a 2, o título ficou com o Fluminense e a jogada, conhecida como o gol de barriga.
Mais tarde naquele ano, Renato colaborou para a chegada do Fluminense até as semifinais do Campeonato Brasileiro de 1995. Porém, em 1996, o Fluminense fez péssima campanha no Campeonato Brasileiro.

Nas últimas rodadas, quando o time lutava contra o rebaixamento, Renato transmitiu confiança à torcida declarando publicamente que desfilaria nu caso o Fluminense jogasse na Segunda Divisão no ano seguinte. Mas as palavras do craque não foram suficientes e, por fim, o Fluminense terminou o campeonato na penúltima posição. Renato não cumpriu a promessa; anos depois, bem-humoradamente, frisou que, de fato, o Fluminense não jogou na Série B em 1997, pois houve virada de mesa.

Em 1997 Renato voltou a jogar novamente no Flamengo. Em 1999, o Bangu o contratou, na esperança de manter uma escrita: de ter sido campeão estadual em anos múltiplos de 33 (havia sido em 1933 e 1966). Todavia, o alvirrubro ficou em penúltimo, e Renato decidiu aposentar-se ali mesmo para fazer faculdade de Educação Física

 Como treinador
A primeira experiência de Renato como treinador aconteceu em 1996, quando ainda era jogador do Fluminense. Na luta contra o rebaixamento, o tricolor carioca, por duas vezes, chegou a usar Renato como treinador interino.
Mais tarde, após sua retirada dos gramados, Renato iniciou a carreira de treinador no Madureira, time da cidade do Rio de Janeiro. Ficou neste clube por dois anos, ganhando experiência na nova função.
Em setembro de 2002 Renato teve outra oportunidade como técnico, quando voltou a exercer o comando da equipe do Fluminense. Deixou o cargo quase um ano depois, em julho de 2003. Porém, poucos meses depois, entre outubro e dezembro daquele ano, teve nova passagem pelo clube carioca. Depois de sua saída do Fluminense, Renato ficou desempregado durante o ano de 2004.

Em 2005 o Vasco da Gama, clube que Renato nunca chegara a vestir a camisa como jogador, contratou-o como técnico. No Vasco, Renato conseguiu, definitivamente, solidificar sua carreira como treinador. Conseguiu levar sua equipe ao vice-campeonato da Copa do Brasil de 2006 e ao 6º lugar do Campeonato Brasileiro de 2006, sendo eleito o segundo melhor técnico do Brasil, pela votação da CBF. Contudo, depois de não conseguir levar o Vasco da Gama às finais do Campeonato Carioca de 2007, foi demitido do clube e acabou regressando ao Fluminense.
Na nova passagem pelo tricolor carioca, chegou novamente às finais da Copa do Brasil. Após o empate no primeiro jogo por 1 a 1, realizado no Maracanã, o Fluminense foi até Santa Catarina e derrotou o Figueirense por 1 a 0. Com isso, a Copa do Brasil de 2007 tornou-se o primeiro título na carreira de Renato como treinador. Com a conquista da Copa do Brasil, o Fluminense garantiu uma vaga para a Copa Libertadores, a primeira oportunidade de Renato disputar esta competição como treinador.

Na atual campanha da Copa Santander Libertadores da América, o Fluminense conseguiu uma classificação contra o Sâo Paulo de Muricy Ramalho, vencendo por 3 a 1 a equipe paulista e levando o Fluminense a uma inédita semifinal da Taça Libertadores, com um gol do atacante Washington nos acréscimos do segundo tempo, de cabeça, jogada treinada à exaustão pela equipe.
Na quarta fase da mais importante competição continental, o Fluminense disputou as semifinais contra o Boca Juniors, da Argentina, com quem empatou por 2 a 2 na primeira partida disputada em Buenos Aires, e venceu por 3 a 1 no jogo de volta no Maracanã, classificando o tricolor, para a inédita final e escrevendo seu nome na história do clube. Na final foi derrotado pela LDU do Equador, no primeiro jogo, em Quito, por 4 x 2.

Para o jogo de volta, Renato deu declarações provocativas, convocando o torcedor tricolor ao Maracanã e dizendo que com a vitória seu time iria "brincar no Brasileiro". De fato o Fluminense reagiu e chegou ao empate (no placar agregado) por 5 x 5, porém perdeu o título nos pênaltis graças às defesas do goleiro equatoriano José Francisco Cevallos e desapontou sua torcida num Maracanã lotado.
Após a derrota do Fluminense para o Ipatinga em Minas Gerais, ambos nas últimas posições do campeonato brasileiro, foi demitido na chegada da delegação ao Rio de Janeiro, ainda no aeroporto Santos Dumont na madrugada de 11 de agosto de 2008.
Em setembro do mesmo ano, acertou o seu retorno ao Vasco. Sua campanha não foi boa e o Vasco acabou rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Em 20 de julho de 2009, Renato foi contratado como novo treinador do Fluminense.  Porém, no dia 1 de setembro de 2009, foi demitido do Fluminense. Para seu lugar foi contratado Cuca, ex-técnico do Flamengo.
No dia 13 de dezembro foi anunciado como novo treinador do Bahia para a temporada de 2010. Por lá, estava fazendo uma ótima campanha para a série B do Campeonato Brasileiro deste ano.

Em 10 de agosto de 2010 o Grêmio, clube onde foi revelado profissionalmente e tambem é o time de Renato, contratou-o para suceder Silas, demitido dois dias antes por uma má campanha no Brasileirão. Segundo seu empresário, a diretoria e os jogadores do Bahia ficaram chateados e tristes com a saída, mas agradeceram muito sua participação e se conformaram.  Logo que entrou, mudou o esquema tático da equipe, ajudando-a a dar um "salto" da zona de rebaixamento para o quarto lugar na classificação final (que com a ajuda do Goiás, derrotado na final da Copa Sul-Americana, garantiu uma vaga para a repescagem da Taça Libertadores de 2011) com a melhor campanha no returno da competição.

Consequentemente, foi um dos indicados ao prêmio de melhor técnico. Em 30 de junho do mesmo ano, pede demissão do Grêmio, após uma série de maus resultados da equipe no Campeonato Brasileiro . No entanto, a torcida gremista demonstrou apoio a Renato Gaúcho, determinando, dentre outras metas, a saída da atual diretoria do clube portoalegrense.
No dia 4 de julho de 2011 foi contratado pelo Atlético Paranaense . No dia 1º de setembro, Renato deixou o comando técnico do Atlético-PR por questões familiares, somada a derrota em plena Arena da Baixada por 1x0 para o Atletico MG.

Estatísticas como técnico

Clube Jogos Vitórias Empates Derrotas
Vasco da Gama 125 57 37 31
Fluminense 96 44 26 26
Vasco da Gama 13 4 2 7
Fluminense 12 1 5 6
Bahia 40 24 8 8
Grêmio 66 34 16 16
Atlético-PR 14 4 5 5


Como jogador

Grêmio
Flamengo
Cruzeiro
Fluminense
Seleção Brasileira

[Como treinador

Fluminense

]Artilharia


[editar]Prêmios



aqui quando foi entrevistado pelo cassino dochacrinha um  1988 Renato fala sobre carreira, namoro, sexo e imprensa. Em uma de suas respostas, ele surpreende: “Eu como jogador de futebol posso falar: gosto bastante de fazer sexo antes de jogo. Todas as vezes eu entrei em campo e arrebentei.”


Renato Gaúcho exibe seu estiloso mullet em 'Barriga de Aluguel' (Foto: Reprodução / TV Globo)

Jogador mostra que também sabe atuar  (Foto: Reprodução / TV Globo)
Jogador mostra que também sabe atuar (Foto: Reprodução / TV Globo)

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.