Alain Delon(ator)


 
      Alain Delon

Alain Fabien Maurice Marcel Delon (pronúncia francesa: [
 [alɛ dəlɔ]   ] , nascido 08 de novembro de 1935) é um ator franco-suíça. Ele levantou-se rapidamente para o estrelato, e com a idade de 23 já estava sendo comparado a atores franceses como Gérard Philipe e Jean Marais , bem como o ator americano James Dean . Ele foi até chamado o macho Brigitte Bardot . Ao longo de sua carreira, Delon já trabalhou com muitos diretores conhecidos, incluindo Luchino Visconti , Jean-Luc Godard , Jean-Pierre Melville , Michelangelo Antonioni e Louis Malle .
Delon adquiriu suíço cidadania em 23 de setembro de 1999, e da empresa gestora produtos vendidos sob seu nome é baseado em Genebra . Ele é um cidadão da comunidade de Chêne-Bougeries no cantão de Genebra .

 Biografia

Alain Delon nasceu na região da Borgonha, próximo a Paris. Quando tinha apenas quatro anos, seus pais, Edith e Fabian, se divorciaram. Delon foi adotado por um casal, mas pouco tempo depois o casal foi assassinado, e Delon retornou para sua mãe verdadeira, agora casada com um outro homem. Neste ponto, tinha uma meia-irmã e dois meio-irmãos. Teve uma infância problemática, sendo expulso de várias escolas. Aos 15 anos parou de estudar e, aos 17 anos alistou-se na marinha francesa, lutando na Indochina.
Em 1956, passou a viver em Paris. Sem dinheiro, trabalhou como porteiro, garçon, vendedor, nessa época, Delon conhece e se torna vizinho da futura cantora, Dalida, e Delon revelou há pouco tempo atrás que os dois haviam tido um caso nessa época, mesmo assim, se tornaram grandes amigos. Em 1957, foi ao Festival de Cannes com o amigo Jean-Claude Brialy, onde chamou a atenção dos presentes pela sua beleza, entre eles David O. Selznick, que lhe ofereceu um contrato, desde que aprendesse a falar inglês. Delon, então, retornou a Paris para aprender inglês, mas lá conheceu o cineasta Yves Allégret, que o convenceu a começar sua carreira na França.
Com ele, Delon fez seu primeiro filme, Uma tal Condessa (Quand la femme s'en mele, 1957). No filme Christine contracenou com a atriz Romy Schneider, e por ela se apaixonou. Em 1959, foram morar juntos, e o relacionamento deles durou cinco anos.
O primeiro grande papel de Delon no cinema foi como Tom Ripley no clássico suspense O Sol por Testemunha (1959), dirigido pelo cineasta francês René Clément, baseado num livro da escritora Patricia Highsmith. Em 1960, Delon atuou em Rocco e Seus Irmãos, dirigido por Luchino Visconti, um dos filmes mais adorados da história do cinema. Ator e diretor tornaram-se amigos e trabalhariam juntos mais uma vez em outro clássico O Leopardo (1963), vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

A beleza física de Delon transformou-o em símbolo sexual dos anos 60 e 70. Apesar disso, sempre lutou para ser reconhecido como um grande ator, e não apenas um rostinho bonito. Em 1962, trabalhou com o cineasta Michelangelo Antonioni, no filme O Eclipse, última parte da célebre trilogia da incomunicabilidade desse diretor. Com o cineasta Jean-Pierre Melville, atuou em filmes como Le samouraï (1967), O Círculo Vermelho (1970) e O Expresso para Bourdeaux (Un flic, 1971). Trabalhou ainda com outros grandes cineastas, como Valerio Zurlini, em A primeira noite de tranquilidade (1972), Joseph Losey, em Cidadão Klein (1976) e O Assassinato de Trotsky (1972), Jean-Luc Godard, em Nouvelle vague (1990).
Em 1964, casou-se com a atriz Nathalie Delon, separando-se em 1969, tiveram um filho o ator Anthony Delon. Nos anos seguintes, teve um longo relacionamento com a atriz Mireille Darc. Durante o período em que estava casado com Nathalie ocorreu um escândalo. Em 1968, um dos seus guarda-costas, Stevan Markovic, apareceu morto com um tiro, e as investigações pareciam mostrar envolvimento de Delon e outras personalidades da época no ocorrido.


Em 1973, sua amiga de longa data, a cantora Dalida convida Delon para fazer um dueto com ela, na canção Paroles, paroles, que se tornou um enorme sucesso na época.
Em 1987 conheceu a modelo holandesa Rosalie Van Bremen, durante a exibição do videoclipe de uma canção interpretada por Delon, Comme au cinéma. Os dois iniciaram um relacionamento, mesmo com a diferença de 32 anos entre os dois. Tiveram 2 filhos.
Em 1997, para tristeza dos fãs, Delon anunciou que pararia de atuar, decepcionado com os rumos do cinema francês.


Em 2001 Delon divorciou-se de Rosalie. A separação foi muito difícil para ele, que passou a enfrentar períodos de depressão e confessou ter pensado inclusive em suicídio.
Delon possui vários produtos com seu nome, incluindo roupas, perfumes, óculos e cigarros.
Em 2008 retornou ao cinema no filme Astérix nos Jogos Olímpicos, no papel do conquistador romano Júlio César.
Em 2012 Sofreu um AVC
.

informaçoes adicionais da wikipedia traduzido do ingles

 Carreira

Em Cannes , Delon foi visto por um caçador de talentos para David O. Selznick . Depois de uma tela de teste Selznick ofereceu-lhe um contrato, desde que ele aprendeu Inglês. Delon voltou a Paris para estudar a língua, mas quando se encontrou com o diretor francês Yves Allégret , ele estava convencido de que ele deve permanecer em França para iniciar sua carreira. Selznick permitido Delon para cancelar seu contrato, e Allégret lhe deu sua estréia no filme Quand la Femme s'en mele ( Quando os Butts mulher em ). Delon, então, apareceu no filme Femmes Faibles ( Mulheres são fracos / Três homicidas ). Este foi também o primeiro de seus filmes para serem vistos nos Estados Unidos, onde se tornou um enorme sucesso.


Em 1960, Delon apareceu em René Clément 's Noon Roxo , que foi baseado no Highsmith Patricia romance O Talentoso Mr. Ripley . Ele jogou protagonista Tom Ripley a aclamação da crítica; Highsmith se também era fã de seu retrato.   Ele então apareceu em Luchino Visconti 's Rocco e Seus Irmãos . Crítico Bosley Crowther do New York Times disse Delon trabalho foi: ". tocante flexível e expressiva" John Beaufort, no Christian Science Monitor disse:
"Firmeza de coração partido Rocco fornece o filme com a principal de suas tragédias irônicas ...   credibilidade ts descansa finalmente em desempenho convincente Sr. Delon."


Delon fez sua estréia nos palcos em 1961 em John Ford brincadeira de Piedade Tis Ela é uma prostituta ao lado de Romy Schneider , em Paris. Visconti dirigiu a produção. Delon iria trabalhar com ele novamente para Il Gattopardo ( O Leopardo ). Delon também trabalhou com Jean-Pierre Melville , que o dirigiu em Un Flic , Cercle Le Rouge , e Samouraï Le .
Em 1964, a Cinémathèque Française realizada uma mostra de filmes de Delon Delon e abriu uma empresa de produção, Produção Delbeau, com Georges Beaume. Eles produziram um filme chamado L'insoumis , que teve de ser re-editado devido a problemas legais. Delon, então começou a sua própria empresa de produção, Adel, e estrelou o primeiro filme da empresa, Jeff . Delon seguiu o sucesso do filme com Borsalino , que se tornou uma das maiores bilheterias da França da época. Em 1973, ele fez um dueto com o francês pop cantora Dalida em " Paroles, paroles ". Ele também jogou Johnston McCulley o mascarado herói popular, em 1975, do Zorro .

Em 1976, Delon atuou em Monsieur Klein , que ganhou os prêmios César (equivalente francês do Oscar ).
Ele foi agraciado com o prêmio de Melhor Ator César por seu papel na Bertrand Blier 's histoire Notre (1984), e retrata a aristocrática dandy Barão de Charlus em uma adaptação para o cinema de Marcel Proust romance de Swann in Love no mesmo ano. Seguiu-se uma série de bilheteria falhas no final dos anos 1980 e 1990, culminando na falha de Patrice Leconte s ' Une oportunidade sur deux . Delon anunciou sua decisão de desistir de atuar em 1997, embora ele ainda ocasionalmente aceita papéis.
Em 1990, ele trabalhou com o autor Jean-Luc Godard , em Nouvelle Vague , em que jogou gêmeos. Em 2003, o Walter Reade Theater mostrou uma série de filmes de Delon sob a égide , homem nas sombras: os filmes de Alain Delon .

Produtos

Desde a formação de um rótulo de perfume em seu nome, Delon teve uma variedade de produtos vendidos sob seu nome, incluindo relógios, roupas, óculos, artigos de papelaria e cigarros. 
Delon marca óculos de sol tornou-se particularmente popular em Hong Kong após o ator Chow Yun-fat usava no filme crime 1986 A Better Tomorrow (assim como duas continuações). Delon supostamente escreveu uma carta agradecendo Chow para ajudar os óculos de sol vender na região.   O diretor do filme, John Woo reconheceu Delon como um de seus ídolos e escreveu um pequeno ensaio sobre Le Samourai bem como Le Cercle Rouge para o Critério Coleção de lançamentos em DVD.
Relacionamentos
Ficheiro:Alain Delon 2010.jpg

Honras

No 45 ° Festival Internacional de Cinema de Berlim , ele ganhou o Honorário Urso de Ouro .
No Festival de Cinema de Cannes, 60, apresentou o prêmio de Melhor Atriz para sul-coreano atriz Jeon Do-yeon por seu papel em Lee Chang Dong Secret Sunshine . Ela tornou-se o primeiro sul-coreano a ganhar um prêmio no Festival de Cinema de Cannes .
Em 2008 os Prêmios César em 22 de fevereiro de 2008, ele apresentou o prêmio César de Melhor Atriz para Marion Cotillard , que dois dias depois, ganhou o Oscar de Melhor Atriz por La Vie En Rose .
Delon aparece na capa do álbum de 1986 The Queen Is Dead por The Smiths .
Ele foi feito Officier (Officer) da Ordre du Mérite nacional em 1995. 
Ele foi feito Chevalier (Cavaleiro) da Légion d'honneur em 21 de fevereiro de 1991.  Ele foi promovido a Officier (oficial) em 2005. 

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.