BIOGRAFIA DE LEE FALK


"Lee" Falk, é o criador de duas das mais bem sucedidas e de longa-running acção-aventura tiras em quadrinhos a história da arte: "Mandrake o Mago" e "O Fantasma". Ele começou sua carreira, que resultou na criação destes dois clássicos fantasia quadrinhos como um 19-year-old college student. "Mandrake o Mago", foi a primeira acção-aventura mágica strip em que foi o principal tema.
Lee Falk nasceu 12 de abril de 1911, em St. Louis, Mo na sua primeira viagem fora de sua terra natal Midwest, uma dapper Falk chegou sem aviso nos escritórios de William Randolph Hearst's King Features Syndicate, em Nova Iorque em 1934. Ele tinha com ele uma comic-strip dramatização de um hipnotizador que usou seus poderes para a direita males, através do combate criminosos e inimigos do seu país. Foi a era dourada de Quadrinhos, e os inumeráveis homens jovens que apareceu no King Features com os seus trabalhos foram orientados a deixar os seus quadrinhos para revisão. Mas Falk usou seu filme-star boa aparência e profundo, teatrais voz para convencer o recepcionista para lhe permitir ver o topo quadrinhos editor
.

Foi um ano de crescimento explosivo para os quadrinhos como o negócio familiar gag-a-dia páginas de passatempo popular deu lugar a uma nova ação para tiras ansioso público. "Mandrake o Mago" chegou na mesma época excitante que testemunharam o nascimento de "Flash Gordon", "Jungle Jim", "Agente Secreto X-9" e "Terry e os Piratas". Hoje, o tuxedoed, mustached mágico permanece um dos mais famosos personagens do comic-strip médio, suas aventuras que aparecem em mais de 125 jornais em todo o mundo.
Falk tinha ainda dois anos de faculdade para concluir quando "Mandrake" entrou em syndication. Para dar tempo para os estudos, ele colaborou com Phil Davis, comercial um artista que viveu em St. Louis. Davis chamou a tira até que ele morreu em 1965. Falk encontrado trabalhando com um artista agradável e decidiu continuar sob essa situação. Fred Fredericks tem chamado "Mandrake" desde 1965.
Falk's misterioso mago foi imediatamente uma sensação mundial. Mandrake, que sempre usa o seu poder lendário de hipnotismo e ilusão para combater o crime, trabalhou seu Debonair mágica para encontrar um lugar nos corações de banda desenhada buffs em todos os lugares. "Mandrake" é também a primeira banda desenhada com um elenco de crimes raciais integrados-combatentes. Mandrake's parceiro na aventura é o gigantesco Lothar, um dos poucos heróis Africano-Americano para comparecer regularmente nos quadrinhos. Mandrake é também ajudado por sua namorada, a encantadora e exótica princesa Narda
.

Só dois anos mais tarde, Falk desenvolveu ainda outro blockbuster. "O Fantasma" fez sua estréia no jornal quadrinhos páginas em fevereiro 17, 1936. Falk combinado o seu amor épica de poesia, contos de fadas e histórias de cavalaria para criar o rebitar, mito-carregados costumed lenda do primeiro super-herói, "O Fantasma", também conhecido como "The Ghost Who Walks", "The Man Who Can't Die "e" O Guardião do Leste Dark ".
"O Fantasma" se tornou uma atração para o que se tornou praticamente uma indústria construída em torno de sobrenatural homens e mulheres. King Features distribui "O Fantasma", hoje em dia, mais de 500 jornais. Está traduzido em 15 línguas. Ray Moore foi o artista original de "O Fantasma". De 1947 a 1961, Wilson McCoy chamou a alma. Sy Barry assumiu em 1962 e continuou desenho "O Fantasma" até que ele se aposentou em 1994. Desde então, George Olesen foi o artista de "O Fantasma".
"O Fantasma" foi um hit instantâneo internacional, inspirando-comic book coleções em todo o mundo a partir de Itália para a Austrália antes mesmo de o primeiro comic-book versão surgiu nos Estados Unidos em 1938. Falk recounted frequentemente com profunda satisfação o fato de que seu personagem Phantom desde inspiração para a resistência combatentes na Noruega durante a II Guerra Mundial. Especialmente na Escandinávia, bem como na Austrália, o Fantasma continua a inspirar inúmeras dedicados fãs de hoje, ter alcançado popularidade difundida através fã clubes, forte e publicação licenciada mercadoria vendas e Web sites.

Falk assimilado a criação de uma banda desenhada para escrever uma peça de teatro: "Penso que a arte de escrever uma tira cômica é mais próxima ao teatro e ao cinema técnica do que qualquer outro escrito que eu conheço. Quando eu criar histórias de" Mandrake "e" Phantom ", Eu escrevo um cenário completo para o artista em que eu detalhe a descrição da cena, a acção e os figurinos. Se estão a ser introduzidos novos personagens, eu escrever suas descrições juntamente com o diálogo para cada painel. Com um tal cenário em frente do ele, um cameraman e poderia aproveitar esta dispará-la ou um artista cómico pode tomar o cenário e desenhá-la. "
Hollywood entrou chamando pela primeira vez em 1942, quando Columbia Pictures Corp filmado Falk's "Mandrake o Mago". Em 1944, "O Fantasma", foi um dos heróis do mundo topo acção, e Columbia Pictures Corp libertado um Cliffhanger série. Em 1986, "O Fantasma" surgiu como um King Features Entertainment Television propriedade em uma série animada chamada "Defensores da Terra." A série estrelou mais de três King Features' famoso comic-strip personagens: Flash Gordon, Príncipe Valente e Mandrake o Mago. Em 1994, Hearst Entertainment produzidos "Phantom 2040," um conjunto de uma série animar grim mundo quase 50 anos no futuro. Em 1996, a Paramount Pictures liberou uma nova versão teatral de "O Fantasma", estrelando Billy Zane é o título de papel
.

Lee Falk foi um graduado da Universidade de Illinois. Ele passou quatro anos escrevendo copiar e direcionando rádio mostra para uma agência de publicidade, em St. Louis. Uma vez ele estava confortavelmente situado como o produtor de dois dos mais bem sucedidos elementos sensationally em jornais diários, Falk teve a globetrotting. Durante muitos anos as aventuras de ambos "O Fantasma" e "Mandrake" foram tão frequentemente como não definida para o papel em quartos de hotel em uma das grandes capitais do mundo.
O inesgotável notícias continuaram a vir uma após a outra até que a II Guerra Mundial interveio. Imediatamente após Pearl Harbor foi atacada, o patriota Falk assumiu funções em operações secretas inteligência com o Gabinete de Informação e Guerra se tornou chefe da sua divisão de rádio em línguas estrangeiras. Em 1944, Falk alistado no Exército dos Estados Unidos.
E as notícias continuaram ainda que, após a guerra, cada vez mais virado para playwrighting Falk e produção teatral. Durante muitos anos, ele era o proprietário do Verão de teatros em Massachusetts e um inverno teatro, em Nassau, Bahamas. O Paul Robeson Uta Hagen-produção de "Othello" foi apresentada pela primeira vez neste país em Cambridge Falk's Summer Theater. Falk produzidas mais de 300 peças de teatro, apresentando talentos tais como Ethel Waters, Sylvia Sidney, Chico Marx, Marlon Brando e Ezio Pinza
.

100, com estrelas como Dame maio Whitty em "Night Must Fall", Ann Corio e Karl Malden em "Sailor Beware", e Charlton Heston em "Bell, Book and Candle".
Falk também escreveu quase uma dezena de peças e dois musicais, "Feliz Dollar" e "Mandrake o Mágico e da feiticeira."
Até o momento da sua morte, o perito histórias ainda roamed todos os cantos do globo e continuou a regente o jornal diário e domingo aventuras dos dois "O Fantasma" e "Mandrake o Mago".
"Lee viveu uma vida tão espectaculares como os dos personagens que ele criou", Jay Kennedy, King Features editor-chefe, disse. "Ele era uma figura central por trás do surgimento de aventura tiras na década de 1930. A popularidade deste género alargado aos gibis também. Ventiladores de sua alma, em particular, e revistinha fãs em todo lugar devemos Lee Falk uma dívida de gratidão. 
"

agora um pouco mais sobre ele tradusido do wikipedia ingles
        Lee Falk

Lee Falk, nascido Leon Harrison Gross (28 de abril de 1911 - 13 de março de 1999), foi um escritor americano, diretor de teatro e produtor, mais conhecido como o criador dos populares histórias em quadrinhos O Fantasma e Mandrake, o Mágico . No auge da sua popularidade, essas tiras atraiu mais de 100 milhões de leitores a cada dia. Falk também escreveu contos, e contribuiu para uma série de romances de celulose sobre o Phantom. 
Um dramaturgo e teatral diretor / produtor , Falk dirigiu atores como Marlon Brando , Charlton Heston , Paul Newman , Chico Marx e Ethel Waters .

      Vida e carreira

Falk nasceu em St. Louis, Missouri , onde passou sua infância e sua juventude. Sua mãe era Eleanor Alina (um nome que ele, de alguma forma, utilizado tanto em sua Mandrake o mágico e As histórias Fantasma), e seu pai era Benjamin Gross. Ambos seus pais eram judeus . Lee nasceu e foi criado judaica. Benjamin Bruto morreu quando Falk era apenas um menino, e depois de um tempo, sua mãe se casou com Eleanor Albert Falk Epstein, que se tornou a figura do pai de Lee Falk e seu irmão, Leslie. Falk mudou seu sobrenome após deixar a faculdade. Ele tomou o nome do meio de seu padrasto, mas "Lee" tinha sido o seu apelido desde a infância, para que ele tomou esse nome também. Seu irmão, Leslie, também tomou o nome de "Falk".
Quando Falk iniciou a sua história em quadrinhos e quadrinhos escrita e desenho carreira, sua biografia oficial afirmou que ele era um viajante do mundo experiente, que tinha estudado com místicos orientais. Na verdade, Falk tinha simplesmente tornou-se, a fim de parecer mais como o tipo certo de pessoa a escrever sobre itinerante heróis como Mandrake o mágico e O Fantasma .  Sua viagem a Nova York para lançar Mandrake the Magician para publicação pelo Features Syndicate Rei era naquele tempo mais distante que ele tinha viajado de casa, em St. Louis. Mais tarde na vida, no entanto, ele se tornou um viajante do mundo experiente para real - pelo menos em parte, segundo ele, para evitar o constrangimento de ter seu blefe inadvertidamente chamado por viajantes genuínos que querem trocar anedotas.
Durante a Segunda Guerra Mundial , Falk também trabalhou como chefe de propaganda para a nova estação de rádio KMOX em St. Louis, onde se tornou o líder da divisão linguística rádio estrangeira do Escritório de Informação de Guerra. 
WAY better than Billy Zane's.
aqui aparece seu personagen fantasma na primeira adaptaçao para o cinema

Lee Falk casada três vezes, a Louise Kanaseriff, Moorehead Constance Lilienthal, e Moxley Elizabeth (curiosamente, ele se casou com Elizabeth, um respeitado encenador, não muito tempo antes, ele decidiu retratar o casamento de O Fantasma da personagem namorada Diana Palmer em Falk é A história em quadrinhos Fantasma). Elizabeth às vezes também o ajudou com os scripts em seus últimos anos. Ela mesmo de terminar suas últimas As histórias fantasma depois que ele morreu. Falk foi pai de três filhos, Valerie (sua filha com Louise Kanaseriff), e Diane e Conley (sua filha e filho com Constance Moorehead Lilienthal).
Falk morreu de insuficiência cardíaca em 1999. Ele viveu os últimos anos de sua vida em Nova York, em um apartamento com uma vista panorâmica do horizonte de Nova York e do Central Park, ele passou seus verões em uma casa em Cape Cod. Ele literalmente escreveu suas histórias em quadrinhos a partir de 1934 para os últimos dias de sua vida, quando no hospital ele chicoteou a sua máscara de oxigênio para ditar suas histórias. No entanto, novos episódios de O Fantasma, Mandrake e também o mago, ainda estão sendo atraídos por outros, tanto como histórias em quadrinhos e nas histórias em quadrinhos (com a mais nova adição ao fantasma vindo de Livros Moonstone ). Novas versões de cinema e TV de seus personagens de quadrinhos também são relatados para estar próxima.
Seu enterro foi em Brooklyn Cypress Hills Cemeter
y


mandrake tambem teve sua adaptaçao

   Criação de Mandrake o mágico e O Fantasma

Falk tinha um fascínio por mágicos de palco desde que ele era um menino. Falk, de acordo com suas próprias lembranças, esboçou o primeiro Mandrake poucos as tiras em quadrinhos do mágico si mesmo. Quando perguntado por que o mago parecia tanto com ele mesmo, ele respondeu: "Bem, é claro que ele fez. Eu estava sozinho em uma sala com um espelho, quando eu tirei ele!"
O Fantasma foi inspirado pelo fascínio de Falk de mitos e lendas, como os cerca de El Cid , o rei Arthur , nórdicos e gregos folclore heróis e populares personagens de ficção como " Tarzan "e" Mowgli "de Rudyard Kipling do Livro da Selva . Ele era fascinado por bandidos da Índia e, portanto, baseou sua primeira história em quadrinhos em fantasma como "Irmandade Singh". Falk inicialmente considerado a idéia de chamar seu personagem "O Espírito Gray", mas finalmente decidiu que preferia "O Fantasma". Falk revelou em uma entrevista que Robin Hood , que foi muitas vezes descrito como calças desgastando, inspirou o traje colante de "O Fantasma", que é conhecido por ter influenciado toda a super-herói-indústria. Na rede A & E o programa biografia Fantasma, Falk explicou que do grego bustos de pedra inspirou a noção de pupilas dos olhos de "O Fantasma" não mostrando sempre que ele usava máscara. Os bustos antigos gregos não tinham pupilas dos olhos, que Falk sentiu lhes deu um olhar, desumano interessante. Também é provável que o olhar de "O Fantasma" inspirou o olhar do que hoje se tornou conhecido como o "super-herói".
Falk originalmente pensado que seus quadrinhos iria durar algumas semanas no máximo. No entanto, ele escreveu há mais de seis décadas, até os últimos dias de sua vida
.


                                                                                                    Teatro

Paixão que vem de Falk grande após cartooning foi o teatro e palco jogadas . Durante sua vida, Falk correu cinco teatros, em um momento ou outro, e ele produziu cerca de 300 peças, e também dirigiu cerca de 100 deles. Falk escreveu 12 peças, incluindo dois musicais: Dólar feliz e Mandrake the Magician, que foram baseados em seu personagem de quadrinhos. Depois da morte de Falk, sua viúva Elizabeth dirigiu um musical chamado Mandrake, o Mágico eo Enchantress, que foi escrito por Falk, e que era praticamente o mesmo que o seu anterior Mandrake the Magician musical. Algumas de suas peças atraiu famosos atores e atrizes, como Marlon Brando , Charlton Heston , Celeste Holm , Constance Moore , Basil Rathbone , Chico Marx , Ethel Waters , Paul Newman , Ezio Pinza , James Mason , Jack Warner , Shelley Winters , Farley Granger , Eve Arden , Alexis Smith , Victor Jory , Cedric Hardwicke , Eva Marie Saint , Eva Gabor , Sarah Churchill , James Donn , Eddie Bracken , Ann Corio , Robert Wilcox e Paul Robeson para realizar neles.
Os atores e atrizes foram todos pagos pelo seu trabalho, mas muitos deles trabalhavam em pequenas frações do que eles normalmente ganham com seu trabalho no cinema. Falk tinha orgulho de afirmar que Marlon Brando recusou uma oferta de US $ 10.000 por semana, para atuar em peças da Broadway , em favor de trabalhar para Falk em Boston no jogo, Armas eo Homem. Em 1953, o contrato de Brando para o jogo de Falk paga menos de R $ 500 por semana
.

Prêmios e reconhecimento

Falk ganhou muitos prêmios por sua dedicação ao campo da escrita para os quadrinhos e teatro. Aqui estão alguns deles selecionados:
Prêmio Yellow Kid (1971)
Lifetime Achievement Award romana
Adamson Award de melhor estrangeiro quadrinhos criador (Suécia, 1977)
Dourado Adamson (Suécia, 1986)
Cartunistas Sociedade Nacional 's Silver Award T-Square (1986)
Em maio de 1994, sua cidade natal São Luís homenageou com Lee Falk dia.
Por ocasião da estréia do filme, O Fantasma , estrelado por Billy Zane , Falk foi felicitado por carta do presidente Bill Clinton com seus melhores desejos.
Lee Falk também tem sido um candidato a uma estrela no Passeio da Fama de St. Louis muitas vezes, mas até agora não chegou votos suficientes da comissão
.
origen destas duas imagens do mandrake
http://comicsgoldenage.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html

          Citações
"Eu dou 100% do meu tempo ao teatro, eo que sobra vai para os quadrinhos ..."
"Minha política é apenas com a democracia e para baixo com as ditaduras."
"Cada artista, fora de seus próprios interesses e imaginação, cria seu próprio mundo em sua faixa - isto é verdade de Peanuts, Bailey Beetle, Popeye, todas as tiras de bom e você não realizar esta imitando outros -. Que você venha com seu próprio . idéia para mim, o Fantasma e Mandrake são muito reais - mais muito do que as pessoas que andam em torno de quem eu não vejo muito Você tem que acreditar em seus próprios personagens "..
"'O Fantasma' é um modelo maravilhoso, porque ele ganha contra o mal. Mal não triunfa contra o Fantasma ... Ele odeia ditadura, e é a favor da democracia. Ele também se opõe a qualquer violação dos direitos humanos.
"

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.