biografia de Bette Davis

biografia de Bette Davis


           Bette Davis

Ruth Elizabeth "Bette" Davis (Lowell, 5 de abril de 1908 — Neuilly-sur-Seine, 6 de outubro de 1989), foi uma atriz estadunidense de cinema, televisão e teatro. Conhecida por sua vontade de interpretar personagens antipáticas, ela era venerada por suas atuações numa variada gama de gêneros cinematográficos; de melodramas policiais, filmes de época e comédias, embora seus maiores sucessos tenham sido romances dramáticos.
Após trabalhar em peças na Broadway, Davis mudou-se para Hollywood em 1930, onde obteve pouco êxito com papéis em produções da Universal Studios. Foi contratada pela Warner Bros. em 1932, estabelecendo uma bem-sucedida carreira através de várias atuações aclamadas pela crítica. Em 1937 tentou se libertar do contrato e, apesar de ter perdido um processo contra a produtora que foi amplamente explorado pela mídia, atingiu o período de maior sucesso de sua carreira. Até o final dos anos 1940, Davis foi uma das mais célebres protagonistas do cinema americano, reconhecida por seu estilo forte e intenso. Ganhou uma reputação de perfeccionista muito combativa, sendo que embates com executivos dos estúdios, diretores de cinema e outras estrelas eram frequentemente noticiados pela mídia. Seu estilo franco, sua voz distinta e o cigarro sempre a mão contribuíram para a construção de uma imagem pública muito imitada e satirizada.

 


600full-bette-davis (19)

     


             

Davis co-fundou a Hollywood Canteen – iniciativa para angariar fundos para o Exército e entreter soldados estadunidenses durante a Segunda Guerra Mundial – e foi a primeira presidenta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Ganhou o Oscar de Melhor Atriz duas vezes, foi a primeira pessoa a receber dez indicações da Academia nas categorias de atuação, além de ter sido a primeira mulher a receber um prêmio pelo conjunto da obra do American Film Institute. Sua carreira passou por vários períodos sombrios, tendo ela mesma admitido que seu sucesso se deu muitas vezes às custas de seus relacionamentos pessoais. Casada quatro vezes, tornou-se viúva uma vez e divorciada outras três, tendo criado seus filhos como mãe solteira. Seus últimos anos foram marcados por um longo período de doença mas ela continuou atuando até pouco antes de sua morte por câncer de mama, com mais de 100 papéis em filme, televisão e teatro em sua filmografia. Em 1999, Davis foi a segunda colocada, atrás apenas de Katharine Hepburn, na lista do American Film Institute das maiores atrizes de todos os tempos.
Possui duas estrelas na Calçada da Fama, uma referente ao seu trabalho no cinema e outra referente ao seu trabalho na televisão. Elas estão localizadas em 6225 Hollywood Boulevard e 6233 Hollywood Boulevard.

                      Os primeiros anos em Hollywood (1930-1936)

 Primeiros anos

Ruth Elizabeth Davis, conhecida desde a infância pela alcunha de "Betty", nasceu em Lowell, Massachusetts. Seus pais eram Ruth ("Ruthie") Augusta (nome de solteira Favor) e Harlow Morrell Davis, um advogado de patentes.1 Possuía uma irmã, Barbara ("Bobby"), nascida em 25 de outubro de 1909. A família era protestante, de raízes inglesas, francesas e escocesas. Em 1915, os pais de Davis se separaram e Betty e Bobby foram matriculadas no internato de Crestalban em Lanesborough, cidade localizada no planalto de Berkshire.2 Em 1921, Ruth Davis mudou-se com as filhas para Nova Iorque, onde trabalhou como retratista. Após ver Rudolph Valentino em Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (1921) e Mary Pickford em O Pequeno Lord (1921), Betty se sentiu inspirada a seguir a carreira de atriz,3 mudando a grafia de seu nome para "Bette", em homenagem ao romance La Cousine Bette de Honoré de Balzac.4 Ela recebeu o incentivo da mãe, que também aspirara ser atriz.
600full-bette-davis (20)


Nessa época, Davis estudou no internato Cushing Academy em Ashburnham, Massachusetts, onde conheceu seu primeiro marido, Harmon O. Nelson, conhecido como "Ham". Em 1926, assistiu a uma performance da peça O Pato Selvagem, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, estrelada pelas atrizes Blanche Yurka e Peg Entwistle. Davis posteriormente revelaria que a peça cimentou sua escolha pela carreira artística: "antes da peça começar, eu queria ser atriz. Quando ela terminou, eu tinha que ser uma atriz… exatamente como Peg Entwistle".5 Primeiramente, Davis tentou entrar no Civic Repertory Theatre, uma companhia de teatro mantida por Eva LeGallienne em Manhattan, mas foi rejeitada pela própria LeGallienne, que a acusou de ser "frívola" e "insincera".6 Porém, foi aceita pela John Murray Anderson School of Theatre, onde estudou dança com Martha Graham.
Concluídos os estudos, a jovem atriz fez um teste para a companhia de teatro de George Cukor, que, embora não tenha ficado muito impressionado com ela, lhe deu seu primeiro trabalho remunerado – o papel de uma corista na peça Broadway por uma semana. Mais tarde, Davis foi escolhida para o papel de Hedwig, o personagem que ela havia visto Entwistle interpretar em O Pato Selvagem. Depois de atuar na Filadélfia, em Washington, D.C. e em Boston, Davis estreou na Broadway em 1929 com a peça Pratos Quebrados, que foi seguida por Sólido Sul. Notada por um caçador de talentos da Universal Pictures, foi convidada para fazer um teste em Hollywood..


          


Início em Hollywood
Acompanhada pela mãe, Davis viajou de trem para Hollywood, chegando dia 13 de dezembro de 1930. Os executivos da Universal não se impressionaram com a jovem, mas ofereceram-lhe um curto contrato. Em The Bad Sister (1931), Davis fez sua primeira aparição nos cinemas, em um papel menor. O filme, uma produção de baixo orçamento, é hoje lembrado por marcar as estreias de Davis e outro que ator que também se tornaria um mito, Humphrey Bogart. No mesmo ano, Davis apareceu em Seed.
A Universal renovou o contrato de Davis, dando-lhe um pequeno papel no bem recebido Waterloo Bridge. Davis foi então emprestada para outros estúdios, onde apareceu nas produções Way Back Home (1931), The Menace e Hell's House (ambos em 1932). Após nove meses e nenhum filme de sucesso, a Universal resolveu não renovar o contrato da atriz.
                                  Contrato com a Warner Bros.
Decidida a deixar Hollywood e voltar para o teatro, Davis foi surpreendida por um telefonema do ator George Arliss, seu antigo professor de interpretação. O veterano profissional precisava de uma jovem atriz para seu novo filme, The Man Who Played God (1932), e convenceu os executivos da Warner Bros. a contratá-la. Pelo resto de sua vida, Davis creditou Arliss como o responsável por sua segunda chance em Hollywood.
Além de um contrato de cinco anos com a Warner Bros., o ano de 1932 foi marcado pelo primeiro casamento de Bette Davis. Com seu antigo namorado "Ham" Nelson.
600full-bette-davis (30)

Após uma série de aparições em filmes pouco memoráveis, Davis convenceu os executivos da Warner Bros. a emprestá-la a um estúdio rival, o RKO Pictures, para a produção de Of Human Bondage (br:Escravos do Desejo), em 1934. O filme, uma adpatação do romance homônimo do britânico W. Somerset Maugham, estrelada por Leslie Howard, fez grande sucesso com a crítica. A revista Life escreveu que a Mildred Rogers de Davis talvez fosse "a melhor interpretação de uma atriz americana registrada em filme". Quando o trabalho não foi indicado ao Oscar, a atriz Norma Shearer iniciou uma campanha por sua nomeação. Pressionada, a academia alterou as regras para a votação do ano, permitindo que nomes não presentes nas cédulas recebessem votos. Ainda assim, o Oscar de melhor atriz de 1934 foi entregue a Claudette Colbert, por Aconteceu Naquela Noite.
No ano seguinte, finalmente reconhecendo o potencial de Davis, a Warner Bros. Deu-lhe o papel principal em Dangerous (br: Perigosa). Segundo o jornal The New York Times, Davis estaria se tornando uma das mais interessantes atrizes do cinema. Oficialmente candidata, foi premiada pela primeira vez com o Oscar.
600full-bette-davis (31)

Em 1936, Davis voltou a atuar ao lado de Leslie Howard e Humphrey Bogart em The Petrified Forest (br: A Floresta Petrificada). Apesar do sucesso do filme, Davis voltou a ser usada em produções que ela julgava medíocres, como Satan Met a Lady. Convencida de que sua carreira estava sendo prejudicada, Davis abandonou a Warner Bros. antes do término de seu contrato, planejando atuar em dois filmes na Inglaterra. O caso foi levado à corte judicial inglesa que decidiu que a atriz deveria honrar seu contrato com a empresa.
Ao contrário do que se poderia imaginar, a briga judicial terminou por beneficiar Davis, que passou a ser vista com mais respeito pelo presidente da Warner Bros., Jack Warner. Em 1937, Davis estrelou Marked Woman (br: Mulher Marcada) ao lado de Humphrey Bogart. A produção foi baseada no caso real de Charles "Lucky" Luciano, mafioso levado à justiça graças ao testemunho de um grupo de prostitutas. E rendeu a Davis novos elogios da crítica.
Em 1938, Bette Davis interpretou um dos papéis que mais marcariam sua carreira, Julie Marsden, em Jezebel (pt: Jezebel, a Insubmissa - br: Jezebel). Durante as filmagens, Davis iniciou um conturbado relacionamento com o diretor William Wyler. Posteriormente, ela admitiria que Wyler foi "o grande amor de minha vida". Pelo filme, Bette Davis recebeu seu segundo Oscar de melhor atriz.
600full-bette-davis (21)

Jezebel marca o início da fase de maior sucesso da carreira de Bette Davis. Ela passaria a figurar entre as dez estrelas mais bem pagas de Hollywood e seria indicada ao Oscar de melhor atriz por cinco anos consecutivos, um recorde nunca igualado. Em contraste ao sucesso profissional, seu casamento com Ham Nelson chegava ao fim. Em 1938, Nelson, munido de evidências de que Davis estaria tendo um caso com o excêntrico milionário Howard Hughes, pede o divórcio.
No ano seguinte, Davis estrelou quatro produções de grande sucesso. Por sua interpretação como a herdeira fadada à morte em Dark Victory (pt: Vitória Negra - br:Vitória Amarga), foi indicada pela terceira vez ao Oscar de melhor atriz. Davis mais tarde diria que este era seu filme favorito entre os que protagonizou. A atriz sentia-se particularmente orgulhosa por ter convencido Jack Warner, que não acreditava que uma história mórbida pudesse ter sucesso, a investir na produção. No meses seguintes, ela apareceu em The Old Maid (pt: A Ama Velha - br: Eu Soube Amar), Juarez e The Private Lives of Elizabeth and Essex (pt: Isabel de Inglaterra - br: Meu Reino por um Amor). Neste último, seu primeiro filme colorido, Davis interpretou pela primeira vez a Rainha Elizabeth I.
Década de 1940

Nesta época, Davis era a atriz que mais dava lucro a Warner Brothers. Em 1940 ela estreou dois filmes All This and Heaven Too (br: Tudo isso e o céu também) que naquele momento se tornou o seu filme mais lucrativo e The Letter (pt/br: A Carta) considerado o melhor filme do ano pelo jornal Hollywood Reporter. Por este último trabalho, uma personagem adúltera e assassina, Bette Davis foi novamente indicada ao Oscar. Neste mesmo ano, ela se casaria com Arthur Farnsworth.
600full-bette-davis (32)
No ano seguinte, Davis se tornaria a primeira mulher presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, mas antagonizou com membros do comitê por suas propostas radicais. Com a iminência da guerra na Europa, Davis propôs que a cerimônia do Oscar não fosse mais um banquete e sim em um teatro com entradas cobradas para coloborar com fundos de ajuda aos britânicos. Com a desaprovação e resistência do comitê, Davis renunciou ao cargo de presidente. Substituída por Jean Hersholt, ele acabou fazendo as mudanças que ela havia proposto anteriormente.
Ainda em 1941, Bette Davis seria dirigida por William Wyler em The Little Foxes (pt: A raposa matreira - br: Pérfida) que lhe rendeu mais uma indicação ao Oscar. Depois deste filme ela e o diretor jamais trabalhariam juntos novamente.
Foi indicada ao Oscar em cinco anos consecutivos, de 1938 a 1942, sendo a atual recordista de indicações seguidas ao lado da atriz Greer Garson.


             Sucesso com a Warner Bros (1937-1941)


                          Davis começou a trabalhar em Mulher Marcada (1937), como uma prostituta em um drama de gangsters contemporânea, inspirada pelo caso de Lucky Luciano . Por sua atuação no filme ela foi premiada com a Taça Volpi no 1937 Festival de Cinema de Veneza .  Sua foto seguinte foi Jezebel (1938), e durante a produção Davis entrou em um relacionamento com o diretor William Wyler . Mais tarde, ela o descreveu como o "amor da minha vida", e disse que fazer o filme com ele foi "o tempo em minha vida da minha felicidade mais perfeita".  O filme foi um sucesso e desempenho de Davis como uma mimada Southern belle lhe valeu um segundo Oscar, o que levou a especulações na imprensa de que ela seria escolhida para interpretar um personagem semelhante, Scarlett O'Hara , em E o Vento Levou . Davis manifestou o desejo de jogar Scarlett, e enquanto David O. Selznick estava realizando uma pesquisa para a atriz para o papel, uma enquete de rádio nomeou como o favorito do público. Warner ofereceu seus serviços para Selznick como parte de um acordo que incluía também Errol Flynn e Olivia de Havilland, mas Selznick não considerou Davis como adequado, e rejeitou a oferta, enquanto que Davis não queria elenco Flynn como Rhett Butler .Jezebel marcou o início da fase mais bem sucedida da carreira de Davis, e ao longo dos próximos anos, ela foi listado no relatório anual "Pesquisa Quigley do Dinheiro Top Ten Fazendo Estrelas", que foi compilado a partir dos votos de expositores de cinema em todo os EUA para as estrelas que geraram a maior receita em suas salas ao longo do ano anterior. Em contraste com o sucesso de Davis, seu marido, Nelson Ham, não conseguiu estabelecer uma carreira para si mesmo, e sua relação vacilou. Em 1938, Nelson obteve evidências de que Davis estava envolvido em uma relação sexual com Howard Hughes e, posteriormente, entrou com pedido de divórcio citando 600full-bette-davis (33)"forma cruel e desumana" Davis. 
                              Ela era emocional durante as filmagens de seu próximo filme, Dark Victory (1939), e considerado abandoná-lo até que o produtor Hal B. Wallis convenceu a canalizar seu desespero em sua atuação. O filme se tornou um dos filmes de maior bilheteria do ano, eo papel de Judith Traherne trouxe uma indicação ao Oscar. Nos últimos anos, Davis citou este desempenho como seu favorito.  Ela apareceu em três sucessos de outras caixas em 1939, O Mico com Miriam Hopkins , Juarez com Paul Muni e A Vida Íntima de Elizabeth e Essex com Errol Flynn. O último foi seu primeiro filme colorido e seu filme colorido feito somente durante o auge da sua carreira. Para reproduzir os idosos Elizabeth I da Inglaterra , Davis raspou a linha do cabelo e sobrancelhas. Durante as filmagens ela foi visitado no set pelo ator Charles Laughton . Ela comentou que ela tinha um "nervo" jogando uma mulher de sessenta anos, para que Laughton respondeu: "Nunca se atrevem a se enforcar. Essa é a única forma de crescer em sua profissão. Você deve continuamente tentar coisas que você acha que são além de você , ou você entrar em uma rotina completa. " Recordando o episódio muitos anos depois, Davis comentou que o conselho de Laughton influenciou por toda a sua carreira.600full-bette-davis (36) 
                                  Por esta altura, Davis foi a Warner Bros ' estrela mais rentável, e ela foi dado o mais importante de seus papéis principais femininos. Sua imagem foi considerada com mais cuidado, embora ela continuou a desempenhar funções de caráter, ela muitas vezes foi filmado em close-ups que enfatizavam os olhos distintas. Tudo Isto eo Céu Too (1940) foi o filme mais bem sucedido financeiramente da carreira de Davis a esse ponto , enquanto que A Carta (1940) foi considerado "uma das melhores fotos do ano" pela The Hollywood Reporter , e Davis ganhou a admiração por seu retrato de um assassino adúltera, um papel originado pelo famoso atriz Katharine Cornell .  Durante este tempo, ela estava em um relacionamento com seu ex-colega de elenco George Brent , que propôs casamento. Davis se recusou, como ela conheceu Arthur Farnsworth, um New England estalajadeiro. Davis e Farnsworth se casaram no rancho Home, em Lake Montezuma, Arizona , em dezembro de 1940.
         600full-bette-davis (34)                         Em janeiro de 1941, Davis se tornou a primeira mulher presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas , mas antagonizou os membros do comitê com seu jeito atrevido e propostas radicais. Diante da desaprovação e da resistência da comissão, Davis pediu demissão, e foi sucedido por Jean Hersholt , que implementou as mudanças que ela havia sugerido. Davis estrelou em três filmes em 1941, sendo o primeiro A Grande Mentira , ao lado de George Brent. Era um papel agradável e diferente, para Davis, enquanto tocava um tipo de caráter, simpático. Brent cócegas Davis durante muitos cenas do filme, o que permitiu ao público, usado para personagem de Davis de temperamento forte, um raro vislumbre de sua sucumbir a risadinhas e se contorce. William Wyler dirigiu Davis pela terceira vez em Lillian Hellman 's The Little Foxes (RKO, 1941), mas eles discordaram sobre o personagem de Regina Giddens. Assumir um papel originalmente interpretado no palco por Tallulah Bankhead , Davis sentiu interpretação original Bankhead era adequado e seguido intenção Hellman, mas Wyler queria que ela amolecer o caráter. Davis se recusou a comprometer. Ela recebeu outra indicação ao Oscar por sua performance, e nunca trabalhou com Wyler novamente.

            


                                  Durante a guerra


Com o ataque japonês a Pearl Harbor, Davis passaria o ano de 1942 viajando através dos Estados Unidos vendendo bônus de guerra e acabou sendo criticada pelo presidente da Warner Brothers, Jack Warner, por tentar persuadir multidões na compra.
Durante a guerra, muitos artistas passavam o tempo apoiando os soldados estadunidenses e arrecadando fundos. O ator John Garfield abriu um clube chamado Hollywood Canteen no dia 3 de outubro de 1942, com apoio de Bette Davis, Cary Grant e Jule Styne (compositor de várias peças da Broadway). O clube recebeu apoio de vários artistas e oferecia comida e entretenimento a vários combatentes da guerra. Segundo Davis, o Hollywood Canteen foi uma das coisas que mais ela se orgulhou de ter feito. Em 1980 recebeu uma medalha de honra do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América por seus serviços no clube.
600full-bette-davis (22)
Ainda no ano de 1942, filmou Now, Voyager (pt / br: Estranha passageira). Quando foi convidada a fazer parte do elenco, inicialmente não demonstrou muito interesse, porém o produtor Hal B. Wallis argumentou que a audiência feminina precisava de dramas românticos para distraí-las da realidade da vida. O filme se tornou um dos mais conhecidos personagens "femininos" de sua carreira.
Durante a década de 1940, a maioria de suas escolhas por filmes foi influenciada pela Segunda Guerra Mundial. Watch on the Rhine (de 1943) era sobre o movimento antinazista. Thank Your Lucky Stars (1943), um musical cuja renda foi doada ao Hollywood Canteen.
Old acquaintance (br:Um velha amizade) (de 1943), co-estrelado pela atriz Miriam Hopkins, tratava de uma história de duas velhas amigas que tinham que lidar com a tensão quando uma delas se torna uma romancista de sucesso. Davis e Hopkins viveram um clima de competitividade e animosidade durante o filme. Em agosto do mesmo ano, o marido de Davis, Arthur Farnsworth, morreria.
Em 1944, Davis filmou Mr. Skeffington (br: Vaidosa). Durante as filmagens, Davis causou problemas ao diretor, Vincent Sherman, recusando-se a filmar certas cenas e insistindo que alguns cenários deveriam ser refeitos. Também improvisou algumas falas, causando confusão entre os atores e enfurecendo o escritor Julius Epstein. Embora tenha recebido algumas críticas pelo seu egocentrismo, foi novamente indicada ao Oscar.
.



                                                                                                                        



Problemas na carreira
Ela casou-se com o artista e pintor William Grant Sherry, em 1945. Após o casamento, a diferença de sucesso e remuneração levou o casamento a tensão e brigas.
Em The Corn is Green (de 1945), Davis fez o papel de uma professora. Para o filme Davis engordou 14 quilos e teve sua aparência mudada para parecer mais velha (ela tinha 36 anos na época e deveria parecer que tinha 50). O filme foi bem recebido pelos críticos mas não teve grandes audiências. A Stolen Life (de 1946) recebeu críticas discretas. Foi seguido por Deception (1946), o primeiro de seus filmes a perder dinheiro.
Em 1947, Davis deu à luz sua primeira filha, Barbara. Na época pensou que sua carreira estava acabada por estar tão envolvida na maternidade. Seu relacionamento com Sherry começou a se deteriorar e ela continuou a fazer filmes mas sua popularidade com as audiências estava em declínio. Depois de Beyond the Forest (de 1949), Jack Warner liberou Davis de seu contrato com a Warner Bros., atendendo a seu pedido.
O filme seguinte, Newsweek, foi tão mal recebido pela crítica que o jornal Los Angeles Examiner escreveu que aquilo era "uma histeria e superexposição por Sheer", e descreveu o filme como "um infeliz final de uma carreira brilhante".
                                           Década de 1950600full-bette-davis (23)
Em 1950, Davis filmou All About Eve (pt: Eva - br:A malvada) cujo roteiro descreveu como o melhor que já tinha lido em sua vida. O filme foi co-estrelado pela atriz Anne Baxter. Durante o filme, Davis conheceu e começou um romance com ator Gary Merrill com quem se casaria logo depois. Pelo filme, Davis foi indicada ao Oscar mas não ganhou. Porém ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes por este trabalho. No mesmo ano, Davis se divorciou oficialmente de William Sherry e dias depois se casou com Gary Merrill. Com o consentimento de Sherry, Merrill adotou Barbara. E logo após o dois adotaram uma menina chamada Margot.
Em 1952, Davis seria novamente indicada ao Oscar por sua atuação em The Star (br: Lágrimas amargas). No mesmo ano, Davis e Merrill adotaram mais uma criança, um menino chamado Michael. Davis foi operada de osteomielite. Margot, sua filha adotiva, foi diagnosticada com lesões cerebrais e foi internada em uma instituição.
Poucos filmes de Davis na década de 1950 atingiram sucesso. Enquanto sua carreira entrava em declínio, seu casamento arruinava-se. Davis e Merrill estavam constatemente discutindo e, em 1960, Davis pediu o divórcio.

                     


                             Década de 1960

Em 1962, ela atuou junto a Glenn Ford e Ann-Margret no filme de Frank Capra, A Pocketful of Miracles. No mesmo ano apareceu no filme What Ever Happened to Baby Jane? (pt: O que teria acontecido com Baby Jane? - br: O que terá acontecido a Baby Jane?) junto a sua rival Joan Crawford, um filme de terror dirigido por Robert Aldrich pelo qual, Davis recebeu sua última indicação ao Oscar. O desempenho das duas atrizes foi admirável em todos os aspectos. Em sua biografia, conta que exclamou, ao saber que não havia levado a estatueta: "Grande! Perdi para uma principiante!" (Anne Bancroft levou o prêmio). Barbara, sua filha, fez um pequeno papel no filme e, quando as duas foram a Cannes para promovê-lo, Barbara conheceu Jeremy Hyman, executive da Seven Arts Productions, com quem se casaria logo depois, aos dezesseis anos de idade, com a permissão da mãe.
No filme de 1964, Where Love Has Gone Davis interpretou a mãe de Susan Hayward, mas as filmagens foram problemáticas devido a discussões entre as duas atrizes. O diretor Robert Aldrich chamou Davis para atuar em 1964 no filme Hush… Hush, Sweet Charlotte pensando em reunir Davis e Crawford novamente no elenco. Mas Crawford recusou alegando doença e foi substituída por Olivia de Havilland, de quem Davis era amiga, o que fez com que pelo menos as filmagens deste fossem feitas em clima de paz. O filme fez um considerável sucesso e chamou atenção por seu elenco de veteranos.
No final da década de 1960, Davis ainda fez The Nanny em 1965 e The Anniversary (br: O aniversário) em 1968, ambos sem muito sucesso.
                                      Década de 1970
600full-bette-davis (24)

No começo dos anos 1970, Davis foi convidada a aparecer no palco no Great Ladies of the American Cinema. Em cinco sucessivas noites, uma diferente estrela de cinema discutia sua carreira e respondia questões do público. Outras atrizes convidadas foram Myrna Loy, Rosalind Russell, Lana Turner e Joan Crawford.
Apareceu no palco na produção Miss Moffat, uma adaptação musical de The Corn is Green. Filmou como (coadjuvante/secundária) no filme Burnt Offerings e no filme para televisão chamado The Disappearance of Aimee, ambos em 1976. Mas entrou em colisão com Karen Black e Faye Dunaway, respectivamente as estrelas das duas produções.
Em 1977, Davis tornou-se a primeira mulher a receber do American Film Institute (Instituto de Cinema Norte-Americano) o prêmio por sua obra. Após o prêmio, recebeu várias propostas de trabalho. Em 1978, atuou na minissérie para televisão, The Dark Secret of Harvest Home e no filme Death on the Nile (br:Morte sobre o Nilo) baseado no livro de mistério de Agatha Christie. Em 1979 ganhou o Emmy por sua atuação no filme para televisão Strangers: The Story of a Mother and Daughter.



   

                                                                                                          


  Década de 1980

Foi indicada novamente ao Emmy em 1980 por White Mama e, em 1982, por Little Gloria… Happy at Last.
Seu nome começou a ficar mais conhecido entre os mais jovens da época, após Kim Carnes fazer sucesso mundial com a canção Bette Davis Eyes, em 1981.
Ela continuou aparecendo na televisão, como na minissérie Family Reunion de 1981, no qual pode contracenar com seu neto J. Ashley Hyman. Também apareceu no filme televisivo A Piano for Mrs. Cimino de 1982, e Right of Way de 1983, com o ator James Stewart.
Em 1983, durante as filmagens da série para televisão chamada Hotel, Davis foi diagnosticada
600full-bette-davis (25) com câncer de mama. Após uma mastectomia, Davis teve paralisia do lado direito no rosto e braço e teve que fazer fisioterapia para recuperar os movimentos. Com a saúde estável novamente, ela viajou para a Inglaterra para filmar mais um mistério de Agatha Christie, Murder with Mirrors, em 1985. No mesmo ano, Barbara publicou um livro intitulado My Mother's Keeper descrevendo o difícil relacionamento que tinha com a mãe. Vários amigos de Davis disseram que o livro não era tão fiel à realidade. Críticos de Barbara Hyman apontaram que Davis tinha dado suporte financeiro à família de Hyman e recentemente salvara-os de perder a casa em que viviam. Até seu ex-marido, Gary Merrill, a defendeu das acusações da filha.
Em sua segunda memórias publicadas em 1987, This 'N That, Davis escreveu sobre o livro da filha. Davis já havia publicado sua primeira memórias em 1962, The Lonely Life.
Em 1986 Davis apareceu num filme para televisão chamado As Summers Die, e para o cinema The Whales of August (br: Baleias de agosto). Seu último filme foi Wicked Stepmother, de 1989.
Em 1989, em viagem à Espanha para ser homenageada no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, Davis teve problemas de saúde. Debilitada para fazer uma longa viagem de volta aos Estados Unidos, Davis viajou até a França onde foi internada no hospital americano de Neuilly-sur-Seine. Ela morreu no dia 6 de outubro. Encontra-se sepultada em Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills), Los Angeles, Condado de Los Angeles, Califórnia nos Estados Unidos.7 Em sua sepultura está escrito: She did it the hard way.
Após a sua morte o diretor Steven Spielberg comprou os dois Óscares ganhos por Bette Davis em leilões ocorridos, entregando ambas as estatuetas para que ficassem aos cuidados da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas


                                                                                                 Final de carreira (1971-1983)


                    No início dos anos 1970, Davis foi convidado para aparecer em Nova York, em uma apresentação palco, grandes damas do cinema americano. Mais de cinco noites sucessivas, uma estrela diferente do sexo feminino discutido sua carreira e respondeu a perguntas da platéia, Myrna Loy , Rosalind Russell , Lana Turner , Sylvia Sidney , e Joan Crawford foram os outros participantes. Davis foi bem recebido e foi convidado para turnê na Austrália com a semelhança temática, Bette Davis em pessoa e on Film, e seu sucesso permitiu-lhe levar a produção para o Reino Unido . Em 1972, ela desempenhou o papel principal em dois filmes de televisão que foram destinados a cada pilotos para próxima série para a NBC , Madame Sin com Robert Wagner , e do juiz e Jake Wyler , com Joan Van Ark , mas em cada caso, a NBC decidiu contra produzindo uma série. Ela apareceu na produção de palco, Srta Moffat, uma adaptação musical de seu filme O milho é verde, mas depois do show que foi muito criticado pelos críticos Filadélfia durante a sua execução pré-Broadway, ela citou uma lesão nas costas e abandonou o show, que fechou imediatamente. Ela interpretou papéis secundários em Burnt Offerings (1976) e O Desaparecimento de Aimee (1976), mas entraram em confronto com Karen Black e Faye Dunaway , as estrelas das duas respectivas produções, porque sentiu que nem estendeu a um grau adequado de respeito e que o seu comportamento nos sets de filmagem era profissional. Em 1977, Davis se tornou a primeira mulher a receber o American Film Institute 's Lifetime Achievement Award . O evento televisionado incluiu comentários de vários colegas Davis, incluindo William Wyler, que brincou dizendo que a chance Davis ainda gostaria de refilm uma cena de A Carta a que Davis concordou. Jane Fonda , Henry Fonda , Natalie Wood e Olivia de Havilland estão entre os atores que pagaram o tributo, com a de Havilland comentando que Davis "tem os papéis que eu sempre quis". Após a cerimônia, ela encontrou-se na procura de novo, muitas vezes tendo que escolher entre várias ofertas. Ela aceitou papéis na minissérie The Dark Secret of Home Colheita (1978) eo filme teatral Morte no Nilo (1978), uma Agatha Christie mistério do assassinato. A maior parte de seu trabalho restante foi para a televisão. Ela ganhou um prêmio Emmy por Strangers: A História de Mãe e Filha (1979), com Gena Rowlands , e foi indicado por suas atuações em Branco Mama (1980) e Gloria pouco ... Feliz at Last (1982). Ela também teve papéis coadjuvantes em dois da Disney filmes, Retorno de Witch Mountain (1978) e O Observador no Bosques (1980).Nome de Davis tornou-se conhecido para um público mais jovem, quando Kim Carnes canção 's " Bette Davis Eyes "se tornou um sucesso mundial e o registro best-seller de 1981 em os EUA, onde ficaram em número um nas paradas musicais por mais de dois meses. Neto de Davis ficou impressionado que ela foi tema de uma música de sucesso e Davis considerou um elogio, escrevendo para ambas as Carnes e os compositores, e aceitando o dom de ouro e discos de platina de Carnes e pendurá-los em sua parede.  Ela continuou atuando para a televisão, aparecendo em Reunião de Família (1981) em frente a ela neto J. Ashley Hyman, um piano para a Sra. Cimino (1982) e Direito de Passagem (1983) com James Stewart . Em 1983, ela foi premiada com o Women in Film Crystal Award . 




       


                       Em 1983, após as filmagens do episódio piloto para a série de televisão Hotel , Davis foi diagnosticada com câncer de mama e passou por uma mastectomia . Dentro de duas semanas de sua cirurgia, ela sofreu quatro golpes que causaram paralisia no lado esquerdo do rosto e no braço esquerdo, e deixou-a com a fala arrastada. Ela começou um longo período de fisioterapia e, ajudado por seu assistente pessoal, Kathryn Sermak, ganhou recuperação parcial da paralisia.Durante este tempo, seu relacionamento com sua filha, BD Hyman , se deteriorou quando Hyman se tornou um cristão renascido, e tentou persuadir Davis a seguir o exemplo. Com sua saúde estável, ela viajou para a Inglaterra para filmar a Agatha Christie mistério Murder with Mirrors (1985). Após o seu regresso, ela descobriu que Hyman tinha publicado um livro de memórias, Guardião da minha mãe , em que ela narrou um relacionamento mãe-filha difícil e cenas retratadas do comportamento arrogante e embriagada Davis. Vários amigos de Davis comentou que representações de Hyman de eventos não eram precisas,. Um deles disse: "tanto o livro está fora de contexto" Mike Wallace retransmissão um 60 Minutes entrevista que ele filmou com Hyman alguns anos antes, no qual ela elogiou Davis em suas habilidades como mãe, e disse que ela havia adotado muitos dos princípios de Davis na criação dos filhos próprios. Críticos de Hyman observou que Davis tinha apoiado financeiramente a família Hyman por vários anos e que recentemente salvou de perder a sua casa. Apesar da aspereza de seus anos de divórcio anteriores, Gary Merrill também defendeu Davis. Entrevistado pela CNN , a Merrill disse que Hyman foi motivada por "crueldade e ganância". Filho adotivo de Davis, Michael Merrill, terminou contato com Hyman e se recusou a falar com ela novamente, assim como Davis, que também deserdados ela. 
                               Em seu livro de memórias em segundo lugar, este N 'Isso (1987), Davis escreveu: "Eu ainda estou recuperando do fato de que um filho meu ia escrever sobre mim nas minhas costas, para não dizer nada sobre o tipo de livro que é. vou nunca recuperar completamente como do livro de BD como eu tenho desde o acidente vascular cerebral. Ambos eram experiências devastadoras. " Seu livro de memórias concluiu com uma carta para sua filha, no qual ela se dirigiu a ela várias vezes como "Hyman", e descreveu suas ações como "uma manifesta falta de lealdade e gratidão pela vida muito privilegiada sinto que lhe foi dada". Ela concluiu com uma referência ao título do livro de Hyman, "Se ele se refere a dinheiro, se minha memória não me falha, eu fui o seu guardião por todos estes anos. Eu estou continuando a fazê-lo, como meu nome fez o seu livro sobre mim um sucesso ". Davis apareceu no filme para televisão como Summers Die (1986) e Lindsay Anderson filme 's As Baleias de Agosto (1987), no qual ela interpretou a irmã cega de Lillian Gish . O filme recebeu boas críticas, com uma escrita crítica, "Bette rastreia toda a tela como um velho rabugento hornet em uma vidraça, rosnando, cambaleando, contraindo-a sinfonia de sinapses falhou".  Sua última performance foi o papel-título de Larry Cohen é Madrasta Malvada (1989). A essa altura, sua saúde estava falhando, e depois de desentendimentos com Cohen andou fora do set. O roteiro foi reescrito para dar mais ênfase Barbara Carrera personagem, ea versão refeita foi lançado após a morte de Davis.
                                 Depois de abandonar madrasta malvada e sem ofertas de cinema mais (embora ela estava ansioso para jogar o centenário em Craig Calman de "Turn Of The Century" e trabalhou com ele na adaptação do palco jogar para um roteiro de longa-metragem), Davis apareceu na conversa vários shows e foi entrevistado por Johnny Carson , Joan Rivers , Larry King e David Letterman , discutindo sua carreira, mas recusando-se a discutir a sua filha. Suas aparições eram populares; Lindsay Anderson observou que o público gostava de vê-la se comportar "tão mal-intencionado". Ele comentou: "Eu sempre gostava que porque ela foi encorajada a se comportar mal. E eu sempre ouvi-la descrita por essa palavra horrível, mal-humorada". 
                                Durante 1988 e 1989, Davis foi homenageado por realizações de sua carreira, recebendo o Kennedy Center Honor , a Legião de Honra da França, o Campione d'Italia a partir de Itália e da Sociedade Cinematográfica do Lincoln Lifetime Achievement Award Centro . Ela entrou em colapso durante os Prémios de Cinema da América em 1989 e mais tarde descobriu que seu câncer havia retornado. Ela recuperou o suficiente para viajar para a Espanha, onde foi homenageado na Donostia-San Sebastián Internacional Film Festival , mas, durante sua visita, sua saúde se deteriorou rapidamente. Fraco demais para fazer a longa viagem de volta para os EUA, ela viajou para França onde morreu em 6 de outubro de 1989, às 11:20 horas, no Hospital Americano de Neuilly-sur-Seine . Davis tinha 81 anos. Ela foi enterrada no Forest Lawn Cemetery, em Hollywood Hills , em Los Angeles , ao lado de sua mãe, Ruthie, e irmã, Bobby, com o nome dela em tamanho maior do tipo. Em sua lápide está escrito: "Ela fez isso da maneira mais difícil", um epitáfio que ela mencionou em seu livro de memórias Mãe Goddam como tendo sido sugerido a ela por Joseph L. Mankiewicz logo após terem filmado All About Eve. 

                          Recepção e legado


                                    Em 1964, Jack Warner falou da "qualidade mágica que transformou esta menina às vezes branda e não pouco bonita em uma grande artista",  e em uma entrevista de 1988, Davis comentou que, ao contrário de muitos de seus contemporâneos, ela havia forjado um carreira sem o benefício da beleza.  Ela admitiu que estava apavorado durante a realização dos seus primeiros filmes e que ela tornou-se difícil pela necessidade. "Até que você é conhecido na minha profissão como um monstro, você não é uma estrela", disse ela, "[mas] eu nunca lutou por nada de forma traiçoeira. Eu nunca lutou por nada, mas o bem da o filme ". Durante a realização do All About Eve, (1950) de Joseph L. Mankiewicz disse-lhe da percepção em Hollywood que ela era difícil, e ela explicou que quando o público viu na tela, eles não consideraram que sua aparência era o resultado de numerosas pessoas que trabalham nos bastidores. Se ela foi apresentada como "rabo de um cavalo ... quarenta metros de largura, e trinta metros de altura", que é todo o público "iria ver ou se preocupam". 
                                      Embora elogiado por suas realizações, Davis e seus filmes foram, por vezes, ridicularizado; Pauline Kael descrito Now, Voyager (1942) como um "shlock clássico",  e em meados dos anos 1940 suas performances, por vezes, educados e histriônico tinha-se tornado objecto de caricatura. Edwin Schallert para o Los Angeles Times elogiou o desempenho de Davis em Mr. Skeffington (1944), enquanto observa, "os imitadores terá mais divertido do que uma caixa de macacos imitando Miss Davis", e Dorothy Manners no Los Angeles Examiner , disse de seu desempenho no mal recebido Além da Floresta (1949), "não caricaturista boate já virou de tal uma imitação cruel da maneirismos como Bette Davis gira em torno de si mesma em um presente ". Tempo revista observou que Davis foi compulsivamente assistível mesmo quando criticar sua atuação técnica, resumindo seu desempenho em Dead Ringer (1964) com a observação, "sua atuação, como sempre, não é realmente agir: é descarada exibicionismo, mas apenas tentar desviar o olhar.!"                                600full-bette-davis (28)                                         Ela atraiu uma na subcultura gay  e foi muitas vezes imitado por imitadores do sexo feminino , como Tracey Lee e Charles Pierce .  A tentativa de explicar a sua popularidade com o público gay, o jornalista Jim Emerson escreveu: "Ela era apenas um campo de figura, porque seu estilo, frágil melodramática de atuar não tinha envelhecido bem? Ou era que ela era "Larger Than Life", um amplo duro que haviam sobrevivido? Provavelmente alguns de ambos ". Suas escolhas de filme eram muitas vezes não convencional, ela procurou papéis como manipuladores e assassinos em uma era em que atrizes preferidas geralmente para interpretar personagens simpáticos, e ela se destacou em-los. Ela gostava de autenticidade mais glamour e estava disposto a mudar sua própria aparência se adequado ao personagem. Claudette Colbert comentou que Davis foi a primeeira atriz a desempenhar papéis mais velhos do que ela, e, portanto, não tem que fazer a difícil transição para peças de caráter como ela idade. 
                                      Quando ela entrou velhice, Davis foi reconhecido por suas realizações. John Springer, que organizou suas turnês língua dos anos 1970, escreveu que, apesar das realizações de muitos de seus contemporâneos, Davis foi " a estrela dos anos trinta e nos anos quarenta ", alcançando destaque para a variedade de suas caracterizações e sua capacidade a afirmar-se, mesmo quando seu material foi medíocre.  performances individuais continuou a receber elogios; em 1987, Bill Collins analisados ??A Carta (1940), e descreveu sua performance como "um feito brilhante, sutil", e escreveu: " Bette Davis faz Leslie Crosbie uma das mulheres mais extraordinárias em filmes ". Em uma revisão de 2000, para All About Eve, (1950) Roger Ebert observou, "Davis era um personagem, um ícone com um grande estilo, por isso mesmo ela excessos são realistas ". Em 2006, Premiere Magazine classificou sua interpretação de Margo Channing no filme como quinto em sua lista de "100 Maiores Performances de Todos os Tempos", comentando: "Há algo deliciosamente ousada sobre sua disposição alegre para desempenhar tais emoções desagradáveis ??como ciúme, carência, amargura e ". Ao rever O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962), em 2008, Ebert afirmou que "ninguém que tenha visto o filme nunca vai esquecê-la". Poucos meses antes de sua morte em 1989, Davis foi um dos diversos atores presentes na capa do Vida revista. Em uma retrospectiva filme que celebra os filmes e estrelas de 1939, Vida concluiu que Davis foi a atriz mais importante de sua época, e destacou Dark Victory (1939) como um dos filmes mais-importantes do ano.  A morte de sua fez notícia de primeira página em todo o mundo como o "próximo de mais um capítulo da Idade de Ouro de Hollywood". Angela Lansbury resumiu o sentimento das pessoas da comunidade de Hollywood que foram ao seu funeral, comentando depois uma amostra de filmes de Davis eram rastreada, que tinham testemunhado "legado extraordinário de agir no século XX por um verdadeiro mestre da embarcação", que deve fornecer600full-bette-davis (29) "encorajamento e ilustração para as futuras gerações de atores aspirantes". Em 1977, Davis se tornou a primeira mulher a ser homenageada com o Prêmio AFI Life Achievement . Em 1999, o American Film Institute publicou a sua lista dos " 100 Anos da AFI ... 100 Estrelas ", que foi o resultado de um indústria cinematográfica-enquete para determinar as "50 maiores lendas do cinema americano", a fim de sensibilizar o público e valorização do cinema clássico. Dos 25 atrizes cotadas, Davis foi classificado em segundo, atrás de Katharine Hepburn. O United States Postal Service honrado Davis com uma comemorativo selo postal em 2008, marcando o 100 º aniversário do seu nascimento. O selo apresenta uma imagem dela no papel de Margo Channing em All About Eve (1950). O primeiro dia de celebração Edição teve lugar 18 set 2008, na Universidade de Boston, que abriga um extenso arquivo de Bette Davis. Entre os oradores incluíram seu filho Michael Merrill e Lauren Bacall .Em 1997, os executores de seu espólio, Michael Merrill, seu filho, e Kathryn Sermak, sua ex-assistente, estabelecida "A Bette Davis Foundation", que concede bolsas de estudos universitários para atores e atrizes promissoras.

      




   Filmografia

1931 - The Bad Sister (br: A Irmã Má)
1931 - Seed (1931) (br: Semente)
1931 - Waterloo Bridge (br: A ponte de Waterloo)
1931 - Way Back Home
1932 - The Menace
1932 - Hell's House (br: A Casa Infernal)
1932 - The Man who Played God (br: O Homem Deus)
1932 - So Big! (br: No Palco da Vida)
1932 - The Rich Are Always With Us (br: Erros do Coração)
1932 - The Dark Horse
1932 - The Cabin in the Cotton (br: Escravos da Terra)
1932 - Three on a Match (br: Três Ainda é Bom)
1933 - 20.000 Years in Sing Sing (br: 20.000 Anos em Sing Sing)
1933 - Just Around the Corner
600full-bette-davis (26)
1933 - Parachute Jumper (br: Em Plenas Nuvens)
1933 - The Working Man (br:Negócio em Família)
1933 - Ex-Lady (br: Amante do Seu Marido)
1933 - Bureau of Missing Persons (br: Os Desaparecidos)
1933 - The Big Shakedown (br: Drogas Infernais)
1934 - Fashions of 1934 (br: Modas de 34)
1934 - Jimmy the Gent (br: Bancando o Cavalheiro)
1934 - Fog Over Frisco (br: Névoa de Mistério)
1934 - Of Human Bondage (1934) (br: Escravos do desejo)
1934 - Housewife (br: Dona-de-Casa)
1935 - Bordertown (br: A Barreira)
1935 - The Girl form Tenth Avenue (br: Quando o Amor Agarra)
1935 - Front Page Woman (br: Miss Repórter)
1935 - Special Agent (br:Nas Garras da Lei)
1935 - Dangerous (br: Perigosa)
1936 - The Petrified Forest (br: A floresta petricada)
1936 - The Golden Arrow (br:A Flecha de Arrow)
1936 - Satan Met a Lady
1937 - Kid Galahad (br: Talhado para campeão)
1937 - That Certain Woman (br: Cinzas do Passado)
1937 - Marked Woman (br: Mulher marcada)
1937 - It's Love I'm After (br: Somos do Amor)
1938 - Jezebel (pt: Jezebel, a insubmissa – br: Jezebel)
1938 - The Sisters (br: As irmãs)
1939 - The Old Maid (pt: A ama velha – br: Eu soube amar)
1939 - Juarez (1939) (br:Juarez)
1939 - The Private Lives of Elizabeth and Essex (pt: Isabel de Inglaterra – br: Meu reino por um amor)

  

                 

1939 - Dark Victory (pt: Vitória negra – br: Vitória amarga)
1940 - If I Forget You
1940 - All This, and Heaven Too (br: Tudo isso e o céu também)
1940 - The Letter (pt / br: A carta)
1941 - The Little Foxes (pt: A raposa matreira – br: Pérfida)
1941 - The Great Lie (br: A grande mentira)
1941 - The Bride Came C.O.D. (br: A Noiva Caiu do Céu)
1942 - The Man Who Came to Dinner (br: Satã Jantou Lá em Casa)
1942 - Now, Voyager (pt / br: Estranha passageira)
1942 - In This Our Life (br: Nascida para o mal)
1943 - Watch on the Rhine (br: Horas de Tormenta)
1943 - Old Acquaintance (br: Um velha amizade)
1944 - Mr. Skeffington (br: Vaidosa)
1944 - The Corn Is Green (br:O Coração Não Envelhece)
1946 - A Stolen Life (br:Uma Vida Roubada)
1946 - Deception (1946) (br:Que o Céu a Condene)
1948 - Winter Meeting (br:Encontro no Inverno)
1948 - June Bride (br:A Noiva da Primavera)
1949 - Beyond the Forest (br:A Filha de Satánas)
1950 - All About Eve (pt: Eva – br: A malvada)
1951 - Payment on Demand (br: Depois da Tormenta)
1951 - Another Man's Poison (br: Mulher Maldita)
600full-bette-davis (27)
1952 - Phone Call from a Stranger (br: Telefonema de um estranho)
1952 - The Star (br: Lágrimas amargas)
1955 - The Virgin Queen (br: A Rainha Tirana)
1956 - The Catered Affair (br: A Festa de Casamento)
1956 - Storm Center (br: O Despertar das tormentas)
1959 - John Paul Jones (1959) (br: Ainda Não Comecei a Lutar)
1959 - The Scapegoat (br: O Estranho Caso do Conde)
1961 - Pocketful of Miracles (pt: Dama Por Um Dia)
1962 - What Ever Happened to Baby Jane? (pt: O que teria acontecido com Baby Jane? – br: O que terá acontecido a Baby Jane?)
1963 - La noia (br: Vidas Vazias)
1964 - Dead Ringer (br: Alguém Morreu em Meu Lugar)
1964 - Where Love Has Gone (br: Escândalos da Sociedade)
1964 - Hush…Hush, Sweet Charlotte (br: Com a Maldade na Alma)
1965 - The Nanny (1965) (br: Nas Garras do Ódio)
1968 - The Anniversary (br: O aniversário)
1970 - Connecting Rooms (br: Quartos Conjugados)
1971 - Bunny O'Hare (br: Bunnny O'Hare)
1972 - Madame Sin (br: A satânica Madame Sin)
1972 - Lo Scopone scientifico (br: Semeando a Ilusão)
1972 - The Judge and Jake Wyler (br: A Juíza) - Filme para a TV
1973 - Scream, Pretty Peggy - Filme para a TV
1974 - Hello Mother, Goodbye! - Filme para a TV
1976 - Burnt Offerings (1976) (br: A mansão macabra)
1978 - Return from Witch Mountain (br: Perigo no montanha enfeitiçada)
1978 - Death on the Nile (pt: Morte no Nilo – br: Morte sobre o Nilo)
1978 - The Children of Sanchez (br: Os Filhos de Sanchez)
1979 - Strangers: The Story of a Mother and Daughter (br: Difícil Reencontro) - Filme para a TV
1980 - White Mama (br: Mamãe Branca) - Filme para a TV
1980 - The Watcher in the Woods (br: Olhos na Floresta)
1980 - Skyward (br: Liberdade nos Céus)
1981 - Family Reunion (br: Quando Dezembro Chegar) - Filme para a TV
1982 - A Piano for Mrs. Cimino (br: No Compasso da Esperança) - Filme para a TV
1982 - Little Gloria… Happy at Last (br: Glória Feita de Ódio) - Filme para a TV
1983 - Hotel (1983) - Filme para a TV
1983 - Right of Way (br: Direito de Morrer) - Filme para a TV
1985 - Murder with Mirrors (br: Assassinato Pelo Espelho) - Filme para a TV
1986 - As Summers Die (br: Num Certo Verão) - Filme para a TV
1987 - The Whales of August (br: Baleias de agosto)
1989 - Wicked Stepmother (br: A madrasta)
)



Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.