SHOW DE CALOUROS

               Show de Calouros
Show de Calouros foi um programa de auditório da televisão brasileira apresentado por Silvio Santos por mais de 23 anos seguidos, de 1973 a 1996, tornando-se uma das atrações mais importantes do Programa Silvio Santos.
O Show de Calouros seguia o modelo básico de programas congêneres que já faziam grande sucesso no rádio e marcaram profundamente a formação artística de Silvio Santos - vários candidatos a artistas (principalmente cantores) se apresentavam para uma bancada de jurados. No início, o júri era formado principalmente por especialistas, como o maestro José "Zé" Fernandes, a cantora romântica Cláudia Barroso e o compositor Alfredo Borba (que depois iria quebrar discos no Programa Flávio Cavalcanti). Zé Fernandes ficou famoso por reprovar (com a nota zero) quase todos os candidatos que por ali passaram. Outro jurado sério era o jornalista Décio Piccinini, ainda que não tão rigoroso quanto Fernandes. A cantora Aracy de Almeida, sempre de mau humor e no controle da campainha que dispensava implacavelmente os maus cantores, tornou-se a sucessora de Zé Fernandes como a figura má do juri. Mais tarde começaram a participar alguns amigos do apresentador, como Pedro de Lara (que nos anos 70 tinha um quadro no programa de rádio de Silvio Santos, na qual interpretava os sonhos das ouvintes), o humorista Manuel da Nóbrega, a comediante Consuelo Leandro, a vedete Wilza Carla, Cinira Arrud
a e outros.
Silvio Santos era muito rigoroso com a sua produção e nos anos 70 começou a chamar os produtores para o palco, dando-lhes broncas. As vítimas favoritas era um tal de Carlinhos e o seu chefe Valentino Guzzo. Carlinhos era bem forte e tinha a função de empurrar os calouros para o palco, quando Santos os chamava pelo nome. Quando um deles quase caiu, Silvio irritado chamou Carlinhos para lhe dar uma bronca. Depois foi a vez de Valentino, que tinha vindo da TV Bandeirantes. Valentino era nervoso e não gostava de aparecer na tela, mas seu constrangimento causava gargalhadas na platéia, fazendo com que Silvio o chamasse cada vez mais. Valentino resolveu assumir a palhaçada, e acabou se tornando a Vovó Mafalda, aparecendo depois num quadro do programa infantil do palhaço Bozo exibido pelo SBT, onde participava também Pedro de Lara.
Quando iniciou o SBT, em 1981, Silvio aumentou o número de cadeiras do júri, preenchendo a maioria delas com artistas da casa. Assim tornaram -se jurados a bela atriz Sônia Lima, o apresentador infantil Sérgio Mallandro, a bailarina Flôr, o repórter Wagner Montes, o jornalista Nelson Rubens, o apresentador Luis Ricardo, o repórter Jacinto Figueira Júnior, o ator Jorge Lafond, as apresentadoras infantis Eliana e Mara Maravilha, Condessa Giovanna, Vovó Mafalda, Sônia Abrão e outros.

Nos anos 80 ganharam destaque os concursos de transformistas, as garotas que dançam, os cantores mirins e o "vale-tudo". O programa também exibia outras atrações:
Isto é incrível --- imagens de proezas humanas, quase sempre de americanos, e de fatos curiosos da natureza.
Show do Gongo --- Atrações curiosas do Gong Show, programa de calouros dos Estados Unidos. Num certo período os brasileiros eram desfiados a reproduzir aqui os feitos dos calouros americanos.
O comediante Ary Toledo contava piadas enviadas pelo público e Renato Barbosa fazia paródias de músicas da época.
Com o falecimento de Chacrinha, alguns jurados remanescentes de seu programa foram contratados por Silvio Santos, como a atriz Elke Maravilha.
Saiu do ar em 1992, mudando o título para Show de Variedades, sendo exibido nas tardes de domingo. Em meados de maio de 1993, Silvio deixa o comando da atração que passa a se chamar Novo Show de Calouros, durando até dezembro de 1996 com os jurados se revezando no comando, e sendo exibido nas tardes de sábado.
Em 2004 o animador estreou o Gente que Brilha, versão repaginada do programa.
Em 2009 estreou o programa Qual é o Seu Talento? e pode ser considerada uma versão moderna do programa. O QST? é apresentado por André Vasco.

Jurados do Programa


Curiosidades

Em 1976, Guilherme Arantes se apresentou no programa, com o seu primeiro sucesso Meu mundo e nada mais, que era tema da novela Anjo Mau. O cantor recebeu nota máxima de todos os jurados, menos de José Fernandes, que deu 4.5 (a nota máxima era 5), alegando que o trecho da letra "só sobraram restos", formava o cacófato "sóçobraram restos". Guilherme discutiu com o jurado, e Silvio pôs panos quentes, dizendo que os candidatos não deveriam comentar as opiniões do júri.
Em 1985, Silvio chamou a atenção dos telespectadores para a minissérie Pássaros Feridos, que ia ao ar após a novela Roque Santeiro, maior sucesso da história da Rede Globo. "Vejam Roque Santeiro, uma bela novela que também vejo, e logo depois, sintonizem no SBT para assistir Pássaros Feridos, uma minissérie espetacular", dizia. A Globo esticou os capítulos de Roque Santeiro, enquanto o SBT exibia desenhos até a novela acabasse. No ar após a novela, Pássaros Feridos alcançou uma média de 47 pontos, contra 27 da Globo.

No dia 13 de março de 1988, Silvio atacou o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, questionando os números da noite de 7 de março, dia em que Jô Soares estreou no SBT, com o programa Veja o Gordo. Na ocasião, a Globo estreou a Tela Quente, com o filme Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi, então inédito na TV, e liderou a audiência no horário.
A melodia que era cantada no início do programa a partir da década de 80, com Silvio chamando cada um dos jurados, foi inspirada em uma canção muito popular na rússia na primeira metade do século XX, chamada Dorogoy Dlinnoyu, que por sua vez inspirou Those Were the Days, interpretado pela cantora britânica Mary Hopkin. Nos anos 70, esta música foi um grande sucesso nos Estados Unidos e na Inglaterra, e gerou versões em outras línguas, como espanhol, francês e alemão.

Décio Piccinini

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.