THOR (personagen da marvel)

Thor (Marvel Comics)

baseado no deus Thor da mitologia nórdica . Ele já atuou em várias séries em curso e série limitada , e tem sido um membro perene do super-herói da equipe dos Vingadores , aparecendo em cada um dos quatro volumes. O personagem também apareceu em Marvel associado mercadoria incluindo animada série de televisão , roupas , brinquedos , cartões comerciais , videogames e filmes.

O 2011 filme Thor , baseado no personagem de quadrinhos e, foi dirigido por Kenneth Branagh e estrelado por Chris Hemsworth como Thor. Hemsworth como Thor reaparece em Os Vingadores e Thor: The Dark World está com lançamento previsto para 2013. Thor colocado no Top 14 da IGN 100 heróis dos quadrinhos de todos os tempos em 2011.

Thor

 capa para O Poderoso Thor # 272 (Junho 1978).
Arte por John Buscema .


Stan Lee

Larry Lieber

Jack Kirby
Publicação informações
Editor Marvel Comics
Primeira aparição Viagem ao Mistério # 83 (agosto 1962
Criado por Stan Lee
Larry Lieber
Jack Kirby
Na história, informações
Nome completo Thor Odinson
Espécies Asgardiano
Local de origem Asgard
Afiliações Asgard
Vingadores
Três guerreiros
Thor Corps
Deus Esquadrão
Aliases Notáveis Siegmund, Siegfried, o Dr. Donald Blake, Jake Olson, Sigurd Jarlson, Eric Masterson
Habilidades orça sobre-humana ,velocidade , agilidade,resistência , fator de cura elongevidade

Habilidades através de Mjolnir:

    * Vôo
    * Absorção de energia e projeção
    * Manipulação do tempo
    * Transporte Dimensional
    * Manipulação elétric
a
Thor
Thor enfrenta Hércules na capa de sua primeira edição auto-intitulado, Thor # 126 (março 1966). Arte por Jack Kirby e Vince Colletta .
Série publicação de informações
Editor Marvel Comics
Programar Mensal
Formato Série em curso
Gênero Super-Herói
Data de publicação (Vol. 1)
Março 1966 - Setembro 1996
(Vol. 2)
Julho 1998 - Dezembro 2004
(Vol. 3)
Setembro 2007 - Janeiro2009
(Vol. cont 1.)
Abril 2009 - Maio 2011
Número de questões (Vol. 1)
377, 18 anuários
(Vol. 2)
85, 4 anuários
(Vol. 3)
12
(Vol. cont 1.)
23, 1 especiais anuais, 2
Personagem principal (s) Lista de personagens Thor apoio
Equipe criativa
Escritor (s) (Vol. 1)
Stan Lee , Gerry Conway ,Roy Thomas , Bill Mantlo , Len Wein , Ralph Macchio , Mark Gruenwald , Doug Moench ,Walt Simonson , Tom DeFalco, Ron Frenz , Ron Marz ,Warren Ellis , William Messner-Loebs
(Vol. 2)
Dan Jurgens , Michael Avon Oeming
(Vol. 3)
J. Michael Straczynski ,Kieron Gillen , Matt Fraction
Desenhista (s) (Vol. 1)

                   
jack Kirby , Neal Adams
                         
,John Buscema , Keith Pollard, Bob Hall , Mark brilhante ,Walt Simonson , Ron Frenz , MC Wyman, Mike Deodato ,Pasqual Ferry

John Buscema
(Vol. 2)
John Romita Jr. , Erik Larsen ,Andy Kubert , Stuart ImmonenJoe Bennett , Paco Medina,Scot Eaton , Tom Raney
(Vol. 3)
Oliver Coipel , Marko Djurdjevic , Billy Tan , Doug Braithwaite , Pasqual Ferry
(Vol. cont 1.)
Ferry Pasqual
Inker (s) (Vol. 1)
Joe Sinnott , Mike Esposito
(Vol. 2)

aqui o thor desenhado por neal adams


 História da publicação

A Marvel Comics super-herói Thor estreou na ficção científica / fantasia antologia título Journey into Mistério # 83 ( capa data- agosto 1962), criado pelo editor-plotter Stan Lee , roteirista Larry Lieber e desenhista Jack Kirby . Lee, em 2002, descreveu gênese de Thor no início do panteão Marvel, na sequência da criação do Hulk :
[H] ow você faz alguém mais forte do que a pessoa mais forte? Ele finalmente veio a mim: Não fazê-lo humano - faz dele um deus. Decidi leitores já estavam bastante familiarizados com os deuses gregos e romanos. Pode ser divertido para aprofundar as antigas lendas nórdicas ... Além disso, imaginei deuses nórdicos parecendo Vikings de idade, com as barbas de fluxo, capacetes com chifres, e os clubes de batalha. Mistério ... Journey into precisava de um tiro no braço, por isso peguei Thor ... para o título do livro. Depois de escrever um esboço mostrando a história e os personagens que eu tinha em mente, eu perguntei ao meu irmão, Larry, para escrever o roteiro, porque eu não tenho tempo. ... E era natural para mim atribuir o lápis para Jack Kirby ...
Histórias subseqüentes do recurso de 13 páginas "O Poderoso Thor" continuou a ser desenhada por Lee, e foi roteirizado por diversas Lieber ou por Robert Bernstein , trabalhando sob o pseudônimo de "R. Berns". Vários artistas lápis o recurso, incluindo Jack Kirby, Joe Sinnott , Don Heck e Hartley Al . Com Journey into Mystery # 101 (fevereiro 1964), a série começou a longo prazo e definitiva pelo escritor e co-Lee plotter e desenhista e co-plotter Kirby, que durou até o por-then-retitled Thor (também chamado de O Poderoso Thor ) # 179 (agosto 1970). 

As cinco páginas Featurette "Tales of Asgard" foi adicionado em Journey into Mystery # 97 (outubro 1963), seguido por "O Poderoso Thor" tornar-se o logotipo da cobertura dominante com a edição # 104 (maio 1964). O recurso se expandiu para 18 páginas em # 105, que eliminou a história restante antológica de cada questão, que foi reduzido a 16 páginas de cinco edições mais tarde.
Viagem ao Mistério foi renomeado Thor (por a indícios , ou O Poderoso Thor mais por cobre)  com a edição # 126 (março 1966). "Tales of Asgard" foi substituído por um featurette de cinco páginas estrelando os Inumanos de # 146-152 (novembro 1967 - maio de 1968), após o que featurettes foram retiradas e as histórias Thor expandido para-padrão da Marvel comprimento de 20 páginas.
Depois de Kirby deixou o título, Neal Adams lápis edições # 180-181 (setembro-outubro 1970). John Buscema , em seguida, tornou-se o artista regular o seguinte problema. Buscema continuaram a chamar o livro quase sem interrupção até # 278 (dezembro 1978). Lee parou script logo após Kirby para a esquerda, e durante o stint longo Buscema sobre o livro, as histórias foram escritos

Roy Thomas
 principalmente por Gerry Conway , Len Wein , ou Roy Thomas  . Thomas continuou a escrever o livro após a partida Buscema, trabalhando a maior parte do tempo com o artista Keith Pollard , durante este período Thomas integrado muitos elementos da mitologia nórdica tradicional para o título, com histórias específicas traduzidas em forma de quadrinhos.  Após a posse de Thomas , Thor tinha uma equipe criativa mudando.
Walt Simonson assumiu tanto a escrita ea arte como de # 337 (novembro 1983). Simonson do executado como escritor-artista durou até # 367 (Maio de 1986), embora continuasse a escrever - e, ocasionalmente, desenhar - o livro até a edição # 382 (agosto 1987). Run Simonson, que introduziu o personagem Bill Beta Ray , foi considerado um sucesso popular e crítico. 
Depois da partida do Simonson, da Marvel, editor-chefe na época, Tom DeFalco , tornou-se o escritor. Trabalhando principalmente com o artista Ron Frenz , DeFalco permaneceu no livro até # 459 (fevereiro 1993).

Gerry Conway
Como conseqüência da " Renascer Heróis " cruzamento arco da história da década de 1990, Thor foi removido da continuidade Marvel mainstream e com outros personagens da Marvel re-imaginada em um universo alternativo por um ano. O título Thor voltou a Journey into Mistério com a edição # 503 (novembro 1996), e correu quatro diferentes características seqüenciais ("Os Deuses Perdidos", " Master of Kung Fu "," Viúva Negra "e" Hannibal King ") antes de cessar publicação com # 521 (Junho de 1998).
Quando o personagem foi devolvido para o mainstream Universo Marvel , Thor foi relançado com Thor vol. 2, # 1 (Julho de 1998). Como da edição # 36, o título usado dupla numeração em um tributo à série Thor original, ea caixa de legenda para a referida questão se tornou # 36 / # 538 (Junho de 2001). O título correu até a edição # 85 / # 587, de dezembro de 2004. Dan Jurgens escreveu os primeiros 79 questões, com Daniel Berman e Michael Avon Oeming completar a série.
O terceiro volume estreou como Thor # 1 (Set. 2007), inicialmente escrito por J. Michael Straczynski e desenhada por Olivier Coipel . Começando com o que teria sido vol. 3, # 13 (Janeiro de 2009), o terceiro volume reverteu a edição # 600, que reflecte o número total de edições publicadas a partir de três volumes.  Kieron Gillen assumiu de Straczynski em Thor # 604 com artistas Billy Tan , Richard Elson e Dougie Braithwaite ,   com a sua história acabamento final na edição # 614.   Mais tarde, Matt Fraction assumiu Thor na edição # 615, depois de ter sido anunciado como a partir de Thor # 610   e # 611.
 

Este é Keith Pollard ... e conseguir isso, ele tem sido na indústria de quadrinhos por quase 40 anos.
Para coincidir com o Thor filme, a Marvel lançou uma série de nova série protagonizada pelo personagem em meados de 2010. Estes Thor incluído: O Poderoso Vingador por Roger Langridge e Samnee Chris ,   Thor: Thunder Primeiro por Bryan JL vidro e Eng Tan Huat ,  Thor: Para Asgard por Robert Rodi e Simone Bianchi , Homem de Ferro e / Thor por escrito duo Dan Abnett e Andy Lanning .
Em abril de 2011, Thor, mais uma vez revertida a seu título original de Jornada em mistério com a edição # 622, reunindo escritor Gillen e artista Braithwaite em uma série de histórias estrelando irmão adotivo de Thor, Loki .   Uma série contínua , oficialmente intitulado The Mighty Thor, expulso no mesmo mês com Fração escritor e artista Coipel.   A série está marcado para terminar com a edição # 22 em Outubro de 2012. 
Em novembro de 2012, uma série em andamento, intitulado Thor: God of Thunder pelo escritor Jason Aaron eo artista Esad Ribic está programado para estrear como parte da Marvel AGORA! relançamento. 

loki meio irmao e rival de thor

    Biografia ficticia do personagem
Filho de Odin, o deus supremo de Asgard (o céu dos nórdicos) e de Jord, a deusa da Terra (também chamada de Midgard ou Gaea), Thor Odinson é o príncipe de um outro mundo existente numa dimensão acima de Midgard, a Terra. Nesse mundo existem outros diversos reinos, como por exemplo, a terra dos gigantes de gelo ( Jotunheim e Valhalla, o lugar para onde vão os espíritos dos guerreiros que morrem em combate. Trata-se justamente de uma adaptação da mitologia nórdica, traduzida no Universo Marvel como apenas mais uma dimensão paralela.

Odin
Os nove mundos de Asgard são ligados pela Ponte do Arco-Íris (Bifrost), que é guardada por Heimdall, o eterno guardião da ponte. Thor possui um irmão adotivo chamado Loki, o traiçoeiro deus das trapaças e mentiras. Devido à sua má índole e à inveja que sente por Thor ser o filho mais querido de Odin, Loki está sempre a tramar a morte do irmão e a posse de Asgard.
Em sua juventude, Thor Odinson tinha comportamento arrogante e impulsivo e, em uma de suas aventuras, cometeu uma grave falta. Perseguindo um pássaro de pedra que causava muita destruição, acabou invadindo o reino dos Gigantes de Gelo e violou o tratado estabelecido por Odin. Para punir o filho e lhe ensinar a virtude que lhe faltava, este disse:

Asgard.
"Tu és o filho favorito de Odin! Além de valente e nobre, tua alma é imaculada! Mas ainda assim és incompleto! Não tens humildade! Para consegui-la deverás conhecer a fraqueza… sentir dor! E para isso necessitas deixar o Reino Dourado e despir-te de tua aparência divina! A Terra, lá aprenderás que ninguém pode ser verdadeiramente forte se, em realidade, não for humilde! Por um tempo não mais serás o Deus do Trovão! A tua memória também tirarei! Agora, vai! Uma nova vida te espera!".
Assim nasceu o Doutor Donald Blake, com as memórias de uma vida humana, sem saber quem era na verdade. Sendo um talentoso médico, porém manco de uma perna, Thor foi, pouco a pouco, aprendendo a lição da humildade até que seu destino se cumpriu.
Na primeira aventura de Thor Odinson como Donald Blake publicada pela Marvel, ele avistou uma nave espacial que trazia a bordo os seres conhecidos como Homens de Saturno. Ao fugir deles, entra na caverna e encontra o martelo mágico. Como curiosidade, os fãs observaram que os alienígenas tinham a mesma aparência de personagens de uma história anterior de Jack Kirby, na fase pré-Marvel. A trama tinha a ver com as misteriosas estátuas da Ilha de Páscoa, e os perfis dos alienígenas são bem semelhantes aos das cabeças dos monumentos (moais) erigidos pelos lendários nativos. Ao bater o cajado contra o chão, ele transformou-se no Poderoso Thor e em sua mão estava o fiel martelo mágico Mjolnir, que só podia ser levantado por Thor ou alguém de igual nobreza de alma. Aos poucos suas memórias retornaram, e quando encontrou Odin toda a verdade lhe foi revelada.

Donald Blake
Assim, Midgard (a Terra) ganhou mais um poderoso defensor, pois a compaixão de Thor com os mortais e a ligação mística com sua mãe fez com que ele preferisse por várias vezes continuar em Midgard à retornar definitivamente à Asgard, mesmo recebendo punições de Odin (tais como a vez em que foi privado de metade de seus poderes).
Thor Odinson, na época em que estava "transmutado" em Don Blake era apaixonado pela sua enfermeira, Jane Foster, que todavia só estava interessada no deus nórdico. Para aproximar seu personagem da mitologia, Lee/Kirby fizeram com que Thor a levasse para Asgard, para se casar com ela, mas Odin mostrou que a garota não estava preparada para viver com os deuses. Thor acabou se convencendo disso e deixou Jane de lado, passando a namorar a deusa Sif. A partir daí,formou-se um triângulo amoroso envolvendo o casal e o melhor amigo de Thor, o valente deus Balder Balder. As constantes ausências de Thor prejudicaram o relacionamento com Sif, fazendo com que a deusa se
 

 tornasse uma personagem secundária.
Atuando como ativo herói na Terra, Thor Odinson foi um dos fundadores da equipe dos Vingadores ao lado do Homem de Ferro, Homem-Formiga, Vespa e Hulk. Permanecendo na equipe por muitos anos, Thor se envolveu em inúmeras batalhas para defender os seres humanos, sendo mundialmente reconhecido como um herói de grande valor.
Na sua última saga, o Ragnarok é finalmente desencadeado por Loki e demais inimigos de Asgard.

Todos os deuses morrem com exceção do próprio Loki (decapitado) e de Thor, possuidor de todos os poderes de Odin. Thor descobre que são apenas marionetes de seres ainda mais poderosos que eles próprios, "Aqueles que vivem nas sombras", que alimentam-se do ciclo contínuo de morte e renascimento dos deuses nórdicos.
Determinado a não permitir que isso continue, Thor rompe o padrão de morte e renascimento causando a morte definitiva dos orgulhosos deuses nórdicos.
Posteriormente seu martelo reaparece no oeste americano, sendo encontrado pelo governo, Doutor Destino e pelo Quarteto Fantástico.

OS NOVE MUNDOS
(Midgard, o mundo dos homens. É representado por Jera, a runa do ciclo anual;
Asgard, o mundo dos Aesir. É representado por Gebo, a runa da troca;
Vanaheim, o mundo dos Vanir. É representado por Ingwaz, a runa da semente;
Helheim, o mundo dos mortos. É representado por Hagalaz, a runa do granizo;
Svartalfheim, o mundo dos anões ou elfos escuros. É representado por Elhaz, a runa do teixo;
Ljusalfheim, o mundo dos elfos de luz. É representado por Dagaz, a runa do dia;
Jotunheim, o mundo dos gigantes. É representado por Nauthiz, a runa da necessidade;
Niflheim, o mundo de gelo eterno. É representado por Isa, a runa do gelo;
Muspelheim, o mundo de fogo. É representado por Sowilo, a runa do sol.)

BILL RAIO BETA  FOI DIGNO DE LEVANTAR O MARTELO DE THOR E FOI BENEFICIADO POR
ODIN COM  PODERES SEMELHANTES AO DE THOR
Poderes e habilidades

Thor é virtualmente um deus de outra realidade, possuindo vastos poderes. Desta maneira, possui força e velocidade sobre-humanas. Também é capaz de controlar os elementos da tempestade, gerando tempestades, raios, furacões e geadas. Além de possuir armas poderosas, como o martelo mágico Mjolnir e o cinturão da força Mejingjord.
Thor é conhecido por ser o mais forte entre os asgardianos, capaz de erguer sem esforço objetos que pesam toneladas. Seu corpo resiste a fogo, frio extremo e até balas. Com seus sentidos aguçados, pode seguir a trilha de um inimigo por meses sem perder o rastro. E, devido aos seus milênios de idade, se tornou um mestre de todo tipo de combate, desarmado com espadas, lanças ou martelos .
Força física sobre humana: Aparentemente, umas das maiores dos quadrinhos. Até hoje não houve nada que ele não tenha conseguido carregar, puxar, levantar, ou empurrar. Entre alguns feitos de super força estão: fazer um planeta tremer com uma martelada, romper cabos de adamantium (um dos metais mais resistentes do Universo Marvel), puxar a Serpente Midgard que ficava enrolada em volta da Terra ou mesmo
 

 destruir luas com apenas um golpe. Thor já atacou o alienígena Bill Raio Beta com tanta força que destruiu o planetoide onde eles estavam e empurrou a árvore Yggdrasil em sentido contrário; que, segundo as lendas nórdicas, representava o eixo do Universo. Thor quando entrava no estado "loucura do guerreiro" (Berserker) ficava com a sua força muito mais elevada. Nesse estado ele já venceu seres cósmicos extremamente poderosos como o Surfista Prateado, Drax, Adam Warlock, Bill Raio Beta, entre outros. Uma vez que Odin o curou desse estado selvático, Thor não é mais acometido pela loucura do guerreiro.
Resistência física sobre humana: Thor também possui umas das resistências mais elevadas no universo dos quadrinhos. A resistência de Thor é consideravelmente maior do que a de Asgardianos regulares graças a sua herança genética divina. Thor pode resistir aos rigores do espaço, às pressões dos oceanos, do núcleo terrestre, quedas orbitais, explosões ou rajadas de energia, disparos de armas de fogo do mais grosso calibre, além de resistir à temperaturas extremamente altas ou baixas.
Velocidade sobre-humana: Thor pode se mover muito mais rapidamente que um ser humano normal, graças as vantagens oriundas da raça asgardiana. A capacidade de reação de Thor também é muito superior, se comparado a um humano normal graças aos seus sentidos sobre humanos. Thor, em velocidade de voo, pode deslocar-se a velocidades extremamente altas. Além disso, quando no espaço sideral, ele pode finalmente utilizar de toda a sua velocidade de voo sem se preocupar em causar efeitos nocivos a seres, objetos ou lugares.
Imunidade divina: Ser um deus cujo patrimônio genético é derivado do soberano Asgardiano, Odin, deus dos deuses na Mitologia Nórdica, e da deusa primeva da Terra, Jord, traz inúmeras dádivas. Uma delas é a sua imunidade divina. Thor possui absoluta imunidade a todos os tipos de doenças e infecções que afetam os seres humanos. Além disso, Thor ainda possui imunidade total à toxinas, venenos, corrosivos, fogo, eletricidade, asfixia, chumbo, e envenenamento por radiação — podendo resistir com grande facilidade à explosões de bombas atômicas, por exemplo, sem qualquer sequelas futuras.

Longevidade sobre humana: Thor, como todos os outros Asgardianos, não é imortal (como muitos pensam ser). Pelo menos não no sentido literal da palavra. Entretanto, Thor envelhece a um ritmo muito, mais muito mais lento do que um ser humano comum, possuindo incontáveis ​​milênios de idade. A vida dos mortais são comparáveis ​​a nada mais do que um piscar de olhos se comparada a longevidade de um asgardiano. Thor tem observado o ciclo de diversas eras humanas ou mesmo alienígenas. O consumo das Maçãs Douradas da deusa Iddun é essencial para um Asgardiano manter seu vigor físico, bem como a longevidade absurda. Se faz necessário o consumo desse fruto de tempos em tempos, sendo as Maças douradas da deusa Iddun o alimento sagrado responsável pela "imortalidade" daquele que o consumir.
Resistência mental: Thor possui a capacidade de resistir à influência mental de seres poderosos. A sua mente é considerada uma fortaleza contra qualquer forma de incursão mental, graças a sua linhagem sanguínea.
Capacidade de controlar os elementos da tempestade: Thor é comumente conhecido como o "Deus do Trovão". Ele comanda os elementos da tempestade onde, quando e como quiser. Já invocou tempestades e raios no espaço, onde não existe atmosfera. Pode invocar a mais rigorosa das tempestades. Tais poderes podem tanto ser usados de maneira muito efetiva, visando causar dano, ou reparar/evitar algum tipo de avariação à algo ou alguém. Thor já derrubou até mesmo o Hulk com um raio. Graças ao poderoso martelo mágico Mjolnir, Thor pode canalizar e potencializar esses efeitos, pois esse magnífica arma serve como um foco catalizador. Os elementos da tempestade sob domínio do deus do trovão são: chuva, vento, raio, gelo e neve.
Habilidade de combate e experiência: A vida do guerreiro Thor estende-se por milênios. Grande parte dela é marcada por combates contra gigantes do gelo, trolls, elfos negros, demônios e toda sorte de criaturas mitológicas. Sendo assim, nada mais natural que Thor adquirisse exímia perícia no combate corpo a corpo. Além disso, para conquistar o direito de posse do seu martelo de Uru, o Mjolnir, Thor teve que passar por diversos e rigorosos testes para provar ser digno de empunhar o arma encantada.

      O martelo Mjolnir

Odin criou para Thor a mais fiel e potente arma possível, o martelo Mjolnir. Feito de um minério místico especial chamado Uru e forjado pelos anões ferreiros de Asgard Brokk e Eitri, os lendários ferreiros. Essa fantástica arma, quando arremessada, sempre retorna à mão do possuidor. O Martelo mágico também é capaz de criar tempestades e furacões, gerar raios, abrir portais entre dimensões, desferir golpes poderosos, possibilitar a habilidade de voo, além absorver qualquer tipo de energia e relançá-la ampliada. Thor, ao girar o martelo místico a incríveis velocidades, cria um escudo intransponível. Como se não bastasse, o martelo ainda é imbuído com diversos encantamentos misteriosos. De acordo com a magia colocada no martelo, somente aquele que fosse digno poderia erguê-lo, um subterfúgio criado por Odin, temendo que arma tão poderosa pudesse cair em mãos errôneas e perigosas.

Durante a fase que ainda tinha que viver como mortal, para permanecer como Thor, Don Blake não podia ficar sem a arma mística por mais de 1 minuto. Depois que recobrou a memória, Thor não mais voltava a ser humano sem a sua vontade. Assim, o deus do Trovão poderia ficar sem o martelo o quanto quisesse sem se desproteger, contando para isso com as suas vastas capacidades físicas, além da experiência de muitos séculos de batalhas.
O encantamento do digno: O encantamento do martelo faz com que somente alguém digno o suficiente possa erguê-lo, fazendo com que os inimigos de Thor, ou qualquer um com objetivos não nobres nunca consigam se apossar da arma encantada, pois não são dignos de usá-la. Além disso, não basta ter apenas a intenção heroica ou mesmo agir como tal. O coração deve ser tão puro ou mais que o do próprio Thor. Um nobre guerreiro alienígena chamado Bill Raio Beta, conseguiu tal proeza e, após duelar com Thor, recebeu de Odin um outro martelo chamado Rompedor de Tormentas. Um segundo martelo seria dado a um humano chamado Eric Masterson que se tornaria o super-herói Trovejante (Thunderstrike, no original), uma versão mais fraca e humanizada do Poderoso Thor. Também já foi capaz de erguer o martelo o Capitão América; e, obviamente, o próprio Odin. Recentemente foi mostrado ser possível 'driblar' o encantamento utilizando-se de alguns requisitos, como a mistura de grande força bruta combinado em um ambiente de força gravitacional baixíssima, como demonstrado pelo Hulk Vermelho duelando com Thor no espaço.

Lista de amigos e aliados

Balder
Sif
Odin
Os 3 guerreiros (Volstagg, Frandall e Hogum)
Os Vingadores
Jane Foster
Hércules
Bill Raio Beta
Trovejante
Mjölnir - Seu martelo poderoso, que só pode ser empunhado por ele, e "melhor amigo".
Capitão América
Wolverine - é falado na série "Wolverine - primeira turma" que ambos se conhecem e até devem favores um ao outro.
Tony Stark

Lista dos principais inimigos

Lóki
Encantor e Executor
Lorelei
Cobra e Mr. Hyde
Homem Radioativo
Gangue da Demolição
Homem Absorvente
Galactus
Ego, o Planeta Vivo
Alto Evolucionário
Colonizadores Espaciais
Ulik e os Trolls
Kurse
Hela
Mefisto
Gigantes do gelo
Mangog
Os Deuses sombrios
Surtur
Os Celestiais
     Publicação no Brasil

Thor foi publicado pela primeira vez no Brasil em 1967, através da parceria entre os postos Shell, editora EBAL e TV Bandeirantes que exibia o bloco de animações The Marvel Super Heroes, Thor era um das atrações do bloco, ao lado de Capitão América, Namor, Incrível Hulk e Homem de Ferro.
Como estratégia de marketing , os postos Shell distribuiram gratuitamente a revista "Dois Super-Heróis Shell Homem de Ferro e Capitão América - Capitão Z #0"  e vendeu a NCr$ 0,50 as revistas "Mais um Super-Herói Shell - O Poderoso Thor" #0" e Superxis - Dois Super Heróis Shell - Píncipe Submarino / O Incrível Hulk # 0, as edições seguintes seriam vendidas em bancas pela EBAL . Após a publicação em Capitão Z, o deus do Trovão passou a ser publicado na quarta versão da revista "Álbum Gigante", a revista teve 33 edições e foi publicada até Maio de 1970 . Em Junho do mesmo ano, Thor passou a ser publicado na revista A Maior, onde também eram publicadas as histórias do Capitão América e Homem de Ferro .


  O Inusitado crossover entre X-Men e Thor
Na década de 1960, a EBAL optou por não publicar personagens da Marvel que não tivesse desenhos animados exibidos no país, os títulos restantes da editora americana foram em várias editoras distintas, X-Men, Surfista Prateado e Capitão Marvel por exemplo, foram publicados pela editora GEP (Grafica Editora Penteado)  em Uma Revista GEP (a partir do #8 chamada de Edições GEP) .
As revistas da GEP possuia mais paginas que uma revista  original americana, que so possuia 20 paginas e apenas uma historia, para isso eram produzidas historias inéditas  por artistas brasileiros. 
Uma historia publicada na Edições GEP #8 gerou polemica,  isso por que foi publicada nessa  revista, a historia "Os X-Men enfrentam... Thor, o Viking!", escrita por Gedeone  Malagola (que era o editor da revista) e desenhada por  Walter S. Gomes.
Na trama o leitor é apresentado a uma versão alternativa  do Poderoso Thor, que permanecia congelado em bloco de  gelo por séculos e era despertado após a explosão de um  submarino.
Ao despertar, Thor passa a ser uma ameaça a população do seculo 20 e enfrenta os X-Men, com a explosão seu martelo Mjölnir (chamado de Martelo dos Deuses) fica radiotivo e o corpo de Thor é protegido por uma carga magnética, por fim Thor é derrotado pelos X-Men e enviado ao passado através de uma máquina do tempo presente no Instituto Xavier. Mesmo se tratando de uma outra versão para o Thor (que não possuia a identidade secreta de Donald Blake), a personagem possuia o mesmo visual do Thor publicado pela EBAL, por isso a publicação da história desagradou o editor Adolfo Aizen dono da EBAL, que pediu a Miguel Penteado (dono da GEP), que não publicasse histórias com a personagem .

                                                       GEA

Em 1972, após deixar de ser publicados pela EBAL, Thor ganha a revista "O Poderoso Thor" pela GEA (Grupo de Editores Associados), a revista teve apenas duas edições.
                                                                          Bloch Editores

Em 1975, os títulos da Marvel passam a ser licenciados pela Bloch Editores, seguindo a estratégia usada pela EBAL em 1967, o bloco de animações The Marvel Super Heroes era exibido no programa do Capitão Aza, que divulgava o "Clube do Bloquinho", criado em parceira com a editora.  Na Bloch, foi lançada uma nova revista com o nome de "O Poderoso Thor" em formatinho.
                                                                               Abril

Em 1979, Thor passa a ser publicado em formatinho pela Editora Abril nas revistas mix Heróis da TV  , Capitão América e Superaventuras Marvel . Entre 1998 e 1999, a Editora Abril lançou a mini-série Heróis Renascem, a mini-série surgiu em 1996, após o evento Massacre Marvel, a ideia da editora era recontar as origens de alguns dos heróis Marvel, foram lançadas novas revistas do Capitão América, Os Vingadores, Quarteto Fantástico e Homem de Ferro ambientadas em um novo universo (já que no Universo Marvel tradicional os personagens foram dados como mortos) .
As revistas foram produzidas pelos quadrinistas Jeph Loeb, Jim Lee e Rob Liefeld, (artistas que outrora fizeram sucesso na Marvel e fundaram a Image Comics), após um ano, a mini-série gerou muita controvérsia e a editora resolveu trazer os heróis ao seu universo tradicional . No Brasil todas essas revistas foram lançadas no formato americano (17 x 26 cm), papel jornal e contendo apenas uma história por edição  . Em 2000, a editora resolveu cancelar seus mixes, Thor passou a ser publicados nas revistas Grandes Heróis Marvel (tanto na 2ª versão em formatinho, quanto na versão "Premium"), Marvel 98 e Marvel 2000 .
                                                                   Panini Comics

Em 2003, a Panini Comics passou a publicar os títulos da Marvel no país. Assim como na Editora Abril, Thor não teve um título mensal próprio, , apenas publicações de arcos de histórias fechados  com suas histórias eram publicadas na revista Os Novos Vingadores até 2010. Em 2011, entrou na revista O Invencível Homem de Ferro, que passou a se chamar Homem de Ferro & Thor.

                                           Desenhos animados

A primeira aparição de Thor foi em um segmento próprio no seriado de 1966 The Marvel Super Heroes, que tinha uma animação limitada vinda da xerografia dos quadrinhos originais.
Em 1981, participou de um episódio de Homem-Aranha e Seus Amigos, em que Loki se passa por Thor e ataca Nova York.
Thor fez aparições nos desenhos Quarteto Fantástico e O Incrível Hulk dos anos 90. Seu dublador original era o conhecido ator John Rhys-Davies
.

 - O Filme e Os Supremos 2: Descubra o Poder da Pantera (ambos de 2006) trazem um Thor inspirado na versão Ultimate.
Thor é um dos personagens de Next Avengers: Heroes of Tomorrow, onde tem uma filha, Torunn.
Desde 2009 é um dos protagonistas de The Super Hero Squad Show.
O DVD animado Hulk Vs., de 2009 traz o curta Hulk Vs Thor.

Em 2010 aparece em Os Vingadores: Os Super Heróis mais Poderosos da Terra.
Em 2011 foi lançado o DVD Thor: Tales of Asgard.
A Marvel Animation anunciou uma série animada de 26 episódios a ser lançada.

      Televisão
A primeira versão live-action de Thor foi no telefilme O Retorno do Incrível Hulk, de 1988. Neste filme, continuação da série do Hulk, Thor (Eric Allan Kramer) e Donald Blake (Steve Levitt) eram pessoas diferentes, com o segundo sendo capaz de conjurar o deus direto de Asgard.
   Cinema
                                                         
Em 2011, foi lançado um filme sobre Thor, dirigido por Kenneth Branagh, e com o Deus do Trovão sendo vivido pelo ator australiano Chris Hemsworth. A produção foi aludida um ano antes na sequência pós-créditos de Homem de Ferro 2, na qual a S.H.I.E.L.D. encontra Mjolnir em uma cratera no Novo México. Hemsworth repetiu o papel no filme Os Vingadores, em 2012. E um novo filme intitulado Thor: The Dark World que será a sequência de Thor será lançado em novembro de 2013.

 Videogames
Nos RPGs Marvel: Ultimate Alliance e Marvel: Ultimate Alliance 2, o Thor é jogável em todas as plataformas.
Thor é personagem jogável no jogo de luta Marvel vs Capcom 3: Fate of Two Worlds. No primeiro jogo da série, Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes, era personagem para assistências.
Marvel Super Hero Squad e Marvel Super Hero Squad: The Infinity Gauntlet, baseado no desenho e linha de bonecos homônima, tem Thor como personagem jogável.
Thor: God of Thunder, baseado no filme, foi lançado em 2011
 

 
 apariçao mais recente de thor no cinema foi no filme  dos vingadores, titulo no brasil
 Os Vingadores (2012 filme).

Marvel Os Vingadores  (classificada sob o nome Vingadores da Marvel Monte no Reino Unido e Irlanda)   é uma 2012 americana filme de super-herói produzido pela Marvel Studios e distribuído pela Walt Disney Pictures , uma baseada na Marvel Comics de super-heróis equipe de mesmo nome . É o sexto no Universo Marvel Cinematic . O filme é roteirizado e dirigido por Joss Whedon e tem um elenco que inclui Robert Downey, Jr. , Chris Evans , Mark Ruffalo , Chris Hemsworth , Scarlett Johansson , Jeremy Renner , Tom Hiddleston , Clark Gregg , Cobie Smulders , Stellan Skarsgård e Samuel L. Jackson . Em Os Vingadores, Nick Fury , diretor da organização de manutenção da paz SHIELD , recruta Homem de Ferro , Capitão América , o Hulk e Thor para formar uma equipe que deve parar de Thor irmão adotivo Loki de subjugar a terra.
Desenvolvimento de Os Vingadores começou quando a Marvel Studios recebeu um empréstimo do Merrill Lynch em abril de 2005. Depois do sucesso do filme Homem de Ferro maio 2008, a Marvel anunciou que Os Vingadores será lançado em julho de 2011. Com a assinatura de Johansson em março de 2009, o filme foi adiado para uma liberação 2012. Whedon foi trazido a bordo em abril de 2010 e reescreveu o roteiro originalmente escrito por Zak Penn . A produção começou em abril de 2011, em Albuquerque, Novo México , antes de ir para Cleveland, Ohio , em agosto e Nova York em setembro. O filme foi convertido para 3D em pós-produção .
Os Vingadores estreou em 11 de abril de 2012, no El Capitan Theatre em Hollywood, Califórnia . O filme recebeu críticas positivas dos críticos a maioria dos filmes e definir ou amarrado registros da caixa de inúmeros escritórios, incluindo o fim de semana de abertura maior na América do Norte e mais rápido filme de grosseiras $ 1 bilhão em todo o mundo. Com um total mundial bruto de mais de US $ 1,46 bilhão, Os Vingadores classifica como o filme demaior bilheteria terceiro de todos os tempos. O filme está programado para ser lançado em Blu-ray Disc e DVD em 25 de setembro de 2012. A sequela de ser escrito e dirigido por Whedon está agendado para lançamento em 1 de maio de 2015.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.