COSTINHA(humorista)


 Costinha (humorista)
 Lírio Mário da Costa, (Rio de Janeiro, 25 de março de 1923 — Rio de Janeiro, 15 de setembro de 1995), mais conhecido como Costinha, foi um humorista e ator brasileiro.
       Biografia

Nascido no Rio de Janeiro, capital federal na época, Costinha vem de família de cunho artístico: seu pai foi palhaço de circo. A infância circense iria influenciar a trajetória do humorista de forma definitiva. Porém, a situação estável da família muda quando ele completa treze anos: seu pai e grande ídolo, abandona a família. Na época, ainda menino, Costinha tem de deixar a vocação artística e pegar no batente. Foi, dentre outras profissões, contínuo, garçom de botequim, engraxate e apontador de jogo do bicho. Esse convívio ao lado de tipos urbanos e, muitas vezes, marginais do Rio dos anos 40, seria muito importante nos personagens feitos pelo humorista posteriormente.
Em 1942, emprega-se como faxineiro da Rádio Tamoio. Pelo novo veículo ganha sua grande chance, sendo radioator em importantes programas da época como "Cadeira de Barbeiro", "Recruta 23" e mesmo na primeira versão radiofônica da Escolinha do Professor Raimundo. Fez parte do elenco de grandes emissoras como a Record e também a Mayrink Veiga. Foi ainda cômico no Teatro de Revista, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro.
Em seguida, se tornaria um astro nacional pelas piadas obscenas e pelas famosas imitações de "bichinha". Já como grande personalidade consagrada, Costinha fez diversas propagandas, destacando-se na das Loterias do Rio de Janeiro (onde chegou a ser dirigido pelo cinemanovista Cacá Diegues), uma delas fez uma sátira, a mais famosas dela. A série de discos de humor nos anos 70 e 80 “O Peru da Festa” e “As Proibidas do Costinha”, tiveram grande vendagem pelo selo CID.
No cinema, sua participação foi intensa desde os anos 50. Sua primeira participação foi logo no polêmico “Anjo do Lodo” de Luiz de Barros. O filme foi a segunda adaptação do livro “Lucíola” de José de Alencar as telas. Voltaria as ordens de Lulu de Barros em “O Rei do Samba”, biografia do lendário sambista Sinhô.
Seu tipo franzino e de cabelos engomados era perfeito para papéis secundários e pontas das chanchadas. Essa função ele desempenharia com atores como Wilson Grey, Wilson Viana e tantos outros daquela geração. A produtora dominante da época, a Atlântida, tinha astros cômicos como Oscarito e diretores como Carlos Manga. Já a secundária mas não menos importante, Herbert Richers, apostava em outros nomes da época, como Ankito e em realizadores como Victor Lima e J.B. Tanko.
Costinha logo é chamado pela segunda para desempenhar papéis secundários. Às vezes conseguia ser bandido (“De Pernas pro Ar”), um aspone do Carlos Imperial (“Garota Enxuta”) ou mesmo um fotógrafo de jornal (“É de Chuá”). O melhor filme de toda essa fase é “Sherlock de Araque”. Outros filmes do período na época são feitos ao lado de Zé Trindade.
Com a chegada de movimentos cinematográficos mais ambiciosos e pretensamente intelectuais de Gláuber e seus pares, o espaço de comediantes oriundos da chanchada foi a televisão. Nos anos 60, pouquíssimas comédias ou filmes populares foram feitos no Brasil comparados com a década anterior. Uma exceção é um interessante ciclo de fitas policiais e nazi-exploitation (“Os Carrascos Estão Entre Nós”). Porém, nomes como Oscarito, Grande Otelo, Ankito se viram mais sem meio do cinema e sem o estrelato de antes.


Mas a televisão, se é um excelente meio para os até então secundários em chanchadas. Por ele, Costinha consegue se tornar uma personalidade conhecida em todo território nacional, levando milhares de brasileiros a darem muitas risadas.
Os anos setenta, trazem os velhos comediantes de volta às telas. O cinema volta a ser popular. Seja em filmes urbanos (“Como Ganhar na Loteria Sem Perder a Esportiva”), homenagens à chanchada (“Salário Mínimo”), filmes de juventude (“Amor em Quatro Tempos”) ou mesmo em pornochanchadas (“Histórias Que As Nossas Babás Não Contavam”). Outra coisa típica da década mais dinâmica da carreira cinematográfica do comediante foram as paródias em que ele desempenhou o personagem principal em diversos filmes. Isso ocorre em fitas como “O Libertino”, “O Homem de Seis Milhões de Cruzeiros Contra as

 Panteras”, “Costinha, o Rei das Selvas”, “Costinha e o King Mong”, “As Aventuras de Robinson Crusoé”… neste último, faz par com Grande Otelo, dom direção de Mozael Silveira. Continuando atuando em diversas peças de teatro, programas como “Apertura” (Rede Tupi), “Apertem o Riso” (Rede Manchete), "Costinha em 3 atos e 1/2" (SBT), “Planeta dos Homens” e “Chico Anysio Show” (Rede Globo), Lírio Mário da Costa continuou levando alegria e risos a milhares de compatriotas.
Gravou vários discos de piadas, sendo os mais famosos os da série O Peru da Festa. Trata-se de uma série de cinco LPs, pela gravadora CID. Todos vinham com a tarja "Proibida a execução pública e a venda para menores de 21 anos", não só pelas piadas consideradas pesadas, mas pelas capas sugestivas. No primeiro volume, Costinha parecia estar nu, com uma mesa tapando suas partes íntimas e um peru assado sendo servido sobre ela. Seu último papel foi como "Seu Mazarito" na Escolinha do Professor Raimundo(1990/1995).
Em 4 de setembro de 1995, Costinha deu entrada no Hospital Pan-Americano, no Rio de Janeiro, com falta de ar, falecendo no dia 15 do mesmo mês aos 72 anos, de enfisema pulmonar. Foi enterrado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.
Foi casado com Irany Pereira da Costa, com quem teve quatro filhos naturais e adotou outros três.


   Filmografia

1949 - Anjo do Lodo .... Maneco, efeminado que serve no bar  
1950 - Agüenta Firme, Isidoro 
1952 - O Rei do Samba
1954 - Carnaval em Caxias
1954 - Marujo por Acaso
1954 - O Rei do Movimento
1955 - Angu de Caroço
1955 - Mãos Sangrentas
1955 - O Diamante
1956 - Com Água na Boca
1956 - Sai de Baixo
1957 - Canjerê
1957 - Com Jeito Vai
1957 - De Pernas pro Ar
1958 - É de Chuá!

1958 - E o Bicho Não Deu
1958 - Minha Sogra é da Polícia
1958 - Sherlock de Araque
1959 - Entrei de gaiato
1959 - Massagista de Madame
1960 - Viúvo Alegre
1961 - O Dono da Bola
1966 - 007 1/2 no Carnaval
1966 - Nudista à Força
1967 - Carnaval Barra Limpa  
1968 - As Três Mulheres de Casanova (participação)
1968 - Aventuras de Chico Valente
1969 - Golias contra o Homem das Bolinhas
1970 - Amor em Quatro Tempos
1970 - Salário Mínimo
1971 - Cômicos e Mais Cômicos
1971 - Como Ganhar na Loteria sem Perder a Esportiva
1971 - Jesus Cristo, Eu Estou Aqui
1971 - Tô na Tua, Ô Bicho
1973 - O Libertino
1976 - Costinha o Rei da Selva
1977 - Costinha e o King Mong
1978 - As Aventuras de Robinson Crusoé
1978 - O Homem de Seis Milhões de Cruzeiros contra as Panteras
1979 - Histórias Que Nossas Babás não Contavam
1991 - Inspetor Faustão e o Mallandro
1992 - Raspadinhas do Rio
1995 - O Mandarim

 Discografia
Costinha lançou ao todo cinco LPs de piadas, pela gravadora CID.
O peru da festa 1

O peru da festa 2
O peru da festa 3
As Proibidas do Costinha 1
As Proibidas do Costinha 2
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.