biografia Telly Savalas


                     Telly Savalas

Aristotelis "Telly" Savalas (   21 jan 1922 - 22 de janeiro de 1994) foi um grego-americano de filme e televisão ator e cantor, cuja carreira se estendeu por quatro décadas. Mais conhecido por interpretar o papel-título na década de 1970 crime drama de Kojak , Savalas foi nomeado para um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em Birdman of Alcatraz (1962). Seus créditos cinematográficos adicionais incluem The Savages jovens (1961), The Greatest Story Ever Told (1965), Batalha de Bulge (1965), The Dirty Dozen (1967), Os Scalphunters (1968), vilão Ernst Stavro Blofeld no James Bond filme A Serviço Secreto de Sua Majestade (1969), Heróis de Kelly (1970), Pretty Maids All in a Row (1971), Inside Out (1975) e Fuga para Athena (1979).

    Início da vida

Savalas, o segundo de cinco filhos, nasceu como Aristotelis Savalas   em Garden City, NY , a grega-americana Christina pais ( née Kapsalis), a cidade de Nova York artista que era um nativo de Sparti , e Nick Savalas, um grego dono de restaurante.  Quando ele entrou Sewanhaka Ensino Médio em Floral Park, Nova York ,   ele inicialmente só falava grego , mas aprendi Inglês e se formou em 1940. Após a formatura, trabalhou como salva-vidas, mas em uma ocasião não teve sucesso em resgatar um homem de afogamento, um evento que iria assombrar Savalas para o resto de sua vida.  Quando ele entrou Columbia University School of General Studies Savalas tomou cursos, incluindo idioma Inglês , rádio , e psicologia , graduando-se em 1948. Naquela época, ele se apaixonou por rádio e televisão, o que levou ao seu interesse em atuar. Savalas também ganhou experiência de vida com um período de três anos (1943-1946) no Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial , trabalhando para o Departamento de Estado dos EUA como sede da sua Voz da América série, então a ABC News , antes de iniciar um agir carreira em seus trinta e tantos anos. Em 1950, Savalas hospedado um popular rádio show chamado O Café em Nova York.

    televisão e carreira filme

Savalas começou como um diretor executivo e diretor sênior dos eventos noticiosos especiais no ABC. Ele então se tornou um produtor executivo para a Gillette Cavalcade of Sports , onde ele deu Howard Cosell seu primeiro trabalho na televisão. 
Savalas foi um ator de personagem em programas de TV durante 1959 e 1960. Seu primeiro papel como ator foi em "e trazer para casa um bebê", um episódio de Armstrong Circle Theater em janeiro de 1959. Ele apareceu em dois episódios mais desta série, em 1959 e 1960. Entre 1959 e 1967, ele fez mais de cinqüenta aparições em vários programas de televisão, incluindo Naked City , The Eleventh Hour , King of Diamonds , Os Aquanauts , Os Intocáveis ??, Diagnóstico: Desconhecido , Lei de Burke , ! Combate , O Fugitivo , Breaking Point , Bonanza , The Man from UNCLE , O FBI eo Twilight Zone O episódio clássico " Living Doll ". Ele teve um papel recorrente como Hendricksen irmão na popular série crime drama, 77 Sunset Strip e era um regular na curta série de televisão NBC Acapulco . Em 1980, ele estrelou o filme de TV Alcatraz: toda a história chocante .
Enquanto estiver jogando Lucky Luciano na série de TV The Witness, ele foi "descoberto" pelo ator Burt Lancaster . Ele apareceu com Lancaster em três filmes, o primeiro deles foi o drama policial The Savages jovens (1961). Depois de jogar um policial neste filme, ele mudou-se para jogar uma série de pesados. Mais uma vez em frente Lancaster, ele ganhou elogios e uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação como o sádico Feto Gomez em Birdman of Alcatraz (1962). No mesmo ano ele apareceu ao lado de Gregory Peck e Robert Mitchum em Cape Fear (1962) como Sievers detetives particulares Charles.

Savalas raspou a cabeça por seu papel como Pôncio Pilatos em The Greatest Story Ever Told (1965), e decidiu permanecer raspada para o resto de sua vida.
Savalas foi memorável como o estranhamente religioso e muito sádico condenado Archer Maggott em The Dirty Dozen (1967), o seminal filme de ação conjunto pelo diretor Robert Aldrich . Mais tarde, ele voltou a jogar um personagem diferente em duas das sequelas de O do filme de TV Dirty Dozen: A Missão Mortal (1987) e The Dirty Dozen: A Missão Fatal (1988). Ele co-estrelou com Burt Lancaster, pela terceira vez em O Scalphunters (1968), uma comédia ocidental, que olhou para o racismo durante o movimento pelos Direitos Civis. Duas aparições mais em comédias para Savalas foram Herbie Haseler em Crooks e Coronets (1969) e em frente Clint Eastwood em Heróis de Kelly (1970) onde desempenhou o absurdo não duro como pregos sargento empresa "Big Joe".
Sua carreira foi transformada com o papel principal no filme de TV, Os Assassinatos Marcus Nelson ( CBS , 1973), que foi baseado na vida real caso de assassinato de carreira Meninas ,   e da cultura pop ícone Theo Kojak nasceu. Em que TV, o piloto da série, e apenas na medida em que TV, seu nome foi grafado como "Kojack". Que a ortografia foi substituído com o mais familiarizado "Kojak" para o resto da corrida.

 Kojak

Melhor papel Savalas 'foi conhecido como a estrela da série de televisão Kojak . O tenente Theo Kojak era um careca de New York City detective com um carinho para pirulitos e cuja marca registrada linha foi "Quem ama você, baby?" (Ele também gostava de dizer: "Todos deveriam ter um pouco de grego para eles.") Embora o gimmick pirulito foi adicionado a fim de satisfazer seu dente doce, Savalas também fumavam pesadamente na tela de cigarros, cigarrilhas e charutos em toda episódios da primeira estação.
"Telly Savalas pode fazer som gíria ruim como gíria bom som e boa gíria como a poesia lírica. Não é que ele é, tanto quanto a maneira como ele fala, que faz com que você sintonizar", escreveu o crítico Clive James tentando explicar parte da grande popularidade do show. 
Ele foi nomeado para um Emmy Award de Melhor Ator em Série Dramática dois anos consecutivos, conquistando o Emmy em 1974. Ele também foi nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Ator em Série Dramática de TV 1975-1978, ganhando duas vezes, em 1975 e 1976. Seu irmão mais novo George interpretou o papel regular de Stavros de um detetive sensíveis, cabelos selvagens, folha, calmo comédia de humor Kojak da rua-sábio em uma série de TV de outra maneira escuro dramático.

Kevin Dobson desempenhou o papel de parceiro confiável Kojak do jovem, Det. Crocker Bobby. A química na tela de Savalas e Dobson era uma história de sucesso de 1970 na televisão. Após o cancelamento do show, Dobson passou a maior fama no popular 1980 em horário nobre novela Knots Landing . Como resultado, ele não apareceu na maioria dos Kojak filmes de TV. Savalas e Dobson se reuniram na tela pela última vez quando eles apareceram juntos na década de 1990 TV Kojak: É sempre alguma coisa, onde o personagem de Dobson era um advogado, semelhante ao seu papel em Knots Landing, em vez de um policial.
Dobson disse sobre seu primeiro encontro com Savalas: "O momento em que conheci Telly Savalas, nós apertamos as mãos e nossos olhos se encontraram e bloqueado ea química estava lá."
Dobson acrescentou: "A cena pirulitos ocorreu no show quinta, quando estamos no escritório, e estamos prestes a fazer a cena, ele disse, 'eu preciso de algo, você sabe?' E aqui está um cara que está lá com a Pop Tootsie saindo de sua camisa. Dê-me um Pop Tootsie, hein? Telly, que virou para ele, fazendo assim, desembrulhou-o, colocou-o a ele ea sua cabeça, seu boca e se tornou um policial pirulito. "
Em 1978, após cinco temporadas e 118 episódios, a CBS cancelou o show devido à baixa audiência. Savalas era infeliz sobre a morte do show, mas ele teve a chance de reprisar o personagem Kojak em vários filmes de televisão.

Savalas retratado Kojak nos shows seguintes:
Os assassinatos de Marcus-Nelson (1973) (piloto de TV)
Kojak (1973-1978) Seriado de TV
Kojak: O Arquivo de Belarus (1985) (TV)
Kojak: The Price of Justice (1987) (TV)
Kojak: Ariana (1989) (TV)
Kojak: Falha Fatal (1989) (TV)
Kojak: None So Blind (1990) (TV)
Kojak: É sempre algo (1990) (TV)
Kojak: Flores para Matty (1990) (TV)

 Outros sucessos de carreira

Como cantor, Savalas teve algum sucesso gráfico. Sua palavra falada versão do Pão do " Se ", produzido por Snuff Garrett foi # 1 na Europa durante 10 semanas em 1975 e sua versão cantada de Don Williams " Nunca Alguns Broken Hearts Mend "liderou as paradas em 1980.   Ele trabalhou com compositor e produtor John Cacavas em muitos álbuns, incluindo Telly (1974) e Who Loves Ya, Baby (1976).
No final dos anos 1970, Savalas narrado três travelogues Reino Unido intitulado Telly Savalas Olha Portsmouth, Telly Savalas Olha Aberdeen e Telly Savalas Olha para Birmingham. Estes materiais foram produzidos por Harold Baim e foram exemplos de rapidinhas de cotas que eram então parte de uma exigência que os cinemas do Reino Unido mostram um percentual conjunto de filmes britânicos produzidos.   Ele também recebeu os 1989 UFOs vídeo e canalização. Na década de 1980 e início de 1990, Savalas apareceu em comerciais para o cartão dos Jogadores Club Gold.
Savalas apareceu na televisão australiana sobrenatural mostrar O Extraordinária , onde ele contou uma história de fantasmas pessoais semelhante ao do Mochileiro Fuga .  
Ele foi homenageado com uma estrela no Hollywood Walk of Fame . Em 1996, o TV Guide classificou-o número 33 em seus 50 maiores estrelas de TV de Todos lista Time.

 Vida pessoal

Savalas foi casado três vezes. Em 1948, após a morte de seu pai de câncer de bexiga , Savalas se casou com sua namorada da faculdade, Nicolaides Katherine. Filha Christina, em homenagem a sua mãe, nasceu em 1950. Em 1957, Katherine pediu o divórcio depois que ela descobriu a partir de Telly que ele estava fugindo para fugir dos credores. Ela pediu-lhe para voltar para casa de sua mãe durante esse mesmo ano. Enquanto Savalas foi ir à falência, ele fundou a Garden Center Theater Cidade em sua Cidade Jardim nativa. Enquanto trabalhava lá, ele conheceu Marilyn Gardner, um professor de teatro. Eles se casaram em 1960. Marilyn deu à luz a filha Penelope, em 1961. A segunda filha, Candace, nasceu em 1963.
Em 1969, enquanto trabalhava no filme A Serviço Secreto de Sua Majestade , Savalas conheceu Sally Adams. Sally deu à luz seu filho Nicholas Savalas em 24 de fevereiro de 1973. Gardner pediu o divórcio de Savalas, em 1974, mas Savalas e Sally Adams aparentemente nunca legalmente casados. Em 1977, durante a última temporada de Kojak , conheceu Julie Hovland, um agente de viagens de Minnesota. Eles se casaram em 1984 e tiveram dois filhos juntos, cristãos e Ariana. Julie e Telly permaneceu casado até sua morte. Christian Savalas é um ator, cantor e compositor. Ariana Savalas é uma atriz e cantora / compositora. Julie Savalas é um inventor e artista.
Telly Savalas realizada uma licenciatura em psicologia e foi um jogador de poker de classe mundial que terminou em 21 no evento principal da World Series of Poker 1992 , bem como um piloto de moto e salva-vidas. Seus outros hobbies e interesses incluído golfe, natação, leitura de livros românticos, assistindo futebol, viajar, colecionar carros de luxo e jogos de azar. Ele adorava corridas de cavalos e comprou um cavalo de corrida com o diretor de cinema e produtor Howard W. Koch . Nomeando o cavalo Pop Telly , que ganhou várias corridas em 1975, incluindo os Stakes Norfolk e Del Mar Futurity .
Arquivo: Savalas Irmãos 1980.png
Os irmãos Savalas (LR): Teddy, Telly, Gus & George

Na sua qualidade de produtor de Kojak, deu muitas estrelas a sua primeira oportunidade, como Burt Lancaster fez por ele. Ele era considerado por aqueles que sabiam que ele era um generoso, o homem, graciosa compassivo. Ele também era um forte contribuinte para suas raízes gregas ortodoxas, através da Santa Sofia e catedrais Saint Nicholas, em Los Angeles e foi o patrocinador de levar energia elétrica em 1970 para seu lar ancestral, Yeraka, na Grécia. Telly também foi Jennifer Aniston é padrinho.  
Savalas tinha uma desvantagem menor física em que seu dedo indicador esquerdo foi deformado.  Este deformado dígito foi muitas vezes indicado na tela; episódio Kojak "Conspiracy of Fear", no qual um close-up de Savalas segurando o queixo na mão mostra claramente o dedo permanentemente dobrada. Como filantropo e phil-heleno, Telly Savalas apoiado várias causas Hellenic e amigos feitos nas principais cidades do mundo. Em Chicago, Telly muitas vezes se reuniu com senadores do estado de Illinois Steven G. Nash e Maragos Samuel, também os gregos, bem como Frangos milionários gregos Simeão, dono da famosa boate de Atenas do Norte e do Hotel Tapete Voador perto do aeroporto de O'Hare.

    As mortes de parentes e seus últimos dias

Depois Savalas voltou a reprisar seu papel em Kojak na década de 1980, ele começou a perder parentes próximos.
George Savalas , seu irmão que jogou Stavros detetive no original Kojak série, morreu em 1985 de leucemia aos 60 anos. George Savalas gravou uma série popular de canções populares gregas que desde então se tornaram altamente colecionáveis ??e valioso. Sua mãe Christina, que sempre tinha sido seu melhor amigo, torcedor e pai dedicado, morreu em 1989. Mais tarde nesse ano, Savalas foi diagnosticado com câncer de células transicionais da bexiga . Ele se recusou a ver um médico até 1993  , mas então ele não tem muito tempo para viver. Embora lutando por sua vida, ele continuou a estrelar vários papéis, incluindo um papel recorrente em The Commish .

      Morte
Savalas morreu em 22 de janeiro de 1994, com a idade de 72, apenas um dia após seu aniversário, de complicações de câncer de bexiga e próstata   no Sheraton Hotel-Universal em Universal City, Califórnia .   Ele tinha viveu no Sheraton em Universal City por vinte anos, tornando-se como um dispositivo elétrico do bar foi renomeado Telly.   Savalas foi enterrado na George Washington seção de Forest Lawn - Hollywood Hills Cemetery .   funeral A, realizada no São Sophia Igreja Ortodoxa Grega , foi assistido por sua terceira esposa, Julie, e seu irmão Gus. Suas duas primeiras esposas, Katherine e Marilyn, também participou com seus próprios filhos. Os enlutados incluído Angie Dickinson , Nicollette Sheridan , Jennifer Aniston , Kevin Sorbo , Sally Adams, Frank Sinatra , Don Rickles , e vários de Telly do Kojak co-stars- Kevin Dobson , Frazer Dan, e Vince Conti.

Papéis no cinema

Sua carreira tela de prata normalmente envolvidos, estando ele como o grande vilão em filmes como:
Mad Dog Coll (1961)
Os jovens Savages (1961)
Johnny fresco (1963)
The Man from Clube do Diner (1963)
O amor é uma bola (1963)
The Greatest Story Ever Told (1965) como Pôncio Pilatos
The Slender Thread (1965)
Beau Geste (1966) como Sargento Dagineau
The Dirty Dozen (1967) como Archer Maggott
The Killers Karate (1967) como Conde Valeriano De Fanzini
O Scalphunters (1968) como Jim Howie
O Bureau Assassination (1969)
A Serviço Secreto de Sua Majestade (1969) como Ernst Stavro Blofeld
Raiders Terra (1969)
Crooks e Coronets (1969) como Herbie Haseler
O Ouro de Mackenna de (1969) como Sargento de Cavalaria Tibbs
Cidade violenta (1970)

Uma Cidade Chamada Bastardo (1971)
Pancho Villa (1972)
Chefe do crime (1972)
Cenas de um Crime (1972)
Sonny e Jed (1972)
Horror Expresso (1973)
Lisa eo Diabo (1973)
Uma razão para viver, uma razão para morrer (1973)
Senza Ragione Redneck aka (1973)
Inside Out (1975)
Força Assassino (1976)
Além da Aventura do Poseidon (1979) como doutor Stefan Svevo
Contos do inesperado: Completamente Foolproof (1981) como Joe Brisson
Cannonball Run II (1984) como Hymie Kaplan
Gobots: Battle of the Lords Rocha (voz) (1986)
Outros papéis no cinema, onde Savalas não jogar o vilão foram:
Birdman of Alcatraz (1962) como Feto Gomez
Cabo do Medo (1962)

O amor é uma bola (1963) como Charles Sievers PI
Os novos estagiários (1964)
Genghis Khan (1965) como Shan
The Slender Thread (1965)
Battle of the Bulge (1965) como Tank sargento. Guffy
Sol Madrid (1968)
Buona Sera, Mrs. Campbell (1968)
Heróis de Kelly (1970) como Sargento "grande" Joe
Pretty Maids All in a Row (1971)
Clay Pigeon (1971)
Inside Out (1975) como Harry Morgan
Capricórnio Um (1978) como Albain, o piloto biplano
Escape to Athena (1979) como Zino
Cop Fronteira (1979) como Frank Cooper
Calor Nevada (1982) como o detetive
As Aventuras de Alice no País das Maravilhas (1985) como o Gato de Cheshire
The Dirty Dozen: A Missão Mortal (1987), Wright Maior
Faceless (1988) como Terry Hallen
The Dirty Dozen: A Missão Fatal (1988), Wright Maior

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.