Marco Aurélio (121-180)

                                                           BUSTO DE MARCO AURELIO
 

                                           Marco Aurélio (121-180)


Também Marcus Aelius Aurelius Anoninus foi imperador romano e filósofo do Estoicismo.
Nascido Marcus Annius Verus em Roma, Marco Aurélio era sobrinho de Antonino Pio, que mais tarde tornou-se imperador. Ao assumir o poder, Antônio Pio adotou o sobrinho, casando-o com sua filha, em 145. Em 161, Marco Aurélio ascendeu ao trono, implementando uma política defensiva; suas tropas evitaram a tomada da Síria pelos parses, lutando ainda contra tribos germanas. 
O governante romano empreendeu intensa perseguição aos cristãos, encarando-os como ameaça ao sistema imperial. Vítima de praga, Marco Aurélio morreu em março de 180, em Vindobona (atual Viena), quando tentava ampliar os domínios do império romano. Ele foi sucedido por seu filho, Cômodo.
Marco Aurélio tinha uma preocupação visível com os pobres, refletida na fundação de escolas, orfanatos, hospitais e na diminuição das taxas para esta parte da população. Marco Aurélio usava seus bens pessoais para atenuar os efeitos da fome e da peste sobre o império. Marco Aurélio também procurou humanizar as leis criminais e o tratamento dos escravos.
Como filósofo, escreveu "Meditações", um compêndio de 12 livros contendo preceitos morais, importante para a elaboração do pensamento estóico. 
Estadista e general romano. Com Otávio e Lépido formou o Segundo Triunvirato.
Marco Antônio nasceu em Roma, e por um breve período foi educado na Grécia. Entre 58 e 56 a.C. foi líder da cavalaria em campanhas romanas na Palestina e no Egito, e de 54 a 50 a.C. serviu na Gália, sob o comando de Júlio César. Subseqüentemente, com a ajuda de César, foi tribuno da plebe. Quando estourou a guerra civil entre César e Pompeu, o Grande, Marco Antônio foi designado comandante-chefe de César. Em 44 a.C., dividiu com ele o consulado. 
Depois do assassinato de César em 44 a.C., Marco Antônio, com sua brilhante oratória, conseguiu fazer com que o povo romano se rebelasse contra os conspiradores, e acabou com um poder quase absoluto em Roma.
Porém, a luta pelo poder começou quando Marco Antônio, Otávio e o general romano Lépido formaram o Segundo Triunvirato e concordaram em dividir o Império Romano entre eles.
Em 42 a.C., o triunvirato venceu as forças lideradas por Brutus e Cassius Longinus, que tentavam restaurar a República. No mesmo ano, Marco Antônio convocou uma reunião com a rainha egípcia Cleópatra, exigindo dela uma explicação para a sua recusa em auxiliar o triunvirato na guerra civil. No entanto, ao invés de punir Cleópatra, Marco Antônio apaixonou-se por ela, e voltou com ela para o Egito. Em 40 a.C., participou de reuniões do triunvirato na Itália, nas quais estabeleceu-se uma nova divisão do Império Romano, tendo Marco Antônio ficado com a parte leste do Império, o Oriente. No mesmo ano, tentou cimentar sua relação com Otávio, casando-se com sua irmã, Otávia. Logo, porém, Marco Antônio retornou ao Egito e recomeçou a vida com Cleópatra. Otávio usou isto para alimentar a indignação do povo romano contra Marco Antônio. 
Em 32 a.C. começou a guerra aberta entre Otávio e Marco Antônio. No ano seguinte, as forças de Marco Antônio e Cleópatra foram derrotadas pelas de Otávio na batalha naval de Ácio. O casal voltou para o Egito. No ano seguinte, sitiado por tropas de Otávio em Alexandria, e enganado com a falsa notícia do suicídio de Cleópatra, Marco Antônio se matou.
 
 SENHOR DESMANIPULADOR

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.