BIOGRAFIA-LEONARD NIMOY


01

Leonard Nimoy

Leonard Simon Nimoy (Boston26 de março de 1931 - Los Angeles27 de fevereiro de 2015)  foi um atorcineastapoetapintor efotógrafo dos Estados Unidos.
02
Seu papel mais conhecido é como o Sr. Spock, das série de TV e nos filmes de Jornada nas Estrelas Star Trek. Também atuou na série clássica Missão: Impossível, nas temporadas de 1969-1971 e fez um episódio da primeira temporada de Agente 86. Nimoy participou do episódio "O Gorila" da série "Bonanza", dirigido por James P. Yarbrough, em 17 de dezembro de 1960.
03
Em Star Trek, Spock personificava o raciocínio lógico próprio do seu lado vulcano dominante, sem manifestar emoções. Mas em um dos episódios (This Side of Paradise), Spock tem um rápido namoro quando seu lado humano é liberado. Anos depois Leonard Nimoy gravou uma canção chamada "Once I Smiled" (em tradução livre: Uma vez eu sorri), cujo tema era a namorada de seu personagem. Spock é até hoje um dos mais conhecidos e adorados personagens de Jornada nas Estrelas e representava o lado lógico do trio formado também por Kirk (William Shatner) e Dr. McCoy (DeForest Kelley). Dirigiu Jornada nas Estrelas: À Procura de Spock e Jornada nas Estrelas: A Volta para Casa.
011
Um de seus trabalhos menos conhecidos é a narração do jogo Civilization IV, de 2005.

Nimoy era vegetariano, tinha três filhos e era casado com a atriz Susan Bay. Nos ultímos anos se aposentou da carreira no cinema, para se dedicar à fotografia.

Nimoy atuou na série de tv da Fox, Fringe em que interpretou "William Bell".
04
Leonard caracterizado como o personagem Spock.
Em 2011, dublou o filme Transformers: Dark of the Moon fazendo o autobot "Sentinel Prime", mentor e antecessor de "Optimus Prime".  Em 1986, ele dublou "Galvatron" em The Transformers: The Movie.

O ator informou, no começo de 2014, que estava com uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), ocasionada por anos do uso de tabaco.4 Em 27 de fevereiro de 2015, morreu por complicações dessa doença.
000


ABAIXO A BIOGRAFIA MAIS DETALHADA SO QUE TRADUZIDA DO INGLES NO GOOGLE TRADUTOR E UMA ENTREVISTA NO PT DO BRASIL
0

       
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre


Leonard Nimoy Simon ( / n i ? m ?? / nee -moy ; carregado Março 26, 1931) é um ator americano, cineasta, poeta, músico e fotógrafo. Papel mais famoso Nimoy é o de Spock no original Star Trek série (1966-1969), e no filme múltiplo, televisão e vídeo-game seqüelas.
Nimoy começou sua carreira em seus primeiros vinte anos, ensinando aulas de teatro em Hollywood e fazer filmes menores e aparições na televisão até os anos 1950, bem como o papel título em Kid Monk Baroni . Em 1953, ele serviu no Exército dos Estados Unidos . Em 1965, ele fez sua primeira aparição no rejeitou Star Trek piloto, " The Cage ", e iria para interpretar a personagem de Mr. Spock, até 1969, seguido por sete longas-metragens e slots de clientes em várias seqüelas. Seu caráter de Spock teve um impacto cultural significativo e ganhou três Nimoy prêmio Emmy nomeações; Guia de TV chamado Spock uma das 50 maiores personagens da TV.  Depois do original Star Trek série, Nimoy estrelou Missão Impossível para dois estações, sediou a série de documentários In Search of ... , e narrado Civilization IV , bem como fazer várias aparições bem recebidas de palco.
Fama Nimoy como Spock é tal que as suas duas autobiografias, I Am Not Spock (1977) e Eu Sou Spock detalhe (1995) a sua existência como sendo compartilhada entre o personagem e ele próprio. 

       Início da vida


                   Nimoy nasceu em Boston, Massachusetts no West End , para iídiche de língua ortodoxos imigrantes judeus da Iziaslav , União Soviética (hoje Ucrânia ).  Seu pai, Max Nimoy, dono de uma barbearia na Mattapan parte da cidade. Sua mãe, Dora Nimoy (née Spinner), era uma dona de casa. Nimoy começou a atuar com oito anos de idade em crianças e teatro do bairro. Seus pais queriam que ele cursar a faculdade e seguir uma carreira estável, ou mesmo aprender a tocar acordeão , o qual, seu pai aconselhou, Nimoy pode sempre ganhar a vida com seu avô, mas incentivou-o a se tornar um ator.  Sua primeira papel importante foi em 17, como Ralphie em uma produção amadora de Clifford Odets " Awake and Sing! .  Nimoy teve aulas de teatro na Boston College em 1953, mas não conseguiu concluir seus estudos,  e fotografia na década de 1970 estudou na a Universidade da Califórnia, Los Angeles . Ele tem um MA em Educação pela Antioch College e um doutorado honorário da Antioch University , em Ohio. Nimoy serviu como sargento do Exército dos EUA de 1953 a 1955,  ao lado do companheiro ator Ken Berry e arquiteto Frank Gehry .


     Carreira
                                                          Palco e tela

  Filme de Nimoy e televisão atuando carreira começou em 1951, mas após receber o papel-título no 1952 filme Kid Monk Baroni , uma história sobre um punk de rua virou boxeador profissional, ele jogou mais de 50 pequenas peças em filmes B, programas de TV como Dragnet e periódicos , como Republic Pictures ' Zumbis do Stratosphere (1952). Para sustentar a família muitas vezes Nimoy trabalhou outros trabalhos, como a entrega de jornais da manhã. Ele desempenhou um sargento do Exército no thriller de ficção científica 1954, eles! , professor no filme de ficção científica 1958 Os Comedores de Cérebro , e teve um papel em A Varanda (1963), uma adaptação cinematográfica do Jean Genet jogo . Juntamente com Vic Morrow , ele produziu uma versão 1966 de Deathwatch , uma versão cinematográfica Inglês linguagem do brincar Genet, Haute Surveillance , adaptado e dirigido por Morrow e estrelado por Nimoy.Na televisão Nimoy apareceu como "Sonarman" em dois episódios da 1957-1958 sindicado o drama militar, o serviço silencioso , baseado em eventos reais da seção submarino da Marinha dos Estados Unidos. Ele teve papéis convidados na caça Sea série de 1958 a 1960 e teve um papel menor na The Twilight Zone episódio " A Quality of Mercy "em 1961. Ele também apareceu na Polícia Rodoviária . Ao longo da década de 1960 Nimoy apareceu em uma série de outras séries de TV, incluindo Bonanza (1960), The Rebel (1960), Duas Faces Oeste (1961), Rawhide (episódio, Incident Antes de Passagem Preto. 1961), Os Intocáveis ??(1962), Os Eleventh Hour (1962), Combate! (1963, 1965), A série Daniel Boone , e Perry Mason (1963), The Outer Limits (1964), The Virginian (1965) e Get Smart (1966). Ele apareceu novamente em 1995 limites exteriores da série, mais uma vez no episódio "I, Robot".No palco, Nimoy interpretou o alienígena papel principal de um curto prazo de Gore Vidal A Visit to a Small Planet , em 1968, pouco antes do final do Star Trek série. Esta peça foi encenada no agora dobrado Pheasant Run Playhouse em St. Charles, Illinois.

Nimoy como Spock com William Shatner como Kirk, 1968.Nimoy e William Shatner trabalhou pela primeira vez juntos em um episódio de The Man from UNCLE ", o projeto Caso Strigas" (1964). Seus personagens eram de ambos os lados da Cortina de Ferro , embora com a sua saturnine olha, Nimoy foi previsivelmente o vilão, com Shatner jogar um recruta TIO relutante.Nimoy trabalhou pela primeira vez com DeForest Kelley em um episódio de The Virginian da segunda temporada intitulado "Man of Violence", com Kelley como o médico e Nimoy como o paciente.


           Star Trek


                        Maior destaque Nimoy veio de seu papel no original Star Trek série. Como a meia- Vulcan , meio-humano Spock , um papel que ele escolheu, em vez de uma na novela Peyton Place Nimoy tornou-se uma estrela, ea imprensa previu que ele iria "ter a sua escolha de filmes ou séries de televisão". Formou uma amizade de longa data com Shatner, que interpretou o seu comandante, dizendo de seu relacionamento, "Éramos como irmãos".  Star Trek: The Original Series foi transmitido de 1966 a 1969. Nimoy ganhou três Emmy indicações por seu trabalho sobre o programa icónica que definiu a ficção científica da televisão americana, tanto para os fãs de ficção científica, e mais além.
                                  Ele passou a reprisar o personagem Spock em um papel de voice-over em Star Trek: The Animated Series (tanto assim, que o episódio " Passado "é a única ST: TAS episódio ter sido aceito como Star Trek cânon ). Dois episódios de Star Trek: The Next Generation e seis filmes de Star Trek possuem o original Star Trek elenco. Ele jogou o Spock mais velho em 2009 Star Trek filme , dirigido por JJ Abrams , o filme que está sendo creditado com a revitalização da franquia.                                Spock de Vulcano saudação se tornou um símbolo reconhecido do show identificado com ele. Nimoy criou a assinar-se de suas memórias de infância da maneira(Pela primeira vez eu tive um trabalho que durou mais de duas semanas e um vestiário com meu nome pintado na porta e não riscado no "-Nimoy) kohanim (sacerdotes judeus) realizou a sua mão ao dar bênçãos. Durante uma entrevista, ele traduziu a bênção sacerdotal , que acompanhou o sinal  e descreveu-o durante uma palestra pública:
                       Que o Senhor abençoe e guarde e que o Senhor fazer seu rosto brilhar sobre você. Que o Senhor tenha misericórdia de você e lhe conceda a paz.Nimoy foi convidado a ler estes versos como parte de sua narração para Civilization IV ;                                                    Depois de Star TrekNa sequência de Star Trek em 1969, Nimoy imediatamente se juntou ao elenco da série de espionagem Missão Impossível , que buscava um substituto para Martin Landau . Nimoy foi escalado para o papel de Paris, um agente do FMI que era um ex-mágico e tornar-se especialista em "A Grande Paris". Ele desempenhou o papel durante as temporadas quarto e quinto do show de 1969 a 1971.

 Ele co-estrelou com Yul Brynner e Richard Crenna no filme ocidental Catlow (1971). Ele também teve papéis em Gallery Night (1972) e Columbo (1973) onde ele interpretou um médico assassino que foi um dos poucos criminosos com quem Columbo ficou com raiva. Nimoy apareceu em vários filmes feitos para televisão, como Assalto ao Wayne (1970), Perplexo (1972), O Alpha Caper (1973), The Missing são mortais (1974), apreensão: a história de Kathy Morris (1980), e Marco Polo (1982). Ele recebeu um prêmio Emmy nomeação de melhor ator coadjuvante pelo filme de TV A Woman Called Golda (1982).Em 1975, Leonard Nimoy filmou uma introdução de abertura ao Mundo Ripley do museu localizado na inexplicável Gatlinburg, Tennessee e Cais dos Pescadores, em San Francisco, Califórnia. No final dos anos 1970, ele organizou e narrou a série de televisão In Search of ... , que investigou os acontecimentos paranormais e inexplicáveis ??ou sujeitos. Ele também tem uma parte personagem memorável como psiquiatra em Philip Kaufman é remake de Invasores de Corpo .Durante este tempo, Nimoy também ganhou elogios por uma série de papéis de palco. Ele apareceu em peças como Vincent , Fiddler on the Roof , O Homem da cabine de vidro , Oliver! , Six Rms Riv Vu , Full Circle [ desambiguação necessário  ] , Camelot , Voando Sobre Um Ninho de Cucos , O Rei e Eu , Calígula , O cartaz Quatro , Noite de Reis , Sherlock Holmes , Equus e My Fair Lady .

       Star Trek filmes


                    Quando um novo Star Trek série foi planejada no final de 1970, Nimoy era para ser em apenas dois de onze episódios, mas quando o show foi elevada à categoria de longa-metragem, ele concordou em reprisar seu papel. Depois de dirigir alguns episódios mostram poucos televisão, Nimoy começou direção de cinema em 1984 com a terceira parcela da série de filmes. Nimoy viria a dirigir o segundo filme mais bem sucedido (crítica e financeiramente) na franquia depois de 2009 Star Trek filme, Star Trek IV: The Voyage Home (1986), e Três Homens e um Bebê , filme de maior bilheteria de 1987 a , fez dele um diretor estrela. Numa conferência de imprensa promoção de 2009 Star Trek filme, Nimoy deixou claro que ele não tinha outros planos ou ambição de direto:
                  Não. Não, eu estou satisfeito com tudo isso, obrigado. Nunca tive a intenção de ser um diretor. Depois de Spock tinha morrido, de alguma forma, em Star Trek II , trouxeram-me para uma reunião e perguntou se eu gostaria de ser envolvido em Star Trek III , na confecção do mesmo, e eu tinha dito que eu deveria ser dirigir. Tomei isso como um insulto, porque eu pensei, "o que há de errado com minha atuação?" Mas eu pensei que talvez agora eu deveria fazer isso e eu disse que gostaria de dirigir o filme, e de repente eu me encontrei com uma carreira dirigindo que eu tinha gostado e eu tive o suficiente. Eu dirigi eu acho que cinco ou seis filmes -. Eu tinha um bom tempo


     Outros trabalhos depois de Star Trek


                     Em 1978, Nimoy jogado Dr. David Kibner em Invasion of the Body Snatchers . Ele também fez um trabalho ocasional como dublador em filmes de animação, incluindo o caráter de Galvatron em The Transformers: The Movie em 1986.Nimoy foi caracterizado como o narrador de voz-over para os CBS paranormais série Vidas: Histórias Assombradas verdadeiro fantasma , em 1991.Em 1991, Nimoy se juntou com Robert B. Radnitz para produzir um filme para a TNT sobre um pro bono publico ação movida pelo interesse público advogado William John Cox , em nome de Mel Mermelstein , um sobrevivente de Auschwitz, contra um grupo de organizações envolvidas na negação do Holocausto . Nimoy também desempenhou o papel Mermelstein e acredita: "Se cada projeto me trouxe a mesma sensação de plenitude que nunca esquecem . fez, eu seria realmente no paraíso " Nimoy realizada como Dr. Jekyll e Mr. Hyde em O Pagemaster em 1994. Em 1998, ele teve um papel de liderança como Mustapha Mond na produção feita para a televisão de Aldous Huxley é Admirável Mundo Novo.Juntamente com John De Lancie , outro ex-ator da série Star Trek, Leonard Nimoy criou vozes estranhas , uma empresa de áudio-produção que se especializa em dramatizações de áudio. Entre as obras em conjunto narrado pelo casal são A Máquina do Tempo , Uma Viagem ao Centro da Terra , O Mundo Perdido , O Homem Invisível e Os Primeiros Homens na Lua , bem como vários especiais de televisão para o canal Sci-Fi . Em uma entrevista publicada no site oficial de Star Trek site, Nimoy disse que vozes estranhas foi interrompido porque a série não vendeu bem o suficiente para recuperar os custos.De 1994 até 1998, Nimoy narrou o Mistérios Antigos série sobre A & E incluindo "Água Sagrada de Lourdes "e" Segredos dos Romanov ". Ele também apareceu em publicidade no Reino Unido para os computadores da empresa Computadores tempo na década de 1990. Em 1997, Nimoy interpretou o profeta Samuel, ao lado de Nathaniel Parker, no filme Coleção Bíblia "David". Ele teve um papel central no Admirável Mundo Novo , um 1998 versão TV de Aldous Huxley novela 's, onde jogou uma reminiscência da personagem Spock em seu equilíbrio filosófico imprevisíveis qualidades humanas com a necessidade de controle. Nimoy também apareceu em várias séries de televisão popular - incluindo Futurama e Os Simpsons  - como a si mesmo e Spock.Nimoy apareceu em Copas do Espaço 142 número de programa - "Baleias vivo."Em 1999, ele expressou a narração da versão em Inglês do Dreamcast Sega jogo Seaman e promoveu filmes Y2K educacionais. Em 2000, ele forneceu na câmera de hospedagem e apresentações por 45 episódios de meia hora de uma série de antologia intitulada Nosso Século 20 na Rede TV AEN. A série cobre notícias do mundo, esportes, entretenimento, tecnologia e moda usando clipes de notícias originais de arquivo 1930-1975 dos Arquivos Nacionais em Washington DC e outras fontes privadas de arquivamento.Em 2003, ele anunciou sua aposentadoria de agir para se concentrar na fotografia, mas posteriormente apareceu em vários comerciais de televisão com William Shatner para Priceline.com . Ele apareceu em um comercial para Aleve , uma artrite medicação para a dor, que foi ao ar durante o Super Bowl 2006 .Nimoy, desde uma série abrangente de dublagens para 2005 jogo de computador Civilization IV . Ele fez a série de TV Next Wave , onde entrevistou pessoas sobre a tecnologia. Ele é o anfitrião no documentário The Once and Future Griffith Observatory atualmente em execução no Teatro Horizon Leonard Nimoy evento localizado no recentemente reaberto Griffith Observatory , em Los Angeles, Califórnia.Em 2007, ele produziu o jogo, Will Shakespeare, dramaturgo canadense por Vern Thiessen . O show de uma mulher-estrelou Jeanmarie Simpson como a esposa de Shakespeare, Anne Hathaway . A produção foi dirigida pela esposa de Nimoy, Susan Bay. Nimoy foi dada aprovação lançando sobre quem iria jogar o jovem Spock no novo filme. Em 6 de janeiro de 2009, ele foi entrevistado por William Shatner no Biography Channel 's Raw Nerve Shatner .Em maio de 2009, ele fez uma aparição como o misterioso Dr. William Bell no final da temporada de Fringe , que explora a existência de um universo paralelo . Nimoy retornado como Dr. Bell no Outono para um arco estendido, e de acordo com Roberto Orci , co-criador de Fringe , Bell será "o início das respostas às perguntas ainda maiores". Esta escolha levou um revisor a questionar se Fringe ' s enredo poderia ser uma homenagem à Star Trek episódio " Mirror, Mirror ", que contou com uma realidade alternativa" Universo Espelho "conceito e uma versão de Spock mal distinguido por um cavanhaque .
                                                                              No episódio de 09 de maio de 2009 de Saturday Night Live , Nimoy apareceu como convidado surpresa na "skit Weekend Update ". Durante uma entrevista simulada, Nimoy chamado Trekkies velhos que não gostam do novo filme "dickheads". Em 2009 Star Trek filme, ele interpreta o Spock mais velho do original Star Trek cronograma; Zachary Quinto interpreta o jovem Spock.Estrelado por Will Ferrell no filme para televisão baseado em Land of the Lost , em junho de 2009, ele expressou a parte de "O Zarn", um Altrusian.Nimoy também é um leitor freqüente e popular para " Shorts selecionados ", uma série contínua de programas no Symphony Space , em Nova York (que também viaja por todo o país), que apresenta atores, autores e, às vezes, ler obras de ficção curta. Os programas são transmitidos na rádio e disponível em sites através de Public Radio International , National Public Radio e WNYC rádio. Nimoy foi homenageado pela Space Symphony com a renomeação do Teatro Thalia Theater como o Leonard Nimoy Thalia.
                            Estrelado por Will Ferrell no filme para televisão baseado em Land of the Lost , em junho de 2009, ele expressou a parte de "O Zarn", um Altrusian.Nimoy também é um leitor freqüente e popular para " Shorts selecionados ", uma série contínua de programas no Symphony Space , em Nova York (que também viaja por todo o país), que apresenta atores, autores e, às vezes, ler obras de ficção curta. Os programas são transmitidos na rádio e disponível em sites através de Public Radio International , National Public Radio e WNYC rádio. Nimoy foi homenageado pela Space Symphony com a renomeação do Teatro Thalia Theater como o Leonard Nimoy Thalia.Nimoy também forneceu dublagens para a Star Trek online maciçamente jogo de multiplayer online, lançado em fevereiro de 2010,  , bem como Reino Nascimento Corações by Sleep como Mestre Xehanort, vilão principal da série. Tetsuya Nomura , diretor do Birth by Sleep , afirmou que escolheu Nimoy para o papel especificamente por causa de seu papel como Spock, embora Nimoy foi incapaz de repetir o papel em Kingdom Hearts 3D: Distância Gota Sonho .                                                                                           AposentadoriaEm abril de 2010, Leonard Nimoy anunciou que está se aposentando de interpretar o personagem assinatura do Spock de Star Trek, citando tanto de sua idade avançada eo desejo de dar Zachary Quinto a oportunidade de desfrutar a atenção da mídia completa com o personagem Spock.  Kingdom Hearts : Birth by Sleep seria o seu desempenho final. No entanto, em fevereiro de 2011, ele anunciou seu plano definido para retornar ao Fringe e reprisar seu papel como William Bell. [ 35 ] Sua aposentadoria de agir não incluiu dublagem, como sua aparição na terceira temporada de Fringe inclui sua voz (a sua personagem aparece apenas em cenas animadas), e ele fez a voz de Sentinel Prime em Transformers: Dark of the Moon . Em maio de 2011 Nimoy estrelou o vídeo versão alternativa da música de Bruno Mars " The Song preguiçoso . Aaron Bay-Schuck, a Atlantic Records executivo que assinou Bruno Mars para o rótulo, é enteado de Nimoy. Nimoy fez a voz de Spock como ator convidado em um episódio 5 ª temporada da sitcom da CBS, The Big Bang Theory . O episódio é intitulado "Malfunction The Transporter" e foi ao ar em 29 de março de 2012.   Ele também emprestou sua voz como narrador para o livre documentário "Destiny in Space" tempo mostrando vídeos e imagens do espaço de nove missões espaciais em quatro anos . Na Primavera de 2012, Nimoy reprisou seu papel de William Bell em Fringe , nas quarta temporada episódios " cartas de trânsito "e" admirável mundo novo ".                                                                                      FotografiaNimoy interesse em fotografia começou na infância, ele ainda possui uma câmera que ele reconstruiu com a idade de 13. Seus estudos de fotografia na UCLA ocorreu após Star Trek e Missão Impossível , quando Nimoy considerado seriamente em mudar de carreira. Seu trabalho tem sido exibido na R. Michelson Galerias em Northampton, Massachusetts   eo Museu de Arte Contemporânea de Massachusetts .


o escritor

Nimoy escreveu dois volumes de autobiografia. O primeiro foi chamado I Am Not Spock (1977) e foi controversa, pois muitos fãs incorretamente assumido que Nimoy foi se distanciar do personagem Spock. No livro, Nimoy conduz diálogos entre ele e Spock. O conteúdo desta primeira autobiografia também tocou em uma "crise de identidade" auto-proclamado que parecia assombrar Nimoy ao longo de sua carreira. Também relacionada a uma relação de amor / ódio aparente com o personagem de Spock ea franquia Trek." Eu passei por uma determinada crise de identidade . A questão era se a abraçar o Sr. Spock ou para combater o ataque de interesse público. Percebo agora que eu realmente não tinha escolha na matéria. Spock e Star Trek foram muito vivo e não havia nada que eu pudesse fazer para mudar isso.   "O segundo volume, Eu Sou Spock (1995), viu Nimoy comunicando que ele finalmente percebeu seus anos de interpretar o personagem Spock levou a uma identificação muito maior entre o personagem e ele próprio. Nimoy teve entrada muito em como Spock agiria em determinadas situações, e, inversamente, a contemplação de Nimoy como Spock agiu de lhe deu motivos para pensar sobre as coisas de uma maneira que ele nunca teria pensado se não tivesse interpretou o personagem. Como tal, neste Nimoy autobiografia afirma que, em algum sentido significativo ele se fundiu com Spock, enquanto ao mesmo tempo, manter a distância entre realidade e ficção.Nimoy também escreveu vários volumes de poesia, algumas publicadas junto com um número de suas fotografias. Seu último esforço é intitulado Uma vida de amor: Poemas nas passagens da Vida (2002). Sua poesia pode ser encontrado no índice de poetas contemporâneos de Os hipertextos.   Em meados dos anos 1970 Nimoy escreveu e estrelou um jogo de um homem chamado Vincent baseado na peça Van Gogh por Phillip Stephens.Em 1995, Nimoy estava envolvido na produção de Primortals , uma série em quadrinhos publicada pela Tekno Comix sobre o primeiro contato com alienígenas, que tinham surgido de uma discussão que teve com Isaac Asimov . Houve uma novelização por Steve Perry .


o musico

Durante e após a Star Trek , Leonard Nimoy também lançou cinco álbuns de gravações vocais Dot Records ,   incluindo Trek relacionados com canções como "altamente ilógico", e covers de músicas populares, como " Proud Mary ". Ele descreveu como sua carreira começou a gravação:Charles Grean de Dot Registros tinha combinado com o estúdio para fazer um álbum de música espaço baseado na música de Star Trek , e ele tem uma filha adolescente que é fã do show e um fã do Sr. Spock. Ela disse, 'Bem, se você está indo fazer um álbum de música de Star Trek , em seguida, o Sr. Spock deve estar no álbum. " Então Dot contactou-me e perguntou-me se eu estaria interessado em qualquer falar ou cantar no disco. Eu disse que estava muito interessado em fazer os dois. ... Isso foi o primeiro álbum que fizemos, que foi chamado o Sr. Música Spock from Outer Space . Foi muito bem recebido e bem-sucedida o suficiente para que Dot então se aproximou de mim e me pediu para assinar um contrato de longo prazo. Os álbuns eram populares e resultou em inúmeras aparições ao vivo e sessões de autógrafos recorde promocionais que atraíram multidões de fãs aos milhares. As primeiras gravações foram produzidas por Charles Grean , que pode ser melhor conhecido por sua versão do "Tema de Quentin" a partir de meados dos anos sessenta goth novela Dark Shadows . Essas gravações são geralmente considerados como sem querer acampamento , embora seu desempenho tongue-in-cheek de " The Ballad of Bilbo Baggins "recebeu uma boa quantidade de airplay quando Peter Jackson 's O Senhor dos Anéis filmes foram lançados.Além de sua própria carreira musical, ele dirigiu um vídeo da música de 1985 para The Bangles "Going Down de Liverpool". Ele faz uma breve aparição cameo no vídeo como seu condutor. Isto aconteceu porque seu filho Adam Nimoy (agora um diretor de televisão freqüente) era amigo de Bangles vocalista Susanna Hoffs da faculdade. Ele lançou uma versão de Johnny Cash é a canção " I Walk the Line ".Voz de Nimoy apareceu em forma de amostragem de uma canção da banda pop Sociedade da Informação no final dos anos oitenta. A canção, " O que está em sua mente (Pure Energy) "(lançado em 1988), chegou ao número 3 nas paradas pop dos Estados Unidos, e No. 1 nas paradas de dança. LP auto-intitulado do grupo contém diversas outras amostras da série original de televisão Star Trek.Nimoy também aparece no vídeo da música alternativa para a música "Song Lazy" pelo artista pop Bruno Mars . 


 na vida pessoal

Nimoy tem sido ativa na comunidade judaica, e ele pode falar e ler iídiche . Em 1997, ele narrou o documentário A Vida Apart: Hasidism na América , sobre as várias seitas de hassídicos judeus ortodoxos. Em outubro de 2002, publicado Nimoy O Shekhina projeto , um estudo fotográfico explorando o aspecto feminino da presença de Deus, inspirada por Cabala .Nimoy foi casado duas vezes. Em 1954, ele casou com a atriz Sandra Zober (1927-2011), de quem se divorciou em 1987.   Ele tinha dois filhos com ela, o diretor Adam Nimoy e Julie Nimoy, que tanto apareceu em um Oldsmobile comercial, com o slogan "Este não é Oldsmobile do seu pai ". Em 1988, ele casou com a atriz Susan Bay, que é um primo do diretor Michael Bay .  Em um DVD de 2001,  Nimoy revelou que ele se tornou um alcoólatra, enquanto trabalhava em Star Trek e acabou em reabilitação .  William Shatner , em seu livro de 2008 Até agora: The Autobiography , fala sobre como mais tarde em suas vidas Nimoy tentaram ajudar a esposa alcoólatra Shatner.Nimoy ainda tem o último par de orelhas de Spock que ele usava na série, como uma lembrança. Ele disse que o personagem de Spock, que ele tocou doze a quatorze horas por dia, cinco dias por semana, influenciou a sua personalidade na vida privada. Cada fim de semana durante a execução original da série, ele estaria em caráter durante todo sábado e no domingo, comportando mais como Spock do que a si mesmo: mais lógico, mais racional, mais ponderada, menos emocional e encontrar a calma em qualquer situação. Foi somente no domingo, no início da tarde que a influência de Spock em seu comportamento iria desaparecer fora e ele se sentiria mais a si mesmo novamente - só para começar o ciclo de mais de manhã segunda-feira.  Nimoy também introduziu a pitada nervo Vulcan em um início de Star Trek episódio " The Enemy Within ".  Inicialmente, Spock era para nocautear o Kirk mal na sala de Engenharia de golpeá-lo na parte de trás da cabeça. Nimoy sentiu que a ação não estava em sintonia com a natureza do personagem Spock, então ele sugeriu o "pinch" como uma alternativa não-violenta, sugerindo que os vulcanos tem a capacidade de emitir energia de seus dedos, que, se aplicada ao correto cluster de nervo, pode tornar um inconsciente humano.   Nimoy expliquei isso para o diretor do episódio e de acordo com Nimoy, o diretor não tinha idéia do que ele estava falando. No entanto, Nimoy se expressar alívio em entrevistas posteriores e aparências que, quando ele explicou o conceito de William Shatner, ele entendeu imediatamente, e reação Nimoy créditos Shatner para o aperto do nervo no episódio como o que realmente vendeu. Em scripts de início de Star Trek , o aperto do nervo foi referido como o "FSNP", que significava "Pinch famoso Pescoço Spock".  Ele manteve-se bons amigos com William Shatner co-estrela (também do ucraniano-judaica de descida) e foi o melhor homem no terceiro casamento Shatner, em 1997. Shatner é de apenas quatro dias mais de Nimoy. Ele também continuaram bons amigos com DeForest Kelley até a morte Kelley em 1999.A Fundação Espaço chamado Nimoy como o destinatário da S. Douglas Morrow 2010 Público Prêmio Outreach  para a criação de um modelo positivo que inspirou um número incontável de telespectadores para saber mais sobre o universo. Uma honra Nimoy não recebeu, porém, foi a nomeação do asteróide 2309 Mr. Spock depois de sua personagem, pelo menos não diretamente. O asteróide foi nomeado pelo descobridor James B. Gibson depois de seu gato de estimação, "Mr. Spock", disse o felino fato de ser nomeado após a Star Trek personagem.Em 2009, Nimoy foi homenageado pela sua cidade natal, a infância, quando o Gabinete do prefeito Thomas Menino proclamou a data de 14 de novembro de 2009, como Leonard Nimoy dia na cidade de Boston.  

filmografia

Ano Filme Papel Notas1951 Ruibarbo Jogador de futebol jovem 1952 Kid Monk Baroni Baroni 'Monk' Paul Zumbis do Stratosphere Narab 1952 Francis vai para West Point Jogador de futebol Parte falada, mas sem créditos1953 Overland Trail Velho Chefe Black Hawk 1954 Eles! Sargento do Exército 1954 Dragnet Julius Carver & Karlo Rozwadowski (TV) Episódios "Os Big Boys" em 1954 e "Nome grande" em 1959.1956 A história de West Point Tom & Kennedy? (TV series) 2 episódios, "Fist seu irmão" (1956) e "Perigo Cold" (1957)1957 Polícia Rodoviária Harry Wells, Ray (Série de TV) 2 episódios, como Harry Wells em "Poeira Quente" (1957) & Ray em "Blood Money" (1958)1958 Os Comedores de Cérebro Professor Cole Sea Hunt Indio (TV series) 6 episódios (1958-1960)1960 Prosperidade Freddy (Série de TV) Episódio "The Ape"Esquadrão M Bob Nash (Série de TV) Episódio "emblema de um Covarde"1961 The Twilight Zone Hansen (TV) (Episódio " A Quality of Mercy ")Couro cru Anko (Série de TV) Episódio "Incidente Antes de Passagem Black"1963 Perry Mason Pete Chennery (Série de TV) Episódio "O Caso dos sapatos o ladrão de"A Varanda Roger The Virginian Tenente Beldon MD (Série de TV) Episódio "Man of Violence"1964 The Outer Limits Konig (TV) ("Episódio Produção e Decaimento de Partículas estranhas ")The Outer Limits Judson Ellis (TV) (Episódio " I, Robot ")The Man From UNCLE Vladeck (Série de TV) Episódio "O Projeto Caso Strigas"1966 Get Smart Stryker (TV) (Episódio " The Spy Morto rabiscos ")Gunsmoke John Walking Fox (TV) ("Episódio Treasure of John Fox Walking ")Daniel Boone Oontah (TV) (Episódio "Território Seminole")Deathwatch Jules LaFranc 1966 Star Trek Sr. Spock(1966-1969) (TV) (79 episódios)1969 Mission: Impossible Paris(1969-1971) (TV) (49 episódios)1971 Assalto ao Wayne Comandante Phil Kettenring (TV)Catlow Moleiro 1973 Perplexo! Tom Kovac (TV)Columbo: A Stitch in Crime Dr. Barry Mayfield (TV)Star Trek: The Animated Series Sr. Spock(1973-1974) (Voz) (22 episódios)1974 Rex Harrison apresenta histórias de amor Mick (TV)1976 Em busca de ... Narrador (1976-1982) (Série de TV)1978 Invasores de Corpo Dr. David Kibner 1979 Star Trek: The Motion Picture Mr. Spock 1981 Vincent Theo van Gogh (TV)1982 A Woman Called Golda Morris Meyerson (TV)Marco Polo Achmet (TV mini-series)Star Trek II: A Ira de Khan Capitão Spock 1983 TJ Hooker Paul McGuire (TV Series) (Episódio "Vengeance is Mine")1984 Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock Capitão Spock O Sol Também se Levanta Conte Mippipopolous (TV)1986 O Transformers: The Movie Galvatron (Voz), antagonista principal Decepticon / vilão principalStar Trek IV: The Voyage Home Capitão Spock Conto de Fadas Teatro O Mago marroquino Mal (TV Series) (Episódio "Aladdin e sua lâmpada maravilhosa")1989 Star Trek V: A Fronteira Final Capitão Spock 1991 Nunca esqueça Mel Mermelstein (TV)Vidas: Histórias mal-assombradas verdadeiro fantasma Narrador (TV)Star Trek: The Next Generation Embaixador Spock(2 episódios) (TV) (episódios " Unificação : Parte 1 "e" Unificação : Parte 2 ")Star Trek VI: A Terra Desconhecida Capitão Spock 1993 A Árvore de Halloween Sr. Moundshroud (Voz)1994 O Pagemaster Dr. Henry Jekyll / Mr. Edward Hyde (Voz)1995 Bonanza: Under Attack Frank James (TV)The Outer Limits Thomas Cutler (TV) (episódio " I, Robot ")Titanica Narrador (Documentário)1997 David Samuel (TV)1998 As Crônicas de Harryhausen Narrador (Documentário)Admirável Mundo Novo Mustapha Mond (TV)2000 Seaman (vídeo game) Narrador (Vídeo game)Sinbad: Beyond the Veil of Mists Akron / Baraka / King Chandra (Voz)2001 Becker Professor Emmett Fowler (TV) (episódio "The Tormentor")2002 Futurama Spock (TV) (episódio "Where No Fan Has Gone Before")Atlantis: The Lost Empire Rei Kashekim Nedakh (Voz)2005 Civilization IV Narrador (Vídeo game), (voz)2009 Star Trek Spock Prime Land of the Lost O Zarn (Voz)2009 Franja Dr. William Bell (2009-2012) papel recorrente 2010 Star Trek Online Sr. Spock (Narrador) (Vídeo game), (voz)Reino Nascimento Corações by Sleep Mestre Xehanort  (Vídeo game), (voz) 2011 Transformers: Dark of the Moon Sentinel Prime (também como Spock em uma televisão ao fundo) (Voz) 2012 The Big Bang Theory Figura de Ação Spock (Voz) 


como diretor

Vincent : Baseado na peça "Van Gogh", de Phillip Stephens (1978-1981)Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (1984)Star Trek IV: The Voyage Home (1986)Três Solteirões e um Bebê (1987)A Boa Mãe (1988)


Engraçado About Love (1990)Santo Matrimônio (1994)episódios de Night Gallery e TJ Hooker e os poderes do Mateus Estrela e Deadly Games


                                        Vídeos musicais

"Bilbo Baggins", de Leonard Nimoy
" Going Down de Liverpool ", de The Bangles (1985)
" A Canção do preguiçoso ", de Bruno Mars (2011)


os livros dele   Bibliografia

                                 I Am Not Spock (1977)Vincent: Baseado na peça "Van Gogh", de Phillip Stephens (1978)Star Trek: The Motion Picture (1979) (Contribuições sem créditos) [ carece de fontes? ]Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (1984) (Contribuições sem créditos) [ carece de fontes? ]Star Trek IV: The Voyage Home (1986)Star Trek VI: A Terra Desconhecida (1991)I Am Spock (1995)Shekhina fotografia (2005) ( ISBN 978-1-884167-16-4 )O Projeto de Corpo Inteiro (2008)                                                                              Poesia

You & I (1973) ( ISBN 978-0-912310-26-8 )Será que eu penso de você? (1974) ( ISBN 0912310701 )Somos todos filhos à procura de amor: uma coleção de poemas e fotografias (1977) ( ISBN 978-0-88396-024-0 )Venha fazer With Me (1978) ( ISBN 978-0-88396-033-2 )Estas palavras são para você (1981) ( ISBN 978-0-88396-148-3 )Aquecido pelo Amor (1983) ( ISBN 978-0-88396-200-8 )Uma vida de amor: Poemas nas passagens da Vida (2002) ( ISBN 978-0-88396-596-2 )        

                como musico

  Discografia

       


Veja também: Leonard Nimoy discografia (incluindo coletâneas e reedições)Leonard Nimoy apresenta música Mr. Spock From Outer Space (Dot Records), (1967).Dois Lados de Leonard Nimoy (Dot Records), (1968).A Way I Feel (Dot Records, Stereo DLP 25.883), (1968).A Touch of Leonard Nimoy (Dot Records, Stereo DLP 25.910), (1969).O Novo Mundo de Leonard Nimoy (Dot Records, Stereo DLP 25.966), (1970).            

uma entrevista de nimoy sobre o mais recente filme jornada nas estrelas e uma possivel volta do velho spok










O ator Leonard Nimoy (Spock) foi ouvido pelo StarLand.com, numa entrevista muito legal, onde falou do passado, presente e futuro de Jornada nas Estrelas. Nimoy disse também que vê um futuro promissor para o jovem Spock, interpretado por Zachary Quinto, e se estaria disposto a participar da continuação de Star TrekQuando ouviu pela primeira vez que haveria um novo filme e que queriam que você interpretasse Spock novamente, houve uma parte de você que disse lá no fundo: “Não, eu terminei com o personagem”?Nimoy: “Certamente houve hesitação, porque eu estava muito confortável, depois de tantos anos de distância, com a idéia de que não iria fazer Spock novamente. Eu apenas não pensava em mim, em termos de fazer esse papel novamente. Mas eu achei que seria, pelo menos, uma cortesia, ir e ouvir o que eles tinham para dizer. Tive uma excelente reunião com J.J. Abrams, Bob Orci e Alex Kurtzman. O meu sentimento deles foi muito diferente da experiência que eu tive nos últimos 12 ou 15 anos em relação a Jornada. Me senti, francamente, como uma espécie de uma pessoa de fora que não fazia uma visita há muitos anos. Minha conversa com J.J. e os outros realmente me deu a sensação de que eles estavam olhando para Jornada da maneira que eu olhei para ela a partir dos anos anteriores da série original e de alguns dos melhores filmes que fizemos. Eles foram muito de encontro com os meus sentimentos sobre o que fazer com que isso funcionasse e particularmente sobre o que tinha me animado em ser Spock. Então pensei, “Isto soa diferente da experiência que eu tive com Jornada por algum tempo”. Soava muito diferente. Eu achei que poderia ser merecedor de uma análise. Eles não tinham um script naquele momento, estavam apenas considerando escrever algo, mas deixaram bem claro que pretendiam escrever um script que seria importante envolver o personagem Spock. Então eles precisavam que eu, pelo menos, considerasse, porque se eu tivesse dito ”não” eles teriam de encontrar uma nova direção. Eu não disse ”não”, eu disse: “Acho que vocês estão interessados nas coisas que eu estou interessado. Irei aguardar a leitura do script”. E foi dessa forma que ficamos”.Você tem um sentimento de realização com o personagem Spock depois deste filme, ou é o início de uma nova era para você e Spock?

Nimoy: “Ambos. Eu não sei sobre mim e Spock. Este filme certamente é o começo de uma nova era para Spock. É impossível prever sobre mim e Spock. Não tenho ideia de onde querem ir, e eu me sinto muito confortável de qualquer forma. Me sinto muito gratificado por ter sido capaz de ter algum tipo de encerramento. Se este é o encerramento, então estou muito confortável com isso. Eu não estava feliz com o encerramento que foi imposto ao personagem Spock alguns anos atrás, quando Spock foi simplesmente abandonado e Kirk foi morto em uma só tacada. Eu senti que ambos foram grandes perdas para Jornada. Não havia nenhuma razão para matar Kirk, e houve uma negligência com o personagem Spock. Parecia intencional. Parecia como se alguém estivesse dizendo: “Bem, temos de pôr fim a isso e começar com toda uma nova era aqui”. Tendo tido este filme e esta experiência como Spock e vendo Zachary Quinto no papel agora, sinto que o personagem tem um potencial maravilhoso, vida nova e, sem dúvida, o sucesso do filme é apenas fantástico. É maravilhoso ver isso acontecer, ver Jornada ter uma chance de uma reinvenção e uma reaproximação. Foi certamente a necessidade de uma reaproximação”.

Você pode descrever, a partir de sua perspectiva, como Spock mudou ao longo dos anos, desde o primeiro piloto a este último filme?
Nimoy: De muitas formas, sinto-me mais perto de Spock pessoalmente do que nunca tive. O Spock que intepretei neste filme está mais perto de mim, em minha condição pessoal de vida, do que já esteve antes. Foi uma “performance” durante os anos da série e os anos do filme, porque eu era muito mais humano e emocional, em termos mais amplos, do que o Spock que estava interpretando. Agora, isso não significa que Spock não tivesse emoções; como nós todos sabemos, Spock tinha a sua própria vida interior. Mas o que eu estava interpretando (na série) era muito lógico, muito frio, racional. Neste filme, o meu Spock conciliou com ele de uma maneira muito confortável. Então eu me vejo como Spock agora, considerando que Zachary fez um excelente trabalho nos trazendo um personagem Spock antes do Spock que eu interpretava na série original. E, finalmente, no final do filme, vemos que ele chega ao Spock que desempenhou durante a série original”.Não era um risco este relançamento do original num filme com um elenco totalmente novo? As chances do público não aceitar novos atores nesses papéis clássicos foi bastante real. O que inspirou você a avançar com este projeto, apesar desse risco?
Nimoy: “Bem, eu realmente não estava tendo o risco, J.J. sim. Tudo se resume à questão de saber se o filme funcionaria e se você o faria com sucesso. Acho que ele fez isso extraordinariamente bem. Se ele não tivesse feito isso bem, poderia ter sido uma catástrofe. Mas isso é verdade, que em qualquer forma artística ou qualquer risco, você tem. Se você não correr riscos, você ficará sendo desinteressante. Quando eu primeiro coloquei as orelhas pontudas, há muitos anos, foi um risco”. Eu imagino a primeira vez em que foi posta a maquiagem de Spock, por volta à década de 60, e você olhou no espelho, você se perguntou se isto iria funcionar?Nimoy: “Fiquei espantado. Eu pensei, “Isso é perigoso! Isto poderia ser uma piada!”. Eu levei a minha carreira atuando muito a sério. Eu estava indo bem, eu estava fazendo uma vida como um ator e fazendo alguns papéis bastante decentes e este personagem Spock era um risco. Então, ele se torna uma questão de saber se vai funcionar ou não. Se funcionar, então você é um herói. Se isso não funcionar, você é um desastre”.Eu me lembro muito claramente, várias vezes em toda a história de Jornada, que houve rumores sobre estarem trazendo de volta a franquia à tela grande ou à televisão e a reformulação dos papéis originais. Eu ainda lembro uma vez, acredito que foi antes de Star Trek – The Motion Picture, quando houve rumores de que Robert Redford estava sendo considerado para fazer o Capitão Kirk e Sr. Spock como Clint Eastwood e os fãs ficaram indignados.Nimoy: “Eu posso entender a indignação perante este tipo de vazamento, mas estamos em um tempo diferente e em um lugar diferente agora. Acho que os fãs, em geral, entenderam que precisávamos de algum tipo de coisa fresca, nova abordagem para Jornada, uma nova visão. Isso é o que aconteceu com este filme. É uma visão fresca e 

 muito bem sucedida”.                      

Você teve, inicialmente, alguma reserva sobre esta ideia do tempo alternativo e a destruição do planeta Vulcano?Nimoy: “Não, eu achei que foi uma emocionante e inventiva forma de lidar com alguns problemas muito sérios que tinham a ver com a proteção do cânon. Foi uma maneira de dizer, “Olha, temos de nos libertar dessas algemas, caso contrário, estaremos parados, a cada passo de eventos de cada elemento de personagem, etc”. Tudo o que fizer ou disser, as pessoas vão comentar: “Bem, isso não se enquadra no cânon!”. Então, eles tinham que encontrar uma forma de dar si mesmos um novo começo e eu penso que o fizeram brilhantemente”.Eu absolutamente amei esse filme, mas tenho de admitir que houve algo amargo sobre isso para mim, como um fã da série original, em que eu percebi que o elenco, que eu cresci amando, estava verdadeiramente indo embora agora e este novo e mais jovem elenco estava recebendo a tocha deles. Você tem algum sentimento sobre isso?
Nimoy: Sim, claro que sim. Mas se nós não pudermos aceitar o futuro, estaremos em apuros. Ben Cross está interpretando o pai de Spock. Mark Lenard morreu. Winona Ryder está fazendo a mãe de Spock, Jane Wyatt faleceu. Simon Pegg está no papel de Scotty e James Doohan se foi. DeForest Kelley morreu. Majel Barrett morreu. Temos de ser realistas a este respeito. Eu sou um cara nostálgico, adoro pensar no passado. Penso nisso com freqüência. Eu penso sobre os grandes momentos que tivemos e as dificuldades e os momentos emocionantes. Mas penso que é saudável para viver o “aqui-e-agora” e lidar com a realidade do presente. Estou vendo esse filme, não como uma coisa negativa, mas como uma coisa positiva. A estes personagens amados está sendo dada uma vida nova. Estou muito orgulhoso pelo fato destes personagens serem dignos de lidar com o novo. Criamos esses maravilhosos personagens e vale a pena fazer um novo investimento neles, observá-los e agora vê-los sob uma nova luz. Penso que é muito emocionante”.Não lhe parece que este filme foi quase uma necessidade para manter a chama da franquia queimando brilhante, quando parecia que tinha perdido algum brilho nos últimos anos?Nimoy: “Eu penso que foi absolutamente necessário para manter a franquia vibrante e em frente. Foi a mesma forma que usaram em Star Trek II: A Ira de Khan, colocando Jornada de volta no mapa, em 1982. Este filme está fazendo a mesma coisa, muitos anos mais tarde”. Foi a última linha que você disse no filme, “propulsores a plena força”, uma simbólica passagem da tocha?Nimoy: “Essa linha não estava no script. Quando fizemos a cena, eu disse ao J.J.: “Se você me der mais uma tomada, eu tenho um pensamento que gostaria de introduzir aqui e veja se você gosta dele”. Nós filmamos novamente e eu disse: “propulsores a plena força”. Era uma espécie de bênção e uma passagem da tocha. Foi uma ideia imediata e não estava no script. Então J.J. me ligou mais tarde e disse que ficou espantado com a forma como ela se enquadrou na próxima cena da ponte, porque eles começavam a falar sobre os propulsores. Então, houve uma ligação quase como se tivesse sido concebida dessa forma. Eu não estava pensando sobre a cena da ponte, eu estava simplesmente pensando em dizer a estes jovens rapazes, “vão em frente. Peguem a tocha e sigam!”.Descreva como foi para você ver Zachary Quinto interpretar Spock pela primeira vez?


Nimoy: “Adorei! Acho que ele é fantástico. Eu admiro a forma como ele aborda seu trabalho. Ele é muito bem treinado, muito sério da melhor maneira. Ele é inteligente. Mandaram-me algumas imagens de quando ele estava sendo considerado para o papel e me pediram para dar uma olhada. Chamei-os imediatamente e disse: “Não só porque ele se parece bastante comigo, basta olhar para fazê-lo funcionar, mas também porque tem uma vida interior. Há uma mente pensante, você pode vê-la funcionando. Penso que é vital para o personagem e eu acho que ele vai ser maravilhoso”. Acho que ele tem feito algumas coisas ótimas com o personagem Spock”.
Foi estranho ver outro ator a sua frente interpretar Spock?
Nimoy: “Nos reunimos várias vezes antes das filmagens, porisso não foi a primeira vez que tinhamos estado na companhia um do outro. Foi a primeira vez para os personagens, mas não para os atores. Tínhamos passado horas juntos em vários momentos, durante as refeições e na minha casa, olhando para as filmagens de Jornada, em conjunto, e discutindo a filosofia e o make-up do personagem Spock. Quando ele chegou a tempo para fazer o papel, me senti muito confortável em trabalhar com ele. Eu apenas acho que ele é um ótimo ator. Ele fez me sentir orgulhoso e eu disse-lhe isso”.Qual foi o aconselhamento mais importante que você deu para Zachary Quinto?Nimoy: “Eu não posso dizer honestamente o que eu aconselhei para ele. Não foi realmente o processo de um orientador. Eu não disse: “Pense sobre isso” ou “faça isso” ou “não faça aquilo”. Não era esse tipo de conversa. Era sobre a filosofia da natureza, da origem do personagem e como ele evoluiu, quais os problemas de make-up e como isso evoluiu. Eu só estava dando a ele um pouco da história, desse modo ele teve algumas raízes de minha experiência para tirar. Não houve orientação ou aconselhamento. Ele é muito bem treinado e um cara inteligente. Ele sabia o que estava fazendo”.Se você pudesse voltar no tempo, como Spock fez, que aviso daria a um Leonard Nimoy de 78 anos para um Leonard Nimoy de 30, quando ele estava iniciando no papel de Spock pela primeira vez?Nimoy: “(Risos) Eu diria, “Esteja ciente de que as coisas mudam!”Jornada estava começando a perder parte de sua popularidade nos últimos anos. Foi este filme, bem como a forma como foi feito, absolutamente essencial para a saúde futura da franquia e a sua capacidade para continuar como um entretenimento? Nimoy: “Sim, creio que é verdade. É muito claro agora que o filme é um enorme sucesso e há toda uma nova geração de fãs que vem a bordo. Acho que vamos encontrar um interessante aumento nas vendas da série original, porque um grande número de novos fãs que está vendo este filme vai dizer: “Pôxa, eu gostaria de voltar e ver como isto tudo começou”. Portanto, a série original, que está agora em Blue-ray, irá receber um público mais vasto. Eu comprei os discos alguns dias atrás e não tive a oportunidade de olhar, mas sei que eles são lindos. Creio que haverá um enorme interesse na série original novamente e penso que é maravilhoso”.Você acredita que houve uma influência do Star Wars neste filme?
Nimoy: “Eu tenho certeza que sim. Creio que não apenas Star Wars, mas também uma espécie de sensibilidade contemporânea, para o que a audiência olha em um filme, nestes dias. O que este filme consegue fazer é levar Jornada dentro de um olhar contemporâneo e com sensação, na medida em que um filme de aventura é concebido, mas também, excepcionalmente, tem um grande coração no centro do mesmo. Um monte de filmes com gigantescos efeitos, que estamos vendo nestes dias, não tem coração. Você vai embora sentindo um vazio. Você já viu uma enorme quantidade de deslumbramento e adrenalina, mas você perde o coração. Star Trek é um filme emocional. É espantoso como J.J. foi capaz de construir tanta emoção em escala gigantesca dentro deste filme de ação”.Qual você acha que será o futuro do Spock velho após este filme? Nimoy: “Minha sensação é de que ele tem algum trabalho a fazer. Ele falou sobre a criação de uma nova colônia Vulcana e eu acho que ele vai ficar muito envolvido nisso. Se nós nunca mais viermos a vê-lo novamente é o que eu ia imaginar que ele estaria fazendo. Ele está ocupado na reconstrução da história Vulcana”.

Tem havido muita conversa sobre o presidente Obama ser um admirador de Jornada e ser comparado com o personagem Spock. Ele ainda disse que viu o novo filme e gostou muito e em entrevista recente a Newsweek, ele mencionou a sua ligação com Spock. Alguma vez você já encontrou-se com o Presidente e discutiram sobre Jornada com ele?Nimoy: “Eu o conheci duas vezes. Nós realmente não falamos sobre Jornada, mas na primeira vez que eu o conheci, ele me fez a primeira saudação Vulcana, quando me viu. Minha esposa e eu estávamos em um almoço para ele, há muito tempo. Ele estava no seu início da campanha para a Presidência. Ele passou por um grupo de pessoas, era uma pequena multidão, talvez de 60 ou 80 pessoas e ele me viu e levantou a mão no gesto Vulcano e disse: “Disseram-me que estava aqui”. Dei a saudação Vulcana em resposta ele e esse foi o começo do nosso relacionamento. Eu acredito que ele cresceu assistindo Jornada”.Você acredita que este novo elenco de Star Trek terá a franquia seguindo-o através de suas carreiras como foi para você e seus colegas das séries? Nimoy: “Eu acho que vai ser interessante assistir. Eu não posso prever isso. Acho que todas essas pessoas, obviamente, tem futuro como atores. Estão todos muito bem. Zachary ainda tem trabalho a fazer em Heroes. Chris Pine, obviamente, vai ser um galã. Zoe Saldana, acho que já está trabalhando em um outro filme (Avatar). Eles terão impulso nas carreira a partir deste filme, porque eles são bons. São profissionais, pessoas talentosas e merecem”.  Você acha que Gene Roddenberry ficaria feliz com o estado da franquia, nesses dias?Nimoy: “Ah, estou certo de que ele iria gostar do que está acontecendo hoje. Eu acredito que ele iria se divertir muito. Foi muito ruim ele e Majel terem morrido, sem ver este espantoso relançamento da sua idéia original”. Tal como está agora, o que você prevê para o futuro de Jornada?
Nimoy: “Está muito claro que a Paramount está interessada em fazer outro filme Star Trek. Acredito que, pelo menos um mês atrás, eles já tinham autorizado um script para ser produzido e que implica num investimento financeiro e numa expectativa de que haverá pelo menos um script para se ver. O meu entendimento é que será escrito pelo mesmos caras, Orci e Kurtzman. Eles estão, provavelmente, no trabalho sobre o desenvolvimento de uma história agora. Eu acho que existe muito forte interesse no próximo filme provenientes da audiência e do estúdio. Para além de outro filme, quem sabe? O futuro está aberto”.Eu imagino que você está muito bem, com o espírito aberto para aparecer como Spock novamente se lhe pedirem? Nimoy: “Não tenho ilusões quanto a precisarem ou não de mim. Eles decidiram que queriam fazer este filme usando Spock como uma espécie de âncora para a história, que eu penso que funcionou muito, muito bem. Eles não tem que fazer isso novamente. Se decidirem que tem um papel para mim eu ficaria muito interessado em conversar com eles sobre isso. Mas eu tenho todos os motivos para acreditar que eles estabeleceram todo um novo conjunto de personagens e podem velejar muito bem sem mim. De qualquer maneira é bom para mim. Estou muito satisfeito que isto tenha acontecido”.Fonte: Trek Movie


 

em uma entrevista de 2003 ao trek brasilis


Salvador Nogueira (Trek Brasilis)
24 de Outubro de 2003
O Omelete, em parceira com o Trek Brasilis - o melhor site sobre Jornada nas Estrelas do Brasil - conversou com Leonard Nimoy, o eterno Sr. Spock da série clássica de Star Trek. Confira abaixo como foi a entrevista, conduzida por Salvador Nogueira.
O homem dispensa apresentações. E, apesar de ser o mais competente e consciente ator a passar por Jornada nas estrelas, não há nada que dê a Leonard Nimoy  a aparência de alguém arrogante ou inacessível. Foi com enorme cortesia que acolheu meu pedido de entrevista, na sexta-feira passada, 17 de outubro de 2003, de seu escritório em Los Angeles, na Califórnia. E exatamente às 16h de segunda-feira, meu telefone tocou. Eu sabia quem era.
Olá, é o Salvador?, a voz perguntou.
Sim, sou eu.
Olá, aqui é Leonard Nimoy.
Ele obviamente não precisava ter dito isso. Mesmo assim, foi bom para que eu emergisse mais rapidamente daquele devaneio (Não acredito! O Sr. Spock está do outro lado da linha! Fascinante!) e iniciasse um diálogo inteligível.
Oi, estou feliz de finalmente termos conseguido nos falar, balbuciei.
Sim, aqui estamos nós, ele me respondeu, com enorme simpatia.
Veja o que aconteceu na meia hora seguinte.
Primeiro, eu gostaria de perguntar: o que o traz ao Brasil?
Leonard Nimoy: Eu nunca estive no Brasil antes. Estava na hora, eu acho. Há uma comunidade de Jornada nas estrelas no país que eu gostaria de conhecer. E há alguns novos lançamentos de DVD de filmes de Jornada nas estrelas no Brasil de que falarei também.
Ouvi dizer que também haveria uma exposição de suas fotografias. É verdade?
Não, ela não vai acontecer.
Mas houve algum planejamento inicial para isso, não?
Houve alguma discussão a respeito, mas não a concluímos.
 Falando de fotografia, por que o senhor decidiu se voltar para essa arte?
Bem, eu trabalho com fotografia há muitos, muitos, muitos anos, desde que tinha treze anos. Não é algo novo. Para mim, é um projeto de longo prazo.
Seu livro fotográfico Shekhina fez muito barulho entre comunidades judaicas, mostrando nudez feminina combinada a objetos ritualísticos hebraicos. Foi intencional?
Oh, não, não. (Risos) Não era essa a idéia. Eu estava apenas seguindo uma visão artística.
Mas o senhor provavelmente imaginou que pudesse haver algum tipo de...
Bem, durante o processo de fazer as imagens, mostrando parte do trabalho para várias pessoas, comecei a perceber que haveria algumas discussões intensas a respeito.
O senhor tem planos futuros para seus projetos em fotografia?
Sim, estou trabalhando em projetos o tempo todo. Várias galerias nos Estados Unidos estão expondo os trabalhos, museus comprando as obras. O Jewish Museum de Nova York acabou de adquirir uma peça do livro. Outros no país estão comprando fotos para suas coleções, e estou trabalhando em novos projetos o tempo todo.
O senhor sente que a recepção dos críticos e do público tem sido positiva?
Sim, as obras têm sido muito bem recebidas.

Mudando de assunto, seus dias como o Sr. Spock estão mesmo terminados?
Oh, sim. Você quer dizer, como intérprete?
Sim.
Sim, com certeza.
O senhor não consideraria voltar se a Paramount decidisse que Spock deve ter outra chance?
É uma pergunta hipotética, o que a torna difícil de responder. Apenas acho terrivelmente improvável que eu receba esse telefonema. Então, não desperdiço meu tempo pensando no assunto. Eles não me ligam faz doze anos. Duvido que haja muita chance de me telefonarem no futuro.
O senhor não esperava nada, nem do último filme, Nêmesis, que era ambientado em Romulus e tinha uma óbvia conexão com Spock?
Eu não tive notícia alguma deles.
Há outra franquia na qual o senhor esteve envolvido, ainda que indiretamente: O Senhor dos Anéis. É verdade que o senhor gravou uma canção, chamada The ballad of Bilbo Baggins?
Muitos, muitos anos atrás, sim. No final dos anos 1960, início dos 1970, eu estava fazendo algumas gravações, e um produtor me enviou uma música chamada The ballad of Bilbo Baggins, que achei encantadora. Eu tinha muito interesse nas histórias dos Hobbits e acabei fazendo uma gravação.
Alguma chance de relançamento?
Para ser sincero, não tenho idéia de onde estão as masters originais. Estou ciente de que, como resultado dos vários filmes de O Senhor dos Anéis, algumas pessoas desenterraram cópias dessa canção e tocaram aqui e ali, mas não espero que a coisa tome grandes proporções. Eu duvido que veremos uma onda da canções Hobbits de Leonard Nimoy ao redor do mundo. Acho que não vai acontecer. (Risos)
Falando da atual mania em torno de O Senhor dos Anéis, como o senhor vê o crescimento assustador do gênero da fantasia, acompanhado pelo declínio da ficção científica, em anos recentes?
Acho que pode ser saudável. A ficção científica, em anos recentes, passou a significar efeitos especiais e explosões. Já as histórias dos Hobbits têm um núcleo de humanidade que acho muito tocante.
De volta ao início, Jornada nas estrelas sempre se preocupou em transmitir mensagens políticas e éticas por meio de suas histórias.
Sim.
Isso foi transportado para os filmes e, de certo modo, para A nova geração. Mas as versões mais novas parecem ter minimizado a importância desta proposta. Como o senhor vê o envelhecimento de Jornada nas estrelas e seu poder metafórico ao longo dos anos?
É uma questão muito boa. Posso responder apenas em parte, porque realmente não tenho prestado muita atenção ao que foi feito nos últimos anos. Eu não sou uma autoridade na história de Jornada nas estrelas. Acredito que, nos primeiros anos, os três em que realizamos a série, e nos primeiros filmes, nós estivemos muito preocupados em tecer comentários sociais e políticos. Acho que isso garantiu grande parte do sucesso. Eu tinha muito orgulho de estar vinculado a Jornada nas estrelas, por causa do conteúdo. Não posso realmente dizer os rumos que a franquia tomou nos últimos anos. Então, seria injusto comentar, porque não vi muita coisa.
O senhor foi convidado para ser o diretor do primeiro filme com o elenco de A nova geração, Jornada nas estrelas: Generations, de 1994, mas recusou, porque foi informado de que não haveria tempo para corrigir os problemas que viu no roteiro. Que problemas eram esses?
Ahhh, faz muito tempo. Estou tentando me lembrar. (Pausa) Eu apenas senti que a história não reunia preocupação alguma que me interessasse. Parecia uma construção mecânica de um conflito com um indivíduo, um indivíduo com quem eu não me importava e que não representava uma força significativa para mim. Eu simplesmente não ligava para ele. Não era algo que me tocasse, ou que eu julgasse acessível.
Fosse o senhor o diretor de Generations, o capitão James Kirk teria morrido?
Oh, outra questão hipotética! (Risos)
Sim, eu gosto de questões hipotéticas, sabe...
(Risos) Eu não sei. Francamente, eu me lembro de ter pensado que era uma morte meio inglória. Era uma batalha no deserto com um cara mau, para quem eu não dava bola, e não havia muita coisa em risco, exceto sua vida, que, claro, é importante, mas... quando Spock morreu, em Jornada nas estrelas II, foi salvando a nave e a tripulação. No caso de Kirk, confrontar essa personagem sem importância e morrer, eu achei terrível. Hipoteticamente falando, se tivesse sido o diretor, teria me esforçado muito para tornar sua morte mais significativa.
Eu acho que a maior crítica com relação à morte de Kirk era de que ela não teve importância, não foi necessária...
Exato.
O senhor e o produtor-executivo Rick Berman mantiveram contato amigável, depois que rejeitou o trabalho em Generations?
Ahhhhnaahhhnaahhh... não tivemos muito contato desde então. Este é o melhor modo de descrever a situação.
Mas o senhor pareceu um pouco hesitante...
Você pode escrever que ele respondeu de maneira hesitante. (Risos) E tem toda razão. Eu hesitei, tentando encontrar um modo de descrever o que aconteceu e a verdade é que não tivemos muito contato.
Entendi.
Para ser sincero, Jornada nas estrelas era o que tínhamos em comum. E como não tive mais relação com a franquia, não é de se surpreender que não tenha tido mais contato com Rick Berman.
Desde então, não houve nenhuma discussão para trazer Spock de volta em outro projeto?
Não. Não que eu saiba.
Para o filme Jornada nas estrelas VI: a terra desconhecida, o produtor Harve Bennett havia sugerido escalar alguns atores para versões mais jovens de Kirk, Spock e McCoy. O estúdio achou que não funcionaria, e o senhor apareceu com outra trama, sobre os Klingons e o fim da Zona Neutra. O que o senhor achou da idéia original de Bennett naquela época, e como veria se a Paramount decidisse trazer um novo elenco para a série original em outro projeto, seja da TV ou cinema?
Achei que Harve teve uma idéia interessante, mas nunca li o roteiro. Então, não posso falar de seu potencial. Ele apresentou o roteiro ao estúdio. Acabei não tendo acesso, e quando me contataram me contatou, o pessoal do estúdio explicou que haviam decidido não dar seguimento àquele filme específico. Você poderia apresentar uma idéia para outro filme? Então, foi o que fiz. Minha relação com o roteiro do Harve Bennett foi só de ter ouvido falar a respeito, mas nunca o li. Então, não posso julgar. É uma idéia interessante, fazer um filme anterior à série original, mas depende muito da execução.
William Shatner disse ter apresentado recentemente uma proposta à Paramount de uma nova série de Jornada nas estrelas. Já que é amigo dele, o senhor sabe algo a respeito?
Não, nós não discutimos isso.
O senhor trabalharia como produtor de Jornada nas estrelas, se a Paramount pedisse? Outra questão hipotética...
(Risos) Acho que meus dias de envolvimento na produção de filmes e séries de televisão estão terminados. Minha vida é muito mais importante para mim agora. Eu não sou mais tão compulsivo ou obsessivo sobre minha04 carreira como antes. Temos uma vida muito, muito confortável, minha mulher e eu, viajamos bastante. Minha fotografia é uma oportunidade criativa maravilhosa, particularmente porque não me tira de casa por semanas e meses. Eu posso fotografar à vontade, no meu ritmo. Duvido muito que haja algo nos filmes e na televisão que possa me levar de volta a esse tipo de dedicação.
Qual é a diferença entre dirigir filmes com um elenco que se conhece há tempos, como quando o senhor dirigiu Jornada nas Estrelas III e IV, e trabalhar com um elenco sem relacionamento prévio, como em Três solteirões e um bebê?
Obviamente, há uma vantagem tremenda em trabalhar com atores que conhecem tão bem suas personagens, mas devo dizer que, em Três solteirões e um bebê, os três protagonistas, Ted Danson, Steve Guttenberg e, e, e... Deus...
Tom Selleck?
Tom Selleck, obrigado. Embora fossem recém-chegados às suas personagens, eram profissionais fabulosos que imediatamente pegaram a natureza do trabalho, a natureza das personagens e as interpretaram brilhantemente. De forma bem-sucedida, eles encontraram a relação e a química entre si, bem como o bebê. Foi maravilhoso fazer aquele filme, porque tudo se encaixou no lugar naturalmente.
Mas, em termos gerais, é mais difícil trabalhar com atores que nunca interpretaram seus papéis antes?
Falando de forma genérica, sim. Num sentido muito geral, a dificuldade é maior, porque você está à procura das personagens. Mas o mais difícil para mim foi atuar num filme que eu estava dirigindo. Aquilo era fisicamente muito árduo. E eu tenho grande admiração pelas pessoas que fizeram isso por muitos anos, gente como Clint Eastwood. Tenho muito respeito pelo que isso representa. É uma tremenda quantidade de energia, que leva até a problemas físicos. Por exemplo, nos filmes de Jornada nas estrelas em que atuei e dirigi, minha maquiagem levava cerca de duas horas, e eu tinha de estar no trabalho, como diretor, às sete da manhã, o que significava que tinha de sentar na cadeira de maquiagem às cinco. Descobri que adiar para mais tarde era impossível. Meu dia ganhou assim mais duas horas de trabalho.
Sobre a questão da transição, ser um ator com esse grupo de atores e, de repente, se tornar o diretor... como isso se resolveu no estúdio?
Bem, houve alguma tensão quando me designaram para dirigir Jornada nas estrelas III, 06meu primeiro trabalho de direção na franquia. Acho que os outros membros do elenco estavam meio curiosos, tentando descobrir se aquele seria um projeto bem-sucedido. Pensavam que talvez eu não soubesse o que estava fazendo, mas tudo se resolveu bem. Descobrimos que era possível, que era viável um de nós dirigir sem ser autoritário, e ainda assim manter laços de amizade, garantindo de forma unida o sucesso artístico e criativo. Acho que funcionou bem.
E como foi com William Shatner, no comando de Jornada nas estrelas V?
A mesma coisa, a mesma coisa. Acho que estava claro que Bill tinha uma visão muito forte do que pretendia fazer, e todo mundo respeitava isso. Bill é um sujeito muito, muito trabalhador, algo que merece respeito.
 Shatner escreveu em seus livros de memórias que descobriu tardiamente que alguns dos atores da série não estavam muito felizes com ele. Disse que não soube disso enquanto a produção estava acontecendo. O senhor notou algo durante a produção, que alguns atores, digamos, Jimmy Doohan (o engenheiro Scotty), não estavam felizes com Shatner?
Acho que um dos momentos mais divertidos de que ouvi falar, que o próprio Bill me contou, foi quando ele confrontou, finalmente, Jimmy Doohan, depois de ter sabido de seu aborrecimento. Bill o confrontou e disse: Está bravo comigo?. Jimmy disse: Estou. O que foi que eu fiz? Com que você está bravo? Pode me dizer o que é?. Jimmy Doohan respondeu: Esqueci. (Risos) Acho que esse é um comentário maravilhoso sobre a história toda.
E seu projeto radiofônico, Alien voices? O que o motivou originalmente?
Eu adoro rádio. Cresci com o rádio, ouvindo rádio, ouvindo dramaturgia radiofônica. Tenho grande respeito pelos clássicos que se tornaram a base da literatura de ficção científica. John de Lancie, que interpretava Q na série A nova geração e é um homem muito talentoso, veio a mim com a idéia de que podíamos gravar produções de rádio desses grandes clássicos. Fiquei empolgado com a idéia, levamos à divisão de áudio da Simon & Schuster, e eles concordaram em patrociná-la. E fizemos um total de, eu acho, seis produções.
O projeto ainda está ativo?
Não, já fizemos tudo que queríamos fazer.
Então, não haverá novo confronto de Q e Spock?
Oh não, acho que não. Realizamos o projeto com muito sucesso, nos divertimos, interpretamos várias vezes em muitos eventos de Jornada nas estrelas e gravamos para a Simon & Schuster, e é isso.
Houve alguma influência da adaptação de Orson Welles do clássico A guerra dos mundos, de H.G. Wells, para o rádio, em 1938?
A primeira vez que John de Lancie e eu trabalhamos juntos, ele estava dirigindo a produção de A guerra dos mundos e pediu para que eu fizesse o papel que havia sido originalmente de Orson Welles. Isso foi para uma transmissão da National Public Radio. Gravamos, então, e foi o começo do nosso relacionamento.
O senhor aprecia trabalhos de voz, não? Já fez vários para desenhos animados, como Atlantis, 07da Disney...
Eu gosto muito, e uma das coisas que aprecio é que não envolve grande permanência em locações, não envolve aplicações pesadas de maquiagem, não há preocupação com vestuário, é tudo na imaginação. Eu gosto desse tipo de trabalho.
Ninguém tem a resposta perfeita para isso, mas, para o senhor, o que tornou Jornada nas estrelas tão especial e perene todos esses anos? Todo mundo tem uma explicação. Qual é a sua?
Bem, acho que é uma combinação de coisas. Como disse antes, há um conteúdo, um assunto que tem ressonância, que ecoa em nossa sociedade, e nas sociedades ao redor do mundo. O conteúdo humano, o comentário social, e assim por diante. Também acho que a química do elenco foi muito bem-sucedida, e nós tínhamos um tipo de humor que os espectadores apreciavam. É uma mágica que acontece ou não acontece. Não é algo que se possa projetar cientificamente.
 Falando sobre ciência e credibilidade, Spock pode ser lembrado como uma das primeiras, se não a primeira, personagem alienígena verossímil da história da TV. Mas claro que, a princípio, o senhor não sabia que a idéia daria certo. O senhor se preocupou quando Gene Roddenberry convidou-o para fazer o papel?
Eu estava preocupado. Tinha uma carreira razoavelmente bem-sucedida e ativa. Temi que, se a personagem fracassasse, prejudicaria minha carreira. Em um ponto, até considerei a possibilidade de fazer uma maquiagem que me disfarçasse tanto que, quando saísse do trabalho, as pessoas não me reconheceriam. Assim não haveria um efeito lesivo à minha carreira. Mas acabou tudo correndo bem.
O que, naquele momento, fez o senhor pensar que a audiência talvez comprasse aquela personagem?
A coisa que eu mais gostei na personagem foi sua luz interior, porque Gene Roddenberry me disse imediatamente que Spock tinha uma herança dupla, meio humana, meio vulcana. Havia conflito íntimo - ele tentava ser vulcano e controlar suas emoções enquanto seu lado humano continuava presente. Havia a noção de alienação, o fato de que, quando criança, criado em Vulcano, ele não era totalmente aceito, porque as outras crianças sabiam que era um mestiço de mãe humana. Como ator, achei esses traços muito úteis e empolgantes de se explorar.
Eu trabalho hoje com jornalismo científico, e talvez Jornada nas estrelas tenha tido muito a ver com minha escolha profissional. Mas uma coisa interessante que me foi dita é que Jornada nas estrelas pode produzir efeitos danosos no modo como as pessoas encaram a ciência. Certa vez, um astrônomo chamado Donald Brownlee me disse que as pessoas esperam naturalmente (e acho que o papel de Spock enquanto personagem 08verossímil tem muito a ver com isso) que encontraremos alienígenas com os quais poderemos nos relacionar. Quando dizem talvez haja algumas bactérias em Marte, as pessoas pensam ah, que chato, eu gostaria de encontrar um alienígena com quem pudesse conversar. Como o senhor vê Spock criar a imagem de como deveria ser um alienígena real?
Essa é a primeira vez, desde 1965, quando tomei parte de Jornada nas estrelas... então, faz uns 38 anos... a primeira vez, em 38 anos, que ouço alguém, especialmente um cientista, falar que Jornada nas estrelas ou Spock foram prejudiciais à ciência. Acredite, é a primeira vez. Em compensação, já ouvi inúmeras vezes dizerem que Jornada nas estrelas e Spock estimularam a imaginação das pessoas, a reflexão sobre o Universo, a questão da história e do futuro da humanidade. Temos aqui em Los Angeles um observatório, um grande observatório conhecido como o Griffith Observatory, que está passando por uma reforma enorme. Lá, estão construindo um teatro, a ser usado para apresentações, apresentações ao vivo, palestras, demonstrações, filmes, vídeos, slides, e assim por diante. Será chamado de Leonard Nimoy Event Horizon Theater. Por serem uma instituição renomada, não acho que seus integrantes aceitariam a identificação com Jornada nas estrelas, se acreditassem, por um instante sequer, que a série traz algo lesivo para a ciência. Então, fico profundamente chocado em saber que alguém fala sobre os malefícios de Jornada nas estrelas à ciência. Tive a chance de conhecer Phillip Morrison, do Instituto de Tecnologia da Massachusetts, quando estava preparando a história para o quarto filme, Jornada nas Estrelas IV: a volta para casa, que acabou sendo a película com as baleias. Tivemos uma conversa fascinante. Há um filme chamado O dia em que a Terra parou. Perguntei se ele o conhecia. Você o conhece, Salvador?
Sim, é um filme de Robert Wise.
Exatamente. E perguntei se ele o conhecia. Morrison disse que se lembrava vagamente. Eu o lembrei de uma cena em que a personagem interpretada por Sam Jaffe, uma espécie Albert Einstein, um grande cientista nos Estados Unidos, lutava com um problema no quadro negro, uma equação muito complexa para a qual não havia achado uma solução. Quando o homem de outro planeta interpretado por Michael Rennie viu a expressão matemática inacabada, deixou, no quadro, a resposta correta. Quando se deparou com a solução, Sam Jaffe entendeu que alguém com conhecimento superior ao seu havia estado ali e colocado a resposta. Assim que descobri que foi Michael Rennie, ele lhe diz: Há algumas questões que eu gostaria de lhe fazer. A idéia é que o cientista perguntaria coisas que vêm assolando a humanidade. Então, indaguei a Morrison: Se você estivesse na presença desse 010alienígena, o que gostaria de saber?. Morrison, um astrofísico respeitado, me disse: Não funcionaria assim. Se - e quando - contatarmos uma inteligência alienígena, levaria um tempo incomensurável, talvez uma eternidade, para comunicarmos idéias como essas. Ele acredita que a ficção científica sugere que há outro mundo, cem anos, talvez várias centenas de anos, à nossa frente, e que estamos todos correndo num traçado similar, paralelo. Simplesmente, não deve ser assim. Os alienígenas podem ser construções orgânicas totalmente diversas, suas mentes podem funcionar de maneira diferente, talvez nem consigamos dialogar com eles. E foi esse papo que me ajudou a entender que, sim, há, na ficção científica, a sugestão de que encontraremos um meio de falar com os alienígenas e que alguns deles seriam mais primitivos, outros mais sofisticados do que nós. E essa conversa me levou ao uso das baleias e do canto delas em Jornada nas estrelas IV: a volta para casa. Comecei a entender que, naquele canto, havia uma comunicação que não era projetada para os humanos, que nós talvez nunca a entenderemos. Então, essa é minha longa resposta ao seu comentário de que a ficção científica foi prejudicial à ciência. Não acredito nisso. Há diferenças entre ficção científica e ciência, mas, por outro lado, há grandes cientistas que me disseram que sua imaginação foi despertada pela ficção científica.
Entrevista realizada em 20 de outubro de 2003.  

O ator Leonard Nimoy, 78, volta nesta semana a participar de uma série de ficção científica na TV dos EUA, "Fringe," mas duvida que o seu famoso personagem Spock irá regressar ao espaço, a fronteira final.
Divulgação
Leonard Nimoy em cena do seriado "Fringe"; nova participação vai ao ar hoje nos EUA
Leonard Nimoy em cena do seriado "Fringe"; nova participação vai ao ar hoje nos EUA
Nimoy interpretou Spock idoso neste ano em um novo filme da série "Jornada das Estrelas," do diretor J.J. Abrams. Mas ontem ele afirmou a jornalistas que não acredita que haverá um novo papel para ele na próxima sequência da série, prevista para ser lançada em 2011.
"Acho que fui útil no último filme para ajudar a estabelecer uma ponte entre os atores originais e este novo elenco," disse Nimoy. "Eles têm um maravilhoso elenco novo (...) e não vejo por que precisariam de mim no próximo filme. Mas, se me chamassem, ficaria feliz em ter uma conversa a respeito," disse Nimoy por teleconferência.
O astro de "Heroes" Zachary Quinto interpretou o jovem Spock no último filme da série "Jornada nas Estrelas." Numa das cenas, os dois Spocks --jovem e velho-- se encontraram.
Foi a ligação com Abrams que levou Nimoy a uma breve aparição em maio em "Fringe," uma série de ficção científica da Fox criada por Abrams, que explora a existência de um universo paralelo.
Nimoy disse que os espectadores saberão mais sobre o seu personagem William Bell, fundador da misteriosa empresa Massive Dynamic, quando o virem novamente em um episódio que irá ao ar nesta quinta-feira na TV norte-americana, e em pelo menos mais um episódio neste ano. Outras aparições estão sendo discutidas.
Nimoy descreveu Bell como um personagem do tipo "senhor do universo," "brilhante, rico e muito poderoso." Se Bell é bom ou mau, "o tempo dirá," afirmou.
"O personagem é um pouco como uma lousa em branco, e portanto atraente, porque há uma oportunidade de construir um personagem interessante e imprevisível," afirmou Nimoy, que praticamente trocou a atuação pela fotografia há dez anos, mas diz estar gostando desta retomada.
"Fico muito lisonjeado por as pessoas ainda me acharem útil. Ainda me sinto forte, saudável e ativo, e enquanto houver trabalho interessante a fazer, provavelmente continuarei fazendo."





18hnu9zhxvsxojpg
18hnuoge1grxrjpg

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.