Artur Bernardes



                                                 


                                                             Artur Bernardes (1875 - 1955)
  


Artur da Silva Bernardes nasceu em Minas Gerais, se formou em direito em 1900 e iniciou sua vida política como vereador por Viçosa em 1906. Seguiu sendo eleito deputado estadual e federal e nomeado Secretário das Finanças do seu estado natal. Era presidente de Minas Gerais quando concorreu à presidência da república nas eleições de 1922 contra Nilo Peçanha. Venceu após uma conturbada campanha eleitoral e ao assumir o cargo era bastante impopular em meio ao povo e ao exército. O que foi agravado com a deposição do governador do Rio de Janeiro pertencente a Reação Republicana.

A guerra civil ocorrida no Rio Grande do Sul em 1923 e a Revolução antibernadista da cidade de São Paulo em 1924 agitaram o seu governo. A primeira durou quase um ano e foi contida pelo ministro da Guerra, Setembrino de Carvalho. A segunda se extendeu por um mês de bombardeios das tropas legalistas, e gerou a Coluna Prestes.
Das questões internacionais a que mais se destacou no seu governo foi a retirada do país da Sociedade das Nações Unidas. E na política interna, devido às revoltas e à crise política em que se encontrava, Artur Bernardes solicitou ao Congresso Nacional uma reforma constitucional. Em 1926 passou seu cargo para Washington Luís.
Em 1827 foi eleito senador e a partir daí se envolveu com o movimento da Aliança Liberal que encerrou a primeira república e com a Revolução Constitucionalista de São Paulo que lhe rendeu a prisão e o exílio. Em 1934 foi anistiado e voltou ao Brasil assumindo a presidência do partido republicano mineiro. Um ano depois foi eleito deputado federal e permaneceu no cargo até a dissolução do Legislativo em 1937. Participou da Assembléia Constituinte de 46 e foi novamente deputado federal em 1954. Um ano depois, o fundador do Partido Republicano faleceu na capital. 


senhor desmanipulador

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.