BIOGRAFIA HERODES ANTIPAS


         Herodes Antipas
Herodes Antípater
 (em grego antigo Ἡρῴδης Ἀντίπατρος, translit.
 Herodes Antipatros, nascido antes de 20 aC - morreu depois de 39 dC), conhecido pelo apelido de Antipas, foi um primeiro século dC governante da Galiléia e Perea , que tinha o título de tetrarca ("príncipe quarto "). Ele é mais conhecido hoje para contas no Novo Testamento do seu papel nos acontecimentos que levaram às execuções de João Batista e de Jesus de Nazaré .
Depois de herdar seus territórios, quando o reino de seu pai Herodes, o Grande, foi dividida após a sua morte, em 4 aC, Antipas governava como um Estado cliente do Império Romano . Ele foi responsável por projetos de construção em Séforis e Betharamphtha , e mais importante para a construção de seu capital Tiberíades , na margem ocidental do Mar da Galiléia . Nomeado em homenagem ao seu patrono, o imperador Tibério , a cidade mais tarde se tornou um centro de rabínica aprendizagem.
Antipas se divorciou de sua Fasaeles primeira esposa, a filha do Rei Aretas IV de Nabatéia , em favor de Herodias , que havia sido anteriormente casada com seu irmão Herodes Filipe I . acordo com o Novo Testamento Evangelhos , foi a condenação de João Batista desse arranjo que Antipas levaram a prendê-lo, João foi posteriormente condenado à morte.

Além de provocar seu conflito com o Batista, o divórcio, o tetrarca da adicionado um agravo pessoal com disputas anteriores com Aretas sobre o território na fronteira de Perea e Nabatéia. O resultado foi uma guerra que se revelou desastroso para Antipas, um romano contra-ofensiva foi ordenada por Tibério, mas abandonou após a morte daquele imperador em 37 dC. Em 39 dC Antipas foi acusado por seu sobrinho Agripa I de conspiração contra o novo imperador romano Calígula , que o mandou para o exílio na Gália . Acompanhado lá por Herodias, ele morreu em uma data desconhecida.
O Evangelho de Lucas diz que quando Jesus foi levado perante Pôncio Pilatos para ser julgado, Pilatos o entregou para Antipas, em cujo território Jesus tinha sido ativo. No entanto, Antipas mandou de volta a Pilatos.

        início da vida

Antipas, filho de Herodes, o Grande , que se tornou rei da Judéia , e Maltace , que era de Samaria .   Sua data de nascimento é desconhecida, mas foi antes de 20 aC.   Antipas, seus irmão completo Arquelau e sua meio-irmão de Filipe foram educados em Roma . 
Antipas não foi a primeira escolha de Herodes de herdeiro. Essa honra caiu para Aristóbulo e Alexandre, filhos de Herodes pela princesa Hasmoneus Mariamne. Foi só depois que eles foram executados (c. 7 aC), e Herodes filho mais velho Antipater foi condenado por tentar envenenar seu pai (5 aC), que o Herodes agora idoso caiu para trás em seus Antipas filho mais novo, rever a sua vontade de fazer ele herdeiro.  Durante sua doença fatal em 4 aC, Herodes teve outra mudança de coração sobre a sucessão. De acordo com a versão final de sua vontade, ancião Antipas irmão Arquelau estava agora a tornar-se rei da Judéia, Iduméia e Samaria, enquanto Antipas iria governar a Galiléia e Perea com o menor título de tetrarca . Philip foi receber Gaulanitis (a Colinas de Golã ), Batanaea (sul da Síria), Traconites e Auranitis ( Hauran ).  
Por causa do estado da Judéia como um romano reino cliente , planos de Herodes para a sucessão teve de ser ratificado por Augusto . Os três herdeiros, portanto, viajou a Roma para fazer suas reivindicações, Antipas argumentando que ele deveria herdar o reino inteiro e os outros mantêm que a vontade final de Herodes devem ser honrados. Apesar do apoio qualificado para Antipas de membros da família de Herodes em Roma, que favoreceram o domínio romano direto da Judéia, mas considerou preferível Antipas a seu irmão, Augusto amplamente confirmada a divisão do território definido por Herodes em seu testamento final. Arquelau tinha, no entanto, de se contentar com o título de ethnarch em vez de rei.  

Enquanto Arquelau foi considerado incompetente por Augusto e substituído por um prefeito em 6 dC, Antipas iria reger a Galiléia e Perea para 42 anos.   Estes territórios foram separados por região da Decápole , com Galiléia para o norte e para Perea o sul (ver mapa). Ameaças à estabilidade em ambas as áreas teria sido claro para Antipas, quando ele assumiu o cargo. Enquanto ele estava fazendo o seu caso para Augusto, em Roma, os dissidentes liderados por um filho de Judas de Ezequias tinha atacado o palácio de Séforis , na Galiléia, apreensão de dinheiro e armas com que aterrorizaram a região.   Em um contra-ataque ordenado por Quintílio Varo , governador romano da Síria, Séforis foi destruído pelo fogo e os seus habitantes vendidos como escravos.  Perea, entretanto, limitado no reino de Nabatéia , que há muito tempo tinha com tensas relações com os romanos e judeus.  
Parte da solução Antipas era seguir os passos de seu pai como um construtor. Ele reconstruída e fortificada Séforis, além de adicionar um muro para Betharamphtha em Perea.   A última cidade foi rebatizada Livias depois que a esposa de Augusto Livia , e mais tarde Julias depois de sua filha .   No entanto, a construção mais notável, o tetrarca era sua de capital, na margem oeste do Mar da Galiléia - Tiberíades , assim chamado para homenagear o seu patrono Tibério , que sucedeu a Augusto como imperador em 14 dC.

 Os residentes podem tomar banho nas proximidades, as molas quentes de Emaús , e pelo tempo de os primeiros judeu-romano da guerra da cidade próprios edifícios incluía um estádio, um palácio real e um santuário para a oração.   deu o seu nome ao mar e depois se tornou um centro de rabínica aprendizagem. No entanto, os judeus piedosos na primeiro se recusou a viver com ela porque ela foi construída em cima de um cemitério e, portanto, uma fonte de impureza ritual ; Antipas teve de colonizá-la usando uma mistura de estrangeiros, migrantes forçados , pessoas pobres e escravos libertos.  
Em outros momentos, Antipas foi mais sensível à tradição judaica. Suas moedas não carregava imagens, o que teria violado prescrições judaicas contra a idolatria . Quando Pôncio Pilatos , governador da Judéia de 26 dC a 36 dC, a ofensa causada pela colocação de escudos votivos no palácio real em Jerusalém , Antipas e seus irmãos com sucesso petição para sua remoção. 

    João Batista e Jesus

No início de seu reinado, Antipas tinha casado com a filha do rei Aretas IV de Nabatéia . No entanto, em uma visita a Roma, ele ficou com seu meio-irmão Herodes Filipe I e caiu no amor com a mulher de Filipe, Herodias , (neta de Herodes, o Grande, e eu Mariamne ), e os dois concordaram em se casar, depois de Herodes Antipas se divorciou de sua esposa.   Essas negociações levou algum tempo, permitindo filha Aretas "ao saber do plano e fazer seus próprios arranjos. Ela pediu permissão para viajar para a fortaleza de fronteira Machaerus , as forças de onde Nabatean acompanhou-a até seu pai. As relações entre Antipas e Aretas azedou e em tempo começaram as preparações para a guerra.  De acordo com alguns, o casamento de Antipas e Herodíades aconteceu em 34 dC, após a morte de Filipe  , mas os registros contemporâneos - Josefo ea Bíblia - colocá-lo antes da morte de Felipe, provavelmente em 27 dC.  
Antipas enfrentou problemas mais imediatos de sua tetrarquia própria depois de João Batista - em 28/29 CE de acordo com o Evangelho de Lucas   (ou 27 dC, se a co-regência de Augusto e Tibério está incluído na contagem de Lucas do tempo, para as quais há alguma evidência) - iniciou um ministério de pregação e batismo do Rio Jordão , que marcou a borda ocidental do território de Antipas de Perea. O Novo Testamento Evangelhos afirmam que John atacou o casamento, o tetrarca como contrária à lei judaica (era incestuoso, como Herodias também foi sobrinha Antipas), enquanto Josefo diz que a influência do público de João o fez com medo de rebelião.  John foi preso em Machaerus e executado.   De acordo com Mateus e Marcos , Herodes estava relutante em ordenar a morte de John, mas foi compelido pela filha de Herodias (sem nome no texto, mas tradicionalmente Salomé ), a quem ele tinha prometido qualquer recompensa que ela escolheu como resultado de sua dança para os hóspedes no seu banquete de aniversário.

salome dançando em uma festa

Entre os batizados por João era Jesus de Nazaré , que começou seu ministério na Galileia - causando Antipas, de acordo com Mateus e Marcos, a temer que o Batista tinha sido ressuscitado dos mortos .  Lucas sozinho entre os estados Evangelhos que um grupo de fariseus advertiu Jesus que Antipas estava tramando a sua morte, ao que Jesus denunciou o tetrarca como uma " raposa "e declarou que ele, Jesus, não seria vítima de tal conspiração, porque" não pode ser que um profeta pereça fora de Jerusalém ".   Lucas também credita o tetrarca com um papel no julgamento de Jesus. Segundo Lucas, Pilatos, ao saber que Jesus era um. Galileu e, portanto, sob a jurisdição de Herodes, enviou-o a Antipas, que também estava em Jerusalém na época Inicialmente, Antipas ficou satisfeito ao ver Jesus, na esperança de vê-lo realizar um milagre , mas quando Jesus permaneceu em silêncio diante de Antipas questionando zombavam dele eo mandou de volta a Pilatos. Lucas diz que esses eventos melhorou as relações entre Pilatos e Herodes apesar de sua inimizade anterior.  
A razão para o envolvimento Antipas tem sido debatido. Theodor Mommsen argumentou que o procedimento normal legal do início do Império Romano era para réus para ser julgado pelas autoridades de suas províncias de origem.



a cabeça de joao batista

AN Sherwin-White voltou a analisar a jurídica relevante textos e concluiu que os ensaios foram, em geral com base na localização dos alegados crimes, mas que havia uma possibilidade de encaminhamento para uma província de origem em casos especiais.   Se Pilatos não era obrigada a enviar Jesus para Antipas, ele pode ter foi fazer um show de cortesia para o tetrarca   e tentar evitar a necessidade de lidar com as autoridades judaicas si mesmo.   Quando Jesus foi enviado de volta, Pilatos ainda poderia ter representado falha Antipas para condenar como suporte para sua própria vista (segundo Lucas) que Jesus não era culpado de um crime capital,   assim, permitindo-lhe evitar a responsabilidade pela execução de Jesus.
Tem sido sugerido que o julgamento de Jesus por Herodes Antipas é a-histórico.  Robin Lane Fox , por exemplo, argumenta que a história foi inventada com base no Salmo 2 , em que "os reis da terra" são descritos como adversária do Senhor " ungido ", e também serviu para mostrar que as autoridades não conseguiram encontrar motivos para condenar Jesus.


jesus perante herodes

    Mais tarde reinado
Foi em 36 dC, que o conflito com Aretas de Nabatéia, causada pelo "divórcio e dos governantes Antipas desacordo sobre o território, desenvolvido em uma guerra aberta. Exército Antipas sofreu uma derrota devastadora após fugitivos da tetrarquia ex- Philip lado dos nabateus, e Antipas foi forçado a apelar para Tibério ajuda. O imperador ordenou Lúcio Vitélio , governador da Síria, para marchar contra Aretas e garantir que ele foi capturado ou morto.   Vitélio obedientemente mobilizou duas legiões , enviando-os em um desvio em torno de Judéia, enquanto ele se juntou Antipas em participar de um festival em Jerusalém. Enquanto estiver lá, ele soube da morte de Tibério (16 de Março 37 dC ), concluiu que ele não tinha autoridade para ir para a guerra, e recordou as suas tropas. 
Josefo implica que Vitélio não estava disposto a cooperar com o tetrarca por causa de um rancor que ele deu a partir de um incidente anterior. Segundo seu relato, Antipas desde hospitalidade em uma conferência sobre o Eufrates entre Vitélio e Rei Artabano II de Pártia , e após o sucesso diplomático Vitélio 'antecipou o governador em enviar um relatório para Tibério.  No entanto, outras fontes colocam o encontro entre Vitélio e Artabano sob o sucessor de Tibério Calígula ,   levando alguns historiadores a pensar que Josefo misdated-lo para o reinado de Tibério ou confundida com uma reunião anterior diplomática envolvendo Antipas e Vitélio.

   Exílio e morte
Queda Antipas do poder foi devido a Calígula e para o seu próprio sobrinho Agripa , irmão de Herodias . Agripa caiu em dívida durante o reinado de Tibério, apesar de suas ligações com a família imperial, Herodias convenceu Antipas para fornecer para ele, mas os dois homens brigaram e Agripa partiu. Depois de Agripa foi ouvido expressar ao seu amigo Calígula sua ânsia por Tibério morrer e deixar espaço para Calígula para sucedê-lo, ele foi preso. Quando, finalmente, tornou-se imperador Calígula, em 37 dC, ele não só lançou seu amigo, mas concedeu-lhe regra de tetrarquia ex de Felipe (ligeiramente estendida), com o título de rei.  
Josefo relata que Herodias, ciumento com o sucesso de Agripa, convencido Antipas pedir Calígula para o título de rei de si mesmo. No entanto, Agripa apresentados simultaneamente o imperador com uma lista de acusações contra o tetrarca: supostamente, ele havia conspirado contra Tibério com Sejano (executado em 31 DC) e agora estava conspirando contra Calígula com Artabano. Como prova, Agripa observou que Antipas tinha um estoque de armas suficiente para 70.000 homens. Ouvindo admissão Antipas a esta última acusação, Calígula decidiu creditar as acusações de conspiração. No verão de 39 dC, Antipas dinheiro e território foram entregues a Agripa, enquanto ele foi exilado. [ O lugar de seu exílio é dada por Josefo Antiguidades como " Lugdunum "em Gália .  (Esta pode significar a cidade de Lugdunum agora conhecido como Lyon ,   ou o menos importante Lugdunum Convenarum moderno, Saint-Bertrand-de-Comminges .  ) Calígula ofereceu permitir Herodias, como a irmã de Agripa, para manter sua propriedade. No entanto, ela preferiu se juntar ao marido no exílio.  
Antipas morreu no exílio.   O historiador do século 3 Cassius Dio parece implicar que Calígula mandou matá-lo, mas isso é geralmente tratada com ceticismo por historiadores modernos. 

 Legado

Entre os seguidores de Jesus e membros do movimento cristão primitivo mencionada no Novo Testamento são Joanna , a esposa de um dos mordomos Antipas, e Manaém , um "irmão adotivo" ou "companheiro" de Antipas (ambas as traduções são possíveis para o s??t??f?? grego). Especula-se que estas eram as fontes para o conhecimento dos primeiros cristãos de Antipas e sua corte.   Em qualquer caso, Antipas destaque no Novo Testamento em conexão com a morte de João Batista e de Jesus (ver acima ). O pseudepigráfica Evangelho de Pedro foi mais longe, afirmando que era Antipas, em vez de Pilatos que ordenou a crucificação de Jesus. Em sintonia com o tema do trabalho anti-judaica, ele comentou incisivamente que Herodes e "os judeus", ao contrário de Pilatos, recusou-se a "lavar as mãos" de responsabilidade pela morte.  
Antipas já apareceu em um grande número de representações da paixão de Jesus - mais notavelmente interpretado por Frank Thring em Rei dos Reis (1961), José Ferrer em The Greatest Story Ever Told (1965), eChristopher Plummer em Jesus de Nazaré (1977 ). Muitas vezes, como nos filmes de Jesus Cristo Superstar (1973) e A Paixão de Cristo (2004), Antipas é retratado como efeminado (Antipas foi jogado nesses filmes por Josué Mostel e De Luca Dominicis respectivamente), a origem desta tradição pode ter sido manipulação Antipas por Herodias sua esposa, bem como a descrição de Cristo nele como uma "raposa" em Lucas 13:32, usando uma palavra feminina no original grego.  Em "Salomé" (1953), ele é interpretado por Charles Laughton, em frente Dame Judith Anderson como Herodias e Rita Hayworth no papel-título. Ele também possui em O Segredo Madalena por Ki Longfellow . Na opinião de Longfellow, ele não era efeminado tanto como erupções cutâneas, ineficaz, e quando apoiada em um canto por seu pai furioso ex--de-lei, dispostos a fazer qualquer coisa para se salvar.

Em Flaubert "Herodias" (1877), Herodias usa sua filha longo oculto, Salomé, para manipular Herodes sexualmente por seus próprios fins políticos. Essa vaidade (original com Flaubert) inspirou peça de Oscar Wilde "Salomé" (1891), a primeira versão da lenda de mostrar Salomé com uma vontade própria, opondo-se a sua mãe e cobiçar João Batista si mesma. Ingênua e intrigado com as atenções de seu padrasto lascivos, a jovem desperta Herodes, a fim de vingar-se sobre o profeta que se recusou seus avanços. Novela de Flaubert foi transformado em uma ópera de Jules Massenet (1881) em que Salomé, ignorante de sua ascendência real, torna-se um discípulo de João Batista, que é então executado pelo Herodes luxurioso e ciumento (barítono). No cenário de ópera de Richard Strauss de jogo de Wilde (1905), Herodes, um dos papéis de tenor mais difíceis do repertório, é descrito como confuso tanto pela bebida e luxúria, e em um amargo conflito com sua esposa (como em Flaubert). No final da ópera (como no jogo de Wilde), revoltado com o comportamento de Salomé com a cabeça de John, ele ordena a sua execução.
Novela de Flaubert foi também, muito aproximadamente, a base do filme de 1953 "Salomé", uma Rita veículo Hayworth dirigido por William Dieterle, em que a menina é implausível sem saber que sua dança será usado por sua mãe (Judith Anderson) para fixar de Herodes (Charles Laughton) consentimento para a execução de João Batista (Alan Badel).

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.